A Contax mantém uma gestão profissional dos negócios e tem como princípio a comunicação transparente e franca com colaboradores, clientes, acionistas, comunidade investidora e participantes do mercado de capitais em geral. Para isso, a Companhia adota boas práticas de governança corporativa, que visam garantir os melhores procedimentos e controles internos dos processos e uma relação justa entre todas as partes interessadas.
A adoção do “Código de conduta e transparência para divulgação e uso de informações e para negociação de valores mobiliários de emissão da Contax Participações S.A.” está entre as iniciativas da Companhia para aperfeiçoar suas práticas de governança corporativa.
Aprovado pelo Conselho de Administração e disponível integralmente no site www.contax.com.br, o Código aponta os princípios éticos que norteiam a gestão da Empresa e a atuação de todos os seus colaboradores. O documento também determina os períodos adequados para a negociação de ações por parte daqueles que tenham acesso a informações privilegiadas por conta da sua atuação ou posição na Administração. Graças a essa consistente política de comunicação, todas as informações são divulgadas simultaneamente nos mercados do Brasil e dos Estados Unidos, nos quais seus títulos são negociados.
Outra ferramenta adotada para o aprimoramento da comunicação da Companhia é a Ouvidoria Contax, implantada em outubro de 2007.
O canal foi criado especialmente para ouvir os colaboradores por meio do telefone ou de formulário específico disponível no website da Empresa. Os colaboradores podem enviar sugestões, elogios, dúvidas, reclamações ou denúncias de fraude ou questões de conduta, colaborando com a melhoria dos processos internos e com a prevenção de riscos para a Empresa, contratantes e clientes finais. A Companhia garante o sigilo, transparência e ética no tratamento dos casos.
A fase piloto da Ouvidoria Contax durou três meses e foi direcionada para o público interno, mais especificamente a 18 mil colaboradores do Rio de Janeiro. A partir de 2008, o projeto prevê a ampliação gradual do serviço para os colaboradores de todos os Estados e, posteriormente, para o público externo, com o intuito de ouvir clientes, fornecedores e público em geral.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
É o órgão máximo e principal agente de decisões da Companhia. Cabe ao Conselho de Administração estabelecer as diretrizes estratégicas, nomear diretores e supervisionar a execução das políticas definidas pela Empresa. Suas reuniões são realizadas a cada três meses e, extraordinariamente, quando necessário.
Atualmente, o Conselho da Contax é composto por nove membros efetivos e seis suplentes, sendo um deles representante dos acionistas minoritários e outro dos acionistas detentores de ações preferenciais. O Conselho de Administração foi eleito em Assembléia Geral Ordinária (AGO) realizada em 16 de abril de 2006, para um período de três anos, com o término do mandato previsto para a data da AGO de 2009.
|
|
Presidente do Conselho de Administração
|
|
Otávio Marques de Azevedo |
|
Suplente |
|
Flavio Eduardo Sznajder |
|
Conselheiros |
Suplentes |
Sergio Bernstein |
Pedro Jereissati |
Fabio Schvartsman |
Rubens Mário Marques de Freitas |
Francis James Leahy Meaney |
|
Michel Neves Sarkis |
|
Eduardo Klingelhoefer de Sá |
Antonio Henrique Pinheiro Silveira |
José Luís Prola Salinas |
Joílson Rodrigues Ferreira |
Isabel Ramos Kemmelmeier |
|
Sérgio Mamede Rosa do Nascimento |
Fernando Argolo Pimenta |
Otávio Marques de Azevedo é formado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG. É presidente da AG Telecom, empresa integrante do grupo de controle da Telemar Participações S.A., e diretor do Instituto Telemar. Exerceu o cargo de presidente do Conselho Consultivo da Anatel entre fevereiro de 2001 e fevereiro de 2002, tendo sido eleito conselheiro em março de 1999. Ocupou o cargo de diretor da Telemar Participações S.A. no período de agosto de 1998 até fevereiro de 1999 e a vice-presidência executiva da Tele Norte Leste Participações S.A. de agosto de 1998 até fevereiro de 1999, atuando como presidente em exercício. Nesse mesmo período, foi presidente dos Conselhos de Administração das 16 empresas operadoras de telefonia fixa controladas pela Tele Norte Leste Participações S.A. Além da presidência do Conselho de Administração da Contax, é membro dos Conselhos de Administração da Telemar Participações S.A. e da Tele Norte Leste Participações S.A.
Sergio Bernsteinformou-se em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro (atual UFRJ) em 1959. Iniciou carreira como trainee de finanças na General Electric do Brasil, em 1961, e ocupou vários cargos gerenciais nessa empresa até tornar-se vice-presidente de Finanças, em 1984. De 1988 a 1990, foi vice-presidente e membro do Conselho Executivo do Grupo Fenícia. É membro do Conselho de Administração e diretor vice-presidente do Grupo Jereissati desde 1990.
Fabio Schvartsman é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP-SP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP. Trabalhou na Duratex S/A entre 1977 a 1985, tendo exercido diversos cargos na Diretoria Econômica. De 1985 a 2007, trabalhou na Ultrapar Participações S.A., onde ocupou o cargo de diretor financeiro e de Relações com Investidores e atuou como diretor de Planejamento e diretor superintendente financeiro. Foi membro do Conselho de Administração da Ultra S.A. de 1999 a 2007. Desde fevereiro de 2007 é presidente da Telemar Participações S.A. Além do Conselho de Administração da Contax, também atua nos conselhos da Gafisa, Telemar e Grupo Pão de Açúcar.
Francis James Leahy Meaney é fundador da Contax e atua como diretor-presidente desde sua constituição, em 2000. Em 2007, Sr. Meaney também foi convidado para o Conselho de Administração da Companhia. Participa ativamente de várias organizações da indústria de contact center, incluindo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), como vice-presidente. Antes disso, foi vice-presidente da Global Crossing Latin America em Miami de 1999 a 2000, Gerente Geral da Conectel, a principal companhia de paging no Brasil, de 1997 a 1999, e consultor estratégico para empresas de consumo na América Latina entre 1990 e 1997. Iniciou a carreira no Credit Suisse First Boston, em Nova York, onde trabalhou de 1986 a 1988. Possui diploma em Economia pela Universidade de Notre Dame e mestrado em Administração de Empresas pela Harvard Business School. Concluiu também o Programa Avançado de Administração (Advanced Management Program) na INSEAD.
Michel Neves Sarkis é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Ciências Contábeis pela Faculdade Costa Braga (SP), com mestrado pela
PUC-SP. Atua como diretor financeiro da TNL Contax S.A. desde abril de 2001 e foi eleito diretor de Relações com Investidores da Contax Participações S.A. em dezembro de 2004. Anteriormente, exerceu a função de auditor na PricewaterhouseCoopers, entre 1990 e 1995. Atuou, ainda, como controlador divisional (divisional controller) da Pepsi em Minas Gerais e no Rio de Janeiro de agosto de 1995 a novembro de 1997, onde era responsável pelo departamento financeiro. Em novembro de 1997, foi eleito gerente geral da Divisão no Rio de Janeiro da Conectel Paging Company. Em 1999, ingressou na Prosegur Brazil na qualidade de gerente geral das Divisões da Bahia e do Espírito Santo.
Eduardo Klingelhoefer de Sá é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Economia pela UFRJ e MBA pela University of Warwick, na Inglaterra. Atua no BNDES desde 1985, tendo percorrido diversas áreas operacionais. Trabalhou durante nove anos com projetos de financiamentos na área industrial do BNDES e estruturou operações de capital de risco durante dez anos na área de renda variável do BNDES (antiga BNDESPAR). Estruturou 17 fundos de Private Equity e de empresas emergentes, com participação nos comitês de investimentos de alguns desses fundos.
José Luís Prola Salinas é formado em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional do Oeste de Santa Catarina, possui mestrado em Administração da Produção e Sistemas de Informações Gerenciais e doutorado em Administração, com concentração em Estratégia e Competitividade, pela Universidade do Rio Grande do Sul e École des Hautes Études Commerciales de Montreal – Canadá. No Banco do Brasil desde 1982, exerceu o cargo de auditor geral até 2007 e, atualmente, é o vice-presidente de Tecnologia e Logística. É membro do Conselho de Administração da Cobra Tecnologia e do Conselho Deliberativo da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.
Isabel Ramos Kemmelmeier é formada em Engenharia Civil com especialização em Engenharia de Produção pela PUC-RJ, com MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ). Trabalhou no Opportunity Asset Management de julho de 1996 a março de 2006, onde chefiou o departamento de Pesquisa de Ações de 2003 a 2006. Atua também como membro do Conselho Fiscal da Light e Metalúrgica Gerdau. Anteriormente, foi membro do Conselho Fiscal das Lojas Renner, Iochpe-Maxion, AES Tietê, Eletrobrás, Eletropaulo, Usiminas, Comgás, Telemig Celular e CRT Celular. Além disso, atuou como membro do Conselho de Administração da Eletrobrás.
Sérgio Mamede Rosa do Nascimento possui licenciatura plena em Física pela Universidade de Franca, MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e pós-graduação em Engenharia Econômica pela UDF (Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal).
Foi diretor financeiro da Companhia de Seguros Aliança do Brasil de outubro de 1999 a março de 2003. No Banco do Brasil, exerceu diversas funções, atuando como chefe-adjunto da área de estudos socioeconômicos, chefe do departamento de Consultoria Financeira, gerente executivo da BB-DTVM, na administração de fundos e carteiras de investimentos e gerente executivo da área de finanças corporativas. Atuou, também, como representante do Banco do Brasil no Conselho Superior da Caixa de Previdência dos seus funcionários.
CONSELHO FISCAL
O Conselho Fiscal, criado em 2006, reforça o compromisso da Companhia com uma administração transparente e alinhada às melhores práticas de governança corporativa. Sua função é monitorar as atividades da administração, analisar e opinar sobre as demonstrações financeiras, emitindo seu parecer aos acionistas.
Cinco membros efetivos e igual número de suplentes, sendo um representante dos acionistas minoritários e outro dos acionistas detentores de ações preferenciais, formam o atual Conselho Fiscal da Contax. Eles foram eleitos em 16 de abril de 2007 para mandato de um ano, com término previsto para a data da realização da AGO de 2008.
|
|
Conselheiros |
Suplentes |
Allan Kardec de Melo Ferreira (presidente) |
Denis Kleber Gomide Leite |
Aparecido Carlos Correia Galdino |
Sidnei Nunes |
Ricardo Scalzo |
Pedro Wagner Ferreira Coelho |
Itamaury Teles de Oliveira |
Célia Maria Xavier Larichia |
Márcio Luciano Mancini |
Ricardo Magalhães Gomes |
DIRETORIA
Responsável pela gestão direta dos negócios da Contax, a Diretoria tem a missão de executar as decisões estratégicas definidas pelo Conselho de Administração.
De acordo com o Estatuto Social da Companhia, deverá ser composta por um diretor-presidente, um diretor de finanças e por até mais três outros diretores, nomeados pelo Conselho de Administração por um prazo de três anos, renováveis, podendo ser destituídos do cargo a qualquer momento. Em 2007, a Diretoria Executiva da Contax possuía a seguinte formação:
Presidência e Diretorias

AUDITORIA
A Contax criou, em 2006, a Auditoria Interna, que se reporta diretamente ao presidente da Companhia e trabalha com o propósito de aprimorar continuamente as práticas de governança corporativa. Como primeira missão, coube à área adequar os sistemas de controles internos da Empresa às exigências da legislação norte-americana Sarbanes-Oxley (SOX), em um processo que envolveu áreas estratégicas como Faturamento, Tesouraria, Recursos Humanos e Contabilidade, entre outras.
No ano de 2007, os esforços se concentraram na correção dos problemas identificados ao longo da implementação da SOX. As áreas envolvidas foram periodicamente monitoradas e suportadas pela Auditoria Interna com o objetivo de eliminar os gaps e tornar a Empresa apta à certificação SOX, sem ressalvas. O comprometimento para 2008 é a continuidade do monitoramento
do ambiente de controles internos
da Companhia.
RELAÇÕES COM INVESTIDORES
A Contax é uma empresa transparente e comprometida em aperfeiçoar o relacionamento com os participantes do mercado de capitais. Para isso, conta com a área de Relações com Investidores, cuja responsabilidade é divulgar as informações e atender aos analistas, acionistas e investidores potenciais da Companhia de maneira ágil, clara e eficiente.
Em 2007, os resultados foram divulgados em relatórios trimestrais acompanhados de releases explicativos, além das informações obrigatórias determinadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela SEC (Securities and Exchange Commission). Esses mesmos documentos ainda são disponibilizados na seção dirigida aos investidores que a Empresa mantém em seu website, juntamente com todas as informações e comunicados relevantes a esse público. Outra iniciativa da Contax foi a realização de encontros com investidores, em reuniões dentro da própria Companhia e em conferências promovidas em instituições do mercado.
|