Com uma Política de Gerenciamento dos Recursos Humanos que valoriza a capacitação e o desenvolvimento pessoal e profissional de todo o nosso público interno, investimos em programas concentrados na Universidade Corporativa Bradesco (UniBrad) e Universidade do Conhecimento do Seguro (UniverSeg). Essa orientação evidencia a nossa vocação de atuar como um banco de carreira, que reconhece nos funcionários uma das principais razões de nosso sucesso e cujas contratações são, preferencialmente, de profissionais em cargos iniciais capazes de se desenvolver para assumir posições hierárquicas superiores ao longo do tempo. O modelo possibilita que todos tenham chance de protagonizar seu crescimento profissional, seja por meio de promoções a novos cargos, seja por movimentações internas. A carreira interna nos distingue. A maioria dos cargos executivos e das funções intermediárias é preenchida por funcionários que evoluíram internamente, refletindo nossa confiança no capital humano. G4-LA10 | G4-DMA Emprego Saiba mais no Anexo GRI

Atuamos como um banco de carreira, com espaço para a ascensão, e reconhecemos nos funcionários uma das principais razões do nosso sucesso

Por intermédio do mapeamento de competências, que envolve todos os profissionais, o Departamento de Recursos Humanos identifica os pontos fortes e as necessidades individuais de desenvolvimento do funcionário, para, então, capacitá-los e torná-los aptos a assumir novos desafios. A Avaliação de Potencial Baseada no Mapeamento de Competências é predefinida e padronizada e, em 2016, envolveu 80.627 funcionários (72,8% do quadro ativo).

O processo de avaliação de desempenho contempla duas dimensões: quantitativa, baseada na definição de metas, considerando indicadores relacionados aos resultados financeiros sustentáveis e às operações; e qualitativa, que inclui eficiência, comprometimento, engajamento e gestão de pessoas – para funcionários que exercem função de liderança. A avaliação de desempenho abrangeu, no ano, 75.310 funcionários (66% do quadro). G4-LA11

Para a Alta Administração e profissionais até a primeira linha de administração nas áreas de negócio, o modelo de avaliação de desempenho está baseado na gestão por objetivos e metas. Os resultados financeiros esperados, geral e por área de negócio, são estabelecidos, anualmente, por áreas independentes e homologados pelo Conselho de Administração. Esses resultados são acompanhados mensalmente por meio de indicadores e apresentados ao Conselho de Administração, visando garantir a sustentabilidade dos negócios.

Esse processo é transmitido aos demais níveis hierárquicos, com ênfase no diálogo entre gestores e equipes, para alinhamento das metas. Na pesquisa de clima interno realizada em 2016, 82% dos funcionários declararam estar satisfeitos em relação à clareza com que os líderes transmitem suas expectativas. Nos últimos anos, o reconhecimento em diversos rankings, processos de reconhecimento, levantamentos e estudos demonstram que estamos no caminho certo.

Nossa meta para 2017 é manter ou aprimorar políticas para o público interno, atentos aos nossos objetivos estratégicos, compartilhando com todos os nossos funcionários e colaboradores a satisfação e a importância de estarmos incluídos em índices pautados na qualidade das relações e do ambiente de trabalho.

Saúde, segurança e bem-estar

Um dos pilares de nossa estratégia de gestão de pessoas é a dimensão Cuidar, que traduz nossa atenção à saúde, à segurança e ao bem-estar de cada um dos funcionários. Assim, sublinhamos as premissas de estimular o bom relacionamento entre todos, manter o ambiente de trabalho seguro e saudável e propiciar condições para níveis ótimos de desempenho e produtividade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais, oferecendo condições para o equilíbrio entre trabalho, saúde e família.

A base para cuidar das pessoas está fundamentada no conceito de Saúde Integral, que contempla, além da perspectiva ocupacional, todos os aspectos capazes de impactar o bem-estar físico, mental e emocional. Promovemos, assim, de forma contínua, a melhoria das condições de segurança e de promoção da saúde dos funcionários e colaboradores.

Adotamos o conceito de saúde integral, no âmbito do qual mantemos programas como o Viva Bem, o de apoio ao empregado e o canal Lig Viva Bem

Desde a contratação, nossos funcionários recebem informações e orientações sobre posturas adequadas à manutenção da saúde e melhoria na qualidade de vida. Todos recebem, no ato da admissão, um kit de recepção contendo nossos Manuais Internos de Procedimentos, Regulamento Interno, Código de Conduta Ética, Cartilhas de Inclusão Social, Manual de Exercícios Físicos para Relaxamento e Dicas de Segurança Pessoal, informações que reforçam o cuidado que temos com nosso quadro.

Os funcionários passam por exames médicos ocupacionais a cada 120 dias e por exames complementares, quando necessário, para evitar e/ou identificar quaisquer problemas e, assim, adotar medidas preventivas. Promovemos ainda campanhas especiais de vacinação.

Veja a seguir os dados e a meta relacionados a saúde, segurança e bem-estar ocupacional:

Percentual de funcionários vacinados contra gripe
2014 2015 2016 Meta para 2017
62,2% 62,5% 63,3% 65,0%
Percentual de funcionários cobertos pelo plano de saúde
2014 2015 2016 Meta para 2017
100% 100% 100% 100%

Somos membro ativo do Conselho Empresarial Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS (CEN), que tem por objetivo promover e fortalecer o combate à epidemia no ambiente de trabalho, disseminando informações sobre maneiras seguras de evitar a infecção pelo vírus HIV a uma parcela considerável de trabalhadores, seus familiares e à comunidade em geral.

Para nós, é fundamental que os funcionários equilibrem vidas profissional e pessoal. Reforçando esse objetivo, mantemos o Programa Viva Bem, com diversas ações que visam contribuir para o bem-estar de nossa equipe. Iniciado em 2012, o programa promove iniciativas como Gestação Saudável, Orientação Nutricional e estímulo à prática de atividades físicas por meio de parceria com academias, estimulando o protagonismo do funcionário na gestão de sua saúde, ampliando o conhecimento nessa área e favorecendo a mudança de estilo de vida.

Por meio da Unibrad, são oferecidos diversos cursos que estimulam a ampliação de consciência sobre a importância da atenção à saúde e ao bem-estar. Com o canal Lig Viva Bem, nossos funcionários e seus dependentes contam com o Programa de Apoio ao Empregado, que oferece assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, com ligações gratuitas e 100% confidenciais. O atendimento é feito por profissionais especializados, fornecendo orientação psicológica, social, jurídica, financeira e nutricional, entre outras.

Desde 2013, conduzimos também a Sipat Digital. Trata-se de um projeto pioneiro, que vem sendo inovado a cada ano. Ele estimula o equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional e a produtividade, além de reforçar os cuidados com a segurança no trabalho. Incentiva ainda a qualidade de vida e a manutenção de um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e feliz.

A partir de 2014 revisamos nossa estratégia de saúde e segurança, adotando diretrizes fundamentadas na Organização Internacional do Trabalho (OIT), reafirmando o compromisso com a melhoria contínua do ambiente, condições e relações de trabalho dos funcionários. Desde então, diversos processos foram revistos e novas soluções foram implementadas. O novo Sistema de Gestão de Saúde e Segurança, por exemplo, é uma clara evolução no fortalecimento desse propósito e vem permitindo uma atuação mais efetiva no monitoramento dos indicadores e na criação de ações para sua melhoria.

Cientes da importância das lideranças na promoção de saúde e bem-estar dos funcionários, em 2016 lançamos um programa de desenvolvimento específico para fortalecimento dos gestores na criação de ambiente saudável, seguro e cooperativo. Foram realizadas 28 sessões envolvendo mais de 600 líderes em posições gerenciais.

Unibrad

G4-DMA Emprego | G4-DMA Treinamento e Educação

A Universidade Corporativa Bradesco (UniBrad), lançada em 2013, tem como missões promover a educação para a excelência profissional e a mobilidade social e tornar-se referência em formação de competências e lideranças, fortalecendo o valor da marca e o compromisso social para a perpetuidade dos nossos negócios.

A UniBrad, por sua essência, assegura que o sistema de Educação Corporativa dedique esforços para atender às estratégias organizacionais, de modo que a participação do funcionário torne-se determinante para a sua carreira e para os resultados da Organização, criando condições para que seus objetivos individuais e coletivos sejam alcançados.

Em 2016, consolidou a Escola Digital, iniciativa destinada à expansão e à disseminação de conceitos e competências necessários para impulsionar a tendência de digitalização dos negócios bancários em todos os seus aspectos. Atualmente, contamos com dez unidades que planejam ações educativas a partir de estratégias corporativas vinculadas ao desenvolvimento de competências, com abordagem integrada.

Outras ações de destaque, em 2016, foram os lançamentos da Trilha de Cidadania e Sustentabilidade e da Trilha de Liderança, como fonte de desenvolvimento de todos os níveis internos de liderança. Essa última foi apoiada pela Plataforma Lidera (portal e aplicativo), uma comunidade on-line para nossos líderes que disponibiliza diversas soluções de aprendizado para os profissionais em forma de curso.

A UniBrad também foi essencial para o sucesso da integração dos funcionários vindos do HSBC Brasil, especificamente nas soluções dedicadas a esse fim, que tiveram mais de 12 mil participações no ano.

Por meio da UniBrad, também são disponibilizados treinamentos ao público em geral, como o Capacitação Interna de Educação Financeira, Educação Financeira para Aposentados, Educação Financeira para Jovem até 17 anos, Educação Financeira para o Empreendedor, Capacitação de Multiplicadores da Educação Financeira e Educação Financeira em Escala. Todos os cursos estão disponíveis em nosso site.

No âmbito da Escola de Cidadania e Sustentabilidade, a UniBrad consolidou, em 2016, sete novas trilhas de aprendizagem: Educação Financeira para Líderes; Educação Financeira em Suas Mãos; Mottainai e Planejamento Financeiro; Mottainai: Eliminando o Desperdício de Dinheiro; Suas Escolhas, Seu Futuro; Planejamento Financeiro e Educação Financeira e Finanças Pessoais – as duas últimas abertas ao público externo.

Veja a seguir os dados relacionados às participações em treinamentos:

Escolas da UniBrad
  • Negócios
  • Identidade organizacional
  • Excelência operacional
  • Cidadania e sustentabilidade
  • Inteligência de negócios
  • Relacionamento com cliente
  • Segurança e solução operacional
  • Gente
  • Liderança
  • Digital
Quantidade de Cursos Por Funcionário/Ano Período 
2014 (%) 2015 (%) 2016 (%)
1 9,7 12,7 10,3
2 9,3 10,8 8,4
3 9,1 9,9 7,7
4 9,0 9,1 8,1
5 8,4 8,1 8,4
6 7,0 6,9 7,7
7 6,3 6,0 6,9
8 5,4 5,3 6,1
9 4,6 4,4 5,2
10 3,9 3,8 4,4
11 3,2 3,2 3,6
12 2,7 2,7 3,5
13 2,4 2,1 2,7
14 2,0 1,8 2,4
15 1,6 1,4 2,0
16 1,4 1,2 1,5
17 1,1 1,0 1,3
18 1,0 0,8 1,0
19 0,8 0,7 0,9
20 0,8 0,6 0,8
> 20 10,1 7,5 7,0

Para 2020, a meta é que 80% do quadro de funcionários participem de no mínimo quatro cursos por ano.

Participação em cursos e palestras presenciais e não presenciais

Número médio de horas de treinamento.


homem



73 Diretoria
25 Supervisão/Administrativo
83 Superintendência
11 Operacional
27 Gerência
21 Total

mulher



42 Diretoria
26 Supervisão/Administrativo
201 Superintendência
8 Operacional
23 Gerência
19 Total
Recursos investidos em treinamento (R$ milhões)
2016 175,6
2015 145,1
2014 144,7
2013 126,8
2012 132,6
2011 161,4

Universeg

G4-DMA Emprego | G4-DMA Treinamento e Educação

Criada em 2014, a Universidade do Conhecimento do Seguro (UniverSeg) segue as nossas diretrizes corporativas e dedica-se à gestão do conhecimento, tendo como objetivo principal capacitar funcionários e corretores para um mercado cada vez mais competitivo e que exige constante agilidade e renovação na busca por melhores resultados. Inclui, assim, diversas ações e iniciativas com o propósito de aprimorar o conhecimento técnico e pessoal, além de promover um ambiente que dissemine a cultura do seguro.

As diferentes trilhas de aprendizagem aplicadas nas capacitações visam ao aprimoramento de competências essenciais à função e são baseadas no Mapeamento de Competências e no conhecimento técnico necessário para o desempenho das atividades. Alinhadas ao objetivo estratégico da perspectiva Aprendizado e Crescimento referente ao mapa estratégico da área, a UniverSeg criou em 2016 trilhas de aprendizagem que contam com abordagens técnicas, operacionais, estratégicas e de gestão de negócios, pessoas e resultados, disponíveis para a área comercial e todas as demais do Grupo Bradesco Seguros.

Em parceria com a Universidade Corporativa Bradesco (UniBrad), são ofertados programas que visam ao desenvolvimento e/ou ao aprimoramento de competências essenciais das lideranças, com foco na sucessão, na sustentabilidade dos negócios e nos resultados, entre eles o Elos, Coaching e Mentoring, além de programas em parceria com entidades renomadas como a Fundação Instituto de Administração (FIA), a Fundação Getulio Vargas (FGV) e IESE/ISE, entre outras.

Destaca-se, no âmbito das ações realizadas, a 7ª edição da Maratona do Conhecimento, um programa que incentiva os aprimoramentos pessoal e profissional; o MBA in company presencial e on-line, direcionado à gestão de negócios com ênfase em seguros; e o Programa de Desenvolvimento de Líderes.

Em 2016, as ações de capacitação presenciais e on-line para funcionários e corretores registraram 136.625 participações, 68.835 presenciais e 67.790 remotas, representando um total investido de R$ 15.123 milhões.

Houve crescimento de 29% na participação dos cursos on-line, comparado ao ano anterior, resultado que confirma que o ensino a distância ganha cada vez mais espaço a partir da necessidade de atualização dos funcionários.

Para 2017, buscamos revisitar os Programas de Formação da Rede para ampliar a aderência à nossa estratégia, sedimentar a trilha de liderança e potencializar o mindset de inovação, impulsionando a transformação digital, dedicando energia para potencializar a experiência e o relacionamento do cliente na ponta e conscientizar a respeito das relações humanas e da importância da manutenção da qualidade de vida.

Voluntariado

O Programa de Voluntariado estimula e apoia os funcionários no exercício da cidadania em atividades de cunho transformador, realizadas em comunidades de todo o Brasil, proporcionando oportunidades para que atuem de forma positiva para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades nas quais estão inseridos, priorizando aquelas com grau acentuado de carência socioeconômica.

Entre as diretrizes do programa estão a de incentivar a realização de ações voluntárias que desenvolvam habilidades e competências, proporcionando benefícios a todos os envolvidos, e a de estimular e apoiar os funcionários para o exercício da cidadania, respeitando aptidões e desejos, mobilizando-os para ações que contribuam para a redução das desigualdades sociais.

Desenvolvida com a colaboração de representantes de diversas áreas internas, a iniciativa é gerida pelo Departamento de Recursos Humanos e conta com um fluxo de atuação que nos conecta a voluntários e sociedade. Essa atuação permite aprimorar o senso de coletividade, a responsabilidade social e o desenvolvimento de competências que podem contribuir para a evolução pessoal e profissional do funcionário e para a sustentabilidade dos negócios. Ao fim do ano, 16.168 pessoas estavam cadastradas em nosso Portal Voluntários.

No âmbito do Dia Nacional de Ação Voluntária (DNAV), foram mobilizados 17.347 voluntários, entre funcionários de diversas áreas, alunos, professores e colaboradores da Fundação Bradesco, que prestaram mais de 255 mil atendimentos e coletaram 124.662 produtos, doados a 150 instituições sociais.

Foto Voluntariado
Mais de 17 mil voluntários foram envolvidos nas iniciativas do Dia Nacional de Ação Voluntária

Na quarta edição do Voluntários MAIS, os participantes praticaram ações de voluntariado envolvendo os temas de Sustentabilidade, Qualidade de Vida e Educação Financeira. Participaram dessa ação 1.081 voluntários de 14 cidades em quatro estados, de três regiões do País, dispostos em 29 equipes ou na categoria de atuação individual, beneficiando 19 instituições e mais de 4.900 pessoas.

Foram ainda empreendidas outras ações como a nova edição do Aprender para o Bem, com oficinas sobre temas sugeridos pelos voluntários; a 3ª Campanha Nacional pela Doação Voluntária de Sangue, com a adesão de funcionários, familiares e amigos; e a Campanha do Agasalho, que resultou na arrecadação de 7.492 peças.

Integração

Um dos principais fundamentos pelos quais manifestamos interesse em adquirir o HSBC Brasil foi o qualificado capital humano da instituição, já que primamos pelas pessoas e reconhecemos nelas uma das maiores razões do nosso sucesso. Assim, incorporamos à nossa cultura todos os que manifestaram desejo de integrar o time, o que representou 99,6% do quadro do HSBC Brasil.

Durante o processo de integração, nossa equipe de Recursos Humanos esteve atenta para garantir que a cultura e a política do banco adquirido fossem compreendidas e respeitadas. Foi formada uma equipe temporária cuja missão era tratar da gestão operacional da transição. Os profissionais também passaram por estudos de adequação de cargos, o que significou iniciar o planejamento de suas carreiras de acordo com a nossa estrutura, integrando-os ao nosso singular modelo de carreira interna.

A experiência adquirida nas mais de 40 aquisições anteriores evidencia que a integração de pessoas e culturas é altamente positiva e contribui para o nosso contínuo sucesso.

No decorrer do processo de integração, buscamos assegurar o respeito e a compreensão à cultura e à política adotadas no banco adquirido
Automação bancária

A automação bancária no Brasil é reconhecida como uma das mais bem-sucedidas do mundo, cuja evolução, ao longo dos anos, também repercutiu positivamente nas relações do trabalho.

As mudanças foram acompanhadas pela natural adaptação dos bancários às novas formas de atendimento e produção, proporcionando uma percepção inovadora sobre a importância do desenvolvimento de competências e da educação continuada – aspectos que caracterizam a qualificação do profissional do setor. Há ainda as facilidades proporcionadas por soluções digitais, que auxiliam e intensificam a eficiência de processos para funcionários e clientes.

Nossa visão sobre o tema, formalizada nas Declarações Estratégicas para o Gerenciamento dos Recursos Humanos, se compromete a promover os constantes desenvolvimento e aperfeiçoamento das potencialidades técnicas e comportamentais dos funcionários e disponibilizar mecanismos favoráveis que lhes permitam administrar seu plano de crescimento, pessoal e profissional, a fim de garantir a melhoria contínua dos processos de gestão.

Clima

Proporcionamos aos colaboradores um ambiente ético, saudável e seguro, propício aos desenvolvimentos pessoal e profissional. Nosso objetivo é promover e valorizar a transparência, o respeito e a confiança, a fim de garantir um clima organizacional motivador e desafiador. Tanto que estamos sempre atentos às oportunidades de aperfeiçoamento de práticas. Nos últimos anos, o reconhecimento em diversos rankings, levantamentos e estudos demonstra que estamos no caminho certo.

Integramos em 2016, pelo 18º ano, a relação do Guia Você S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar. A publicação destacou aspectos como o massivo investimento em educação corporativa e o amplo leque de benefícios oferecidos aos funcionários.

Mais uma vez, em 2016, fomos eleitos uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil em pesquisa elaborada pelo Great Place To Work Institute (GPTW), publicada em edição especial da revista Época. Classificamo-nos entre as 30 Melhores do Brasil, recebendo destaque pelos 17 anos em que constamos no ranking. Ainda pelo GPTW, conquistamos no ano o terceiro lugar entre as Melhores Empresas para Trabalhar em Barueri e Região.

Além disso, pelo 11º ano consecutivo, fomos destaque na pesquisa As Melhores na Gestão de Pessoas da revista Valor Carreira, realizada pelo jornal Valor Econômico.

Pelo nono ano consecutivo, figuramos ainda na lista das Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDHO), com destaque na categoria Governança. Fomos reconhecidos, pelo sétimo ano consecutivo, como uma das 10 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas, em pesquisas realizadas pela revista Gestão RH.

Fomos eleitos uma das Melhores Empresas em Cidadania Corporativa, destacados na dimensão Diversidade e Inclusão Social, além de termos sido escolhidos como A Empresa Mais Admiradas pelos RHs 2016, em pesquisas realizadas pela revista Gestão RH.

Foto apoio ao esporte
Tradição de apoio ao esporte foi motivadora para o patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016

No III Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, nossa cultura organizacional inclusiva foi destaque.

No prêmio Top of Mind de RH 2016, fomos uma das cinco empresas mais lembradas em votação realizada pelos profissionais de Recursos Humanos, na categoria Educação Corporativa/E-Learning, e homenageados pela ABRH-Brasil. Já a UniBrad foi homenageada com o prêmio Learning & Performance Brasil, pelas práticas de alta performance em e-learning.

Recebemos ainda destaque como uma das três melhores empresas no Prêmio Nacional de Qualidade de Vida, conduzido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida, que visa reconhecer os programas de promoção de saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo que se distinguem pelas boas práticas e efetividade nas suas ações.

Proporcionando um ambiente de trabalho adequado e por meio do aprimoramento de talentos, incentivando a formação educacional e mantendo uma estrutura organizacional justa e dinâmica, procuramos oferecer condições para que cada funcionário possa crescer e construir uma sólida carreira a partir de uma política de relacionamento marcada pelo respeito e pela valorização.