Página anterior Próxima página

Logo - Eternit Relatório Anual 2014
  •  
  •  
  •  
  •  
  • English Version



  Mesmo com o cenário econômico desafiador e da queda na demanda por materiais de construção no ano de 2014, a Eternit apresentou desempenho bem superior ao do setor.  

Nelson Pazikas,
Presidente
Nelson Pazikas, Presidente

Com mais de 70 anos, excelência, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente, a Eternit caminha lado a lado com o Brasil, oferecendo materias-primas, produtos e soluções para a construção civil.

O ano de 2014 foi marcado por um cenário econômico desafiador e de queda na demanda por materiais de construção. No entanto, a Eternit soube aproveitar as oportunidades que surgiram e apresentou desempenho bem superior ao do setor.

Operamos em capacidade máxima na mineração do crisotila e na linha de produtos acabados, a produção de fibrocimento e telhas de concreto acompanhou a demanda do mercado. A SAMA manteve sua participação como a terceira maior mineradora no mercado mundial de produção do crisotila, já a Eternit e a Tégula mantiveram a liderança, com participação em torno de 32% e 31%, respectivamente, para cada segmento.

Os investimentos em 2014 totalizaram R$ 116,2 milhões, aumento de 24,2% quando comparado ao ano anterior. Os destaques ficam por conta da instalação da unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para materiais de construção e da manutenção e atualização do parque industrial do Grupo. O ano de 2015 será um período de consolidação dos investimentos já realizados durante os últimos anos, utilizando-se da força de nossa marca, da localização estratégica das nossas fábricas, da eficiência logística e de um amplo canal de distribuição da rede de mais de 16 mil pontos de revenda.

A Companhia Sulamericana de Cerâmica (CSC) iniciou, em 2014, produções experimentais para testar seus equipamentos, obtendo cadência mínima esperada da produção inicial. Em 2015, esperamos aumentar os níveis de produção, em linha com a evolução do projeto greenfield.

Nosso desempenho e os resultados alcançados em 2014 foram garantidos pelo time de colaboradores que compõe o Grupo Eternit, fundamental para a implementação das estratégias de negócio da Companhia e, por essa razão, buscamos sempre investir em nossos colaboradores e valorizá-los. O esforço nesse âmbito é reconhecido pelo mercado; a Eternit e a SAMA foram listadas em importantes rankings de gestão de pessoas.

No mesmo sentido, destacamos nossa busca constante pela excelência em governança corporativa, com foco no desenvolvimento e crescimento dos profissionais, na promoção de um ambiente de trabalho seguro e agradável e na transparência no relacionamento com todas as partes relacionadas.

A Eternit está bem posicionada para atender a demanda de materiais de construção e, se mantida as condições de mercado, maximizará as oportunidades do setor, em linha com a estratégia do crescimento orgânico. Independentemente dos desafios do atual quadro da economia e do setor no qual a Companhia está inserida, acreditamos na retomada do crescimento da economia brasileira e, principalmente, do setor em que atuamos.

Assim, reafirmamos nosso compromisso com os dez princípios do Pacto Global, do qual somos signatários, desde 2007. A todos aqueles que contribuíram para o desempenho da Eternit no ano de 2014 - acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, órgãos reguladores, parceiros de negócios, governos e organizações não governamentais -, agradecemos pelo apoio e pela confiança no futuro.