Bradesco Celular 2014 2015 2016
Quantidade de transações – em bilhões 1,9 3,7 5,4

TELEBANCO 2014 2015 2016
Quantidade de transações – em milhões 409,9 278,3 231,2
Quantidade de ligações – em milhões 346,3 312,5 276,3

Internet 2014 2015 2016
Quantidade de transações – em bilhões 4,5 4,6 4,8
Quantidade de sites – total 56 57 55
Quantidade de sites – transacionais 15 15 15

Autoatendimento 2014 2015 2016
Quantidade de transações – em bilhões 2,1 2,0 2,0
Quantidade de transações sem cartão, com biometria – em milhões* 35,9 39,1 72,3
* Até abril de 2016, somente saque e saldo.
InfoCelular/InfoEmail 2014 2015 2016
InfoCelular enviados – em milhões 352,2 480,4 618,2
InfoEmail enviados – em milhões 308,9 328,9 299,0

Autoatendimento – Parque de Máquinas 2014 2015 2016
Agência (Guichê de Caixa), PABs, PAAs e PAEs 29.163 30.535 35.832
Pontos externos 1.926 992 287
Total – rede própria 31.089 31.527 36.119
Total – redes complementares 17.593 18.940 19.991

Autoatendimento 2014 2015 2016
% máquinas com biometria 85 100 100

94%
do total de transações bancárias
41%
Bradesco Celular
36%
Internet
15%
Autoatendimento
2%
Telebanco

Canais digitais/Inovação

Cada vez melhores e com interfaces mais amigáveis e simples, os canais digitais são essenciais no relacionamento com os clientes, para atendê-los plenamente em suas necessidades, oferecendo-lhes mobilidade e independência para ampliar seus negócios conosco.

No cenário de convergência atual, o desafio é tornar a experiência bancária ainda mais conveniente, rápida e segura para que os diversos públicos possam escolher por onde querem nos acessar e também para atrair novas pessoas às nossas soluções.

Além dos já tradicionais e consolidados canais de atendimento, autoatendimento, atendimento telefônico e internet banking, os clientes e usuários dispõem de um amplo portfólio de produtos e serviços no Bradesco Celular, disponíveis para aparelhos dos mais simples aos sofisticados.

Em 2016, 94% das transações foram realizadas pelos canais digitais, totalizando 12,5 bilhões de operações – das quais 41% pelo Bradesco Celular (mais de 5,4 bilhões de transações). O modelo de segmentação também privilegia clientes Pessoa Jurídica por meio do Bradesco Net Empresa para celular.

No geral, o Bradesco Celular representou 41% do total de transações em 2016, a Internet, 36%, o Autoatendimento, 15% e o Telebanco, 2%.

O Bradesco também está presente nas principais plataformas sociais, buscando estabelecer e fortalecer conexões diariamente, com conteúdo relevante para as pessoas, cocriação com criadores de conteúdo digital e relacionamento ininterrupto com os clientes e o público em geral.

Dentro do programa InovaBra Startups, realizamos o lançamento da 3ª edição.

No cenário de convergência, adotamos vários canais de conquista de clientes para possibilitar ao público a escolha mais conveniente de acesso

Ecossistema digital

Infográfico de Canais Digitais. Ecossistema digital: Humano, Físico, Digital. Integração física e digital: Internet, Agência digital, Autoatendimento, Agências + inteligentes*, Mobile, Redes sociais, Contact center.

Integração física e digital

* Wi-fi, BYOD, Watson e CRM.

Inovações de 2016 nos canais on-line

Bradesco Celular

Aplicativo para correntista Pessoa Física

  • Navegação moderna e melhoria da experiência da usabilidade com menos passos até a transação final
  • Novos serviços: pagamento inteligente (diferencia boleto de tributo), leitor de PDF – pagamento de boleto recebido no e-mail direcionando para o aplicativo com o código de barras preenchido automaticamente, consulta e aplicação em investimentos, capitalização e consulta de limite de cartão de crédito
  • Tecnologia de biometria (Touch ID/Fingerprint): implantação de novos recursos, como 3D Touch (sistema iOS)
  • Saque programado no autoatendimento via Near Field Communication (NFC – sistema Android)

Aplicativo Net Empresa para celular

  • Tecnologia de biometria (Touch ID/Fingerprint) para acesso à conta e à chave de segurança e a utilização do QR Code para aprovação de transações
  • Novos serviços: cartão de crédito (para consultas de saldo, extrato e limite, rotativo e desbloqueio), Débito Direto Automático (DDA – para consultas e pagamentos de títulos), solicitação e desbloqueio de talões de cheques e investimentos (Fundos e CDB)

Lançamento de novos aplicativos

  • Bradesco Cartões – acesso às principais informações dos cartões de crédito Bradesco ou Bradescard, bem como serviços que facilitam a vida do portador do cartão de crédito, tudo em um único lugar
  • Bradesco Financiamentos – acesso às informações de contratos, bem como a serviços de 2ª via de boleto, liquidação antecipada, entre outros
  • Segmento Private

Redes sociais
  • Conteúdos publicados em todas as nossas plataformas proprietárias (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Google+ e Snapchat)
  • Newsroom no Rio de Janeiro durante todos os dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, quando conquistamos o maior share of voice nas redes sociais e uma média de positividade de 80%
  • Lançamento do nosso perfil no Snapchat
  • Utilização do formato live no Facebook
  • Cocriação de conteúdos com youtubers e criadores de conteúdo digital
  • Atendimento 24 horas nas redes sociais com mais de 1,8 milhão de menções à marca, 310 mil interações e 2 mil elogios
Autoatendimento
  • Depósito imediato: mais de 100 máquinas instaladas em agências com a funcionalidade de depósito em tempo real e sem envelope
  • 100% das transações sem cartão – em que o cliente movimenta sua conta apenas com biometria e senha
  • Saque em Libras nas máquinas de autoatendimento
  • Saque programado via celular: configura-se o valor no aplicativo e, ao se aproximar da máquina de autoatendimento com NFC, realiza-se o saque, em menor tempo, sem a necessidade do cartão
  • Ativação do MToken no autoatendimento, que permite ao cliente cadastrar seu dispositivo com mais comodidade, agilidade e maior flexibilidade de horário

Internet banking

Pessoa Física

  • Envio de comprovantes em lote por e-mail
  • Sala de consórcio (Automóveis/Imóveis/Pesados) – consulta de proposta, simulação e contratação
  • Novo home broker
  • Lançamento do acesso por CPF à área única para clientes não correntistas do produto cartão de crédito
  • Comercialização on-line de Seguro Viagem Bradesco e Seguro Residencial
  • Comercialização on-line dos planos Sob Medida Previdência Bradesco Seguros PGBL e VGBL

Pessoa Jurídica
Net Empresa

  • Serviço de autorização das transações com a utilização da tecnologia QR Code nas alterações de limites e cadastramento de contas e no pagamento de tributos
  • Implantação do grupo econômico no Net Empresa, que permite o gerenciamento de mais de uma empresa simultaneamente
  • Depósito de cheques via escâner – captura e envio de imagem de cheques para depósito à vista
  • Versão do navegador Exclusivo Bradesco para usuários de computadores Macintosh
  • Produto Multipag Bradesco (serviço de pagamento a fornecedores, salários e tributos): opções de consulta, autorização/desautorização de pagamentos e impressão de comprovantes de pagamentos
  • Melhoria da experiência da usabilidade: apresentação de alertas de vencimento da procuração dos representantes legais, com até 45 dias de antecedência, o que permite reaproveitar transações recusadas e expiradas; aumento de 30 para 100 transações por lote quando da inclusão de operações; alertas de transações pendentes de aprovação ao entrar e sair do canal e possibilidade de o usuário alterar o seu tipo de acesso
  • Cobrança Bradesco: possibilidade de os usuários utilizarem o processo de negativação, alternativamente ao protesto

Telebanco
  • Bradesco Inteligência Artificial (BIA) – Lançamento mundial da parceria com a IBM no desenvolvimento de plataforma de tecnologia cognitiva com soluções inteligentes, o Watson, disponível para 100% das agências
  • Novos serviços no atendimento eletrônico por comando de voz, como DOC/TED, liberação para utilização do internet banking e Bradesco Celular, cancelamento de cartões e sustação de cheques
  • Célula de atendimento ao cliente Private por meio do Telebanco Bradesco
  • Central Turist Support – suporte ao turista durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro
  • Suporte a cliente e funcionário – incorporação do HSBC Brasil
  • Central de Boas-Vindas Agências
  • Central de Boas-Vindas Clientes
  • Central de Suporte à Portabilidade

InovaBra

Em 2016, o inovaBra se transformou em nossa plataforma de inovação. Além da materialização de resultados por meio do programa de parceria entre startups (inovaBra Startups) e nossos polos de inovação (inovaBra Polos), foram criados outros três instrumentos de inovação: o inovaBra Ventures, o inovaBra Hub e o inovaBra Algoritmos. Para o ano de 2016, tínhamos como meta 400 inscrições por edição no Programa Inovabra. Como resultado, tivemos 1.609 inscrições no total (considerando as três edições), sendo 553 na primeira edição, 549 na segunda e 507 na terceira. Em 2017, manteremos a meta de 400 inscrições.

inovaBra Hub Trata-se de plataforma digital que tem por objetivo conectar os participantes do ecossistema de empreendedorismo e inovação brasileiro para a troca de conhecimentos, experiências e oportunidades de negócio. O lançamento da plataforma em larga escala está previsto para o primeiro trimestre de 2017.

inovaBra Ventures O fundo de risco corporativo para parcerias e aquisições estratégicas de startups busca experiências inovadoras aos clientes. Com capital inicial de R$ 100 milhões e foco em startups Fintech, conta com três pilares de investimentos: a) Algoritmos e máquinas inteligentes: sistemas para adição de inteligência, redução de backoffice e customização em massa; b) Plataformas digitais: digitalização de serviços e processos com objetivo de custo marginal zero e melhoria de serviços ao cliente; e c) Infraestrutura ágil e moderna para suportar a velocidade das mudanças tecnológicas, como blockchain, Análise de Perfil do Investidor (API), computação em nuvem e infra big data.

inovaBra Algoritmos – tem a missão de buscar a fronteira em pesquisas avançadas de modelos e algoritmos sobre grandes volumes de dados (big data) e disseminar o conhecimento adquirido na Organização. Desenvolve provas de conceito, em conjunto com as unidades de negócios, de utilização de algoritmos preditivos e prescritivos em ambiente tecnológico de pesquisas. Desenvolve algoritmos preditivos e prescritivos e análises avançadas de dados no ambiente produtivo da nossa plataforma analítica para prover soluções de dados que adicionem valor para as unidades de negócios. Por fim, mantém atualizada a base de conhecimento de algoritmos preditivos e prescritivos que utilizam nosso ambiente de big data.

Incrementamos a nossa área de pesquisa, que passou a se chamar inovaBra Pesquisa, cuja missão é pesquisar e indicar as tendências em novos modelos de negócios, tecnologias e comportamento de consumo para auxiliar na tomada de decisão estratégica para a nossa criação de produtos, serviços e modelos de negócios. Temos pesquisado e testado ativamente as tecnologias Blockchain e Distributed Ledger. Em 2016: 1) criamos um grupo de trabalho interdepartamental juntando as áreas técnicas, operacionais, de negócios e pesquisa e inovação para entendermos as tecnologias, o ecossistema, as oportunidades, os riscos, as aplicações e os modelos de negócio possíveis; 2) desde junho de 2016, somos membros do consórcio global R3, junto com as maiores instituições financeiras do mundo. Dentro desse escopo, realizamos um evento internacional juntamente com outros parceiros em outubro de 2016; 3) avaliamos soluções e cases de bitcoin juntamente com corretoras e startups por meio do programa InovaBra; 4) estamos estudando as principais plataformas disponíveis no mercado, como R3 Corda, IBM Hyperledger Fabric e Ethereum, entre outras e já realizamos algumas provas de conceito. Além disso, estivemos presentes nos principais eventos brasileiros de Blockchain e Distributed Ledger e somos membros do Grupo de Trabalho de Blockchain da FEBRABAN.

Por meio de road shows pelo País, presenciais e a distância, o programa de inovação aberta inovaBra startups realizou em 2016 a terceira edição de seleção de empresas com soluções facilitadoras focadas em meios de pagamento, canais digitais, seguros, Banco do Futuro e processos e tecnologias que confiram simplicidade e agilidade na contratação de serviços financeiros.

É o programa de inovação que permite às startups testarem suas soluções com clientes reais. O objetivo é estabelecer parcerias com startups para acelerar o processo de entrega de experiências inovadoras aos clientes e oferecer como contrapartida a possibilidade de as startups escalarem seus negócios rapidamente, uma vez que as soluções podem ser distribuídas para os mais de 69,4 milhões de clientes, em mais de 61.000 pontos de atendimentos. O programa foi criado sob a ótica de estabelecer parcerias estratégicas com startups, sem configurá-las como concorrentes. Neste sentido, as startups atuam como um braço tecnológico na materialização das inovações para nós. Essas parcerias são reguladas por termos jurídicos que preservam os direitos e deveres de ambas as partes. Para as startups selecionadas, um dos grandes benefícios é a oportunidade de trabalhar em inovações focadas em demandas reais, ganhando conhecimento do mercado financeiro na prática, recebendo acesso à estrutura necessária para alcançar grandes mercados. No programa, também é possível compartilhar visões futuras de negócios, experiências na materialização de inovações no mercado financeiro e o principal: ter a oportunidade de se tornar um parceiro.

Primeira edição:

Portfólio focado em temas de open APIs, plataformas digitais, gamificação e wearables.

  • Screencorp: gestão de conteúdo interativo em TVs.
  • Nue: solução de vitrine interativa.
  • QueroQuitar: plataforma de autoatendimento on-line para negociação de dívidas.
  • Atar: dispositivo wearable para pagamento digital (NFC).
  • Rede Frete Fácil: solução de gestão de oferta e demanda de fretes rodoviários.
  • Qranio: plataforma móvel para treinamentos (gamificação).
  • ShopMobi: solução para gestão de atendimento (filas) em agências.
  • Sensedia: solução de gerenciamento de APIs.

Segunda edição:

Portfólio focado em temas de customização massificada, blockchain, robôs de investimento, engajamento de clientes, plataformas digitais e algoritmos.

  • Bit.One: plataforma de envio de remessas com tecnologia blockchain, que permitirá conhecer potenciais modelos para uso da tecnologia.
  • Cinnecta: monitora a experiência do cliente em canais mobile para aprimoramento.
  • Cuponeria: plataforma digital de cupons que possibilitará o engajamento de clientes em campanhas estratégicas.
  • EasyCrédito: plataforma de oferta de crédito focada nas classes C e D que permitirá a distribuição de crédito para não bancarizados e melhor entendimento de perfis de risco de não clientes.
  • Ewally: aplicativo wallet de serviços financeiros com tecnologia blockchain para distribuição de produtos e serviços financeiros para não clientes, com custódia de valores.
  • Itera: solução de big data/analytics que permite aprimorar o conhecimento do perfil de uso de serviços financeiros dos clientes para direcionamento de campanhas estratégicas.
  • Konduto: solução antifraude que pode enriquecer o modelo atual de prevenção em transações não presentes com cartões Bradesco.
  • Nama: permite atendimento digital automatizado (robôs), ação que aumenta a eficiência operacional no processo de atendimento.
  • Percycle: monitora o cliente em diferentes canais digitais, permitindo a oferta de experiências personalizadas baseadas no comportamento de uso de serviços financeiros dos clientes.
  • Tá.Na.Hora Digital: algoritmos de linguagem natural para mudança de comportamento que podem aumentar o engajamento dos usuários do Grupo Bradesco Seguros em ações de prevenção.
  • Allgoo: dedicada à assessoria de investimentos personalizados que permite personalizar a oferta de carteiras de investimentos para os clientes.

Como inovar hoje

inovaBra. Rede: startups, hub, ventures, polos, lab, pesquisa, habitat, algoritmos, internacional.

Sistema de Gestão de Responsabilidade Social

Nosso Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa (SGRSC) assegura o compromisso com a defesa e proteção dos direitos humanos e direitos fundamentais do trabalho. Ele é auditado por organismo certificador independente e estabelece procedimentos para sensibilização e conscientização de funcionários e terceirizados em relação aos direitos humanos, identificação de riscos, controle e monitoramento e ações corretivas. G4-58 | G4-HR3

Nossos canais de denúncia recebem manifestações sobre desvios, com garantia de sigilo e não retaliação, que são investigadas e, quando procedentes, adotadas ações de mitigação. Em 2016, foram registrados 10 casos de discriminação, que foram analisados e resultaram em planos de ação. Todas as nossas dependências contam com tal suporte.

Quanto a clientes e fornecedores, contamos com mecanismos (restritivo específico e monitoramento de notícias) que possibilitam a identificação de indícios daqueles envolvidos com trabalho forçado ou análogo ao escravo, que representam risco elevado do ponto de vista legal, de imagem e de reputação. Dessa forma, todos os clientes que constarem identificados com tais indícios estão sujeitos à análise de risco socioambiental, independente da natureza e do valor da operação.

Adicionalmente, quando a operação envolve financiamentos ou assessoria a projetos, o tema também é avaliado para assegurar que incorporem práticas seguras de direitos humanos.

No caso de financiamento a projetos, quando necessário, são formuladas condições precedentes que devem ser atendidas pelo tomador antes da assinatura dos contratos. São também inseridas obrigações e condições de rescisão em caso de descumprimento nos contratos, referentes ao atendimento às legislações ambiental, trabalhista e de saúde e segurança do trabalho e às diretrizes dos Princípios do Equador, quando aplicável.

G4-DMA Não discriminação

Após a efetivação do contrato, é iniciado o monitoramento socioambiental periódico dos projetos, o qual é constituído de visitas técnicas, análise de relatórios de consultoria independente e estudos ambientais dos empreendimentos, que resultarão em relatórios internos de avaliação quanto à conformidade sobre o atendimento às cláusulas socioambientais específicas estabelecidas em contrato, pesquisas com os órgãos públicos e da empresa e acompanhamento de notícias divulgadas pela mídia. Se no decorrer do monitoramento for constatado que o cliente não tem cumprido integralmente as cláusulas socioambientais contratuais, poderemos suspender futuras liberações de recursos ou até mesmo vencer antecipadamente o contrato.

G4-DMA Práticas de compra | G4-DMA Trabalho infantil | G4-DMA Trabalhos forçado ou análogo ao escravo | G4-DMA Avaliação

Para fornecedores, aplicamos a solução Request for Information (RFI), que aborda direitos humanos. Também é utilizado o Sistema Certifica, que os avalia sob os aspectos de direitos humanos, socioambientais e trabalhistas, incluindo trabalhos infantil e análogo ao escravo, saúde e segurança ocupacional, entre outros. O sistema formaliza adesão ao Código de Conduta Ética Setorial do Profissional de Compras, ao nosso Código de Conduta Ética, à Política Corporativa Anticorrupção e à conformidade com a certificação de Responsabilidade Social Corporativa. Saiba mais no Anexo GRI

O Certifica verifica ainda dados do fornecedor no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e outras informações cadastrais e comerciais, a fim de identificar práticas ilegais. Até o segundo trimestre de 2017, será implantado o Código de Conduta do Fornecedor Bradesco.

G4-DMA Investimentos | G4-DMA Portfólio de produtos