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Empresa – Rede


promoção de uma cultura corporativa democrática,
onde todos estão preparados para
dar sugestões,
ouvir críticas e,
sobretudo, aprender
A Algar Telecom coloca em prática desde 1990 um modelo de gestão próprio, chamado de Empresa-Rede. Neste modelo, a Empresa é estruturada em pequenas unidades internas conhecidas como Centros de Resultado. Com suas metas e orçamentos, cada um desses centros contribui para o desenvolvimento do plano estratégico da Companhia. A Diretoria Executiva, por sua vez, administra estrategicamente os Centros de Resultado, alinhando-os às metas estabelecidas em concordância com o Conselho de Administração.

Para que o conceito de Empresa-Rede funcione é necessária a promoção de uma cultura corporativa democrática, onde todos estão preparados para dar sugestões, ouvir críticas e, sobretudo, aprender. Isto porque a principal característica deste modelo é a gestão participativa – em todas as esferas, o processo estimula o comprometimento e a autonomia com responsabilidade, permitindo a cada associado, independente do nível hierárquico, acompanhar e ter participação significativa nas decisões tomadas pela Diretoria. Dessa forma, cada associado sente no seu dia a dia que efetivamente participa dos negócios da Empresa, o que amplia o comprometimento, a responsabilidade e a dedicação e reforça o orgulho do trabalho bem realizado.

Em 2011, o modelo Empresa-Rede mais uma vez foi a base para que a Companhia continuasse a crescer entregando serviços de qualidade com um diferencial efetivamente percebido pelos clientes, que agrega valor à marca e que impacta diretamente o desempenho econômico-financeiro: o jeito de se relacionar da Algar Telecom. O foco regional, com adequação dos negócios às características e cultura específicas de cada área, e o modelo de gestão que permite a tomada de decisões estratégicas de forma bastante ágil se combinam para propiciar uma atuação muito próxima do cliente.

Para continuar a crescer em seus mercados estratégicos, também são focos prioritários de gestão da Algar Telecom as ações de sustentabilidade, os investimentos no desenvolvimento de seus associados, a evolução nas práticas de governança corporativa e a disseminação da cultura de inovação – uma constante desde a fundação da Companhia, que traz em sua história diversos exemplos de pioneirismo. O planejamento estratégico passa, ainda, pela complementaridade dos negócios. A sinergia entre as três áreas de atuação – Telecom, Terceirização de processos de Negócios e Tecnologia e Negócios Complementares – contribui para o crescimento sustentável da Companhia e direciona a política de investimentos que visa tornar a Algar Telecom ainda mais competitiva e preparada para servir a um maior número de pessoas.

A eficiência do modelo de gestão da Companhia foi aprovada pela Standard & Poor’s, centenária agência de serviços de inteligência do mercado financeiro global, que elevou a classificação da Algar Telecom pelo segundo ano consecutivo. Com base na geração de caixa, diversificação de negócios e nível de endividamento adequado, a agência de classificação de risco elevou de “brA+” para “brAA-” a avaliação da empresa na Escala Nacional Brasil. Em 2010, o rating havia sido ampliado de “brA” para “brA+”.

Estratégias de Crescimento


As oportunidades no mercado corporativo e no varejo dividem as atenções da Companhia nos próximos anos. A oferta de soluções de voz e dados para médias e grandes empresas da área de autorização, que vem apresentando uma evolução acelerada e encerrou 2011 com taxa de crescimento de 32,9% em sua receita, é o principal driver de crescimento da Companhia.

Embora tenha autorização para este tipo de oferta em todo o País, a Algar Telecom adotou a estratégia de levar um serviço que garante velocidade e qualidade de dados, por meio de uma moderna rede IP, às regiões de maior interesse comercial ao redor de seu backbone. A rede circular de fibra ótica de longa distância tem 12 mil km de extensão e abrange as principais regiões comerciais e industriais dos estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal, em um total de 51 cidades atendidas. Trata-se de uma rede sustentada por tecnologia de ponta, que propicia estabilidade e agilidade de entrega, o que no segmento de empresas é muito relevante.

Outro diferencial importante para a rapidez e qualidade dos serviços entregues são os escritórios regionais, que valorizam o relacionamento. Mais perto dos clientes, o agente de campo avalia a real necessidade das empresas que atende, atuando como consultor, antes de oferecer um pacote de soluções customizado, que pode incluir serviços de voz e dados, internet e também de TI, que são entregues em parceria com a Algar Tecnologia.

No varejo, o principal foco estratégico para os próximos anos da Algar Telecom é a Expansão Minas, nome adotado pela Companhia para a expansão de sua tradicional área de atuação para a Banda H, a última faixa de frequência disponível no País para a prestação de serviços de telecomunicações na plataforma 3G. Adquirida em leilão conduzido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em dezembro de 2010, a Banda H abrange novas localidades de Minas Gerais (DDD 34, 35 e 37), regiões adjacentes à área de concessão em que a Empresa já tinha autorização para prestar serviços de voz e dados.

Para entrar nas novas regiões, atualmente já disputadas por outros quatro players mundiais, a Algar Telecom estruturou seu plano de trabalho na proximidade e na relação de custo benefício, composta por preço, qualidade e atendimento. Mais do que expandir geograficamente, a proposta de valor da Companhia é atuar em clusters. Em outras palavras, isso quer dizer valorizar os aspectos culturais e setoriais da região que conhece tão bem, afinal é uma empresa genuinamente mineira, por meio do relacionamento estreito com clientes e comunidades. Para reforçar o posicionamento adotado, a Expansão Minas leva o slogan “Orgulhosamente Daqui”.

O pioneirismo tecnológico é um dos principais pilares da Expansão Minas. Alinhada à tendência mundial, a Companhia adotou a tecnologia HSPA+, uma evolução do padrão 3G que permite conexões de até 84 megabits por segundo. Trata-se de uma tecnologia de ponta e que está baseada em uma infraestrutura de visão sustentável. As inovadoras tecnologias utilizadas na infraestrutura e os equipamentos dos 79 sites irão gerar um consumo de energia 30% menor quando comparados com os sites usados hoje nas estruturas. A economia está em sintonia com a proposta do Grupo Algar de investir continuamente em meios para diminuir o impacto ambiental de seus negócios.

Outro componente que proporciona uma experiência superior aos clientes e diferencia a atuação da Algar Telecom em relação aos concorrentes é a instalação de escritórios regionais até mesmo em cidades menores. Os espaços físicos e o atendimento de excelência favorecem a construção de relacionamentos mais próximos e duradouros. Dentro da visão sustentável de todo o Grupo Algar, os planos de expansão também priorizam a contratação de talento local.

Em 2011 foram investidos R$ 47 milhões na Expansão Minas, destinados à aquisição da licença da Banda H, compra de equipamentos, implantação de rede com a adoção da tecnologia HSPA+ e adequação de infraestrutura. Vencidos os desafios de estrutura operacional e de pessoal, que envolveu a contratação de 37 novos associados e um total de 560 horas/aula oferecidas pela UniAlgar em um único mês a associados e parceiros, a Algar chegou a dezenove cidades em novembro de 2011: Patrocínio, Monte Carmelo, São Gotardo, Coromandel, Araxá, Sacramento, Ibiá, Perdizes (Alto Paranaíba), Divinópolis, Itaúna, Bom Despacho, Santo Antônio do Monte, Cláudio, Pompéu, Itapecerica, Carmo do Cajuru, Oliveira (Centro-Oeste), Araguari (Triângulo Mineiro) e Abaeté (Central). Com preços competitivos, os pacotes oferecidos por meio da venda ativa envolvem combinações entre internet, telefonia fixa, celular e TV por assinatura.


Segmento de Negócios


Telecom
O segmento de Telecom engloba telefonia (fixa e móvel), internet banda larga, comunicação de dados, provedor de internet e TV por assinatura.
Produtos e Serviços

Telefonia Fixa – Chamadas locais, longa distância nacional e internacional (CSP 12), telefonia pública e telefonia VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet).

Telefonia Celular – Planos pós-pagos, pré-pagos e de terceira geração (3G), com serviços de videochamada e acesso à internet.

Banda Larga – Acessos ADSL (I e II), HFC e GPON, com velocidade máxima de 1 Gb por segundo e banda larga móvel 3G, na qual a Algar Telecom foi pioneira em sua área de atuação. No final de 2011, a Companhia agregou ao seu portfólio planos de internet Ultra Banda Larga capazes de transmitir dados de até 100 Mbps por segundo, disponibilizada via rede de cabo HFC (rede híbrida de fibra óptica e cabos coaxiais) e GPON.

Comunicação de Dados – Dados de alta velocidade para o mercado de pequenas, médias e grandes empresas são ofertados por meio de uma moderna rede IP.

TV por Assinatura – Planos de TV via satélite, que em 2011 atingiram 103 municípios da área de concessão, e TV via cabo, com uma rede de 930 quilômetros de extensão nas cidades de Araguari e Uberlândia (MG). Em 2011, a Empresa lançou pacotes com resolução HDTV.

Áreas de Atuação

Concessão

  • Atuação desde 1954.
  • 87 municípios nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
  • Área de 2,9 milhões de habitantes e consumo per capita 13% superior à média nacional.
  • Serviços: telefonia fixa e móvel, internet banda larga, comunicação de dados, provedor de internet, TV por assinatura (DTH e cabo) e código 12 para chamadas de longa distância nacionais e internacionais.
  • Atuação no mercado residencial e corporativo.

Autorização

  • Início em 2003, quando a Algar Telecom recebeu autorização da Anatel para ofertar serviços de telefonia fixa e dados em todo o País.
  • Presente atualmente em 51 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Paraná.
  • Serviços: soluções de voz, dados e TI.
  • Atuação no mercado de pequenas, médias, e grandes empresas.

Expansão Minas

  • Entrada em 19 cidades em 2011.
  • Composta pelas localidades de DDD 34, 35 e 37 em regiões adjacentes à atual área de concessão da Empresa.
  • Serviços: telefonia fixa e telefonia móvel 3G, internet rápida e TV por assinatura.
  • Atuação no mercado residencial.


Backbone

Rede circular de fibra ótica de longa distância, com 12 mil km de extensão, que passa pelas principais cidades dos estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, além de Brasília, no Distrito Federal. A região sudeste, onde está a maior parte da rede, é responsável por 55% do PIB do País.

NAP das Américas
Desde 2010, a Empresa conta com um POP (Ponto de Presença) Internacional na Nap of the Americas, designada para ligar o Brasil com o restante do mundo.

Operações
A Algar Telecom segue as legislações municipais, estaduais e federais que controlam a construção e liberação de antenas, fazendo consultas à Anatel, Comar (Comando da Aeronáutica) e outros órgãos competentes. A Empresa prioriza o compartilhamento de antenas com outras empresas, assim como a adequação de estruturas que já possui.

A Companhia mantém um inventário, que considera todas as estruturas físicas, como antenas, torres e prédios, e também quais delas são compartilhadas com outras operadoras e/ou outras instalações (aluguel). Ao final de 2011, do total de 350 estruturas físicas, 65% eram compartilhadas. A meta da Algar Telecom é compartilhar 100% das instalações até 2012. Até a data de conclusão deste relatório o status do inventário, que não havia sido concluído, era de 54%. 

Terceirização de Processos de Negócios e Tecnologia

Algar Tecnologia
No mercado corporativo desde 1998, a Algar Tecnologia oferece soluções tecnológicas para processos de negócio por meio de Business Process Outsourcing (BPO), Tecnologia da Informação (TI) e Consultoria. Sua diversificada carteira reúne mais de 200 clientes representantes de segmentos como saúde, financeiro, educação, indústria, utilities, mídia e entretenimento, e governo. Sua controladora e fonte original do expertise no negócio, a Algar Telecom, está entre seus principais clientes, ainda que atualmente sua representatividade esteja limitada a cerca de 12% da carteira total.

Em Terceirização de processos de negócios, conta com quase 9 mil posições de trabalho para operações de cobrança (foco em recuperação de crédito), SAC, televendas, back-office de negócios e Gexp (Gestão da Experiência do Cliente). Na área de TI, a Empresa oferece infraestrutura a partir de três data centers estrategicamente localizados - dois na cidade de Uberlândia (MG) e um em Campinas (SP) – e que servem a todo o Brasil e exterior, além dos serviços gerenciados, compostos por service desk, gestão de ativos de TI e fábrica de software. Projetos customizados, desenvolvidos de acordo com a necessidade do cliente, compõem o escopo de Consultoria.

Negócios Complementares

Engeset – Engenharia de Redes e Telecomunicações
Fundada em 1991, a Engeset operacionaliza os serviços de consultoria, desenvolvimento de projetos, implantação e manutenção de redes de telecomunicações. A empresa já lançou mais de 20 mil km de rotas de fibra óptica e conta atualmente com 23 mil km sob sua manutenção. Possui 23 unidades de negócios espalhadas pelo País, incluindo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Campinas, Recife, Fortaleza, Brasília, Macaé, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Uberlândia, Uberaba e Franca.

Algar Mídia – Soluções Transmídia

Criada há 42 anos, a Algar Mídia oferece soluções transmídia alinhadas às demandas e transformações do mercado. Atualmente produz e comercializa a lista telefônica Sabe, o Guia Sei, o Netsabe, o jornal Correio de Uberlândia, nas versões impressa e on-line, o jornal Tudo Já e sua nova frente de negócios, a Rede Alooh, resultado da estratégia de destinar parte dos investimentos para os meios digitais.  

A Rede Alooh, solução de Mídia Digital Out of Home iniciada em 2011, está em oito cidades. Já no primeiro ano, atingiu a marca de 600 monitores instalados em supermercados, terminais de ônibus, academias, loterias, clínicas e hospitais, que juntos impactam mais de meio milhão de pessoas por dia. Ainda no meio digital, o Netsabe, um dos maiores portais de informações comerciais do Brasil, teve sua versão aprimorada em 2011, o que favorece uma interação mais amigável com os usuários, além de oferecer mais benefícios e oportunidades para os anunciantes.


Gestão de Riscos


Alinhada com as melhores práticas de governança corporativa e também com as diretrizes do Grupo Algar, a Algar Telecom conta com um Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos para assegurar a gestão do processo que envolve identificar, avaliar e classificar os diferentes riscos intrínsecos às áreas de atuação da Companhia, além de deliberar sobre os planos de ação para mitigá-los.

Em linhas gerais, todo o modelo empregado está apoiado na metodologia Enterprise Risk Management (ERM) ou, em português, Gerenciamento do Risco Corporativo adotado pelo Committee of Sponsoring Organizations (Coso), organização internacional dedicada ao estabelecimento e disseminação de melhores práticas na condução dos negócios.

Em 2011, após o mapeamento de riscos estratégicos na área de Telecom concluídos no ano anterior, os avanços estiveram voltados ao mapeamento dos controles internos e à instituição de planos de ação (programas, projetos e subprojetos) com o propósito de fortalecer a gestão dos mesmos. Paralelamente, foi iniciado o processo de identificação de riscos da Algar Tecnologia.

Em 2012, o objetivo é concluir a fase de identificação dos KPIs (Indicadores Chave de Desempenho) para gerenciamento do portfólio de riscos estratégicos e o mapeamento dos riscos operacionais de todas as áreas, em um trabalho que envolve ampliar a cultura da gestão de risco para todas as empresas controladas pela Algar Telecom.

A Companhia possui uma Coordenação de Segurança da Informação, com equipe dedicada ao combate de fraudes. Não foram identificados, de 2005 a 2011, casos de corrupção.