Página anterior Próxima página

Logo - Eternit Relatório Anual 2014
  •  
  •  
  •  
  •  
  • English Version
GRI G4-DMA Investimentos | G4-DMA Não discriminação | G4-DMA Liberdade de associação e negociação coletiva | G4-DMA Combate à corrupção | G4-DMA Políticas públicas
A estratégia da Eternit está pautada na inovação e diversificação de produtos, o que garante atuar em ritmo constante de crescimento no mercado de materiais de construção

A Eternit, para garantir uma gestão efetiva e transparente, conduz seus negócios dentro de uma estrutura de padrões profissionais, legislações, regulamentações e políticas internas. A ética é um valor fundamental para a manutenção de ambiente de trabalho saudável, para a assertividade de sua estratégia e para a preservação de sua marca.

Estratégia de negócios GRI G4-2, G4-14

A Eternit acredita que para manter o ritmo de crescimento é preciso diversificar e inovar nos negócios. Com base no Programa Estruturado de Expansão e Diversificação, se prepara para ser a mais diversificada indústria de materiais de construção do País. A primeira fase desse programa consolidou a Eternit como a maior e mais diversificada indústria de coberturas brasileira em 2010 e sua capacidade de inovar e desenvolver diferenciais permitiu dobrar seu faturamento.

A Companhia iniciou, então, novo ciclo para ser a mais diversificada indústria de materiais de construção do Brasil, utilizando-se da força de sua marca e da capilaridade de sua rede de mais de 16 mil pontos de revenda.

Em 2014, o Grupo Eternit, em linha com o Programa Estruturado de Expansão e Diversificação, concentrou seus investimentos na manutenção e atualização do parque industrial e na instalação da futura unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para materiais de construção, em Manaus (AM).

O Programa Estruturado de Expansão e Diversificação contempla as seguintes diretrizes:

Crescimento Orgânico | Tem o objetivo de aumentar as atuais capacidades para vender mais do mesmo.

Crescimento Orgânico Diversificado | Tem o objetivo de incluir novos produtos no portfólio da Companhia, utilizando capacidade de terceiros ou desenvolvimento de produto.

Crescimento Inorgânico | Tem o objetivo de adquirir empresas do segmento de materiais de construção.

Práticas de gestão

O respeito aos colaboradores é uma das diretrizes da Companhia para garantir a implementação das estratégias e sucesso dos negócios e, por essa razão, a Eternit busca investir em seus colaboradores e valorizá-los.

A Eternit possui um Código de Ética próprio estabelecido desde 2004, divulgado e fornecido a todos seus colaboradores, para disseminar suas diretrizes, fundamentado nos princípios e valores do Grupo Eternit, aplicável a todas as pessoas, instituições públicas e privadas que integram e/ou interagem com a Companhia.

Além disso, desde 2002 a Companhia possui o Manual de Divulgação e Uso de Informações e Política de Negociação de Valores Mobiliários de Emissão, que regula as atividades de detentores de informações privilegiadas. Em 2006, estabeleceu o Programa Excelência em Gestão (PEG), reformulado em 2012 para Política do Sistema Integrado (PSI) e baseado em diretrizes de gestão da qualidade, ambiental e saúde e segurança, buscando a sustentabilidade do negócio.

Código de Ética

O Código de Ética orienta a conduta do público interno, que tem amplo acesso ao documento, por meio do plano de integração de novos colaboradores, entrega do Manual do Colaborador, acesso à Intranet, treinamentos periódicos e comunicações internas. Além disso, o documento está disponível para consulta no site institucional (www.eternit.com.br) e no site de RI da Companhia (www.eternit.com.br/ri).

Em 2014, para reforçar a ética como valor, foi promovido o workshop O que é ser ético entre os colaboradores sediados em São Paulo. Em 2015, a ação será estendida a todas as fábricas da Eternit. O objetivo é disseminar continuamente a cultura de solidariedade e de respeito, inclusive o respeito às diferenças.

A SAMA, em 2014, deu continuidade à Campanha Transparência para garantir que não ocorram práticas inadequadas relacionadas à corrupção em sua gestão. Todos os colaboradores, terceiros e parceiros foram conscientizados durante o processo de integração e nos Diálogos Diários de Segurança (DDS). Como forma de atingir os objetivos dessa campanha, foram utilizadas diversas formas de comunicação, além de urnas distribuídas por toda a empresa para incentivar a participação anônima desses públicos.

Com essas iniciativas, as empresas do Grupo Eternit não registraram no ano casos de discriminação que demandassem ações corretivas. O cumprimento do Código de Ética é monitorado por pesquisa de clima e auditorias. Em todas as empresas do Grupo, há canais formais para denúncias anônimas diretamente à área de Recursos Humanos e/ou ao presidente ou diretor da Companhia, pelos quais todos os colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores podem se comunicar com total sigilo. Em 2014, não foi identificada nas unidades da Companhia qualquer operação ou risco de ocorrência que afetasse os direitos humanos. Também não houve registro de caso de corrupção por parte dos colaboradores. GRI G4-56, G4-HR2, G4-HR3, G4-HR4, G4-SO4, G4-SO5

Política do Sistema Integrado

A Política do Sistema Integrado (PSI) foi estabelecida pela Eternit e Precon e está fundamentada nas seguintes diretrizes:

  • Fornecer produtos e serviços de qualidade, visando a satisfação de nossos clientes.
  • Preservar o meio ambiente e minimizar os impactos ambientais gerados pela nossa atividade.
  • Garantir a saúde e integridade física de seus colaboradores e prestadores de serviços em nossas atividades, inclusive assegurando o uso seguro do amianto crisotila.
  • Assumir o compromisso público de defesa e proteção aos direitos humanos, direitos da criança, direitos fundamentais do trabalho, combate à corrupção e promoção de boas práticas de governança corporativa, em cumprimento a todas as exigências aplicáveis às nossas atividades.
  • Valorizar seu capital humano, atendendo aos instrumentos internacionais relativos às práticas trabalhistas e à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, entendendo que seus colaboradores são fundamentais para suas conquistas.
  • Atuar com ética na relação com sociedade, acionistas, fornecedores e clientes, buscando a sustentabilidade dos seus negócios.

Relacionamento com o mercado

No âmbito do mercado de capitais, a Companhia atende às exigências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), tendo seu Manual de Divulgação e Uso de Informações e Política de Negociação de Valores Mobiliários de Emissão da Eternit S.A. consolidado desde 2002. O documento estabelece as melhores práticas relacionadas à divulgação e ao uso de informações privilegiadas e à negociação das ações, além de ser destinado a administradores, colaboradores e prestadores de serviço.

Certificações

As operações industriais da Eternit, Precon e SAMA detêm as certificações ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Gestão em saúde e segurança do trabalho). A SAMA, inclusive, foi a primeira mineradora de crisotila no mundo a adequar-se às normas. O sistema de gestão ambiental adotado por todas essas unidades identifica e controla os aspectos ambientais em consonância com as legislações federal, estaduais e municipais e baseia-se na metodologia Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA, na sigla em inglês).

Compromissos e pactos GRI G4-15

A Eternit é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2007 e, por isso, adota em suas práticas de negócios os dez princípios difundidos pela iniciativa. Além disso, a Companhia apoia as Metas do Milênio, também da ONU.

Participa ainda de uma série de organizações setoriais e dedicadas a disseminar boas práticas empresariais e de sustentabilidade, conforme mostra a tabela a seguir:

  • Sinprocim (Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo)
  • Sinaprocim (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento)
  • IBC (Instituto Brasileiro de Crisotila)
  • ICA (International Chrysotile Association)
  • ILAC (Instituto Latino-Americano de Crisotila)
  • MEBB (Movimento Empresarial pela Biodiversidade)
  • Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção)
  • Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção)
  • FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás)
  • IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)
  • LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) GRI G4-16

Fábrica Eternit - Rio de Janeiro (RJ)