GRI G4-DMA Impactos econômicos indiretos | G4-DMA Comunidades locais
Desenvolver, fabricar e comercializar materias-primas, produtos e soluções de excelência para construção civil, garantindo competitividade, rentabilidade e perenidade do negócio, com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
As empresas do Grupo Eternit beneficiam as comunidades de suas áreas de atuação por meio da promoção de uma série de iniciativas sociais que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural das comunidades do entorno de suas unidades. Além de promover campanhas para doação de produtos, alimentos, brinquedos e contratar colaboradores locais, a Companhia destina, em alguns casos, recursos em espécie. Em 2014, investiu R$ 910,4 mil com programas de engajamento com as comunidades locais. GRI G4-SO1, G4-SO2
consolidado (em R$ mil) | |
---|---|
Outros1 | 2 |
Esporte | 633 |
Combate à fome e segurança alimentar | 275 |
Total | 910 |
consolidado (em R$ mil) | |
---|---|
Educação | 253 |
Saúde e saneamento | 528 |
Total | 781 |
2014 | ||||
---|---|---|---|---|
Unidades do Grupo Eternit | Estado | Arrecadação de ICMS | Valor do Fundo de Participação dos Municipios - FPM |
Participação na arrecadação do municipio (%) |
Eternit - Goiânia | Goiás | 17.197 | 145.426 | 11,8 |
Precon - Anápolis | Goiás | 5.697 | 40.352 | 14,1 |
Eternit - Simões Filho | Bahia | 11.973 | 17.660 | 67,8 |
Eternit - Rio de Janeiro | Rio de Janeiro | 17.711 | 141.387 | 12,5 |
Eternit - Colombo | Paraná | 24.698 | 39.871 | 61,9 |
Tégula - Atibaia | São Paulo | 2.975 | 32.036 | 9,3 |
Tégula - Içara | Santa Catarina | 789 | 17.504 | 4,5 |
Tégula - Camaçari | Bahia | 404 | 61.228 | 0,7 |
Tégula - Frederico Westphalen | Rio Grande do Sul | 586 | 11.909 | 4,9 |
Tégula - São José do Rio Preto | São Paulo | 435 | 44.348 | 1,0 |
Tégula - Anápolis | Goiás | 986 | 49.310 | 2,0 |
CD Tégula - Londrina | Paraná | 85 | 50.616 | 0,2 |
SAMA - Minaçu | Goiás | 22.383 | 13.722 | 163,1 |
Uma das ações mais tradicionais é o programa Portas Abertas, que desde a sua criação, em 2004, já possibilitou a visita de mais de 67 mil pessoas às fábricas de fibrocimento e à mineradora. Só em 2014, foram aproximadamente cinco mil visitantes recepcionados no âmbito da iniciativa, cujo objetivo é contribuir para o melhor entendimento da sociedade a respeito da extração e beneficiamento do mineral crisotila, da fabricação dos produtos de fibrocimento de forma sustentável e das práticas de saúde e segurança na mineradora SAMA e nas unidades produtivas da Eternit e Precon Goiás.
A Companhia também deu continuidade no ano às ações sociais no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), na conservação do acervo de obras e livros raros; na inclusão cultural do Instituto Olga Kos, com crianças e jovens com Síndrome de Down; na Bienal de São Paulo, com exposição de arte contemporânea; no Festival Internacional de Dança em Goiás (Dançarte); nos Concertos Gols pela Vida (música instrumental); e no Ayrton Senna Racing Day.
Já a SAMA, entre outras iniciativas socioculturais, desenvolve o projeto Sambaíba, em Minaçu (GO), que insere jovens em risco social no mercado de trabalho. A empresa estimula a confecção de artesanato com rochas estéreis extraídas da mina, papel reciclado e fibras de bananeira. A capacitação dos jovens é feita desde 2004 em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Social (Senai). GRI G4-SO1
A Companhia, ao longo de sua trajetória de mais de 70 anos, construiu no mercado uma sólida imagem e uma estrutura altamente competitiva, com destaque para:
Os colaboradores da Companhia são capacitados e estimulados para serem protagonistas na evolução de suas carreiras. Além de desenvolver pessoas, a Companhia oferece amplo leque de benefícios e monitora o clima organizacional por meio de pesquisas, desenvolvendo planos de ação para atrair e reter talentos. Esses diferenciais resultam em baixa rotatividade e elevado aproveitamento interno e, em 2014, contribuíram para a inserção da Eternit no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar, da revista Você S/A, pela terceira vez consecutiva.
Qualidade na construção, transparência, bons relacionamentos com seus públicos e credibilidade são alguns dos atributos que reforçam e consolidam a marca Eternit no Brasil, cujo mascote, a Coruja, transmite conceitos de sabedoria, segurança e proteção.
O fibrocimento fabricado com mineral crisotila destaca-se pela excelente relação custo-benefício. O segmento de coberturas é um dos maiores mercados da construção civil no País e as telhas de fibrocimento e de concreto apresentam demanda anual de aproximadamente 300 milhões de m2, cerca de 50% do mercado nacional de coberturas. Os produtos da Eternit são líderes no segmento de fibrocimento e oferecem qualidade e durabilidade a preços acessíveis, favorecendo o consumo de classes sociais com menos poder aquisitivo.
A Companhia possui o mix de produtos mais diversificado do segmento. Veja mais informações sobre o portfólio da Eternit no capítulo Perfil.
Em 2014, a Eternit consolidou a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos por meio do software YourLife. O sistema, que se mantém atualizado constantemente, operacionaliza de forma integrada todos os processos da área, desde o cadastro das informações profissionais do colaborador até o planejamento de sua carreira. GRI G4-13
As diversas premiações colecionadas nas últimas sete décadas, desde a sua fundação, mostram que a Companhia leva a sério o que faz por todos seus stakeholders.
Ao longo de 2014, as empresas que compõem o Grupo Eternit receberam importantes prêmios e reconhecimentos concedidos por entidades e publicações nas áreas de governança corporativa, relações com investidores, recursos humanos, marketing e produtos.
PRÊMIO | ENTIDADE | CATEGORIA |
---|---|---|
20o Prêmio PINI | Editora PINI | Fornecedor de sua preferência de telha de fibrocimento - 1o lugar Marca mais utilizada pela sua empresa de telha de fibrocimento - 1o lugar Fornecedor de sua preferência de placa cimentícia - 1o lugar Marca mais utilizada pela sua empresa de placa cimentícia - 1o lugar Fornecedor de sua preferência de telha metálica termoisolante - 1o lugar Marca mais utilizada pela sua empresa de telha metálica termoisolante - 2o lugar |
Prêmio Apimec Minas | Apimec MG | Melhor Reunião Pública em 2013 |
SELO RA1000 ReclameAQUI® | ReclameAQUI® | - |
Melhores Empresas para se Trabalhar 2014 | Revista Você S/A | - |
Prêmio Anamaco 2014 | Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção |
Prêmio Máster - Telhas de Fibrocimento, 2o lugar Telhas de Fibrocimento - Categoria: Grandes Clientes, 2o lugar Louças Sanitárias - Categoria: Pulverização – Menção Honrosa Louças Louças Sanitárias - Categoria: Grandes Clientes – Menção Honrosa Telhas Ecológicas - Categoria: Pulverização – Menção Honrosa |
Ruy Ohtake - Top of Mind Revenda Construção | Grupo Revenda | Telhas de Fibrocimento |
20o Prêmio ABEMD | Associação Brasileira de Marketing Direto | Digital/Mobile - Otimização de Navegação |
Os RHs mais admirados do Brasil 2014 | Revista Gestão e RH | Personalidade - Flávio Grisi |
PRÊMIO | ENTIDADE | CATEGORIA |
---|---|---|
Prêmio Ser Humano 2014 | Associação Brasileira de Recursos Humanos | Melhores práticas em Desenvolvimento de Talentos - 1o lugar Melhores práticas em Sustentabilidade e Responsabilidade Social - 1o lugar |
50 Empresas Psicologicamente Saudáveis do Brasil | Revista Você S/A e GPTW | - |
EducaRES | Ministério do Meio Ambiente | - |
Prêmio Empresário Amigo do Esporte | Ministério do Esporte | - |
200 Maiores Minas Brasileiras 2014 | Revista Minérios e Minerales | Entre as 15 mineradoras que mais investiram em segurança e tecnologia da informação em 2013 |
13o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente 2014 | CREA - GO | Meio Físico - 1o lugar |
Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil | Great Place to Work e Revista Época | Pequenas e médias empresas - Categoria Cuidar - 3o lugar |
17a Top of Mind de RH | Editora Fênix | A melhor empresa com práticas reconhecidas de Gestão Ambiental e Sustentabilidade |
Melhores Empresas para Trabalhar | Revista Você S/A | Indústrias Diversas - 1o lugar |
Melhores Empresas para Trabalhar - Centro-Oeste | Great Place to Work e Jornal O Popular | 1o lugar |
Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina | Great Place to Work | Empresas com mais de 500 funcionários - 6o lugar |
Os RHs mais admirados do Brasil 2014 | Revista Gestão e RH | Personalidade - Moacyr de Melo Junior |
PRÊMIO | ENTIDADE | CATEGORIA |
---|---|---|
20o Prêmio PINI | Editora PINI | Fornecedor de sua preferência de telha de concreto - 1o lugar Marca mais utilizada pela sua empresa de telha de concreto - 1o lugar |
Top of Mind Casa & Mercado | Casa & Mercado | Telhas de Concreto |
Destaque Ambiental - Selo Verde | Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo | Meio Ambiente |
Confira os demais prêmios em: www.eternit.com.br, www.sama.com.br, www.eternit.com.br/ri.