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GRI 4.1; 4.2; 4.3; 4.4; 4.8; 4.13; 4.14; 4.15; 4.16

Introdução

Companhia aberta, não listada em bolsa de valores, desde 2007, quando realizou uma emissão pública de debêntures, a Algar Telecom conduz seus negócios de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, seguindo os mesmos princípios que foram herdados de seu fundador e que atualmente são defendidos por todas as empresas do Grupo Algar. O compromisso de transparência, prestação de contas e equidade sustenta o conjunto de práticas voltado a criar valor de maneira perene para todos os stakeholders. Atualmente, a Algar Telecom não possui processo formal estruturado de engajamento ou de definição de stakeholder, mas procura compreender as suas necessidades por meio de constantes diálogos.

Outra característica marcante do consistente modelo de governança corporativa do Grupo é a busca contínua por aprimoramento e inovação. O empenho resulta em ferramentas diferenciadas, a exemplo do Portal de Governança, canal de acesso restrito e exclusivo que disponibiliza de forma segura documentos e informações de interesse dos membros do Conselho de Administração e dos Comitês do Conselho, e as diversas ferramentas de controle e monitoramento de desempenho.

A consistência da política de governança do Grupo Algar é reconhecida por meio de prêmios como o do IBCG (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), na categoria de empresas não listadas, e o Prêmio da Ordem de Economistas do Brasil, obtidos em 2009 e 2010, respectivamente. Além disso, desde 2010 o Grupo Algar integra o Companies Circle (em português, Círculo das Companhias), seleto grupo que reúne dezenove empresas latino-americanas com a finalidade de estudar e disseminar o aprimoramento das melhores práticas na América Latina. A Companhia mantém um canal direto com seus associados, por meio do Comitê de associados.

Estrutura de Governança Corporativa


Conselho de Administração

A Algar Telecom conduz seus negócios de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, seguindo os mesmos princípios que foram herdados de
seu fundador

Instituído em 1999, o Conselho de Administração da Algar Telecom tem a missão de zelar pela sustentabilidade da Companhia, decidindo sobre os direcionamentos do negócio, preservando suas crenças e valores e garantindo a harmonia entre o controle familiar e a gestão profissionalizada.

Atualmente, são nove conselheiros efetivos, sendo cinco membros externos, que não ocupam cargos executivos na Companhia ou na empresa controladora e não fazem parte do grupo de controle. Todos são eleitos por Assembleia Geral para mandato de um ano, com possibilidade de reeleição por igual período. O Conselho se reúne ordinariamente seis vezes por ano, de acordo com uma agenda pré-estabelecida, e extraordinariamente, sempre que necessário. Além de aprovar o orçamento anual e os planos estratégicos da Algar Telecom, faz parte das atividades do colegiado orientar e avaliar a Diretoria Executiva na gestão dos negócios com o propósito de maximizar o retorno sustentável dos investimentos de acordo com os interesses de todas as partes.

Todas as ações do Conselho estão pautadas em um regimento interno, que está de acordo com Lei das Sociedades por Ações, com o Estatuto Social e são baseadas nas recomendações contidas no Código de Boas Práticas de Governança Corporativa do IBCG (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Composição do Conselho de Administração em 31/12/2011
Luiz Alberto Garcia Presidente
Luiz Alexandre Garcia Vice-Presidente
Alexandrino Garcia Neto Membro
Eliane Garcia Melgaço Membro
Hélio Marcos Machado Graciosa* Membro
Geraldo Sardinha* Membro
Walter Fontana Filho* Membro
Ozires Silva* Membro
Darc Antonio da Luz Costa* Membro
* Membro externo

Luiz Alberto Garcia (Presidente) – Engenheiro Eletrônico formado pela Escola Federal de Itajubá/MG, possui especialização em (i) Global Business Leadership pela Georgetown University Washington, DC/EUA; (ii) Leading the Family Business pelo IMD, Lausanne/Suíça; e (iii) Owner/President Management Program pela Harvard University, EUA. Foi presidente da Acel – Associação Nacional dos Prestadores de Serviço Móvel Celular, do Conselho da Anatel, da Abag – Associação Brasileira de Agribusiness, da Telebrasil e do SindiTelebrasil. Foi também conselheiro da Fundação Orsa. É Conselheiro da Fundação CPqD, membro do Conselho da Fiemg, membro do Iedi – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial e da Fundap – Fundação de Pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia.

Luiz Alexandre Garcia (Vice-Presidente) – Economista formado pela Universidade Gama Filho/RJ, possui especialização em (i) Marketing, pela American University of Paris/França; (ii) MBA pela Catholic University of America – Washington DC/EUA; e (iii) Leading the Family Business; e (iv) Program for Executive Development, ambos pelo IMD, Lausanne/Suíça. Atuou no IFC/Banco Mundial – Washington DC, na Ericsson – Dallas/EUA e São Paulo e no Groupe Bull – França. Foi Presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub, por dois mandatos, e Presidente da Acel – Associação Nacional das Operadoras de Celular. É membro da 3ª geração da família controladora do Grupo Algar e, desde 2006, Presidente Executivo do Grupo Algar.

Alexandrino Garcia Neto (Membro) – É empresário no ramo de agronegócios e membro do grupo de controle do Grupo Algar.

Eliane Garcia Melgaço (Membro) – Administradora de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, possui (i) MBA pela Catholic University – Washington DC – USA; (ii) Leading the Family Business pelo IMD – Suíça; e (iii) PGA pelo Insead – Fontenebleau/França. Atuou no Banco Nacional, Cartão Unibanco e ATL nas áreas de Marketing de Relacionamento e Comercial. É membro do grupo de controle do Grupo Algar e exerce atualmente a função de Vice-Presidente Corporativa de Marketing e Sustentabilidade do Grupo Algar.

Hélio Marcos Machado Graciosa (Membro Externo) – Engenheiro de Telecomunicações e Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento das Telecomunicações Brasileiras S/A – Telebrás, Presidente da Sociedade de Telecomunicações (SBrT) e Presidente do Conselho de Administração da Telesc e Telebahia. Atualmente é o Presidente do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, em Campinas/SP e do CPqD Technologies & Systems Inc., em Fort Lauderdale, Flórida (USA) e Diretor de Relações Institucionais da Cleartech. É também Presidente do Conselho Consultivo e membro do Conselho de Administração da Telebrasil e de reconhecidas empresas.

Geraldo Sardinha Pinto Filho (Membro Externo) – Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização em Finanças pela J.L.Kellogg Northwestern University – USA e pelo Insead – The Business School for the World, France. É Diretor da Sardinha & Sant’Ana Consultoria Empresarial, onde atua como consultor de finanças corporativas para empresas de grande porte com foco na implantação de valor. É professor visitante da Sauder School of Business – University of British Columbia – Canadá e do Insead – The Business School for the World – France, além de professor associado da Fundação Dom Cabral – Brasil. É membro do Conselho de Administração da Hermis Pardini, Grupo Seculus, Dori Alimentos e Odonto System.

Walter Fontana Filho (Membro Externo) – Economista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-graduação em Economia pela mesma universidade e especialização em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Diretor Presidente e Presidente do Conselho de Administração da Sadia. É membro do Conselho do Jornal O Estado de São Paulo e do IEDI – Instituto de Estudo para o Desenvolvimento Industrial.

Ozires Silva (Membro Externo) – Engenheiro da Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA com pós-graduação em aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (CALTECH) – EUA. Liderou o grupo que promoveu a criação da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A., empresa que dirigiu desde sua fundação, em 1970, até 1986 e, posteriormente, entre 1991 e 1995, quando conduziu o processo de privatização da empresa. Foi Presidente da Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A., Ministro de Estado da Infraestrutura e Presidente da Varig S.A. Atualmente participa de diversas associações de classe e de representação pública e do Conselho de Administração de renomadas empresas.

Darc Antonio da Luz Costa (Membro Externo) – Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Mestre em engenharia de produção pela mesma universidade e Doutor em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ. Foi Vice-Presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). É membro do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (Cebres), Conselheiro do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra, onde foi Coordenador, Presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul, membro da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas e Sócio-Administrador da DLC – Desenvolvimento, Logística e Cenários Simples Ltda.

Comitês de Assessoramento

Com o objetivo de assessorar, instruir e balizar a tomada de decisões sobre temas específicos, o Conselho de Administração da Algar Telecom conta, desde 2005, com o auxílio de três comitês internos especializados, permanentes e não deliberativos. Seus integrantes são membros do Conselho de Administração e especialistas externos, nomeados anualmente pelo próprio Conselho de Administração, ao qual se reportam. Cada um dos comitês possui um regimento interno que normatiza o funcionamento e define suas responsabilidades e atuações.

Auditoria e Gestão de Riscos: tem como missão assegurar a qualidade, a integridade, a transparência e a credibilidade das demonstrações financeiras da Companhia, bem como a efetividade dos processos das auditorias interna e independente, dos controles internos e do cumprimento da legislação aplicável. Também cumpre o papel de zelar pela gestão adequada dos riscos do negócio. É formado por cinco membros, sendo três especialistas, que se reúnem a cada três meses.

Talentos Humanos: monitora e orienta as práticas e políticas de remuneração, atração, retenção e desenvolvimento de talentos. Este comitê tem como objetivo assegurar o exercício de uma política de valorização e desenvolvimento de Talentos Humanos, dentro das melhores práticas de gestão de pessoas. É composto de quatro membros, dos quais um conselheiro e um especialista externo. Dentre os temas avaliados pelo Comitê, destacam-se o acompanhamento do programa de desenvolvimento de potenciais sucessores, a formação de lideranças, o clima organizacional e o cenário trabalhista brasileiro.

Governança Corporativa: analisa, mensura, monitora e propõe o aperfeiçoamento e a efetividade das práticas de Governança Corporativa. Baseia-se nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Compõem o grupo cinco membros, sendo dois conselheiros externos.

Diretoria Executiva

Responsável por instituir as políticas de gestão, operacionalização e postura corporativa nos negócios, além de executar os planos e atingir as metas estabelecidas pelo Conselho de Administração, a Diretoria Executiva reúne profissionais qualificados, que atuam no dia a dia operacional da Companhia. É composta por sete membros, sendo um Diretor Presidente e outros seis Diretores de áreas específicas, conforme segue:





Composição da Diretoria Executiva em 31/12/2011
Divino Sebastião de Souza Diretor Presidente
Jean Carlos Borges  Diretor de Governança e Estratégia
Tatiane de Souza Lemes Panato Diretora Financeira e de Relações com Investidores
Marineide da Silva Peres Diretora de Talentos Humanos
Luis Antônio Andrade Lima Diretor de Operações e Tecnologia
Osvaldo César Carrijo Diretor Comercial de Varejo
Márcio Estefan Diretor Comercial de Empresas

Divino Sebastião de Souza (Diretor Presidente) – Tem 35 anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação, com destaque para telecomunicações. Participou das primeiras implantações da telefonia móvel no interior de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Foi um dos idealizadores e executores do Call Center – ACS, hoje Algar Tecnologia (empresa de serviços de terceirização de processos de negócios e tecnologia) da Companhia, onde foi Diretor Superintendente por 8 anos. É Engenheiro Elétrico formado pela Faculdade de Engenharia Elétrica de Ituiutaba/MG, possuindo pós-graduação em (i) Gestão Empresarial, pela Universidade Federal de Uberlândia; (ii) Gestão de Estratégias, pelo Insead/ França; e (iii) Gestão Estratégica, pela Wharton University – EUA.

Jean Carlos Borges (Diretor de Governança e Estratégia) – Com 22 anos de experiência profissional, iniciou sua carreira como Engenheiro da IBM Brasil, onde foi Gerente Comercial nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso. Atuou na Algar Tecnologia  por cinco anos, dos quais dois como Diretor Financeiro. Ingressou na Companhia em 2003, onde ocupou os cargos de Diretor Financeiro, Diretor Técnico-Operacional e Diretor de Governança e Estratégia. É Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Uberlândia, com pós-graduação em (i) Gestão Empresarial; e (ii) Controladoria e Contabilidade, pela mesma Universidade; e (iii) Administração e Marketing pela Universidade do Triângulo – Unitri. Cursou, ainda, por dois meses, o Program For Executive Development (IMD), em Lausanne – Suíça.

Tatiane de Souza Lemes Panato (Diretora Financeira e de Relações com Investidores) – Com 12 anos de experiência na área financeira, desempenhou a função de Coordenadora Administrativo-Financeira da Algar Tecnologia, de Coordenadora de Controladoria e de Coordenadora da Divisão de Controladoria e Planejamento, ambas na Companhia. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, com pós-graduação em Finanças e Planejamento Empresarial pela mesma Universidade; MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getulio Vargas – SP; e MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores, pela Fipecafi.

Marineide da Silva Peres (Diretora de Talentos Humanos) – Tem 32 anos de experiência profissional dividida entre as áreas Financeira, Comercial e de Planejamento Estratégico. Foi Diretora de Operações da PWC BPO Brasil – empresa de outsourcing de processos de finanças, contabilidade, talentos humanos e compras. Na Companhia atuou por 10 anos como Diretora Financeira e, posteriormente, como Diretora de Negócios da Regional Uberlândia. É graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela mesma Universidade. Participou de programas de formação nas áreas de Liderança, Marketing, Finanças e Vendas para Executivos, com destaque para os Estudos de Casos – pela Harvard Business School e para o Programa de Desenvolvimento de Executivos – IMD, Suíça.

Luiz Antônio Andrade Lima (Diretor de Operações e Tecnologia) – Com 29 anos de experiência no setor de telecomunicações, possui experiência em projetos, implantação, operação e manutenção de redes de telecomunicações de telefonia fixa, celular e comunicação de dados. Na Companhia, atuou em diversas funções, dentre elas Engenheiro Projetista, Assessor Técnico da Diretoria Regional de Operações em Franca/SP, Coordenador Geral de Operações e Coordenador de Divisão de Projetos Estratégicos. É graduado em Engenharia Eletrônica, com MBA em Gestão Avançada de Negócios, pela Fundação Getúlio Vargas – SP. Possui Especialização em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Uberlândia – MG e Pós-Graduação em Administração pela Universidade Algar. Cursou, também, Atualização em Sistemas Elétricos Industriais, pela Universidade Federal de Uberlândia – MG.

Osvaldo Cesar Carrijo (Diretor Comercial de Varejo) – Com 30 anos de experiência profissional voltada para o Varejo e Tecnologia, fundou e dirigiu a Universidade Martins do Varejo – UMV e programas de relacionamento com clientes do Grupo Martins. Criou e implantou a Rede de Valor (bandeira), e a Rede Smart de Supermercados, vinculada ao Grupo Martins. Foi membro do Conselho de Administração da Le Postiche, do Pedagógico da ENS – Abras e da Universidade Cândido Mendes/MG. Desenvolveu vários projetos de franquias e marketing de relacionamento, Dentre eles o da Le Postiche, Leo Madeiras, Marisol, Agora Sênior e Milenia. É graduado em engenharia civil e possui especialização em Sistemas de Informação em White Plains (USA), pela IBM, em Varejo Alimentar, pela Fleming Retail University – Oklahoma (USA), e em Gestão Avançada – Insead/FDC (Brasil/França).

Márcio Estefan (Diretor Comercial de Empresas) – Com 21 anos de experiência profissional no mercado de telecomunicações, atuou nas áreas de Vendas, Pré-Vendas e Marketing de grandes empresas do setor, tais como Telefônica, MetroRED, Comsat e Vicom. É graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com cursos de extensão em Marketing e Gestão do Conhecimento pela Fundação Getúlio Vargas, Gestão pelo IESE – Espanha e Inovação pela Wharton Business School – EUA.

Auditorias

Com o propósito de aprimorar continuamente as práticas de governança corporativa, a Algar Telecom conta com duas auditorias. Formada por um grupo de cinco pessoas, a Auditoria Interna tem como missão fiscalizar, avaliar e propor melhorias nos processos e mecanismos de controle da Empresa. A instância se reporta diretamente à holding do Grupo, de modo a garantir sua autonomia em relação às diretorias.

Para avaliar os padrões de informação e de conformidade contábil e tributário seguindo a legislação vigente, a Companhia faz uso de auditorias internas e também uma renomada Auditoria Externa. Desde 2009, a função é desempenhada pela Kpmg Auditores Independentes, membro do Big Four, nomenclatura utilizada para se referir ao grupo das quatro maiores empresas especializadas em auditoria e consultoria do mundo.

Código de Conduta

O objetivo do Código de Conduta da Algar Telecom é explicitar as regras e orientações de comportamento a serem seguidas por todos os associados, tendo como base os valores e princípios da Empresa. De forma clara e precisa, o documento traduz em práticas cotidianas o compromisso em manter um relacionamento confiável e duradouro, baseado na ética e na integridade, com todos os stakeholders: clientes, conselheiros, acionistas, reguladores, governo, fornecedores, credores, associados e comunidade.