A crença de que é possível crescer de maneira sustentável e envolver toda a sua rede de relacionamento em práticas que contribuem para a construção de um mundo melhor faz parte do jeito de ser da Algar Telecom desde a sua fundação. A mesma convicção é compartilhada por todas as empresas do Grupo Algar, que é signatário do Pacto Global – iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção de valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Na Algar Telecom, a concretização de tais valores se dá por meio de programas em duas vertentes – ambiental e educacional – que são totalmente complementares.
Programa Ambiental
Três princípios norteiam as ações, campanhas e projetos do Telecom Verde, programa ambiental da Algar Telecom. O primeiro deles é a busca por novos e diferenciados processos ambientais que, incorporados ao dia a dia das operações, permitem à Empresa continuar a crescer utilizando menos recursos ambientais e eliminando desperdícios.
O segundo princípio, que a Companhia chama de Influência Verde, se refere à dimensão das ações: elas devem ter abrangência global, de forma a estimular toda a rede de relacionamento da Empresa (associados, comunidade, clientes e fornecedores) a também colaborar continuamente com a preservação do meio ambiente.
Por fim, os projetos devem estar alinhados com o propósito de aprimoramento dos processos da Algar Telecom, para que a mesma possa cumprir a legislação e obter as certificações ambientais correspondentes a sua área de negócios. Nos últimos três anos, a Empresa não sofreu multas e sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos ambientais. Além disso, ao final de 2011, após passar por todo o processo de auditoria correspondente, recebeu a recomendação para a certificação ISO 14001, que foi concedida no início do ano subsequente.
Com o objetivo de acelerar a disseminação da cultura ambiental entre todos os associados, a Companhia transformou o engajamento com causas ambientais em uma meta que está atrelada aos bônus que compõem a remuneração variável dos associados. O resultado não poderia ter sido melhor: em 2011, o primeiro ano do programa, 100% dos associados atingiram sua meta.
Descritas a seguir, as conquistas dos principais projetos do Telecom Verde no último ano demonstram como a questão da sustentabilidade ambiental é uma extensão natural dos valores da Empresa. Com seus projetos a Companhia pretende contribuir de fato para ampliar a conscientização da necessidade de cuidado com os aspectos ecológicos entre seus associados e nas comunidades em que atua. Tais ações não visam ganhos econômicos, mas sim conquistas amplas e perenes, ligadas à saúde e ao bem-estar. Esta percepção levou a Algar Telecom a figurar entre as 20 empresas brasileiras que mais investem no meio ambiente, em ranking divulgado pela Revista Época em setembro de 2011.
A Algar Telecom destinou R$ 535.559,34 para ações ambientais em 2011. O valor foi divido em projetos de preservação do planeta, conscientização de pessoas, eficiência energética etc. Do total, R$ 8.561,00 (1,6%) foi gasto em disposição de resíduos. Em 2012, a meta é apresentar o total de investimentos de forma detalhada, especificando-o por tipo de ação.
Natureza em Conta
Visa diminuir o uso de toneladas de papel e é voltado aos cliente de telefonia fixa, móvel, internet e TV. A adesão à conta eletrônica é recompensada com 50 minutos de conversação mensais extras creditados em conta. Se optar também pelo débito automático, o cliente recebe outros 50 minutos de bônus. Desde o lançamento do programa, em 2010, 100 mil contas já foram convertidas – 16% delas ao longo do último ano. A ação resultou na economia de 1,2 tonelada de papel no ano.
Bônus Verde
Em 2011, a Companhia promoveu campanha que ofereceu bônus de R$ 50,00 na compra de um novo aparelho celular aos clientes que entregam o aparelho antigo nos pontos de venda. O objetivo é dar destino adequado ao crescente volume de lixo eletrônico que se acumula. Em 2011, foram recolhidas 3.523 unidades.
Eco Ponto
Trata-se de um ponto de coleta seletiva instalado no Centro Administrativo da Algar Telecom, destinado a receber os resíduos sólidos trazidos por associados e membros da comunidade. Ao longo do último ano foram recolhidas 11,2 toneladas, as quais foram destinados à ONG CORU (Cooperativa de Recicladores de Uberlândia).
Dia Mundial Sem Carro
A ação aconteceu no dia 22 de setembro de 2011 com o objetivo de reduzir o segundo maior fator de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) por parte das empresas do Grupo Algar, que é a mobilidade de seus associados. Unindo forças, os associados da Algar Telecom e de sua subsidiária Algar Tecnologia evitaram a emissão de 175 ton CO2e.
Clubes de Carona
A emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) também é o foco deste programa permanente. São doze clubes (cada qual com destino para uma região) compostos por associados que vão e voltam juntos do trabalho diariamente. No estacionamento do Centro Administrativo, uma área específica e devidamente sinalizada foi destinada aos participantes da campanha. A mobilidade dos associados é o segundo ofensor de emissões de GEE.
Concurso Cultural Iniciativa Verde
Ação destinada a jornalistas, escritores, universitários e blogueiros que, ao longo de 2011, escreveram, divulgaram ou postaram reportagens e trabalhos originais de caráter educativo sobre práticas de sustentabilidade ambiental. De 54 trabalhos inscritos saíram os vencedores em quatro categorias: imprensa nacional, imprensa regional, universitária e mídias sociais. Amplamente divulgada pela imprensa, a iniciativa distribuiu mais de R$ 30 mil em prêmios, incluindo uma viagem para a Suíça.
Telefone Verde
Desde 2011, a Algar Telecom conta com o Telefone Verde: 4005-9912. Disponível a toda a sociedade, o número é um canal de comunicação para inspirar as pessoas a adotarem atitudes sustentáveis, que podem mudar o futuro do planeta. No canal, toda a comunidade pode deixar sugestões, fazer denúncias e apresentar propostas de assuntos relacionados à sustentabilidade ambiental com o custo de uma ligação local. Essas e outras iniciativas estão no site www.ctbc.com.br/sustentavel.
Semana de Eficiência Energética
Outros destaques com resultados bastante positivos do Programa Ambiental em 2011 foram a Semana de Eficiência Energética, a Semana do Meio Ambiente e, no âmbito externo, o Triângulo Music, o maior festival de música do Triângulo Mineiro. Patrocinado pela Algar Telecom pelo sexto ano consecutivo, o evento esteve sob o conceito da Influência Verde nos mais diferentes aspectos, a começar pelos espaços batizados com nomes dos oceanos para chamar a atenção sobre a necessidade de economia de água. Ao final, foram arrecadados 540 quilos de material plástico reciclável e 1,1 tonelada de alimentos destinada a beneficiar quatro entidades.
Projeto Boi na Linha
Com o objetivo de dar um destino socioambiental às bolhas de orelhão que não têm mais condições de serem recuperadas, o projeto envolve associados e parceiros da comunidade. As bolhas de fibra de vidro, devidamente tratadas, se transformam em cochos para gado. O Boi na Linha tornou-se um dos destaques da Mostra Algar Inovação 2011 – evento na UniAlgar que reuniu 65 projetos inovadores do Grupo.
a sua rede de relacionamento
em práticas que contribuem para a construção de um mundo melhor
Todo novo talento da Empresa planta uma árvore no Programa de Integração de Novos Talentos (PINT) e os demais associados também são motivados a fazer o mesmo, comprometendo-se com o seu crescimento. Iniciativas como esta têm ganhado cada vez mais adesão. A Algar Telecom encerrou o ano com 4.236 árvores plantadas por seus associados (ante 1.996 de 2010) em quatro estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Goiás. O plantio é outra ação que contribui para as metas de redução e compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Redução de Energia
As ações de eficiência energética foram intensificadas ao longo do ano. Novas tecnologias que dispensam geradores e atitudes simples como a programação para desligamento automático de monitores após 30 minutos sem uso permitiram redução de 3,2% do consumo total de energia. A meta de 3% estabelecida para 2011 foi alcançada em dez meses. Para 2012, o desafio é chegar a 4%, equivalente a 2,1 milhões de kWh.
Consumo de Energia Indireta por Fonte
Em 2011, a Algar Telecom consumiu 155.613 kWh energia elétrica (não-renovável) e outros 58.365 kWh de energia hidrelétrica (renovável). No ano anterior, o consumo foi de 158.077 kWh e 52.330 kWh, respectivamente. No total, foram consumidos 213.978 kWh, ante 210.407 kWh de 2010. O volume maior, de 1,7%, é explicado pelo crescimento das atividades da Algar Telecom. Contudo, quando observados detalhadamente, os números comprovam que as ações de eficiência energética colaboraram positivamente para a redução total da economia de energia em 2011.
O alcance da meta em apenas dez meses reflete diferentes iniciativas que, a partir de 2010, após mapeamento e definição das metas de redução, passaram a ser analisadas em conjunto. Os projetos de eficiência passam pela substituição de equipamentos antigos de climatização por equipamentos novos de tecnologia superior, padronização de temperaturas de ajuste do sistema de climatização dos sites, desativação automática de equipamentos que não estão em uso e até mesmo por projetos mais específicos, como a reestruturação física da loja no shopping de Franca (SP), que a partir de 2011 passou a contar com iluminação LED. O comparativo a seguir, que teve como base a economia de 2.363 gigajoules (Gj) em 2010, demonstra os impactos positivos da intensificação dos projetos de melhoria em conservação e eficiência. Em 2011, a meta de 3.600 Gj foi superada a e Algar Telecom encerrou o ano com redução de 4.555,25 Gj.
Energia Economizada Devido a Melhorias em Conservação e Eficiência. | |
---|---|
Ação Realizada | Total de energia economizada* |
Ações 2010 | |
Projeto Aumento de Temperatura | 193 |
Troca de Centrais Compactas | 941 |
Troca de Chiller | 1.049 |
Projeto Lead Lag | 51 |
Projeto Autopower off | 79 |
Projeto Tdma | 46 |
Projeto Cdma | 6 |
Ações 2011 | |
Projeto Aumento de Temperatura | 708 |
Troca de Centrais Compactas | 994 |
Troca de Chiller | 1.361 |
Projeto Lead Lag | 932 |
Projeto Autopower off | 21 |
Projeto Cdma | 288 |
Interruptores das Salas de Reuniões | 6 |
Reforma da Loja de Franca | 74 |
Climatização no Site de Ibiraci | 25 |
Projeto EcoComutação | 35 |
Projeto Verde Unix | 111 |
Total geral economizado* | 6.919 |
Desempenho de Outras Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis
Em 2011, a Algar Telecom não estabeleceu metas em relação ao consumo das demais fontes de energia renováveis e não renováveis.
Em Gj | 2010 | 2011 |
---|---|---|
Não Renováveis | ||
Diesel | 2.854.137 | 3.006.985 |
Gasolina | 6.861.982 | 8.015.103 |
Renováveis | ||
Etanol | 4.266.840 | 1.183.453 |
Consumo de Água
O consumo total de água em 2011 atingiu 56.196 metros cúbicos, considerando água de superfície, subterrânea e a oriunda das empresas de abastecimento. As fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água – sete de captação subterrânea e nove de captação superficial – não são consideradas protegidas. Não há levantamento pela Algar Telecom do tamanho das bacias utilizadas. A meta para 2012 é reduzir o consumo de água em 3%.
Total de Retirada de Água por Fonte*. | |||
---|---|---|---|
2009 | 2010 | 2011 | |
Água de Superfície, incluindo áreas úmidas, rios, lagos e oceanos | N.A. | 15.663 | 20.896 |
Água Subterrânea | N.A. | 8648 | 8345 |
Água de Chuva | N.A. | N.A. | N.A. |
Efluentes de Outra Organizacao | N.A. | N.A. | N.A. |
Abastecimento Municipal de Água ou Outras Empresas de Abastecimento | 19.535 | 33.680 | 26.955 |
Utilização de Áreas
A Companhia não está presente em áreas de proteção permanente ou unidade de conservação, mas possui programas de conservação da biodiversidade, com a recuperação de áreas degradas e plantio de mudas de espécies nativas do cerrado. Além disso, a Algar Telecom desenvolve programas de educação ambiental para colaboradores, fornecedores e parceiros.
Em 2010 e 2011, foram recuperados 10 hectares de áreas degradadas, por meio do plantio de aproximadamente 5.000 mudas de espécies nativas. Para 2012, a Empresa tem como meta o plantio de mais 3.000 mudas, recuperação de duas nascentes, criação de área de soltura de animais silvestres em parceria com o Ibama e produção de até 5.000 mudas de espécies nativas do Cerrado.
Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE)
Em relação às emissões de CO², a Algar Telecom reduziu 4,1% na comparação do primeiro semestre de 2010 com o de 2011. Foram consideradas as seguintes fontes de emissões: gases refrigerantes, combustão estacionária e frota própria de veículos (escopo 1), energia elétrica (escopo 2) e viagens aéreas (escopo 3).
Total de Emissões Diretas e Indiretas de Gases Causadores do Efeito Estufa, por Peso.
Emissões Diretas | |||
Substância | 2009 | 2010 | 2011 |
---|---|---|---|
Geração de Eletricidade, Calor ou Vapor (EN3) | N/A | 2987 | 608 |
Outros Processos de Combustão | N/A | 2.107 | N/A |
Beneficiamento Físico‐Químico | N/A | N/A | N/A |
Transportes de Materiais, Produtos ou Resíduos | N/A | N/A | N/A |
Abertura de Respiradouros | N/A | N/A | N/A |
Emissões Fugitivas | N/A | N/A | N/A |
TOTAL | N/A | 5.094 | 608 |
Emissões Indiretas (EN4) | |||
Substância | 2009 | 2010 | 2011 |
---|---|---|---|
Transporte Terrestre | N/A | 802 | 62 |
Resíduos Sólidos | N/A | 2 | 1 |
Transporte Aéreo | N/A | 442 | 124 |
Consumo de Papel de Escritório e Propaganda | N/A | 25 | 3 |
Consumo de Energia Elétrica | 29 | ||
Combustão Estacionário – Compartilhado | 5 | ||
TOTAL | N/A | 1.305 | 190 |
Outras Emissões Indiretas Relevantes de Gases de Efeito Estufa
Substância | 2009 | 2010 | 2011 |
---|---|---|---|
Combustão Estacionária (ton CO2e) | N/A | 148 | 138 |
Transporte Terrestre ‐ Frota Própria (ton CO2e) | N/A | 562 | 318 |
Uso de Gases Refrigerantes (ton CO2e) | N/A | 21 | 11 |
Para alcançar os resultados de 2011, a Algar Telecom manteve uma série de iniciativas, como o acionamento de desligamento automático de iluminação, a substituição de lâmpadas com haleto metálico por lâmpadas mais eficientes (lâmpadas do tipo LED ou fluorescentes), a substituição de veículos de frota e até mesmo o incentivo à redução ou otimização da quilometragem diária percorrida pelos associados e prestadores, o que resultou no programa Carona Legal. As reduções obtidas por tipo de ação estão demonstradas abaixo. A meta para 2012 é reduzir 10% das emissões de CO2 tendo como referência ao ano base 2010.
Ação Realizada | Redução Obtida | Área em que a Ação foi Realizada |
Ano |
---|---|---|---|
1 ‐ Redução na Demanda para Iluminação de Ambientes | 3% | Algar Telecom | 2011 |
2 ‐ Redução do Consumo/Emissão Específica na Iluminação de Ambientes | 6% | Algar Telecom | 2011 |
3 ‐ Redução do Consumo/Emissão Específica no Transporte | 0,4 | Algar Telecom | 2011 |
4 ‐ Redução do Consumo/ Emissão Específica na Refrigeração de Ambientes | 0,9 | Algar Telecom | 2011 |
5 ‐ Redução do Consumo/Emissão Específica na Iluminação de Ambientes | 1,5 | Algar Telecom | 2011 |
6 ‐ Redução na Demanda na Refrigeração de Ambientes | 3 | Algar Telecom | 2011 |
7 ‐ Redução na Demanda de Transporte | 0,003 | Algar Telecom | 2011 |
8 ‐ Redução do Consumo/Emissão Específica no Transporte | 0,4 | Algar Telecom | 2011 |
9 ‐ Redução do Consumo de Água | 6 | Centro Administrativo | 2011 |
Em 2010, as ações da Algar Telecom resultaram em emissão de 144 toneladas de gases controlados (CO2e). Em 2011, o volume de emissão foi reduzido para 72,11 toneladas.
Gestão de Resíduos
A tabela a seguir demonstra a gestão total dos resíduos da Algar Telecom nos últimos dois anos. O aumento na comparação de 2011 ante 2010 é explicado pelo reporte da Algar Tecnologia no último exercício, dados esses que não constavam no mapeamento de 2010. Não houve derramamentos significativos na empresa nos últimos dois anos. A meta para 2012 é manter o número de zero de derramamentos.
Peso Total de Resíduos
2010 | ||
---|---|---|
Tipo | Peso | Descreva o Método de Disposição |
Não Recicláveis | 3.955 | Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos) e uma empresa prestadora de tal serviço faz o transporte e o descarte no aterro sanitário. |
Reutilização | N/A | N/A |
Recicláveis | 9.864 | Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos) e posteriormente é encaminhado para uma empresa que recicla tais itens. |
Total | 13.819 |
2011 | ||
---|---|---|
Tipo | Peso | Descreva o Método de Disposição |
Não Recicláveis | 148.885 | Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos) . Uma empresa prestadora de tal serviço faz o transporte e o descarte no aterro sanitário. |
Reutilização | N/A | |
Recicláveis | 106.905 | Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos) e posteriormente é encaminhado para uma empresa que recicla tais itens. |
Total | 255.790 |
Descarte de Resíduos Perigosos
Em 2010, o descarte de resíduos classe I (perigosos) da Algar Telecom foi de cerca de 18 toneladas, entre equipamentos eletrônicos, bolhas de telefones públicos e ar condicionado. Em 2011, o montante foi de 160 toneladas. O aumento expressivo se explica pela troca do banco de baterias, que é realizada a cada dois anos. Além disso, o ano de 2010 foi o início do programa ambiental. Portanto, os processos para a mensuração ainda não estavam consolidados, podendo haver uma margem de erro. Em 2012, a melhoria no processo de mensuração do descarte de resíduos perigosos pode elevar ainda mais os números. Também faz parte dos resíduos de classe I o descarte de lâmpadas, que foi de 2.250 unidades em 2011 e de 1.084 unidades em 2011.
Por meio de postos de coleta, a Companhia recolhe cartões telefônicos indutivos, pilhas, baterias, carregadores e celulares. Depois de realizar o processo de separação e devolver à indústria os materiais que podem ser reaproveitados, o projeto de reciclagem dá o destino correto aos componentes potencialmente perigosos. No último ano, a Algar Telecom também deu o destino correto a 3 toneladas de pilhas, baterias, carregadores, celulares e, a 350 mil cartões indutivos.
Recuperação de Produtos e Embalagens
A Algar Telecom mantém uma campanha de conscientização dos clientes, para que os mesmos devolvam os aparelhos celulares que não utilizam mais. Como estes equipamentos são caracterizados como potencialmente perigosos, a Empresa assume a logística reversa, fazendo a destinação adequada para cada tipo de equipamento, todas com fluxo de destinação e certificação.
2010 | |||
---|---|---|---|
Produtos | Total de Vendidos | Total de Recuperados | % |
Aparelhos | 45.000 | 5.500 | 8,18 |
2011 | |||
---|---|---|---|
Produtos | Total de Vendidos | Total de Recuperados | % |
Aparelhos | 78.000 | 7.500 | 8,18 |
Impacto Ambiental com Transportes
O impacto ambiental mais relevante no transporte de produtos e materiais é a emissão de CO² na atmosfera, pelo consumo de combustível. A Algar Telecom tem como meta para 2012 a redução de 3% das emissões de gases de efeito estufa. Os dados aqui apresentados tem como base o inventário do primeiro semestre de 2011, pois ainda está em apuração os dados do segundo semestre.
DADOS (2010) |
---|
Transporte de Produtos e Serviços: 562 Ton CO2e |
Mobilidade de Associados : 641 Ton CO2e |
DADOS (2011) |
Transporte de Produtos e Serviços: 318 Ton CO2e |
Mobilidade de Associados : 186 Ton CO2e |
Qualificação dos Fornecedores
Programas Educacionais
A Algar Telecom vê a educação como um meio eficiente para garantir a sustentabilidade das gerações futuras. Por esse motivo todos os projetos de sustentabilidade focam o desenvolvimento do potencial humano e são amplamente divulgados. As ações internas de educação ambiental e cidadania são difundidas em um blog e também em um portal de comunicação ambiental dirigido aos associados. Outra ferramenta importante na difusão de informação e conhecimento – de treinamentos técnicos a questões de sustentabilidade – é a plataforma de Ensino a Distância (EaD).
Já os investimentos educacionais na comunidade há 17 anos são concretizados por meio do Instituto Algar, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que recebe doações de todas as empresas do Grupo Algar. Em 2011, a Algar Telecom contribuiu com R$ 2,3 milhões dos R$ 2,8 milhões de arrecadação total. Os recursos serviram para projetos executados em parceria com 108 escolas públicas de onze cidades em quatro estados (São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Maranhão) e que envolveram cerca de 500 educadores e mais de 10 mil alunos. Associados da Empresa também são motivados a participar como voluntários do programa, que é destinado a desenvolver atividades de formação continuada de educadores e alunos para melhorar a leitura, a escrita e promover a inclusão digital.