A NET enxerga em 2010 um ano cheio de oportunidades, mas com alguns desafios que precisam ser geridos de forma eficiente e competente. A Copa do Mundo da África do Sul deve potencialmente alavancar a procura pelos serviços de TV por assinatura, especialmente dos pacotes em alta definição (HD), segmento em que a Companhia é líder de mercado.
Para 2010, a Administração da Companhia continua confiando que o desempenho apresentado nos últimos anos pode ser mantido. As oportunidades para executar um novo ano de crescimento existem. A penetração dos serviços prestados pela NET sobre os domicílios brasileiros ainda é baixa, o que traz a confiança de que isso é factível.
Considerando que um forte ritmo de crescimento demanda mais despesas na área comercial e de vendas, a margem Ebitda da empresa continuará a ser pressionada. A Companhia entende que a escala e a otimização de alguns processos operacionais podem ser revertidos em ganhos. Seguindo o mesmo raciocínio, grande parte do Capex estará relacionada diretamente ao ritmo de crescimento. Em adição, a administração identificou oportunidades de ampliação da rede bidirecional e de expansão da rede para novas áreas.
A Companhia espera pela ampliação do efeito de alguns fenômenos que tomaram conta da internet nos últimos anos, como o sucesso dos sites de relacionamento ou de portais de compartilhamento de conteúdos e vídeos, que exigem do usuário maior capacidade e velocidade de navegação, de uploads e de downloads, o que pode ser propiciado por pacotes de acesso à internet banda larga.
Com o pioneirismo do lançamento do programa Internet Popular, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a NET espera ampliar significativamente sua base de assinantes, sempre enxergando nessa clientela entrante a possibilidade de fidelização de públicos e de ampliação de ganhos a partir da solicitação de upgrades de serviços contratados. Iniciativas similares estão em estudo em outras regiões do País, e a Companhia planeja participar delas.
No segmento de comunicação por voz, a Companhia prevê seguir sendo beneficiada pela portabilidade numérica, ampliando a procura pelo NET Fone via Embratel, que tem deixado de ser o segundo telefone e passado a ser a primeira opção nos lares que já se utilizam de serviços da NET.
A motivação de sua equipe, associada à capacitação técnica e tecnologia de ponta utilizada em suas operações, coloca a NET em privilegiada posição para aproveitar as oportunidades desse mercado. A sua estratégia agressiva de crescimento, portanto, terá continuidade suportada por uma gestão financeira conservadora.