PRÓXIMA PÁGINA
PÁGINA ANTERIOR
2010 • 2011
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

inovar

para agregar

valor
A inclusão do pilar estratégico
Meio Ambiente é mais um
marco na trajetória da Tetra Pak,
fortalecendo o desenvolvimento
da reciclagem e o uso de
materiais de fontes renováveis.
Responsabilidade
assegurada

• 100% do papel utilizado nas
embalagens é certificado pelo FSC®

• 2010: lançamento do Sistema de Rastreabilidade Ativa traz tecnologia de ponta para registro de informações da cade ia em código na embalagem

• 27,1% das embalagens pós-consumo foram recicladas no Brasil
em 2011, o equivalente a
59 mil toneladas
do material

Projetos nas áreas de
Suprimentos e Artwork
foram destaques em
inovação no período.

PR1

A Tetra Pak nasceu com a inovação em seu DNA, oferecendo soluções para a armazenagem segura de alimentos, garantindo maior durabilidade e menores custos de produção e logística. Mais recentemente, a inclusão do pilar estratégico Meio Ambiente marcou mais uma inovação, fortalecendo o desenvolvimento da reciclagem e o uso de materiais a partir de fontes renováveis.

Na gestão das operações, a inovação também se faz presente, com constantes projetos de melhoria de processos e procedimentos. Em 2011, dois projetos se destacaram. No primeiro, a área de Suprimentos e Serviços de Logística identificou atividades de baixo valor agregado e recorrentes pela ferramenta Eliminar, Combinar, Reorganizar e Simplificar (ECRS). O plano de ação tomado a partir do diagnóstico aumentou em 10,4% a disponibilidade do departamento para novas atividades e ações de melhorias.

O outro projeto de destaque aumentou a produção da ArtWork pela implantação de uma nova ferramenta de controle, facilitando a mobilidade e o compartilhamento de arquivos digitais de outras fábricas do grupo e reduzindo o tempo de desenvolvimento e alterações de embalagens.

Mauro Clemente,
funcionário

Nova laminadora em Monte Mor

Em setembro de 2011, em Monte Mor (SP), foi inaugurada uma nova laminadora, equipamento que une as seis camadas da embalagem, alternando filmes de papel, polietileno e alumínio. Com tecnologia de última geração, a laminadora garante velocidade mecânica de 650 metros por minuto. Com ela, será possível produzir a maior parte do portfólio de embalagens oferecido atualmente pela Tetra Pak, incrementando em 25% a capacidade de produção do processo
de laminação.
amplie
a imagem

Redução de consumo de água em máquinas de envase
litros/1000 embalagens

Redução de consumo de energia em máquinas de envase
KW/1000 embalagens

EN6


EQUIPAMENTOS PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

A Tetra Pak oferece linhas integradas de processamento, envase e distribuição, compostas por equipamentos de alto desempenho, rigorosamente testados. São cerca de 90 modelos de máquinas de envase e processamento, desenvolvidas pela Tetra Pak de acordo com as demandas específicas de seus clientes, com foco nas categorias de alimentos, bebidas, lácteos, queijos e sorvetes.

A atuação da companhia em equipamentos vai além do desenvolvimento das máquinas. A Tetra Pak oferece uma consultoria aos clientes para determinar a solução ideal a cada linha produtiva, instala na fábrica do cliente, treina os seus funcionários para a operação da máquina e ainda garante o suporte técnico e manutenção.

EMBALAGENS

2.2

O portfólio de embalagens da Tetra Pak é amplo, oferecendo mais de 30 mil possibilidades em embalagens, uma para cada necessidade específica dos clientes. São 11 tipos, cujos volumes podem variar de 80 mililitros a 2 litros. A combinação dos diferentes formatos e volumes, aliada às diferentes formas de aberturas, tampas e canudos, representa um enorme portfólio do qual o cliente escolhe aquele sob medida para suas necessidades. Para apoiá-lo nessa escolha, a Tetra Pak oferece consultoria específica, considerando questões de logística, aproveitamento de espaço nas prateleiras e a durabilidade dos alimentos.

Lançamentos

Nos últimos dois anos, a Tetra Pak apresentou inovações em embalagens, máquinas e serviços que refletem o uso de novas tecnologias para sistemas de processamento. O objetivo é atender, de forma ágil, às demandas dos consumidores (por maior funcionalidade) e dos clientes (pela diversificação de portfólio e eficiência operacional). Os novos produtos reforçam o compromisso da companhia em desenvolver soluções sustentáveis, garantem maior produtividade e empregam tecnologias de ponta.

O Sistema de Rastreabilidade Ativa foi apresentado ao mercado em 2010. A solução envolve o que há de mais moderno em registro automatizado de informações e controle da cadeia produtiva. O sistema coleta informações de todas as etapas de fabricação – do recebimento da matéria-prima à distribuição – e as armazena em um código na embalagem. Os dados podem ser disponibilizados on-line para o acesso de qualquer pessoa.


 

COMO FUNCIONA A RASTREABILIDADE

     
Cada embalagem tem um
único código de identidade de
rastreabilidade do produto.
No site do fabricante, o consumidor
pode acessar uma área exclusiva
para consulta do código.
Ao digitar o código, são apresentadas
todas as informações sobre como e
onde foi produzido o alimento.
     

Conheça as embalagens

Embalagens Assépticas: mantém os alimentos seguros, frescos e com seu sabor original por pelo menos seis meses sem refrigeração ou conservantes, permitindo a conservação de cor, textura, sabor e valor nutricional. Estão disponíveis em diversos formatos: Tetra Brik, Tetra Classic, Tetra Gemina, Tetra Prisma, Tetra Wedge, Tetra Recart e Tetra Evero.

Embalagens Refrigeradas: ideais para produtos como leite pasteurizado, leite de soja e sucos. Disponíveis nas linhas Tetra Rex, Tetra Brik e Tetra Top.

Embalagens para Alimentos: a tecnologia Tetra Recart foi desenvolvida para envasar alimentos sólidos em pedaços de qualquer tamanho, e hoje já é aplicada em mais de 100 produtos em mais de 30 países. Com essa tecnologia, alimentos como vegetais, feijão, grãos, sopas e molhos podem permanecer no ponto de venda por até 24 meses por serem esterilizados dentro da embalagem longa vida.

Embalagens seguras

Todos na cadeia de alimentação são responsáveis por garantir que somente produtos seguros sejam colocados no mercado: o produtor de matéria-prima, o fabricante do produto, os responsáveis pela armazenagem e transporte e os supermercadistas. E esse desafio é cada vez maior, especialmente pela globalização.

Potenciais riscos de contaminação, antes restritos a regiões específicas, hoje podem tomar dimensões internacionais. O ponto de maior risco para a segurança alimentar está ligado à manipulação dos alimentos, seja na produção, envase ou distribuição. Foi para garantir o acondicionamento e transporte seguro de alimentos que as embalagens da Tetra Pak foram criadas.

A embalagem cartonada asséptica desenvolvida pela Tetra Pak é produzida com alta tecnologia, seguindo rigorosos padrões de qualidade, o que garante aos clientes e consumidores a proteção alimentar e a distribuição segura dos produtos, independente das distâncias que precisem ser percorridas.

Além disso, a companhia conta com uma política de qualificação e homologação dos produtos e serviços que inclui a rastreabilidade das matérias-primas. Os principais parceiros, como Klabin, Braskem, Alcoa e a CBA, são reconhecidos publicamente por boas práticas ambientais.

A empresa também tem sua política de saúde e segurança alimentar anualmente auditada conforme os requisitos do Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e seguem os critérios europeus de saúde e segurança alimentar, de acordo com as normas do British Retail Consortium (BRC).

AS CAMADAS DA EMBALAGEM

100% recicláveis, as embalagens cartonadas da Tetra Pak são formadas por seis camadas, que protegem o alimento de luz, umidade, ar e microrganismos.

Resultado: a combinação dessas camadas ajuda a preservar os nutrientes, o sabor e o frescor dos alimentos por mais tempo, além de economizar energia, pois não necessita de refrigeração antes de ser aberta.

O formato inteligente das embalagens oferece mais facilidade para transportar, manusear e armazenar, além de proporcionar melhor resistência a quedas.

Resultado: menores custos em logística e estoques e menos perdas por extravio no manuseio dos produtos.

Responsabilidade sobre os produtos

EN26

As fábricas da Tetra Pak em Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR), adotam o Sistema de Gestão Integrada (SGI), ambas certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e FDA (Food and Drug Administration), auditadas anualmente como forma de demonstrar o compromisso da empresa com a qualidade, o meio ambiente, a saúde e segurança de seus colaboradores e a segurança alimentar.

O armazenamento e distribuição dos produtos e serviços obedecem a padrões internos alinhados às melhores práticas de mercado. Os produtos são regularmente avaliados para garantir sua aplicabilidade e aprovados em mercados altamente exigentes em saúde e segurança, como Europa e Estados Unidos, além de atender plenamente ao mercado brasileiro.

A Tetra Pak Brasil também submete suas embalagens e materiais a avaliações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2011, foram realizados ensaios de Migração Total e Migração Específica, conforme as resoluções RDC 51 e RDC 52 da Anvisa, realizados no laboratório ITAL-CETEA. Todos os produtos avaliados foram aprovados.

Ano de certificação
  Ponta Grossa Monte Mor
ISO 9001 2002 1996
ISO 14001 2002 1997
OHSAS 18001 2007 2007
FDA 2011 2011

Responsabilidade pós-consumo

O papel é a principal matéria-prima das embalagens longa vida, representando 75% do seu peso, seguido por 20% de polietileno de baixa densidade e 5% de alumínio. A Tetra Pak compreende sua responsabilidade na logística reversa dos produtos comercializados e, por isso, atua como um catalisador da cadeia de reciclagem em todo o País, promovendo o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos reciclados, o aumento da capacidade instalada de reciclagem e a capacitação de cooperativas de catadores. O objetivo é fazer com que a cadeia da reciclagem seja sustentável e não sofra com as oscilações de mercado, como ocorreu durante a crise econômica de 2008-2009, derrubando os preços dos materiais recicláveis e reduzindo assim os índices de reciclagem.

As embalagens da Tetra Pak são 100% recicláveis. A companhia ainda investe em educação ambiental, conscientização e apoio técnico para estimular a reciclagem e teve participação, por meio do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), na criação da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, recentemente aprovada no Congresso Nacional. Os esforços nesse sentido se mostram eficazes. Após a redução da taxa de reciclagem de embalagens da Tetra Pak para 22% com a crise financeira de 2008-2009, houve em 2010 uma recuperação do índice para a marca histórica de 24,5% e, em 2011, mais um aumento, para 27,1%, que equivale a 59 mil toneladas em reciclagem pós-consumo.

Taxa de reciclagem de embalagens pós-consumo

EN27

CICLO DE VIDA DA EMBALAGEM

Reciclagem

Tecnologias e parcerias
A Tetra Pak desenvolveu mais uma metodologia para reciclar embalagens longa vida, transformando-as em peças de polpa moldada. O material resultante substitui calços feitos de isopor (derivado do petróleo) usados no transporte e proteção de aparelhos eletroeletrônicos, em tubetes para mudas de plantas etc.

Para a reciclagem do polietileno e do alumínio, há três processos diferentes. Uma das opções é a fabricação de placas e telhas por prensagem à quente do material. Em 2010, a Tetra Pak elaborou, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma certificação voluntária das telhas feitas a partir do polietileno e alumínio das embalagens longa vida, para garantir a qualidade e a confiabilidade do produto. Um projeto piloto vem sendo feito com uma das fábricas, que deverá receber a certificação em 2012.

Outra possibilidade é a produção de pellets (granulados) de polietileno e alumínio para peças diversas, como canetas, capas de caderno, pastas, pisos desmontáveis, lixeiras, entre outros itens. O terceiro processo possível foi desenvolvido em 2005 pela Tetra Pak, em parceria com as empresas Klabin, Alcoa e TSL Ambiental, e possibilitou a separação total das camadas de polietileno e alumínio por meio de uma tecnologia de separação térmica. Os produtos originados são o alumínio em pó ou em barra (usado na composição de tintas metálicas ou peças para a indústria de fundição) e a parafina (utilizada na produção de impermeabilizantes, lubrificantes ou como matéria-prima para a indústria química).

Em 2010 e 2011, a Tetra Pak manteve parcerias com 31 empresas recicladoras de embalagens longa vida pós-consumo no Brasil, presentes nos seguintes Estados: Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Um exemplo dessas parcerias foi a implantação de um reciclador para a separação da polpa de celulose da embalagem pós-consumo e posterior venda para fábricas de papel, agregada à fabricação de placas e telhas com o polietileno e alumínio restante. A Tetra Pak, dando suporte para a indústria recicladora que atua no Nordeste, promoveu um novo modelo de negócio nessa região.

Outra parceria importante no desenvolvimento de tecnologia ocorreu com um reciclador de Santa Catarina, que produz chapas para palmilhas de sapato e capas de caderno, produtos para os quais são necessárias fibras longas de alta resistência. Após contatos e desenvolvimentos, em 2010 passou-se a adotar a embalagem longa vida como matéria-prima.

Em breve, com o apoio da Tetra Pak, o reciclador terá sua capacidade instalada aumentada de 300 toneladas mensais de embalagens longa vida para cerca de 1.000 toneladas por mês.

Incentivo à coleta seletiva
O trabalho junto às cooperativas é um pilar social muito importante na atuação da Tetra Pak, pois, principalmente em países em desenvolvimento, a atividade do catador está muito vinculada às necessidades sociais. Por meio da sua atuação junto ao Cempre, a empresa incentiva não só a união de catadores em cooperativas, mas a gestão profissional dessas organizações, buscando melhores condições e oportunidades de negócios, fortalecendo assim seu papel como fornecedora de materiais recicláveis às indústrias recicladoras. Isso se dá por meio de capacitações de cooperativas de catadores, além de avaliações e disponibilização de informações técnicas relacionadas aos aspectos econômicos e ambientais da atividade, valor agregado aos produtos e repasse de tecnologias.

A Tetra Pak também fornece material para prefeituras, supermercados e organizações criarem Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Por meio de parcerias com clientes e redes de varejo, já são 240 PEVs apoiados pela empresa. Através do site www.rotadareciclagem.com.br, a empresa disponibiliza a busca de locais que coletam materiais para reciclagem.

Estatísticas de acesso ao site Rota da Reciclagem
Índice 2010 2011
Visitas 116.165 166.622
Visualizações de página 409.916 513.010
Novas visitas (%) 84,93 82,99

Com o objetivo de fomentar a cadeia e catalisar novos negócios de reciclagem, a Tetra Pak Brasil mantém uma equipe de campo que visita iniciativas de coleta seletiva (cooperativas de reciclagem, comércios de aparas e sucatas, pontos de entrega voluntária etc.) para acompanhar o desenvolvimento do setor, mapeando as regiões a fim de identificar necessidades e oportunidades. Responsáveis alocados em diversas cidades do País coordenam localmente as atividades de mapeamento.

Os grupos levam informações sobre equipamentos, valor agregado e produtividade. Em 2010, foram 2.177 entidades mapeadas, das quais 1.686 recebiam embalagem longa vida. Em 2011, o mapeamento chegou a 3.201 entidades, das quais 1.804 aceitavam a embalagem.

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Primeira empresa brasileira do setor de embalagens a obter a ISO 14001, a Tetra Pak Brasil promove, há muito tempo, boas práticas ambientais, além de ter participado da mobilização que levou à consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada pela Presidência da República em agosto de 2010. A participação da companhia se deu por meio do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundada em 1992, a organização é mantida por empresas privadas de diversos setores, entre as quais a Tetra Pak Brasil.

Ao lado do Lide Sustentabilidade, grupo de líderes empresariais, e da organização não governamental SOS Mata Atlântica, a atuação do Cempre foi um exemplo de como a cadeia consegue se unir a transformar a política pública. A Política Nacional de Resíduos Sólidos apresenta inovações como a responsabilidade compartilhada pela cadeia entre poder público, setor empresarial e a sociedade, além de propor a logística reversa para diversos materiais, como pilhas e baterias, pneus e equipamentos eletroeletrônicos, entre outros.