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2010 • 2011
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Mensagem do Presidente

construir
relações de valor

Paulo Nigro
Presidente da Tetra Pak Brasil.

1.1 | 1.2

No biênio 2010-2011, a Tetra Pak colheu uma série de resultados expressivos, fruto do investimento em pessoas, capacidade instalada, inovação, tecnologia e satisfação dos nossos clientes. Apenas em 2010 vendemos 1 bilhão de embalagens a mais do que no ano anterior, um crescimento de 10% em cima de uma base já bastante grande. Isso representa um volume equivalente ao que é vendido anualmente no mercado chileno de embalagens. Esse desempenho fez com que atingíssemos antecipadamente as metas de 2012: já em 2011, alcançamos a marca de 12 bilhões de embalagens produzidas no ano.

Saímos de um nível de instalação de máquinas de cerca de 50 linhas de envase para 125 novas linhas por ano, o que representa 25% do que a Tetra Pak instala em todo o mundo. Para que isso acontecesse, criamos, na fábrica de Monte Mor (SP), um centro para a formação de novos técnicos, empregando 150 novos profissionais e preparando a empresa para o crescimento.

Essas marcas foram conquistadas graças à inovação de nosso portfólio de máquinas e embalagens, aliada a uma atuação socioambiental muito forte. Lançamos, nesse período, o primeiro elemento de uma embalagem no mundo contendo plástico verde, uma tampa feita de polietileno a partir do etanol da cana-de-açúcar. O material substitui o tradicional plástico derivado de petróleo e é o primeiro passo de um acordo de cooperação com a Braskem.

Outro insumo renovável de nossas embalagens é o papel, certificado desde 2008 pela Forest Stewardship Council (FSC®). O selo garante a procedência de florestas com manejo responsável e a rastreabilidade do material em toda a cadeia produtiva, do plantio das árvores ao produto final. A inclusão do selo é feita conforme solicitação dos clientes e cresce cada vez mais. Em 2010, produzimos 4,96 bilhões de embalagens com o selo da certificação e, em 2011, 6,82 bilhões.

Hoje, 27% de nossas embalagens são recicladas, isto é, ultrapassamos os índices de antes da crise econômica de 2009, que dizimou os preços dos materiais reciclados e afetou a cadeia de reciclagem no Brasil. Nessa época, optamos por formar um estoque regulador de embalagens pós-consumo, em vez de simplesmente acompanhar a queda dos preços, reforçando a sustentabilidade em nossa atuação e evitando impactos ainda mais graves nas cooperativas de catadores em todo o País.

Em 2010, tivemos a felicidade de conseguir a aprovação no Congresso e a promulgação pela Presidência da República da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao lado do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), da ONG SOS Mata Atlântica e de outras organizações, a Tetra Pak participou ativamente de todo o processo de discussão e aprovação da nova lei. Baseado na gestão compartilhada de resíduos, o projeto contribuiu para a sustentabilidade dessa cadeia, com equilíbrio e harmonia.

Acreditamos que a ampliação da infraestrutura, o fortalecimento da cultura ambiental e o aperfeiçoamento da legislação oferecem condições para que o índice de reciclagem seja ainda maior. Por isso, temos como um dos focos de nossas campanhas de marketing a conscientização ambiental, na qual investimos mais de R$ 13 milhões por ano nesse biênio. Apoiamos iniciativas de amplo impacto na sociedade, incluindo inserções em telenovelas de grande audiência, como a Passione (Rede Globo, 2010/2011).

A proposta de conscientização ambiental é também foco de nossos investimentos sociais. Nesse período, passamos a aplicar recursos incentivados em projetos esportivos, sempre estabelecendo a ligação do tema com a sustentabilidade.

As perspectivas para os próximos anos são positivas: o Brasil em evidência representa uma grande oportunidade de negócios e a Tetra Pak está preparada para aproveitá-la. E só estamos prontos porque pensamos no longo prazo e mantivemos essa visão de futuro mesmo em cenários de incerteza. Em meio à crise de 2008, ampliamos em 33% nossa capacidade instalada. Uma decisão ousada, mas que garantiu as condições necessárias para rapidamente retomarmos os índices pré-crise.

O bom desempenho da economia atrai novos concorrentes, nacionais e estrangeiros, aumentando a competição no setor e exigindo disciplina em custos, proximidade dos clientes e investimento em inovação para manter nossa participação de mercado. E fazemos isso com primor: temos a inovação em nosso DNA e somos pioneiros no desenvolvimento de sistemas de menor impacto ambiental, incorporando fontes renováveis em nossas embalagens. Atualmente, estamos trazendo para o Brasil 18 dos 21 desenvolvimentos globais da Tetra Pak, ampliando ainda mais nosso portfólio de soluções aos nossos clientes.

Se chegamos diariamente a milhões de consumidores é porque temos um time de profissionais competente e comprometido, que estabelece relações de valor com nossos parceiros e clientes. E sentimo-nos no dever de compartilhar esse sucesso com a sociedade, promovendo uma transformação positiva para a conscientização e construção de um mundo melhor. Agradeço a todos que fazem parte da nossa história, dando-nos orgulho pelo resultado de nossos esforços.