Estrutura de Governança

Assembleia de Acionistas
Conselho de Administração Conselho Fiscal
Diretoria-Executiva Auditoria Interna, Comitê de Auditoria, Comitê de Controles Internos e Compliance, Comitê de Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital, Comitê de Conduta Ética, Comitê de Remuneração, Comitê de Nomeação, Comitê de Sustentabilidade Secretaria de Governança  
Diretoria Regional, Diretoria, Diretoria Departamental      
Foto Fachada Escritório Bradesco
É realizado rodízio de funções entre os conselheiros para aquisição de novos conhecimentos

Nossa governança está estruturada na Assembleia Geral de Acionistas, no Conselho de Administração e na Diretoria-Executiva. A Assembleia Geral de Acionistas é soberana no processo de tomada de decisão na Sociedade, com poderes para decidir sobre quaisquer negócios relativos ao nosso objeto social e eleger os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

A presença de ex-executivos no Conselho de Administração reforça a nossa política de carreira interna. A experiência dos conselheiros advém também do sistema de rodízio de funções aos quais são submetidos durante o período em que foram executivos, por meio do qual é adquirido conhecimento em diversas áreas internas, contribuindo para o enriquecimento das discussões estratégicas, com diversas experiências para as decisões colegiadas.

A Política de Nomeação de Administradores está comprometida com aspectos de diversidade e igualdade de gêneros, respeitando processos de indicação de candidatos para possíveis vagas no Conselho de Administração e na Diretoria.

Mantemos uma série de políticas, entre elas a de Nomeação de Administradores, comprometidas com a diversidade e igualdade de gêneros

Conselho de Administração

O órgão baseia sua atuação no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e nas diretrizes da Securities and Exchange Commission (SEC). Também é acompanhado por órgãos reguladores, como o Banco Central do Brasil (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Suas atribuições estão estabelecidas no Estatuto Social e em nosso Regimento Interno.

É integrado por oito conselheiros, que se reúnem ordinariamente a cada trimestre e extraordinariamente sempre que necessário, todos conscientes dos benefícios resultantes da adoção de boas práticas e comprometidos com o aprimoramento delas, garantindo processos efetivos e independentes de gestão de riscos e controles internos.

Eles têm mandatos unificados de um ano e escolhem entre si o presidente e o vice-presidente, sendo que o presidente não atua como CEO, como determina o Estatuto Social.

Ao fim de 2016, o órgão estava assim composto:

No âmbito dos Comitês Executivos, dotados de regimento próprio e encarregados de assessorar a Diretoria, as decisões relevantes são discutidas de forma colegiada

Lázaro de Mello Brandão – Presidente (membro externo e ex-executivo)

Luiz Carlos Trabuco Cappi – Vice-Presidente (membro interno – CEO)

Denise Aguiar Alvarez – Membro externo

João Aguiar Alvarez – Membro externo

Carlos Alberto Rodrigues Guilherme – Membro externo e ex-executivo

Milton Matsumoto – Membro externo e ex-executivo

José Alcides Munhoz – Membro externo e ex-executivo

Aurélio Conrado Boni – Membro externo e ex-executivo

Essa composição corrobora nossa preferência em priorizar, para o cargo de conselheiro, ex-executivos com vários anos de experiência e capacidade de focar com maior conhecimento as diretrizes para um planejamento estratégico alinhado à nossa cultura.

Diretoria

Eleita pelo Conselho de Administração, nossa Diretoria possui mandato de um ano. Seus membros podem ser reeleitos e têm como principais funções administrar e representar a Sociedade, além de traçar e monitorar a execução da orientação estratégica estabelecida pelo Conselho de Administração. Tem como diretor-presidente o Sr. Luiz Carlos Trabuco Cappi e como CFO o Sr. Alexandre da Silva Glüher.

As reuniões ordinárias da Diretoria-Executiva ocorrem semanalmente e as extraordinárias, sempre que necessário.

Comitês

Dos sete comitês que assessoram o Conselho de Administração, dois são estatutários (Auditoria e Remuneração) e cinco são não estatutários (Conduta Ética, Controles Internos e Compliance, Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital, Nomeação e de Sustentabilidade). Eles são coordenados por um membro do Conselho de Administração, exceto o Comitê de Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital e o Comitê de Sustentabilidade, para os quais o Conselho optou por nomear como coordenadores executivos responsáveis por áreas relacionadas. Os mencionados comitês foram constituídos pelo próprio Conselho de Administração, que também estabelece suas atribuições.

O diretor-presidente e a Diretoria-Executiva são assessorados por diversos Comitês Executivos, em que as decisões relevantes são discutidas colegiadamente nessas instâncias, as quais possuem regimento próprio, com atribuições, composição e frequência das reuniões. Os processos decisórios são de conhecimento amplo e envolvem várias áreas internas.

Auditoria: assessora o Conselho de Administração em suas atribuições relacionadas ao acompanhamento das práticas contábeis adotadas na elaboração das demonstrações financeiras da Sociedade e de suas controladas e na indicação e avaliação da efetividade da auditoria independente.

Remuneração: tem como objetivo assessorar o Conselho de Administração na condução da Política de Remuneração dos Administradores, elaborando a Política de Remuneração, propondo ao Conselho de Administração o montante global anual da remuneração dos administradores e revisando anualmente essa política, sugerindo eventuais correções ou aprimoramentos.

Conduta Ética: propõe ações quanto à disseminação e ao cumprimento dos Códigos de Conduta Ética da Organização Bradesco, corporativo e setoriais, e das regras de condutas relacionadas aos temas anticorrupção e concorrencial, de modo que assegure sua eficácia e efetividade.

Controles Internos e Compliance: dá suporte no desempenho das atribuições do Conselho de Administração relacionadas a estratégias, políticas e medidas para a difusão da cultura de controles internos, mitigação de riscos e conformidade com normas aplicáveis.

Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital: seu papel é assessorar o Conselho de Administração no desempenho de suas atribuições na gestão e no controle dos riscos e do capital.

Nomeação: constituído em abril de 2016, este comitê auxilia o Conselho de Administração na condução da política de nomeação de administradores, bem como nos assuntos relacionados aos processos de sucessão.

Sustentabilidade: dá suporte ao Conselho de Administração no desempenho de suas atribuições relacionadas ao fomento de estratégias de sustentabilidade, incluindo o estabelecimento de diretrizes e ações corporativas e conciliando as questões de desenvolvimento econômico com as de responsabilidade socioambiental.

Secretaria de Governança

A Secretaria de Governança, oficialmente denominada Secretaria-Geral, é um departamento subordinado ao Conselho de Administração, mas que, no seu dia a dia, também assessora a Diretoria-Executiva.

Dentre as suas atribuições, destacam-se:

  • Controlar a agenda de compromissos de oito conselheiros de administração e 23 diretores-­executivos
  • Administrar o Blog da Presidência, principal elo entre o presidente e os funcionários
  • Coordenar e instruir todo o processo das assembleias de acionistas
  • Assessorar o Conselho Fiscal, por meio do controle da agenda e da confecção de atas de reuniões
  • Assessorar diretamente os Comitês Executivos de Divulgação e de Governança Corporativa
  • Realizar a gestão das atas dos Comitês subordinados ao Conselho de Administração
  • Assessorar o relacionamento institucional
  • Tratar questões relativas à governança corporativa, com proposituras e implementações
  • Divulgar Aviso aos Acionistas, Comunicados ao Mercado e Fatos Relevantes
  • Realizar a gestão da página de governança corporativa no site de Relações com Investidores

Processo sucessório

O processo de indicação e nomeação de candidatos para vagas no Conselho de Administração e na Diretoria é conduzido pelo Comitê de Nomeação, com base na Política de Nomeação dos Administradores, formalizada em abril de 2016. Para isso, são considerados:

  • Cultura organizacional, por meio da qual os cargos devem ser ocupados por profissionais altamente qualificados e identificados com os nossos valores, e que, preferencialmente, tenham trilhado carreira na Organização
  • Rodízio de funções capaz de proporcionar aos executivos oportunidades de desenvolvimento, preparando-os para assumirem novos desafios e responsabilidades, em reforço ao sistema de carreira interna
  • Processo de avaliação permanente para a nomeação e sucessão dos administradores, de maneira que permita que a indicação de candidatos seja realizada observando critérios de meritocracia
  • Aspectos de diversidade, como gênero, raça e etnia, são respeitados no âmbito da indicação de candidatos para o preenchimento de vagas na Diretoria e no Conselho de Administração
  • Nomeação de Administradores em conformidade com a legislação, as normas e os regulamentos que disciplinam o assunto

Governança corporativa nas subsidiárias

A fim de garantir uniformidade nas práticas de governança corporativa, a Diretoria das controladas também é composta de nossos executivos. Naquelas em que há Conselho de Administração, ele é formado basicamente por conselheiros do Banco. A interdependência entre os órgãos da controladora e das controladas assegura sinergia de estratégia e práticas corporativas.

Nas reuniões ordinárias da Diretoria, que contam com a participação dos membros do Conselho de Administração, os executivos responsáveis pelas subsidiárias reportam periodicamente o planejamento e os resultados à Alta Administração, de modo que haja alinhamento entre o plano estratégico da controladora e suas controladas.

Os comitês que se reportam ao nosso Conselho de Administração possuem escopo de atuação que abrange todo o conglomerado Bradesco, desempenhando, portanto, papel de assessoramento aos órgãos de Administração das subsidiárias. O mesmo ocorre com nosso Conselho Fiscal, que tem entre suas atribuições a fiscalização das atividades de todo o conglomerado.

De maneira a cada vez mais aprimorar a governança corporativa das subsidiárias, em 2016 a estrutura da Bradesco Saúde foi alterada visando aderir às melhores práticas de mercado. Assim, foi constituído um Conselho de Administração composto de sete membros, com presença de conselheiro independente e manutenção de reuniões ordinárias trimestrais. A Diretoria-Executiva operacionaliza as estratégias traçadas pelo Conselho. Como assessores, foram constituídos os seguintes comitês próprios, todos subordinados ao Conselho de Administração:

  • Comitê Estratégico
  • Comitê de Auditoria
  • Comitê de Risco
  • Comitê de Controles Internos e Compliance

A empresa conta também com Conselho Fiscal permanente constituído por três membros efetivos e três suplentes. Seu arcabouço documental referente à governança corporativa inclui Estatuto Social, Código de Conduta Ética, Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e Regimentos do Conselho Fiscal, do Conselho de Administração e dos Comitês.

Há interdependência entre nossa Diretoria e nosso Conselho de Administração e os órgãos equivalentes das controladas, de forma que potencialize a sinergia de estratégias

 

Organograma Societário

Entidade origem Participação Entidade Destino
BBD PART. S.A. (ADMINISTRADORES/FUNCIONÁRIOS) 53,70% ON. 26,07% TOTAL NOVA CIDADE DE DEUS
NOVA CIDADE DE DEUS 0,15% ON. 0,08% TOTAL NCF
NOVA CIDADE DE DEUS 45,18% ON. 45,18% TOTAL CIDADE DE DEUS
FUNDAÇÃO BRADESCO* 46,30% ON. 10,00% PN. 73,93% TOTAL NOVA CIDADE DE DEUS
FUNDAÇÃO BRADESCO* 33,41% ON. 33,41% TOTAL CIDADE DE DEUS
FUNDAÇÃO BRADESCO* 25,13% ON. 100,00% PN. 60,41% TOTAL NCF
FUNDAÇÃO BRADESCO* 17,07% ON. 8,55% TOTAL BANCO BRADESCO
FAMÍLIA AGUIAR 21,41% ON. 21,41% TOTAL CIDADE DE DEUS
CIDADE DE DEUS 48,46% ON. 0,02% PN. 24,30% TOTAL BANCO BRADESCO
CIDADE DE DEUS 74,72% ON. 39,51% TOTAL NCF
MERCADO 23,54% ON. 97,73% PN. 60,55% TOTAL BANCO BRADESCO
BANK OF TOKIO MITSUBISHI – UFJ (MUFG) 2,50% ON. 1,25% TOTAL BANCO BRADESCO
NCF 8,43% ON. 2,25% PN. 5,35% TOTAL BANCO BRADESCO

* A administração do Bradesco (Diretoria e Conselho de Administração) compõe a Mesa Regedora da Fundação Bradesco, órgão deliberativo máximo dessa entidade.
Base: 31 de dezembro de 2016.