Home > >
GRI 2.10

Ativos Intangíveis


a inovação está
no DNA da Companhia
desde a sua
fundação e é
permanentemente cultivada nos mais diferentesprocessos
Ao longo de mais de cinco décadas, a Algar Telecom consolidou diferenciais que a evidenciam no mercado, fortalecem seus negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da Empresa. Porém, parte destes diferenciais não podem ser mensurados em números e, portanto, não estão explícitos em seus demonstrativos econômicos financeiros. São os chamados ativos intangíveis, dentre os quais se destacam:

Força da marca – A Algar Telecom é detentora da marca Ctbc, a mais antiga concessionária de telefonia do Brasil, reconhecida pela qualidade dos serviços prestados e satisfação do cliente desde sua fundação há mais de cinco décadas. É uma empresa de capital nacional que faz parte do Grupo Algar, holding que atua nos setores de TI/Telecom, Agronegócios, Serviços e Turismo. Em 2011, consolidada como um dos principais players de telefonia do mercado brasileiro, a Companhia mais uma vez esteve no ranking das 100 Maiores e Melhores Empresas do Brasil da Revista Exame, figurando por dois anos consecutivos na liderança do setor em rentabilidade. A sólida imagem que a Algar Telecom desfruta no mercado contribui para o relacionamento próximo e duradouro mantido com os seus diferentes públicos.

Inovação – Parte da estratégia para o crescimento da Algar Telecom, a inovação está no DNA da Empresa desde a sua fundação e é permanentemente cultivada nos mais diferentes processos – do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias aos projetos de sustentabilidade. Atuando em um setor de prestação de serviços onde grandes players mundiais controlam grande parte do mercado, a Algar Telecom sempre contou com a excelência tecnológica e a oferta de serviços inovadores como diferenciais que reforçam seu posicionamento. Desde 2010, quando passou a contar com um Comitê de Inovação, tal política tornou-se ainda mais estruturada. Os resultados do empenho podem ser facilmente percebidos nos destaques relacionados na Linha do Tempo da Companhia e também nos prêmios conquistados com regularidade. Em 2011, a Algar Telecom foi destacada entre as 100 empresas mais inovadoras em TI do Brasil segundo a It Mídia. Ainda nesse sentido, no mesmo ano, a Empresa solicitou o registro de sua segunda patente. Trata-se do Repórter 3G: produto que possibilita a transmissão ao vivo de áudio e vídeo por meio de um notebook conectado à rede de internet 3G.

Clima de trabalho – A Algar Telecom entende que a satisfação dos associados com o ambiente de trabalho tem impacto direto sobre os resultados e a perenidade dos negócios de qualquer empresa. Em uma empresa de prestação de serviços e, especialmente, em uma empresa que tem no relacionamento e na qualidade dois de seus pilares, um bom clima de trabalho torna-se absolutamente essencial. Além de infraestrutura adequada e de uma cultura de gestão de pessoas consistente, a Empresa realiza anualmente uma pesquisa de clima organizacional com o propósito de avaliar e mensurar a percepção dos associados em relação ao ambiente de trabalho.

Em 2011, 86% dos profissionais responderam à pesquisa que avalia pontos com comunicação, qualidade de vida, comprometimento e o modelo de gestão, entre outras. Entre as informações levantadas pelo estudo, 97% declararam compromisso com metas e objetivos de seus Centros de Resultado e 92% disseram estar dispostos a paralisar suas tarefas para dar atenção especial a um cliente, o que reforça a aderência dos valores da Companhia.  O índice geral de satisfação foi de 70%. Os dados servem de subsídios para a área de Talentos Humanos no que refere ao aprimoramento no relacionamento com os associados da Algar Telecom.

Capital humano e intelectual – A Algar Telecom conta com profissionais comprometidos com a qualidade de atendimento e serviços prestados e cujo potencial individual é continuamente maximizado pela área de Talentos Humanos, por meio de treinamentos e ferramentas capazes de promover o compartilhamento contínuo dos conhecimentos. A principal catalizadora do capital intelectual da Companhia é a UniAlgar, universidade corporativa do Grupo Algar. A instituição, cujo foco é a formação de liderança empreendedora, oferece e coordena diversos cursos de aperfeiçoamento e capacitação, sejam internos, em parceria com renomadas instituições, ou externos, e cuida também da gestão do conhecimento acumulado nas empresas do Grupo.  


Prêmios, Reconhecimentos e Certificações

ALGAR TELECOM

Melhores e Maiores do Brasil 2011 – Revista Exame
1ª em Rentabilidade – Categoria telecomunicações

Prêmio Consumidor Moderno 2011
1ª Lugar na Categoria Telefonia Fixa

Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2011
Great Place to Work Institute em parceria com a Revista Época – 37º posição entre as cem melhores empresas

Melhores Empresas de TI e Telecom 2011 para Trabalhar
Great Place to Work Institute em parceria com ComputerWorld – 17º no ranking que listou 95 empresas

100 Empresas Mais Inovadoras em TI do Brasil
It Mídia – Inovadoras em TI

Prêmio Nacional de Telesserviços
Associação Brasileira de Telesserviços – Reconhecimento máximo da excelência no atendimento e relacionamento com clientes

XI Prêmio ABT
Garrido Marketing e IBMR (Instituto de Marketing e Relacionamento com o Cliente) – Prêmio ABT de Ouro com o case “Torpedo Auxílio à Lista”

XI Prêmio ABT
Garrido Marketing e IBMR (Instituto de Marketing e Relacionamento com o Cliente) – Prêmio ABT de Ouro com o case “Gestão de Clientes”

Prêmio Época Verde 2011
Revista Época – Empresa é considerada uma das vinte empresas mais verdes do Brasil  
ALGAR TECNOLOGIA

70 Melhores Empresas de TI e Telecom para Trabalhar
Great Place to Work Institute e Revista ComputerWorld – 1º lugar no ranking de empresas com maior número percentual de mulheres e 4º lugar em número de jovens com até 25 anos

Melhores & Maiores – Exame
Revista Exame – Destaque entre as 1.000 maiores empresas do Brasil

300 Maiores Empresas de TI, Telecom e Internet do Brasil
Revista Computerworld publicado pela - NOW!DIGITAL – 111º lugar no ranking.

Ranking Valor 1000
Valor Econômico – 3º lugar no ranking Crescimento Sustentável – Serviços Especializados

Além dos prêmios relacionados, a Algar Tecnologia detém certificações de importantes órgãos de qualidade nacionais e internacionais, que atestam a eficiência, qualidade e segurança de seus serviços, a saber:

  • Member Partner Oracle Partner Network
  • Project Management Institute
  • Gold Certified Partner Microsoft
  • ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
  • ISO/IEC 20000
  • CMMI e MPS.BR – Melhoria de Processo de Sotfware Brasileiro
  • ISO 9001 – Bureau Veritas Certification
  • Partner Cisco Systems
  • HDI Certified
  • Support Center Certification Committed to Excellence
  • Selo de Ética Probare
  • ISO/IEC 27001:2005 – BSI Brasil


ENGESET

Anuário Telecom
17º lugar entre as maiores empresas de TI e 13º lugar entre as maiores integradoras
Certificação de Solution Provider Gold pelo Furukawa do Brasil

ALGAR MÍDIA

Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2011
Great Place to Work Institute em parceria com a Revista Época – 23º posição entre as empresas pequenas e médias