Critérios socioambientais

G4-DMA Práticas de compra | G4-DMA Trabalho infantil | G4-DMA Trabalhos forçado ou análogo ao escravo

Buscamos aprimorar continuamente o relacionamento com fornecedores. Para isso, nos amparamos em estrutura normativa que inclui códigos de conduta ética e Políticas de Sustentabilidade e Anticorrupção. Todas as informações requeridas dos fornecedores seguem ainda os princípios do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBOVESPA, e do Dow Jones Sustainability Index (DJSI).

Nossa cadeia de fornecedores é constituída de empresas de diversas áreas de atuação e categorias de produtos e serviços. Em 2016, 2.084 fornecedores homologados ativos, distribuídos em todo o território nacional, efetivamente prestaram serviço para nós. As principais categorias de nossos fornecedores sob o aspecto socioambiental são: vigilância, call center, comunicação de dados e voz, transporte e custódia de valores, cartões, obras civis e serviços e equipamentos de TI. G4-12



Com o Programa de Responsabilidade Socioambiental da Cadeia de Suprimentos, buscamos assegurar as melhores práticas

Em 2016 foi concluído o módulo de homologação de fornecedores, o que resultou em uma ferramenta de gerenciamento mais eficiente de cadastros. Essa metodologia é mais seletiva, trazendo maior eficácia e agilidade ao processo. O gestor de cada área tem autonomia para convidar a empresa desejada a participar do processo, sendo que a decisão de aprovação da homologação é exclusiva do Departamento de Compras. Saiba mais no Anexo GRI

Na ferramenta são abordados aspectos de responsabilidade socioambiental, práticas trabalhistas e trabalhos análogo a escravo e infantil, o que possibilita mitigar riscos com fornecedores considerados críticos do ponto de vista socioambiental.

Com a metodologia de homologação implantada, todos os gestores da atividade passaram a ter visualização do perfil dos nossos fornecedores. Os gestores passam a ter melhor amplitude e acompanhamento on-line do processo, com informações disponíveis sobre o fornecedor (cadastrais, financeiras, comerciais e socioambientais), além de documentos essenciais para a contratação, como contrato social e última alteração, ficha de dados cadastrais e as certidões.

Percentual de fornecedores avaliados sob aspectos socioambientais na homologação

2014

18%

2015

35%

2016

100%

Para o ano de 2017, temos como meta continuar atingindo 100% dos fornecedores.

Encontro CDP
Supply Chain

Como disseminadores da Supply Chain Leadership Collaboration (SCLC), fomentamos nas empresas fornecedoras a gestão e a divulgação das emissões de GEE. A iniciativa está alinhada à estratégia de desenvolvimento da nossa cadeia de valor e conscientiza sobre a importância de se adotarem ações para redução ou compensação das emissões. Em 2016, foram realizados quatro workshops de capacitação, em conjunto com os outros membros brasileiros da iniciativa CDP Supply Chain, a fim de auxiliar os fornecedores na elaboração de seus próprios inventários de emissões de GEE e também nas respostas ao questionário.

14º Encontro de
Fornecedores

Com o objetivo de zelar pelo engajamento dos nossos fornecedores na busca pela sustentabilidade, promovemos anualmente o Encontro Bradesco de Fornecedores. Em 2016, o tema central do evento foi Governança e iniciativas de sustentabilidade e contou com a apresentação do CDP Supply Chain sobre Mudanças Climáticas – Panorama Mundial e Atendimentos Regulatórios, possibilitando às empresas participantes avaliar as tendências de mercado em termos de regulamentação, legislação e ambiente de negócios, a fim de incentivá-las a estabelecer ações preventivas para manterem-se aderentes às melhores práticas de mercado. Nesse encontro, também foram convidadas três empresas parceiras da instituição para compartilharem suas experiências e práticas relacionadas aos aspectos de governança e sustentabilidade, gerando diversas reflexões ao longo do evento, fortalecendo, assim, o relacionamento conosco e proporcionando benefícios para o futuro do planeta e da sociedade.


Para assegurar as boas práticas, lançamos em 2016 o Programa Responsabilidade Socioambiental da Cadeia de Suprimentos, que visa analisar e certificar a sistemática de gestão de responsabilidade socioambiental para assegurar nossas diretrizes. Contratamos uma empresa de auditoria independente que realiza visitas aos fornecedores de categorias críticas com foco socioambiental, abordando temas como saúde e segurança, liberdade de associação, discriminação, remuneração e sistema de gestão. G4-HR4

Mais de 2.000 fornecedores homologados ativos em todo o território nacional prestaram serviços para nós

Ações em Compras 2016

G4-DMA Treinamento e Educação



Negociação:

treinamento direcionado ao Departamento de Compras com foco em processos de negociação e modelos internacionais, tendo como alicerce o strategic sourcing.


Planejamento, Gestão e Operação de Compras:

treinamento com foco no papel de compras como agregador de valor e oportunidades em compras diretas, indiretas, bens de capital e serviços.

Tributação em Compras:

capacitação com o objetivo de preparar os profissionais sobre a visão de tributos, implicações legais e financeiras e tomada de decisão na escolha da melhor aquisição de forma eficaz e segura.

Tabela Dinâmica do Excel:

capacitação para utilização dos recursos da tabela dinâmica, ferramenta que permite agilidade e precisão nas análises que subsidiam a elaboração de relatórios gerenciais e a tomada de decisão no processo de contas.


Symposium Gartner:

iniciativa dedicada à avaliação de novas oportunidades tecnológicas para o mercado corporativo, agregando conhecimento e valor às contratações em Tecnologia da Informação (TI) para o Bradesco.