Presente em 93 cidades, incluindo grandes regiões metropolitanas do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Recife, Maceió, Vitória, Goiânia, Campo Grande, João Pessoa e Manaus, a NET é a maior Companhia do segmento de serviços via cabo do Brasil e da América Latina, modalidade triple play – TV por assinatura (NET), acesso à Internet banda larga (NET Vírtua) e voz (NET Fone via Embratel).




Possui mais de 10 milhões de domicílios brasileiros conectados à sua rede, beneficiando aproximadamente 34,7 milhões de pessoas com seus serviços. Fundada em 1991, conta atualmente com 14.629 colaboradores diretos, além de ter o apoio de outros 15 mil trabalhadores indiretos na prestação dos serviços de campo.

A edição “500 maiores empresas e as melhores por setor – 2009”, da revista Dinheiro, aponta que a NET ocupava em 2009 a 114ª posição entre as maiores companhias do País.

Nas suas praças de atuação possuía, ao final de 2009, 50% de market share no segmento de TV por assinatura, o que representa 3,690 milhões de clientes, e dominava 25% do mercado de acesso à internet banda larga, com 2.882 milhões de assinantes. O serviço NET Fone via Embratel, de telefonia fixa, somava 2.557 milhões de linhas ao final do ano passado, o equivalente a 6% de todas as linhas conectadas no País.

Sempre atenta às tendências do mercado, realiza constantes investimentos na modernização e ampliação das tecnologias empregadas em sua rede de serviços, na infraestrutura de atendimento aos assinantes, no treinamento e motivação de seu pessoal e na oferta de produtos e serviços cada vez mais atrativos e variados, que utilizam as tecnologias mais avançadas e confiáveis do mercado.


Produtos e Serviços NET

Como empresa que oferece soluções realmente triple play (TV por assinatura, internet banda larga e telefonia fixa) no Brasil, a NET vem, a cada ano, aprimorando sua grade de produtos e serviços, o que se repetiu e se consolidou em 2009. Além disso, agrega sempre as melhores soluções tecnológicas aliadas a um atendimento diferenciado a seus clientes.






Conheça a seguir os principais produtos e serviços da NET:


Além de ser a maior operadora de TV por assinatura do País, contando com cerca de 141 canais de vídeo disponíveis – entre abertos, de filmes, séries, esportes, infantis, pay-per-view e outros –, e com 32 canais de áudio, a NET tem ampliado a oferta de serviços diferenciados a seus clientes. Por exemplo, em 2009, os assinantes puderam optar por sete sugestões diferentes de composição de planos, cada um com uma série especialmente montada de canais: Atualidade, Diversão, Estilo, Família, Total, Total HD e Total HDMAX.

Também em 2009, o grande destaque foi a oferta de canais em HDTV, ou em alta definição, com 11 canais disponíveis aos assinantes nesta modalidade, na qual a NET é também líder no mercado brasileiro. Neste segmento, a Companhia dispõe do serviço premium HDMAX, com equipamento que permite a gravação da programação digital recebida pelos assinantes, entre outras facilidades.

Fruto da expansão de sua capacidade tecnológica, a NET ampliou também a oferta do sinal digital na TV por assinatura, permitindo o recurso da interatividade a partir do controle remoto do assinante.

Os assinantes têm ainda à sua disposição uma série de canais e programação "À La Carte", que pode ser adquirida pelo sistema pay-per-view – disponíveis pelo controle remoto, pela internet ou por televendas –, tais como: futebol, Big Brother Brasil, canais adultos, filmes, lutas, games, mundo, esportes, canais HD e notícias.



A Companhia dispõe de uma extensa rede de cabos bidirecionais de alta tecnologia que permite oferecer a seus clientes a melhor qualidade de acesso à internet, megavelocidades e maior estabilidade de conexão.

Os assinantes puderam escolher entre cinco opções de velocidade de acesso: 200 kbp/s, 500 kbp/s, 3 mbp/s, 6 mbp/s e 12 mbp/s. Em alguns bairros do Rio de Janeiro e de São Paulo, a NET iniciou em 2009 a oferta do NET Vírtua com 60 mbps de velocidade. Os domicílios escolhidos possibilitarão à NET analisar o potencial do mercado e, se for o caso, a expansão dessa oferta para outras regiões.



Em parceria com a Embratel, a NET oferece o serviço NET Fone via Embratel no mesmo cabo utilizado pelos serviços de TV por assinatura e internet banda larga. O assinante pode optar por dois sistemas de acesso de voz: o NET Fone via Embratel Fale Simples, plano para quem quer economia na medida certa; e o NET Fone via Embratel Fale Muito, destinado a quem quer falar mais e pagar menos.



É o plano de serviços de telefonia fixa da NET que já vem com internet rápida, montado em pacotes econômicos para o assinante.






Com a oferta de suas soluções triple play, a NET disponibiliza a seus clientes a opção pelo NET Combo, que possibilita a montagem de pacotes combinados de dois ou três dos produtos (NET TV por assinatura, NET Vírtua e NET Fone via Embratel), permitindo múltiplas combinações, sempre com preços mais atrativos.



O NET Lar é um conjunto de serviços destinado a ajudar os clientes NET a resolver os problemas de seu dia a dia em casa e aproveitar ao máximo as possibilidades dos produtos e serviços NET:

NET Lar Conforto – Pacote de serviços que fornece atendimento técnico diferenciado para clientes NET.

NET Lar Cyber Anjo – São duas opções de serviço: o Cyber Anjo, que inclui antivírus, firewall e anti-spyware; e o Cyber Anjo Plus, que além dos recursos citados, agrega os serviços de parental control e anti-spam.

NET Lar Cyber Rede – A NET oferece a seus assinantes a prestação de serviços técnicos e a disponibilização de equipamentos para a configuração de redes domésticas de até quatro computadores, com acesso via cabo ou sem fio, incluindo instalação, suporte e manutenção feita por técnicos especializados da NET.



Para contribuir decisivamente na solução de um sério problema enfrentado pelos pais, que é o acesso pelas crianças a conteúdo adulto, a NET, além de possibilitar o bloqueio de canais e de programas considerados inadequados, lançou em outubro de 2009, em parceria com a Turner Broadcasting System, a campanha Supercontrole. A NET ofereceu gratuitamente a seus clientes um controle remoto para ajudar os pais a controlar a programação que seus filhos assistem na TV. O aparelho é programado para acessar apenas canais infantis, sendo personalizado com imagens dos desenhos animados Ben 10 ou Meninas Superpoderosas. A Companhia distribuiu 20 mil unidades do Supercontrole em 2009.





A história da TV por assinatura começou em 1948, nos Estados Unidos. O cabo era utilizado apenas para atender pequenas comunidades do interior que não conseguiam receber os sinais de TV convencional, ou nos lugares onde as imagens eram ruins. Aos poucos, a TV convencional começou a atingir as áreas cobertas pelas pequenas empresas de TV a cabo, o que gerou a necessidade de estas oferecerem um diferencial aos clientes para se manterem no mercado. A solução encontrada foi oferecer mais canais e variedade de programação, que, aliadas à criação da comunicação via satélite, tornou possível a viabilização da TV por assinatura.


No Brasil, o primeiro sistema de distribuição de sinais de TV a cabo foi instalado em 1976, na cidade de São José dos Campos (SP).



 
Ano Histórico
1991 Início das Operações e Aquisições.
1993 Constituição da Multicanal Participações S.A. por Antonio Dias Leite.
1994 Entrada de novos sócios: Globopar e Ralph Partner II.
1996 Abertura de Capital e Registro de ADS na Nasdaq.
1997 Antônio Dias Leite vende sua participação para a Globopar.
1998 Aquisição de 50% da Unicabo e 100% da NET SP, RJ e Brasília, alterando o nome para Globo Cabo S.A.
2000 Lançamento do NET Vírtua, aquisição da VICOM, dos outros 50% da Unicabo e da NET Sul Holding S.A.
2001 Incorporação da Globotel e adesão às Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa – Nível 1 da BM&FBovespa.
2002 Nova razão social: Net Serviços de Comunicação S.A., adesão às Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa – Nível 2 e início da reestruturação da Companhia.
2003 Início da recuperação operacional, reiniciada a publicidade nos meios de comunicação, melhorando a infraestrutura de vendas com a criação de pontos de venda locais.
2004 Início da NET Digital, venda da VICOM para a Consat Brasil Ltda., NET Brasil concede o direito de uso da marca NET por 10 anos e reestruturação financeira completada com emissão de novas ações.
2005 Lançamento do Mega Portfólio Vírtua (2MB, 4MB e 8MB), fim da reestruturação de 98% do endividamento em aberto, início do crescimento acelerado, lançamento do Mega Flash e da HBO e novo sócio estrangeiro, a Telmex.
2006 Lançamento da NET Fone via Embratel, marcando a entrada da NET no mercado de triple play (oferta conjunta de serviços de TV por assinatura, internet banda larga e voz), ênfase no NET Combo e alongamento da dívida por meio da emissão de debêntures e perpétuo.
2007 Incorporação da Vivax, investimentos na bidirecionalização da rede, expansão da plataforma digital e a NET tornou-se a primeira empresa brasileira a abrir o pregão da Bolsa Eletrônica Nasdaq, em Nova York, comemorando os 11 anos de abertura de capital e cinco anos da virada operacional da empresa.
2008 Lançamento do NetFone.com, marcando o início da oferta de serviços triple play em pacotes econômicos, lançamento do Net Vírtua 5G (60 mbp/s Docsis 3.0), aprovação da aquisição da Big TV, Diretor Executivo de Operações, José Félix, que havia participado do processo de reestruturação da empresa, assumiu a Diretoria Geral da NET em substituição a Francisco Valim.
2009 Antecipação em um ano quanto à exigência de apresentar demonstrações financeiras em IFRS, emissão de US$ 350 milhões em “Global Notes” com vencimento em 2020 e aquisição da ESC90, empresa de TV à cabo com atuação nas cidades de Vitória e Vila Velha, Estado do Espírito Santo.