PRÓXIMA PÁGINA
PÁGINA ANTERIOR
2010 • 2011
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

públicos de interesse

relações

de valor
A Tetra Pak cultiva boas relações
com a sua cadeia de valor promovendo
a troca de experiências, conhecimento
e tecnologia – com o objetivo de apoiar
a gestão sustentável de seus negócios.

Compartilhar vitórias

• 85% de seus clientes foram enquadrados como altamente leais na pesquisa de satisfação de 2011

• 36 mil pessoas foram treinadas pelo projeto Desperdício Zero no ano passado

• 240 Pontos de Entrega Voluntária, em parceria com clientes e redes varejistas, ampliam a
reciclagem no País
A política de
relacionamento com
stakeholders para os
países da América Latina
e Caribe é liderada pela
Tetra Pak Brasil.
Agnaldo Silva (funcionário), com sua esposa Patrícia e seu filho Giovane

Um dos pilares da política de relacionamento da Tetra Pak é proteger o que é humano. Para isso, adota diversas medidas e monitora constantemente o setor, firmando sua responsabilidade social. A empresa está comprometida com iniciativas que promovam os direitos humanos, a cidadania e a preservação do meio ambiente.

Relacionamento com stakeholders

4.14 | 4.16

A Tetra Pak cultiva boas relações com fornecedores, clientes, varejistas, consumidores, governo e sociedade, por entender que toda a cadeia de valor é importante para a troca de experiências, conhecimento e tecnologia. Essas ligações influenciam e promovem um ambiente para gerir negócios de forma sustentável.

Para os países da América Latina e Caribe, a política de relacionamento com stakeholders é concebida e liderada a partir da Tetra Pak Brasil. O objetivo é estabelecer ligações com esses públicos, ajudando a gerenciar negócios de forma sustentável.

Quadro de interações

4.16

Colaboradores:

  • Gestão de conduta: dois canais de Ouvidoria disponíveis: A palavra é Sua (para sugestões e reclamações em geral) e Denúncia (para relato anônimo de comportamentos que infringem o Código de Conduta).
  • Centro de Serviços Compartilhados na área de Recursos Humanos (RH direto), com profissionais disponíveis para atendimento aos colaboradores
  • Pesquisa anual de engajamento
  • Sistema de Gestão Integrada em saúde, segurança e meio ambiente
  • Programas voltados a saúde e qualidade de vida
  • Programa de reciclagem de embalagens
  • Abertura e transparência (tanto a Diretoria quanto a Presidência da empresa estão disponíveis a todo tempo. O colaborador tem acesso por e-mail ou pessoalmente).
  • Programas de comunicação face a face com a Diretoria e com a Presidência (Você Sabia, Café com o Presidente)
  • Programas de premiação de iniciativas (Tetra Pak Excellence Awards)
  • Veículos de comunicação interna: Intranet (Orbis), revista bimestral entregue na casa dos colaboradores (Tetra Pak Acontece)

Fornecedores:

  • Processo de avaliação de fornecedores

Clientes

  • Pesquisa anual de satisfação
  • Atendimento personalizado
  • Informações sobre tendência de mercado
  • Newsletter Tetra Pak Inbox, publicada mensalmente no site brasileiro da Tetra Pak. Traz informações sobre as principais tendências para a cadeia de valor da produção de alimentos, além de notícias sobre pesquisas, inovações e lançamentos da empresa
  • Tetra Pak Magazine: publicada semestralmente em nove idiomas, está disponível em 170 países e é coordenada pela equipe corporativa na matriz (Suécia)

Varejistas:

  • Programa Desperdício Zero, de treinamento de manuseio e estocagem de embalagem

Consumidores:

Governo e sociedade:

  • Programas de apoio a instituições
  • Relacionamento com sindicatos
  • Incentivo a cultura e esporte, por meio de patrocínios de eventos
  • Apoio a programas de estudos em universidades
  • Apoio a iniciativas de coleta seletiva e reciclagem
  • Campanhas em favor das comunidades de baixa renda
  • Programas de educação ambiental
  • Doação de leite pelo site http://nutriçãopraticaesaudável.com.br

Imprensa:

Fornecedores

HR2

A empresa promove a inovação do produto e protege a qualidade dos materiais em parceria com seus fornecedores, que devem atender à certificação ISO 14001. Além disso, o programa global Supplier Evaluation avalia diversos aspectos dos fornecedores, desde a qualidade até as condições internas de instalações e as práticas trabalhistas, de higiene e socioambientais. Já o Customer Evaluation, também internacional, permite que a Tetra Pak seja avaliada como cliente, por sua postura comercial, assertividade das previsões e informações, atenção aos fornecedores e confiabilidade relativa às compras da empresa. As pesquisas são realizadas a cada três meses, e os resultados são enviados diretamente para a matriz, na Suécia, que os divulga internamente. No caso do Supplier Evaluation, a divulgação é para todos os fornecedores. Para a Tetra Pak, a relação com os fornecedores é uma via de mão dupla, trabalhando-se em conjunto para promover a qualidade e a inovação do produto. A empresa assegura-se de que seus parceiros trabalhem com materiais e serviços de primeira qualidade e, consequentemente, contribui para que eles também cresçam e conquistem novos clientes.

Todos os fornecedores de matéria-prima da Tetra Pak são parceiros da empresa há muitos anos e, em sua maioria, globais. São empresas líderes nos setores em que atuam e altamente engajadas com questões ambientais e sociais.

Para o fornecimento de folhas de alumínio, por exemplo, a empresa conta com a parceria da Alcoa e da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Ambas possuem trabalhos reconhecidamente comprometidos com o meio ambiente e o desenvolvimento social. A Braskem, parceira da Tetra Pak no fornecimento de resinas termoplásticas, é a petroquímica líder na América Latina e uma das 34 companhias que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Após sete anos de pesquisa em conjunto com a Braskem, sua fornecedora de polietileno para a produção de embalagens, a Tetra Pak lançou, em 2011, a primeira tampa feita de polietileno proveniente do etanol da cana-de-açúcar, fonte 100% renovável, sem qualquer diferença de qualidade em relação à tampa de plástico convencional (de fonte fóssil). É uma das inovações que colocam a Tetra Pak Brasil como referência dentro do grupo.

O lançamento representa um marco na utilização desse material na indústria de embalagens cartonadas para alimentos. A partir de 2012, todas as tampas de rosca StreamCap utilizadas nas embalagens cartonadas serão produzidas no Brasil com “polietileno verde”.

Todo papel-cartão utilizado pela companhia na fabricação das embalagens é certificado pelo FSC® (Forest Stewardship Council), garantindo que o material é proveniente de áreas florestais manejadas de forma responsável. Essa certificação aborda as três dimensões da sustentabilidade, buscando a asseguração de operações ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.

Permite o monitoramento de toda a cadeia que envolve a produção do papel da embalagem, desde o plantio das árvores até o produto final.

A certificação é aplicada desde junho de 2008 nas embalagens produzidas nas unidades da Tetra Pak em Ponta Grossa e Monte Mor, que utilizam papel certificado fornecido pela Klabin. A inclusão do selo nas embalagens é feita conforme solicitação dos clientes e cresce cada vez mais, demonstrando o interesse destes em comunicar o seu compromisso com as questões ambientais. Foram 6,82 bilhões de embalagens produzidas com o selo da certificação em 2011, frente a 4,96 bilhões em 2010. Atualmente, a operação no Brasil é responsável por 40% das embalagens daTetra Pak com selo FSC® no mundo.

Contratos

A companhia possui cláusulas específicas em contratos com fornecedores, a fim de garantir o respeito aos direitos humanos. Para fornecedores estratégicos nos processos de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde, a empresa conta com auditorias e monitoramento nas unidades.

Para garantir o respeito à legislação e a não violação dos Direitos Humanos, há, em todos os contratos, a exigência de cláusula específica à não utilização de mão de obra infantil e outras práticas condenáveis. O quesito segurança dos colaboradores também consta em contrato, sendo verificado durante visitas de rotina aos fornecedores, com a periodicidade dependendo do porte da empresa, podendo ser anual, semestral ou mesmo a cada renovação contratual. Em geral, os pequenos fabricantes são identificados como de maior risco. Em caso de ocorrência de violação, o fornecedor é excluído da lista de aprovações da Tetra Pak.

Milena e
Vinícius,
filhos do
funcionário
Reginaldo
Vieira
Márcio Duarte, funcionário

Clientes

PR5

Os clientes são a força motora da Tetra Pak. A empresa entende que o sucesso de seus clientes reflete diretamente em seus resultados. Ao proteger seus produtos, a empresa torna-se parceira de seus clientes e trabalha para promover seus negócios fornecendo informações sobre tendências de mercado, promovendo pesquisas anuais de satisfação e oferecendo um atendimento personalizado.

Estreitando ainda mais essa relação, a empresa oferece suporte completo para seus clientes, durante todo o processo de produção, desde a formulação de novos produtos e o desenvolvimento dos sistemas de processamento e envase, até orientações sobre transporte do produto final nos canais de distribuição.

Essa Assessoria de Mercado inclui ainda informações sobre tendências, o que ajuda na avaliação, viabilidade e atratividade do produto e na definição do público alvo. O serviço oferece também apoio em marketing e design de embalagens. A Tetra Pak realiza a Pesquisa de Satisfação dos Clientes anualmente, com o suporte de uma empresa de consultoria independente, com público correspondente a cerca de 70% das vendas da companhia. A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Tetra Pak e tem sido melhorada a cada ano a partir das sugestões dos gestores da pesquisa em cada mercado de atuação, da consultoria local que aplica a pesquisa e dos próprios clientes.

As entrevistas com os clientes são presenciais ou por telefone e há questionários específicos para os contatos estratégicos no cliente e aqueles que vivenciam os processos e experiências com a Tetra Pak nas áreas de Compras e Fornecimento, Produção, Assistência Técnica, Engenharia e Marketing. Os resultados são avaliados internamente e utilizados na elaboração de planos de ação. As ações de melhoria são periodicamente reportadas aos clientes.

Os resultados apontam contínua melhoria. O indicador Customer Loyalty, que mede a confiança e lealdade dos clientes, passou de 83% em 2008 para 85% em 2010 e 90% em 2011. Em 2009, a pesquisa não foi realizada para que seu calendário pudesse ser mais bem adequado ao ciclo de planejamento estratégico da companhia.

Varejistas

A Tetra Pak, por meio do programa Desperdício Zero, conscientiza e treina funcionários de varejistas em melhores práticas de paletização, manuseio, transporte, estocagem e exposição das embalagens da marca.

A boa apresentação das embalagens no ponto de venda promove as vendas, além de garantir a integridade e qualidade do produto para o consumidor e menos desperdício para o varejista. Nos últimos quatro anos, mais de 100 mil pessoas passaram pelo curso, oferecido gratuitamente. O conteúdo do programa está estruturado em informações institucionais da Tetra Pak, de Sustentabilidade e boas práticas de manuseio, estocagem e da importância de ter menos desperdício devido a problemas logísticos.

No ano de 2011, o Desperdício Zero treinou mais de 36 mil pessoas, sendo 5 mil delas funcionários de clientes da Tetra Pak das áreas de Produção, Estoque, Distribuição, Despacho, Qualidade e Trade Marketing. Os demais participantes incluíram funcionários de supermercados, atacadistas, distribuidores, promotores, repositores, gerentes e coordenadores de lojas e categorias.

Consumidores

Empenhada em levar os conceitos de consciência ambiental a todos os seus consumidores, a Tetra Pak Brasil mantém um canal de contato com o público na internet (http://www.tetrapak.com/br/contato), além de um blog com dicas de nutrição e alimentação saudável (http://nutricaopraticaesaudavel.com.br), incluindo uma Fan Page no Facebook e um perfil no Twitter.

Também mantém o Portal Cultura Ambiental nas Escolas (www.culturaambientalnasescolas.com.br), lançado em 2009 com foco em alunos e professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental. O portal reúne conteúdo desenvolvido ao longo de 12 anos do projeto, incluindo temas como educação ambiental e cidadania e benefícios da coleta seletiva de lixo e da reciclagem de materiais. Além de uma área exclusiva para os professores – com dicas para colocar em prática em sala de aula os assuntos apontados –, são oferecidos jogos educativos, vídeos, focos e sugestões de atividades e oficinas.

Outra ferramenta é o portal Rota da Reciclagem (http://www.rotadareciclagem.com.br). O site usa o serviço de procura de endereço do Google Maps para a localização de PEVs (Pontos de Entregas Voluntária), cooperativas e comércios que recebem ou compram embalagens longa vida e outros recicláveis. Além do serviço pela internet, a Tetra Pak desenvolveu também uma versão em aplicativo para celulares. Agora, o serviço está disponível como aplicativo para iPhone e iPad.

A iniciativa de unir sustentabilidade e tecnologia deve ajudar os consumidores a encontrar pontos de coleta seletiva. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pela Apple Store (http://itunes.apple.com/md/app/rota-da-reciclagem-tetra-pak/id483224874?mt=8). O objetivo é facilitar o acesso a essa informação e aumentar o volume de embalagens longa vida recicladas.

Colaboradores

Depois da Suécia, país da matriz, a Tetra Pak Brasil é o maior exportador de talentos no grupo. Os colaboradores são inovadores, pioneiros e referência para os demais mercados da empresa. Por isso, a Tetra Pak Brasil se dedica para estar entre as melhores empresas do País para se trabalhar.

A companhia lançou em 2011 o OneHR, que reúne os serviços internos administrativos – Recursos Humanos, pagamento e processos administrativos – para todos os países de sua influência, com atendimento em português, inglês e espanhol. Em uma escala de cinco pontos, o centro tem uma média de avaliação de 4,1.

Com a centralização administrativa, a companhia garante foco a colaboradores das unidades na análise da estratégia das áreas e no acompanhamento e avaliação de talentos, serviços e performance, além da realização de planos de ação, melhorando ainda mais os índices de produtividade.

A companhia mantém um Sistema de Gestão Integrada em saúde, segurança e meio ambiente e programas voltados à saúde e qualidade de vida. A relação entre o colaborador e a empresa é medida por pesquisas anuais de engajamento.

Abertura e transparência são importantes e cada colaborador tem acesso, por e-mail ou pessoalmente, tanto à Diretoria quanto à Presidência, acessíveis também nos programas de comunicação face a face. A empresa mantém dois canais de Ouvidoria aos seus colaboradores: “A palavra é Sua”, para sugestões e reclamações em geral, e “Denúncia”, para relato anônimo de comportamentos que infringem o Código de Conduta da empresa.

Em 2010 e 2011, a Tetra Pak Brasil participou da pesquisa do Guia Você S/A Exame – 150 Melhores empresas para Você Trabalhar, figurando na lista nos dois anos. O guia é resultado de estudo conduzido em parceria pela Editora Abril e a Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo. Das 542 empresas inscritas, 225 foram selecionadas para receber a visita dos jornalistas, com base na avaliação de práticas e questionários respondidos pelos colaboradores. Dessas, as 150 melhores foram listadas na publicação anual. O reconhecimento é, sobretudo, um incentivo para que a companhia continue ouvindo seu público interno, aperfeiçoando seus processos para garantir o engajamento e a felicidade dos colaboradores, primordiais para o sucesso dos negócios.

Política de RH

LA4 | LA5 | HR5

As políticas e práticas de recursos humanos da companhia fomentam a liberdade associativa e de negociação coletiva, apoiando assembleias para a tomada de decisões sobre jornada de trabalho, banco de horas, participação na cooperativa, comissão de fábrica e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Os acordos de negociação coletiva firmados abrangem 100% dos colaboradores. Mudanças operacionais são notificadas com quatro semanas de antecedência.

Perfil dos colaboradores

LA1 | LA2

Número de colaboradores por tipo de emprego 2010 2011
Diretoria 30 34
Gerência 124 128
Chefia/coordenação/supervisão 117 138
Administrativo 341 372
Operacional 572 610
Técnicos 289 329
Terceiros 686 650
Número de colaboradores por tipo de contrato 2010 2011
Estagiários 42 24
Trainees 2 2
Meio-período 0 0
Número de colaboradores por região 2010 2011
Região Sul 332 362
Região Sudeste 1081 1177
Região Centro-Oeste 32 38
Região Nordeste 30 36
Região Norte 0 0
Taxa de rotatividade por gênero (%) 2010 2011
Masculino 86,0% 89,0%
Feminino 14,0% 11,0%
Taxa de rotatividade por faixa etária (%) 2010 2011
Abaixo de 30 anos 37,0% 41,0%
De 30 a 50 anos 55,0% 53,0%
Acima de 50 anos 8,0% 6,0%
Taxa de rotatividade por região (%) 2010 2011
Região Sul 12,0% 10,5%
Região Sudeste 5,2% 8,5%
Região Centro-Oeste 3,1% 10,5%
Região Nordeste 0,0% 2,8%
Região Norte 0 0
Pedro Bizzo, funcionário

Trainee

Além dos programas de estagiários e trainees, já em andamento, a empresa começa em 2012 o programa de aceleração de talentos, que visa suprir internamente necessidades de produção, e a reunião de todos os programas de treinamento (inglês, cursos internacionais junto à Tetra Pak Academy, desenvolvimento de lideranças, técnicos e engenheiros e cursos específicos).

Benefícios

• LA3 | LA11 •

Na área de saúde, a Tetra Pak oferece assistência médica extensiva a dependentes, assistência odontológica, reembolso com despesas de farmácia. Além disso, garante cesta básica mensal, cesta de Natal, kit criança a todos os colaboradores, além de restaurante e transporte gratuitos para os de Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR). Todos os benefícios são levados também aos menores aprendizes. Os estagiários, por sua vez, recebem bolsa-auxílio, plano de saúde e ajuda de custo para transporte e alimentação.

Na área de educação, a empresa pratica o reembolso de parte das despesas com ensino continuado, como idiomas, graduação e pós-graduação, a partir do bom desempenho profissional e da relação do curso com a função que o colaborador exerce.

O Plano de Previdência da Tetra Pak cobre aposentadoria, benefício por incapacidade ou pensão por morte, benefício mínimo e modalidades aplicáveis em casos de desligamento. A estrutura do plano é de contribuição definida: o colaborador tem a opção de aplicar de 1 a 4% de seu salário na contribuição básica e, adicionalmente, de 1 a 8% como contribuição máxima, sendo o limite total de 12%. O empregador entra com 50% da contribuição, no caso de colaboradores com salário superior a 18 unidades previdenciárias (UPs) ou que fazem a contribuição básica e têm salário superior a 12 UPs.

Treinamento e desenvolvimento

• LA10 | LA12 •

No biênio 2010-2011, somente em educação continuada foram 97 bolsistas em 2010 e 85 em 2011, representando incentivos de R$ 343.730 e R$ 256.418, respectivamente.

Além das iniciativas de treinamento, a Tetra Pak avalia anualmente o desempenho de 100% de seu quadro de colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento de carreira.

Treinamento de colaboradores
  2010 2011
  Carga
horária total
Total de
colaboradores
da categoria
Horas por
colaborador
Carga
horária
total
Total de
colaboradores
da categoria
Horas por colaborador
Comportamental 7.031 477  14 8.874 1.121 14
Técnico 30.155 1491  20 12.244 841 16
Internacionais 3.630 73  49 101 6 15
Segurança 10.528 1.369  7 9.264 595  236
Educação continuada e idiomas 79.200 276  286 74.350 314 14
Total 130.544 1.572 83 104.833 1.488 70

Saúde e Segurança no Trabalho

LA7 | LA8 | LA9

A Tetra Pak exerce a livre ação, independente de acordos com sindicatos. Preza pela segurança individual e coletiva de seus colaboradores, por meio de ações e campanhas constantes.

Seguindo uma decisão estratégica da Tetra Pak, o pilar de Segurança está revisando e reforçando a utilização da ferramenta de segurança Proteção, anteriormente chamada de Podar. A atuação também foi estendida e atende todas as fábricas e escritórios da companhia. O objetivo da implantação dessa ferramenta é de que todos os colaboradores recebam o treinamento de modo que se conscientizem da importância da prevenção de acidentes.

Com essa iniciativa, a empresa deixa de usar um indicador reativo, com ênfase na correção, e passa a adotar um indicador preventivo, para evitar a ocorrência de acidentes na fábrica. A adesão tem sido muito boa, embora os treinamentos não tenham ainda atingido todos os colaboradores e prestadores de serviços. A continuidade dos treinamentos deverá acontecer logo após a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Realizada anualmente, a Sipat conta com programação criativa para a conscientização de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças.

Nas duas unidades industriais, diversas campanhas são realizadas periodicamente para promover a saúde e segurança, além da Sipat, promovida anualmente. Em 2010, ocorreram ações específicas para o Carnaval, o Dia da Prevenção de Acidentes e Direção Defensiva. Já em 2011, destacaram-se as campanhas Carnaval, Semana da Saúde e Operação Guardião.

Indicadores de saúde e segurança no trabalho
  Monte Mor Ponta Grossa
Acidentes com afastamento superior a 15 dias 2 3
Acidentes com afastamento inferior a 15 dias 2 1
Acidentes sem afastamento 2 3
Doença ocupacional 0 0
Número de dias perdidos 31 49

Sociedade

EC8

Voluntariado

O Comitê de Voluntariado, instituído na unidade de Monte Mor (SP) e com representantes de diversas áreas, organiza, entre outras, as campanhas do Agasalho, de doação de alimentos e Faça Uma Criança Sorrir, para auxiliar comunidades de baixa renda e instituições de amparo a crianças e idosos.

Doação de leite
Desde 2001, a Tetra Pak apoia a campanha “doe leite”. A cada acesso ao blog http://nutricaopraticaesaudavel.com.br, 50 mililitros de leite longa vida são doados a uma instituição escolhida. A mecânica de doação é detalhada no próprio blog.

Natal sem fome dos sonhos
Desde 2005, a Tetra Pak participa da campanha de arrecadação de alimentos Natal sem Fome dos Sonhos, uma iniciativa da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Para participar, o doador acessa o site www.tetrapak.com.br e envia um cartão de Natal virtual a seus amigos, familiares ou colegas de trabalho. A cada cartão enviado, a empresa entrega 1 litro de leite longa vida para compor cestas básicas, distribuídas em São Paulo, Campinas e Ponta Grossa. No último biênio, 33.000 litros de leite longa vida foram doados.

Festival Parmegiana
O 5º Festival Parmegiana, realizado no pelo Comitê do Voluntariado da Tetra Pak de Monte Mor, alcançou mais uma vez um número significativo de adesões. Foram vendidos 233 convites ao preço de R$ 25 cada. Do total arrecadado (R$ 5.825), o Comitê contabilizou lucro de 85% que foi destinado ao asilo de Monte Mor, beneficiando 33 idosos.

Auxílio em catástrofes
Comprometida com o meio ambiente e com a sociedade, a companhia apoia globalmente programas de auxilio em catástrofes em todo o mundo e aceita visitas em suas instalações para que qualquer interessado possa conhecer de forma transparente a qualidade de seus produtos e serviços.

Responsabilidade socioambiental

Educação ambiental
O Projeto de Educação Ambiental, com 13 anos de atividades, foi reformulado em 2010 devido ao crescimento da demanda. Além da distribuição de 4,5 mil kits de materiais educativos, foi criado o Portal Cultura Ambiental nas Escolas (http://www.culturaambientalnasescolas.com.br), reunindo jogos, área para professores, notícias e artigos técnicos.

Mesmo depois de tantos anos em andamento, o projeto continua recebendo novos materiais. É o caso do filme “Carbono Metano”, realizado por meio da Lei Rouanet de incentivo fiscal, com o objetivo de formar uma série em cada região brasileira, a exemplo da “Amazônia” (episódio lançado em 2011) e do “Cerrado” (próximo filme a ser lançado).

O projeto conta ainda com oficinas para professores. No município de Breves, na Ilha do Marajó (PA), uma parceria com a ONG No Olhar fez com que professores das escolas públicas tivessem a oportunidade de participar das Oficinas Pedagógicas promovidas pela Tetra Pak. Nas oficinas, 40 professores foram orientados sobre como trabalhar os temas em sala de aula e ainda recebem o kit de educação ambiental com cartilhas, livros, vídeo, cartaz e revista. A ação contribuiu com a formação de mais de três mil jovens do ensino fundamental. Em Jarú (RO), em 2010, a oficina contou com 42 participantes, por meio de parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, e representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, recém-criada na cidade.

Proteção da biodiversidade
Fundada em 1987, a Associação Mata Ciliar é uma entidade com sede em Pedreira (SP) e unidades em Jundiaí e Águas de Lindóia (SP), têm recebido apoio da Tetra Pak, através do fornecimento de placas e telhas recicladas para a construção de recintos e de equipamentos para o monitoramento de animais. A entidade desenvolve trabalhos de conservação ambiental e é referência na área de reabilitação da fauna com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e na área de pesquisa com o Centro Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais.

  • Projeto Protegendo a Vida na Amazônia: em dezembro de 2011, a Tetra Pak, em parceria com a ONG Associação Amigos do Peixe Boi, realizou uma expedição de educação ambiental pelo Rio Uatumã, afluente da margem norte do Rio Amazonas (AM). O objetivo é levar informações sobre a preservação da fauna regional, principalmente dos peixes-bois, para cerca de 26 comunidades ribeirinhas, onde vivem mais de 8 mil pessoas. A ação, coordenada por um grupo de profissionais especializados Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos da Vila de Balbina (AM), teve duração de 15 dias. Para apoiar o trabalho, a Tetra Pak disponibilizou um barco regional, totalmente adaptado para atender às necessidades da equipe, que realizou palestras e atividades lúdicas, direcionadas a todos os públicos, com foco na sensibilização de crianças. Além da mensagem sobre a importância da preservação do peixe-boi, foram distribuídos cartilhas e panfletos sobre a importância de tratar corretamente o lixo para evitar a contaminação dos rios.

  • Barco supermercado: em um barco supermercado mantido pela Nestlé, que navega pela região de Belém (PA), a Tetra Pak instalou um ponto de entrega voluntária de materiais reciclados, com educador ambiental, que vai às escolas das cidades ribeirinhas. A iniciativa começou em 2010 com informações básicas e chegou ao final de 2011 com informações sobre reciclagem e outras ações de educação ambiental.
Cultura, educação e esporte
  • (Re)ciclo de Cinema: evento itinerante que realiza a exibição gratuita de filmes com o objetivo de promover a importância e os benefícios da reciclagem junto à comunidade, o (Re)ciclo de Cinema exibe filmes em praça pública nas cidades em que passa, promovendo oficinas de reciclagem para crianças. Em 2011 foram cerca de 20 mil pessoas e 28 mil crianças beneficiadas. O projeto visitou um total de 40 cidades da região Centro-Oeste. Desde o seu lançamento, no início de 2007, o projeto já percorreu mais de 210 cidades de todas as regiões do País.

  • Cena Ambiental: O Projeto Cena Ambiental proporciona teatro itinerante voltado para educação ambiental. O objetivo é levar cultura, lazer e consciência sobre o meio ambiente, por meio do teatro de fantoches. Também transmite dicas e ensinamentos simples que ajudam a crianças e seus familiares a compreenderem sobre a importância da coleta seletiva, reciclagem e preservação ambiental.

    A nova iniciativa da Tetra Pak se apresentou, ao longo de 2011, em 80 cidades da região Sul e Sudeste do Brasil, promovendo integração das comunidades escolares, tratando de forma lúdica a questão da sustentabilidade, levando informações de vital importância sobre o tema para a região por onde o projeto está passando.

    Para tornar a ação mais alinhada com a realidade local, um produtor visita as cidades um mês antes da ação e entra em contato com as principais escolas públicas, órgãos públicos e privados para mostrar detalhes do projeto. Há também uma sondagem com instituições responsáveis pela coleta e destinação do lixo, além de cooperativas de catadores.

    O espetáculo é uma história interativa e bem humorada baseada na educação, meio ambiente, ensinamentos e dicas para as crianças. A apresentação é feita por um grupo de atores performáticos e manipuladores de bonecos e marionetes, que interpretam diversos personagens, como papagaio, tucano, arara e coruja.

    Também é distribuída para cada criança participante uma cartilha interativa com a síntese do espetáculo apresentado, contendo diversos jogos didáticos e interativos
    sobre os temas apresentados e uma caneta reciclada com plástico-alumínio de embalagens da Tetra Pak.

  • Projeto Esculturas Urbanas: oferecer a estudantes de arte, arquitetura e design a oportunidade de desenvolver projetos de escultura ou obras tridimensionais a partir de materiais reciclados. Esse foi o objetivo do Projeto Esculturas Urbanas, que recebeu apoio da Tetra Pak. Em 2011, o evento foi realizado na Praça Victor Civita, em São Paulo, espaço dedicado exatamente à discussão de questões ambientais e da preservação da natureza.

    Por meio da arte, a Tetra Pak incentivou reflexões sobre a temática da sustentabilidade, apresentando uma mostra da diversidade da produção artística contemporânea brasileira. Além do público que foi à praça ver a exposição, o website teve 22.045 visualizações. O projeto contou com a parceria do Instituto Verdescola.


Incentivo ao Esporte

Nos últimos anos, a Tetra Pak consolidou também
sua política de incentivo aos esportes, que representa
grande oportunidade de inclusão social. A empresa apoia as
ações com o objetivo de levar a conscientização ambiental a
diversos públicos. Além disso, o Tetra Pak Open Tennis foi
criado para associar a sustentabilidade, fortemente presente na
conduta corporativa da companhia, com o esporte e a qualidade
de vida. Durante o torneio, além de promover a coleta seletiva
e instalar um Ponto de Entrega Voluntária no clube, a Tetra Pak
proporcionou aos participantes a demonstração do processo de
reciclagem das embalagens longa vida e ações de educação
ambiental especialmente voltadas ao público infantil. Os jogos
realizados em Campinas (SP) foram televisionados pelo canal
BandSports, com cobertura jornalística para o assunto. No
formato de torneio internacional de tênis profissional masculino
e feminino, a competição distribuiu premiação e pontos para
o ranking mundial. No torneio de 2011, participaram jogadores
nacionais e estrangeiros, com supervisão da ATP
(Association of Tennis Professionals), junto
com a ITF (International Tennis Federation)
e CBT (Confederação
Brasileira de Tênis).
amplie
a imagem

Governo

4.12 | 4.13 | EC4 | SO5 | SO6

A Tetra Pak está associada a entidades socioambientais como o Instituto Ethos e é uma das fundadoras do Cempre, cujos princípios mantêm total sinergia com sua Missão, Visão e Valores. Também é associada às Câmaras Sueca e à Americana, devido à importância e representatividade desses órgãos.

Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem): a Tetra Pak é uma das sócio-fundadoras do Compromisso Empresarial para Reciclagem, entidade sem fins lucrativos formada em 1992 por cerca de 30 empresas. O objetivo é promover a reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo e conscientizar a sociedade sobre a importância da redução de resíduos sólidos. Trata-se da mais importante associação sobre o tema na América Latina.

Pacto Global: signatária do Pacto Global, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. Congrega empresas, agências da ONU e a sociedade civil e empresarial para apoiar dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente
e prevenção da corrupção.

Não é mantido qualquer tipo de operações ou acordos com empresas públicas. Diversas políticas – como o Código de Conduta, a Política Anticorrupção, as Políticas de Suprimentos e a Política Brindes – determinam o relacionamento transparente entre colaboradores e representantes do governo, sendo inaceitável o recebimento de pagamentos, entretenimento ou vantagens que possa influenciar uma decisão a ser feita, crie relação de dependência ou não possa se tornar público ou ser falado em público. A orientação interna é de discutir, sempre com antecedência, a aceitação de presentes, pagamentos, benefícios ou entretenimento com superiores e colegas.

A Tetra Pak é membro do projeto da Receita Federal Brasil Linha Azul, que oferece um selo de qualidade de procedimentos aduaneiros e tributários, no âmbito de cadeia logística segura. A companhia não tem pendências com a Receita Federal Brasileira e não foi submetida a regime especial de fiscalização nos últimos três anos.

O sistema corporativo e o controle contábil são informatizados, facilitando a gestão de estoques de mercadoria aos distinguir as de procedência estrangeira e aquelas destinadas a exportação. Todos os controles internos são auditados anualmente por auditoria externa e bianualmente pelo grupo Tetra Laval, de forma a assegurar o cumprimento regular de suas obrigações cadastrais, documentais, e, principalmente, tributárias e aduaneiras.

De acordo com procedimentos internos, a companhia não faz contribuições ou doações a partidos políticos, ocupantes de cargos ou instituições a eles relacionados.

Recursos recebidos do governo (R$ mil)
  2010 2011
Lei Rouanet 4.630 5.868
Patrocínio (Lei nº 8.313/91) - 5.997
Incentivo ao Esporte (Federal) 500 1.400
Incentivo ao Esporte (Estadual) - 200