TOPO ▲
Página Anterior Próxima Página

RELATÓRIO ANUAL 2013

Inserida nas comunidades de suas áreas de atuação, a Eternit dá suporte ao desenvolvimento socioeconômico e cultural das regiões por meio do apoio a iniciativas sociais. Em 2013, os investimentos em benefício da sociedade totalizaram R$ 3,4 milhões, em linha com o ano anterior, em função do lucro líquido menor. São patrocinados integralmente pela Eternit e suas controladas o Programa Portas Abertas (veja quadro) e projeto Sambaíba.

O Sambaíba insere jovens carentes no mercado de trabalho em Minaçu (GO), estimulando a confecção de artesanato com rochas estéreis extraídas da mina, papel reciclado e fibras de bananeira. A iniciativa tem a parceria do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e é promovida pela SAMA desde 2004. A busca pela sustentabilidade constitui preocupação constante da mineradora, que desenvolve diferentes ações para minimização dos impactos decorrentes de suas atividades, incluindo a criação de cooperativa de artesãos, a valorização da cultura local e o patrocínio de atletas e eventos locais. Confira alguns dos projetos sociais apoiados pela Eternit e suas controladas nas comunidades em que atuam:

1) Fundação Dorina Nowill para Cegos: projeto de publicação e distribuição de livros em braile e falados da instituição, direcionados a bibliotecas e escolas de diversos municípios no País.

2) Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP): projeto de conservação do acervo de 7,8 mil obras e 60 mil livros raros especializados em história da arte.

3) Projeto de Inclusão Cultural – Instituto Olga Kos: o objetivo é proporcionar a crianças e jovens com Síndrome de Down a inclusão cultural por meio da arte.

4) Bienal de São Paulo: projeto de exposição de arte contemporânea que reúne obras de aproximadamente 100 artistas do Brasil e
do mundo.

 
Programa Portas Abertas

Realizado desde novembro de 2004, o Programa tem o objetivo de contribuir para o melhor entendimento da sociedade a respeito da extração e do beneficiamento do mineral crisotila, da fabricação sustentável dos produtos de fibrocimento e das práticas de saúde e segurança. A iniciativa é realizada na mineradora SAMA e nas fábricas da Eternit e Precon. Desde sua criação, o Programa, considerado um dos maiores do mercado, já recebeu mais de 62 mil visitas. Para agendá-las, verifique a unidade mais próxima no site da Eternit (www.eternit.com.br).

62 mil visitas foram realizadas
ao Programa desde o seu início