Colaboradores

GRI G4-DMA Diversidade e igualdade de oportunidades

O crescimento da Aegea é resultado do trabalho dos 2.238 colaboradores ativos comprometidos com a Visão, a Missão e os Valores corporativos. Eles estão distribuídos na sede administrativa em São Paulo (SP) e nas outras 43 localidades onde a Companhia mantém operação. Desse total, 620 são mulheres e 1.795 homens. Para beneficiar esse público, há investimentos contínuos em atração, retenção e capacitação de talentos, o que contribui para a perenidade da Aegea e o desenvolvimento de seus profissionais. GRI G4-10

Perfil dos colaboradores

GRI G4-10 | G4-LA12

Colaboradores por região
  2014 2015
  Mulheres Homens Mulheres Homens
Norte 11 30  19  46
Nordeste  0 0  24  77
Centro-Oeste  275 997  250  908
Sudeste  270 675  312  726
Sul  0 0  15  38
Total  556 1.702  620  1.795

Colaboradores por tipo de contrato
  2014 2015
  Mulheres Homens
 Diretor 29 2 24
 Estagiário 48 33 22
Menor aprendiz 33 26 25
Tempo indeterminado 2.148 559 1.724
Total 2.258 620 1.795

Colaboradores por tipo de jornada
  2014 2015
  Mulheres Homens
Jornada integral (8 horas e 12x36) 2.185 561 1.746
Jornada de 6 horas (estagiários) 45 33 24
Jornada 1/2 período (menor aprendiz) 28 26 25

Colaboradores por força de trabalho
  2014 2015
  Mulheres Homens
Trabalhadores próprios 3.369  620 1.795
Terceirizados 248 62 290
Total 3.652 682 2.085

Colaboradores por gênero e nível funcional
Total Mulheres (%) Homens (%)
Administrativo  569 324 56,94 245 43,06
Gestão 162 42 25,93 120 74,07
Liderança 152 24 15,79 128 84,21
Operacional 1.532 230 15,01 1.302 84,59
Total 2.415 620 100 1.795 100

Colaboradores por nível funcional, por idade (%)
  Total Até 30 anos (%) De 30 a 50 anos (%) Mais de 50 anos (%)
Administrativo 569 63,8 33,74 2,46
Gestão 162 12,35 74,07 13,58
Liderança 152 23,68 64,47 11,84
Operacional 1.532 41,06 50,33 8,62

Diversidade no quadro de colaboradores, por nível funcional (%)
  Total Grupos minoritários
  Deficientes (%) Negros (%)
Administrativo  569  2,46  2,64
Gestão  162 0,62 1,23
Liderança 152  0 0,66
Operacional 1.532 0,85 5,29

Atração e retenção de talentos

GRI G4-DMA Treinamento e educação | G4-DMA Investimentos

A Aegea estabelece diretrizes para atração e retenção de talentos alinhadas ao seu planejamento estratégico e cronograma de expansão. O objetivo é estruturar equipes de alta performance para sustentar o crescimento.

Sempre que possível, prioriza-se a contratação de pessoas locais, porém não antes que todas as possibilidades de promoção interna estejam esgotadas.

A fim de selecionar jovens profissionais para ocupar cargos de liderança no futuro, a Aegea mantém o Programa de Trainee. Com duração de 24 meses, o programa está estruturado nos pilares: treinamento, projeto, orientação e acompanhamento. Dessa forma, os participantes são acompanhados pelos diretores das unidades de negócio e recebem avaliações periódicas de desempenho. Eles adquirem conhecimento técnico sobre o negócio, entendimento sobre ferramentas de gestão e competências para liderança e planejamento, entre outras habilidades.

No ano, 18 jovens selecionados no exercício anterior ingressaram na iniciativa e mais 15 devem iniciar as atividades na Companhia a partir de 2016.

Para as pessoas de 14 a 24 anos que buscam ingressar no mercado de trabalho, a Aegea adota como prática o Jovem Aprendiz.

Remuneração e benefícios

GRI G4-LA13 | G4-DMA Igualdade de remuneração entre mulheres e homens

A valorização do público interno também se manifesta por meio da Política de Cargos e Salários, implantada em 2015, e de acordo com as melhores práticas de mercado. Os profissionais recebem salário fixo e um pacote de benefícios que inclui vale-alimentação, vale-refeição, cesta básica, vale-transporte, auxílio-creche e assistência médica e odontológica extensiva aos dependentes diretos.

  Razão Mulher/Homem (salário base) (%) Razão Mulher/Homem (remuneração base) (%)
Administração 91 93
Gestão 75 76
Liderança 96 92
Operacional 98 85


Desenvolvimento e capacitação

GRI G4-DMA Treinamento e educação | G4-DMA Investimentos

A Aegea é uma fábrica de oportunidades para os colaboradores que almejam evoluir na carreira. Para a sustentação do desenvolvimento desses profissionais, a Companhia empreende uma série de iniciativas.

Em 2014 estruturou a Academia Aegea, um novo modelo de educação corporativa que tem o objetivo de difundir o conhecimento da Empresa sobre os setores de água e saneamento (veja mais). Além dessa estrutura, os funcionários contam com treinamentos e cursos de capacitação geridos pelo Centro Administrativo da Aegea (CAA).

Master of Business Administration (MBA) | Cursos que visam desenvolver a capacidade de liderança dos gestores.

Capacitação | Formação oferecida para a qualificação de profissionais com segundo grau completo que apresentam aptidão para operar uma estação de água. O aperfeiçoamento profissional é realizado por meio da Academia Aegea.

Treinamento comportamental | Capacitação sobre técnicas motivacionais oferecida aos que trabalham diretamente com os usuários. Para os gestores, ainda são dedicados módulos sobre relacionamento com a imprensa e com a comunidade.

Além disso, conforme procedimento estabelecido no Código de Ética e Conduta, todo colaborador deve participar do processo de integração, a fim de garantir o cumprimento das diretrizes da Organização e dos aspectos relacionados à conduta interna. No ano, 764 participaram desse tipo de treinamento, o que representa 31,41% do quadro funcional. Ao todo, foram 40.268 horas de treinamento. GRI G4-HR2

Número de horas de treinamento por ano, discriminado por gênero e nível funcional GRI G4-LA9
  Horas de treinamento Mulheres Homens
Administrativo  10.502 4.911  5.592
Gestão  2.236  733  1.503
Liderança  5.380  420  4.959
Operacional  22.150 3.987  18.163
Total  40.268 10.051 30.217


Média de horas de treinamento por ano por colaborador, discriminado por gênero e nível funcional
  Horas de treinamento Mulheres Homens
Administrativo 4,32 7,83 3,10
Gestão 0,92 1,17 0,83
Liderança 2,21 0,67 2,75
Operacional 9,11 6,36 10,06


3.923
horas dedicadas a treinamentos
com foco em direitos humanos
9,74%
GRI G4-HR2

Usuários

GRI G4-DMA Saúde e segurança do cliente | G4-DMA Rotulagem de produtos e serviços | G4-DMA Privacidade do cliente

A Aegea confere atendimento prioritário em lojas de atendimento e call centers, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e nos canais Fale Conosco, disponíveis nos sites das concessionárias.

Além disso, na unidade de Águas de Matão a Aegea realiza uma pesquisa de satisfação com os clientes. Eles são convidados a preencher um formulário sobre a loja de atendimento comercial e depositá-lo em uma urna, que é aberta mensalmente. Em 2015, o grau de satisfação com o atendimento foi de 70% e a Organização como um todo foi avaliada positivamente por 57% das pessoas. GRI G4-PR5

Comprometida com a saúde e a segurança dos usuários, a Companhia estabelece rígidos controles da qualidade e os mantém em conformidade com a legislação. Mensalmente, são realizadas coleta e análise das águas in natura em represas e poços para o monitoramento da qualidade com base em 32 parâmetros ambientais. Adicionalmente, a cada seis meses, são revisados os critérios da classe II da Resolução nº 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que dispõe sobre a classificação e as diretrizes para o enquadramento dos corpos de água superficiais e estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

Além disso, ciente de que tem uma importância fundamental no cotidiano dos usuários, a Aegea mantém programas voltados a saúde e educação ambiental, como o Programa Saúde Nota 10, desenvolvido em todas as concessões de saneamento do grupo, e o Programa Afluentes, que busca promover a integração entre associações de moradores e a Empresa (veja mais).

A Aegea também tem consciência de sua responsabilidade no tratamento de esgoto para a melhoria da qualidade de vida da população. Por isso, a qualidade do esgoto bruto é periodicamente monitorada para garantir a correção de não conformidades.

Em 2015, a pesquisa de satisfação revelou que 70% dos clientes avaliaram positivamente o atendimento em Águas de Matão

Fornecedores

GRI G4-12 | G4-HR6 | G4-DMA Trabalho infantil | G4-DMA Trabalho forçado ou análogo ao escravo | G4-DMA Direitos dos povos indígenas e tradicionais | G4-DMA Avaliação | G4-DMA Avaliação de fornecedores em direitos humanos

Para a Companhia, a gestão da cadeia de suprimentos vai além da aquisição de produtos, materiais e serviços. Ela busca estabelecer parcerias, por meio das quais são compartilhados valores e princípios de atuação. A cada contrato assinado, o novo fornecedor é orientado para a adequação às leis trabalhistas, tributárias e ambientais. Também são exigidos documentos e premissas que qualifiquem a empresa para a relação comercial.

Além disso, a Aegea realiza vistorias nas obras e conta com o apoio de auditoria interna. Em caso de infração, há o bloqueio de pagamento e até mesmo a rescisão contratual.

Sempre que possível, é priorizada a contratação de fornecedores locais como forma de contribuir para o desenvolvimento regional. Além disso, essa escolha possibilita vantagens como diferenças de alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), melhores prazos de entrega e mais acessibilidade para visitas técnicas.

Todo o processo de compra inclui concorrência entre, no mínimo, três candidatos, que participam de cotações e passam por análise do Setor de Contratos e Medições e da Gestão Administrativa. A aprovação final do fornecedor é em consenso entre um gerente, um diretor, o presidente da concessionária, os diretores ou até os membros do Conselho de Administração. Todas as ações têm como objetivo diminuir ao máximo os riscos de trabalhos escravo e infantil. GRI G4-HR5

As principais empresas que compõem a cadeia de fornecedores da Aegea são fabricantes de materiais para a operação e de materiais de escritório e prestadores de serviços de consultoria técnica. Atualmente, aproximadamente 10 mil fornecedores ativos fazem parte da nossa cadeia em todas as regiões do Brasil. O valor gasto com fornecedores em 2015 é de R$ 695 milhões, referentes a CAPEX e despesa.

Com o objetivo de garantir o desenvolvimento regional, a Aegea prioriza a contratação de fornecedores locais

Governo

O relacionamento entre as concessionárias e os governos locais é estabelecido em contrato. Alinhada ao Código de Ética, a Companhia se posiciona como agente complementar do Poder Público, contribuindo ativamente para elaboração e execução de políticas públicas e projetos específicos (veja mais).

Imprensa

A fim de zelar por sua imagem e reputação, as concessionárias monitoram constantemente as notícias veiculadas na imprensa envolvendo a Companhia. Todo o conteúdo é analisado e classificado como positivo, negativo ou neutro.

Para incentivar a produção de reportagens sobre a importância do saneamento básico, é realizado em Campo Grande (MS) o Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental, que reconhece o papel dos jornalistas na difusão de informações que conscientizem o público sobre os cuidados com a saúde e o meio ambiente.

Na edição de 2015, 65 trabalhos foram inscritos e os autores das melhores reportagens em cada categoria receberam troféu e certificado, além de prêmio em dinheiro. O júri é formado por profissionais com experiência nas áreas de comunicação, meio ambiente e saneamento.

Comunidade

GRI G4-DMA Comunidades locais

As iniciativas promovidas com foco em saúde e educação ambiental, assim como os esforços para a democratização do acesso aos serviços prestados, demonstram o respeito da Aegea pelas comunidades localizadas nas regiões onde mantém operação. Atualmente, todas as unidades de negócio empreendem ações para esse público. GRI G4-SO1

Programas e ações de responsabilidade social

Programa Saúde Nota 10 | Iniciativa que visa despertar o interesse de crianças e adolescentes para temas como saúde, higiene, saneamento, meio ambiente e qualidade de vida. Inicialmente realizado pela Águas Guariroba (MS), já foi estendida a outras localidades em que a Aegea mantém operação. Em 2015, por exemplo, chegou a Pedra Preta (MT), onde atua a Nascentes do Xingu.

Por meio de parceria com secretarias municipais e estaduais de educação e apoiado pela Lei Rouanet, o programa inclui palestras e atividades em sala de aula de acordo com a faixa etária dos alunos. Também há a distribuição de revistas educativas, desenvolvidas especialmente para o programa.

São lançados ainda concursos culturais com o tema Água e Esgoto Tratados: Saúde para Todos. Como reconhecimento, os alunos que conquistam as três primeiras colocações recebem kits com camiseta e squeeze, mochila e bicicleta personalizada.

O encerramento conta com a apresentação de peça de teatro com bonecos, que trata, de forma lúdica, sobre temas abordados no programa. Desde 2006, a ação já atendeu 267 escolas da rede pública e privada, o que beneficiou mais de 223.868 alunos.

Programa Afluentes | Realizado por diversas concessões, o programa incentiva a comunicação entre a Companhia e as comunidades por meio do diálogo com lideranças comunitárias e associações de moradores. Dessa forma, é possível identificar as necessidades regionais e as oportunidades de aprimorar os serviços.

As ações empreendidas no programa incluem visitas às associações de moradores, palestras nos bairros e encontros com representantes da Companhia. Há também reuniões mensais nas concessionárias com a presença da diretoria e de gerentes – oportunidade para apresentar investimentos, esclarecer dúvidas e atender solicitações das comunidades. No período de 2009 a 2015 foram atendidas mais de 21.230 solicitações dos líderes comunitários.

De olho no óleo | Realizada no âmbito do programa Saúde Nota 10, a ação tem o objetivo de conscientizar estudantes sobre os prejuízos ambientais decorrentes do despejo de óleo na rede de esgoto e a destinação correta para a reciclagem desse resíduo. Por meio de gincanas, os alunos são desafiados a arrecadar óleo de cozinha usado, que posteriormente é encaminhado a cooperativas de reciclagem. Em Águas de Mirante, além da ação em escolas, a campanha é desenvolvida em supermercados de diversos bairros da cidade. Em atividade desde 2012, já chegou a 45 estabelecimentos comerciais e 59 instituições de ensino, o que envolveu 14.367 alunos da rede pública, que recolheram mais de 5 mil litros de óleo para reaproveitamento. Em Águas Guariroba, entre 2011 a 2015, a campanha já atendeu 45.867 alunos, que contribuíram para a coleta de 17.378 litros de óleo.

Água solidária | Programa realizado pela Águas Guariroba com o propósito de estender os serviços regulares e legalizados de água e de esgoto às famílias residentes de localidades de extrema pobreza e vulnerabilidade social. Para isso, são oferecidas condições flexíveis para o pagamento de dívidas e a regularização da situação legal aos que se enquadram nos critérios para o cadastro no programa. Por intermédio desse projeto, de 2011 a 2015 foram beneficiados 2.091 clientes.

Estação do saber | Instalação montada pela Águas Guariroba em sua maior Estação de Tratamento de Água, a ETA Guariroba, em Campo Grande (MS). O local apresenta informações e curiosidades sobre saneamento básico, ciclo da água e importância da conservação dos recursos hídricos. Os visitantes também são convidados a conhecer mais sobre o trabalho da Águas Guariroba e a história do saneamento básico na cidade. Para isso, um pequeno museu de hidrômetros expõe diversos tipos de medidores, como a antiga pena d’água, relíquia que data da primeira metade do século XX. Em 2015, a ETA Guariroba recebeu 3.795 visitas e manteve as portas abertas para 120 escolas, universidades, lideranças comunitárias, autoridades e representantes de diversas instituições.

Em 2015, a Estação de Tratamento de Água de Guariroba recebeu 3.795 visitas por meio do programa Estação do Saber

Campanha do agasalho | Ação realizada por colaboradores voluntários das concessões da Aegea, com apoio de empresas, órgãos públicos, líderes comunitários e sociedade civil. Anualmente, são distribuídos pontos de arrecadação de agasalhos em unidades e lojas de atendimento, além de caixas em estabelecimentos parceiros da campanha. O objetivo é ajudar pessoas em situação de extrema pobreza.

Em Campo Grande (MS), os voluntários participam do Arrastão da Solidariedade, uma grande carreata que acontece aos sábados e segue do centro aos bairros de todas as regiões da cidade para aumentar a arrecadação. Para ajudar nesse trabalho, a capivara Guaribinha, mascote da Águas Guariroba, incentiva os voluntários e anima a ação. Desde 2006, o projeto já arrecadou 295.080 peças. Entre 2014 e 2015, a arrecadação foi de 15,5 toneladas de roupas, calçados e cobertores.

Entre 2013 e 2015, também foram arrecadadas 2 mil peças no município de Piracicaba (SP). O projeto passou a ser realizado na Prolagos em 2015, com a arrecadação de mil unidades nos municípios da área de concessão.

Cine Prolagos | Realizado desde 2009, leva a magia do cinema às comunidades de pescadores dos cinco municípios atendidos pela Prolagos. Por meio de sessões gratuitas ao ar livre, o projeto busca despertar a atenção de todos para temas relacionados à preservação ambiental. São estabelecidas ainda parcerias com as secretarias municipais de educação para que os conceitos abordados nos filmes sejam trabalhados nas salas de aula com os alunos. Já foram realizadas oito exibições, que contaram com a presença de 4.203 pessoas.

Corrida das Águas | evento realizado pela Águas Guariroba que faz parte da programação da semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. O objetivo é chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos hídricos e, ao mesmo tempo, incentivar hábitos saudáveis. Os atletas participam da prova de rua em quatro categorias: Feminino 5 km, Masculino 5 km, Feminino 10 km e Masculino 10 km, além de Caminhada 5 km. A edição de 2015 reuniu mil participantes.

Saber Faz Bem | Programa que visa sensibilizar sobre a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação dos recursos naturais para as futuras gerações. Para isso, representantes da Prolagos visitam escolas, universidades, associações de moradores, igrejas e organizações não governamentais (ONGs) e realizam palestras interativas e atividades sobre ciclo da água, saneamento, saúde e consumo consciente. A controlada da Aegea também recebe a população e grupos de estudantes em suas estações de tratamento de água e esgoto para visitas monitoradas e participa de eventos públicos, mutirões de ação global, feiras científicas e fóruns. Desde que foi criado, em 1998, o Saber Faz Bem já responde por 853 palestras, com 23.856 pessoas, e 169 visitas, com 5.211 beneficiados.

Sanear é Viver | Ação desenvolvida pela Águas Guariroba (MS) desde 2009 com o objetivo de orientar professores da rede municipal de ensino sobre a abordagem de assuntos relacionados ao saneamento básico em sala de aula. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e a cada ano docentes de uma disciplina específica são convidados a assistir a palestra sobre saneamento básico e a conhecer as estações de tratamento de Campo Grande (MS). Fazem parte do roteiro o Centro de Controle Operacional, a ETA Guariroba e a ETE Los Angeles. Os professores são desafiados a desenvolver plano de aula que alie saneamento básico ao conteúdo pedagógico de sua disciplina. Os melhores trabalhos são premiados e divulgados no site da concessionária. No período 2009 a 2015, 818 professores visitaram a empresa Águas Guariroba e foram capacitados pelo programa, que também é desenvolvido em Águas de Xingu, onde 167 professores foram beneficiados em 2015.

Atendimento Itinerante | Ação realizada pela Águas Guariroba, Prolagos e Águas de Timon que leva o serviço de atendimento aos clientes até os bairros mais afastados das lojas de atendimento dessas concessionárias. No local, podem ser solicitados todos os tipos de serviços: troca de titularidade, atualização cadastral, segunda via de contas, pedidos de ligações novas de água e de esgoto, instalação de padrão de proteção para hidrômetros, verificação de alto consumo, entre outros. Com o serviço mais acessível, a população de baixa renda dessas regiões tem a oportunidade de regularizar a situação das ligações de água com débitos em aberto. As unidades móveis oferecem condições especiais de negociação, como parcelamentos e descontos em multas e dívidas. Após a regularização, esses clientes passam a contar com a Tarifa Social. Desde 2010, já foram prestados 26.813 serviços à comunidade.

Bolsa socioambiental | Desenvolvido pela Prolagos, o convênio reforça a parceria entre a concessionária e os pescadores em atividade na maior lagoa hipersalina do Estado do Rio de Janeiro, a Lagoa de Araruama. A iniciativa integra o Programa Sentinelas da Laguna de Araruama, desenvolvido pela Câmara Técnica de Pesca do Comitê de Bacias Lagos São João. realizado desde 2013, já beneficiou mais de 500 pescadores.

Piracicaba 100% | Projeto que incentiva a participação da população em ações que fomentam a importância da coleta e do tratamento de esgoto para o meio ambiente e o meio urbano, para a saúde pública e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Entre os objetivos dessa ação destacam-se a mobilização e organização comunitária, a geração de trabalho e renda e a educação sanitária e ambiental. O projeto já foi realizado em 22 bairros de Piracicaba (SP) e contou com 20 mil participantes.

Tarifa Social | Desconto de 50% na tarifa de água e de esgoto concedido às famílias de baixa renda. Foi instituída pela Lei Municipal nº 3.928/2001 e atende ao usuário que, entre outros critérios, apresente renda familiar inferior a um salário mínimo, seja proprietário de apenas um imóvel, destinado à moradia, e consuma até 100 kWh de energia elétrica e 20 m3 de água por mês. Anualmente, todos os beneficiados devem procurar a concessão que os atendem para renovar o cadastro. A fim de ampliar o benefício, as equipes da Aegea identificam e cadastram os usuários que se encaixam nos critérios exigidos por meio dos programas Afluentes e Atendimento Itinerante, entre outros.

Em 2015, a Tarifa Social foi reconhecida pela sua atuação inclusiva no relatório Mercados Inclusivos no Brasil: Desafios e Oportunidades do Ecossistema de Negócios, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Fundação Dom Cabral (veja mais).

Instituto Equipav

A Aegea desenvolve, junto com o Instituto Equipav, iniciativas nas áreas social, ambiental, educacional e cultural. Criado em 2013, o instituto estruturou-se como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e pela condução da maior parte das iniciativas sociais do Grupo Equipav. Para cada projeto são estabelecidos objetivos e definidas metodologias de avaliação de resultados, o que possibilita monitorar seu desenvolvimento ou o reposicionamento do apoio. Em 2015, o instituto investiu R$ 1,8 milhão em ações socioambientais em dezenas de municípios. Entre elas, destacam-se:

Baú das Artes | Programa desenvolvido pela Águas de São Francisco do Sul (SC), com apoio da Lei Rouanet, que oferece apoio pedagógico a professores no trabalho desenvolvido com as crianças. Por meio da medida, as escolas públicas do município recebem armários com cerca de 200 itens, entre jogos, fantasias, fantoches, instrumentos de percussão, brinquedos e materiais de artes plásticas, além de acervo com 300 livros infantis. Em 2015, cinco escolas foram contempladas.

Cinema no Mato | Iniciativa que visa profissionalizar jovens de 14 a 20 anos na área de produção de cinema e vídeo com temas relacionados à preservação do meio ambiente. O projeto piloto foi desenvolvido pelo Instituto Equipav, em parceria com o Ponto de Cultura do município e a Águas de Primavera, concessionária controlada pela Nascentes do Xingu. Em 2015, 60 estudantes foram beneficiados.

Estação Viva | Realizada em Piracicaba (SP), a iniciativa busca engajar os colaboradores em projetos, ações sociais e trabalhos voluntários. As campanhas compreendem apoio ao voluntariado, assistência social, cultura, educação, saúde, ação social com idosos, doação de sangue e narração de história. De 2014 a 2015 foram realizadas 32 campanhas, que beneficiaram mais de 7.676 moradores de comunidades carentes do município.

Escolas Sustentáveis | Programa de educação ambiental realizado há oito anos nas escolas públicas de São Francisco do Sul (SC). Com o apoio de alunos e professores, as unidades participantes passam pelo Diagnóstico Socioambiental Escolar, que orienta ações dedicadas ao respeito à biodiversidade, ao consumo consciente e à alimentação saudável, entre outros temas. Aproximadamente 6 mil pessoas já foram impactadas pela iniciativa.

Os projetos Baú das Artes e Escolas Sustentáveis receberam em 2015 aporte de R$ 285 mil do Instituto Equipav.