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A estratégia da TIM é fortemente calcada no entendimento e segmentação de sua base de clientes. A segmentação permite a prestação de atendimento e oferta de produtos e serviços, atendendo assim os diferentes perfis de nossos clientes consumer e business.


Em 2009, o portfólio de ofertas da Companhia foi completamente renovado com o intuito de posicionar a TIM como a operadora que faz “Planos e Promoções que Revolucionam”. O novo portfólio é baseado em um conceito e uma mecânica inovadora no mercado brasileiro, como a tarifação por chamada, a quebra da barreira da longa distância e o uso ilimitado, sempre explorando o conceito de comunidade TIM, que conta com mais de 41 milhões de linhas em todo País. Foram lançadas duas famílias de planos – Infinity e Liberty – e mais uma oferta diferenciada para os clientes mais sofisticados e exigentes, batizada como Da Vinci.

No Infinity, o cliente é tarifado apenas pelo primeiro minuto de cada ligação para qualquer número TIM e fala o quanto quiser, ou seja, o pagamento passa a ser não mais por minuto mas por chamada. Já no plano Liberty, por uma mensalidade fixa, os clientes podem falar ilimitado com qualquer número TIM, sem restrição de ligações e duração das chamadas. Já o plano Da Vinci é uma oferta única onde o uso é ilimitado em voz e também em dados pelo celular, além de contar com um exclusivo atendimento e portfólio de aparelhos.

A TIM também eliminou as distâncias entre sua comunidade de clientes para reforçar seu slogan “Você, sem fronteiras”. As ligações para qualquer número TIM têm o mesmo custo para ligações locais ou de longa distância. Já o roaming nacional é grátis nos planos Liberty e Da Vinci e custa apenas o primeiro minuto nos planos Infinity.

Na família de planos Infinity, estão contemplados os planos Pré, o Controle e os planos Pós. No Infinity Pós, o cliente só gasta um minuto em cada ligação para TIM, assim, sobram mais minutos para ligar para qualquer outra operadora. Desta maneira, o cliente paga menos ligações excedentes de seu pacote de minutos e gasta menos do que em um plano comum.

Para os clientes que desejam um plano com a comodidade do pós-pago e o controle do pré-pago, foi lançado o plano Infinity Controle, que também permite ao cliente falar o quanto quiser por chamada, com qualquer TIM do Brasil, pagando apenas o primeiro minuto.

Para os clientes que não desejam ter conta com assinatura mensal, a TIM oferece os planos pré-pagos Infinity Pré e Meu Jeito. O lançamento do plano Infinity Pré deu a oportunidade a seus clientes de falar à vontade, sem preocupação com a duração da chamada.

Além de seu portfólio de planos, a TIM ofereceu ao longo do ano várias promoções. Para o Infinity Pré, foi lançada uma promoção onde a chamada de qualquer duração, local ou DDD, custa apenas 25 centavos. Também foram realizadas promoções de estímulo à recarga no formato de campanha de varejo – Recarga Imperdível 1 e 2 – e, também, via estímulo one to one, fundamentadas em CRM.

No segmento Pós-pago, foram criadas ofertas para estimular a portabilidade, como a isenção na franquia por três meses e o predileto grátis por um ano. Depois, para o Infinity Pós, também foi lançada a promoção 25 centavos por chamada.

Além do novo portfolio, a TIM lançou a promoção TIM Chip Avulso em que, agora, clientes TIM poderão escolher entre descontos na mensalidade do plano por 18 meses, sem aparelho subsidiado ou optar por um desconto no novo aparelho. O novo foco consiste em mais uma oferta inovadora, dando mais opções para o cliente, reduzindo a intermediação de aparelhos e concentrando o benefício no serviço. Baseada nessa oferta, foram feitas promoções para o TIM Liberty em todo o Brasil e para o Infinity 60 em alguns estados. Para complementar a oferta, a TIM firmou parcerias com as operadoras de cartão de crédito para oferecer parcelamento em até 12 vezes sem juros.





Toda essa reestruturação de ofertas permitiu que a TIM apresentasse uma melhoria nos indicadores operacionais. Suas vendas atingiram um patamar recorde de 21 milhões de linhas em 2009, as novas ofertas tiveram grande aceitação no mercado (em menos de um ano, 50% da base pré já era Infinity) e aumento sensível na utilização (MOU 99 minutos – um dos mais elevados já registrado). Seguiremos em 2010 no mesmo caminho, através de lançamentos inovadores e que estimulem a utilização dos clientes, sempre mantendo a qualidade do serviço.

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A atuação da TIM no segmento business em 2009 foi caracterizada por uma abordagem focada em diferenciação e inovação.

Em 2009 a TIM atuou com posicionamento de abordagem e oferta diferenciados, atuando sobre necessidades específicas para cada sub-segmento dentro do mercado corporativo, além de diferentes perfis de usuários dentro de uma mesma empresa.

A TIM migrou de um modelo de oferta tradicional nesse segmento, com pacotes de minutos compartilhados e planos modulares, para um conceito inovador com planos adequados a diferentes perfis de usuários e empresas.

Em junho, a TIM lançou o TIM Único, um plano de voz inovador direcionado para o segmento de micro empresas e profissionais liberais que possuem CNPJ. Para isso, foram realizados um mapeamento detalhado e pesquisas com esse segmento para identificar necessidades específicas. Como consequência, criou-se um plano sem comprometimento de minutos e com tarifas competitivas para qualquer diretriz de tráfego, além de benefícios estendidos à família do proprietário da empresa. Já no segundo mês após o lançamento do plano, a oferta já representava mais de 60% das ativações mensais, permitindo que as vendas no segmento crescessem de forma significativa.

A TIM foi pioneira, com o lançamento em julho, do conceito “Empresa Simples”, uma solução completa de telecomunicações para o segmento de Pequenas e Médias Empresas. Um plano convergente que centraliza os serviços de telefonia móvel, fixas e de banda larga em uma única conta, ponto de contato e atendimento – permitindo uma economia de até 40% em gastos em telecomunicações. Além disso, em agosto, foi lançado o combo Empresa Simples, um pacote com internet e fixo ilimitados a R$ 99 por mês.

Em outubro, a TIM lançou a oferta Liberty Empresa, um serviço que permite ligações locais e de longa distância ilimitadas com uma comunidade de mais de 41 milhões de usuários TIM em todo Brasil, além de roaming gratuito no país inteiro por R$ 39 mensais. Um conceito que permite aos clientes corporativos falarem muito mais pagando menos à medida que a rede de empresas de cada cliente migra para a TIM, como fornecedores, clientes ou funcionários.

Os lançamentos de 2009 refletem a estratégia que será seguida em 2010: ofertas diferenciadas e inovadoras para cada segmento de empresa e perfil de usuário. Uma abordagem de portifólio simples, que permita a clientes corporativos falarem mais, com melhor qualidade e com mais economia. Nesse sentido, a incorporação da Intelig pela TIM terá um papel fundamental na estratégia de ofertas convergentes, tornando a TIM ainda mais competitiva neste segmento.

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A Longa Distância da TIM manteve sua estratégia de aumentar o market share do CSP 41 na sua base de clientes e promover a migração de tráfego de longa distância feito através de acessos fixos de outras operadoras para a TIM, mantendo ações de fidelização e retenção de seus clientes de alto valor. Para isso, a TIM inovou com a incorporação da Longa Distância à suas principais ofertas de 2009.

Com o lançamento de ofertas como Infinity e Liberty, a TIM estimulou o tráfego LD entre seus 41 milhões de assinantes, se beneficiando do diferencial de sua rede de voz presente em todos os estados do Brasil. Ambos os planos permitem que o usuário fale de forma ilimitada para qualquer número TIM do País através do código 41. No plano Infinity, paga-se apenas o primeiro minuto de cada ligação e no plano Liberty é cobrada uma assinatura que permite quantidade ilimitada de ligações.

Além disso, foram conduzidas diversas ações de marketing direto, promoções para novos clientes e iniciativas de comunicação segmentada, como, por exemplo, veiculação de vinhetas nos aeroportos e renovação do material em pontos de venda para estimular o uso do CSP 41.

Para Roaming Internacional, a TIM também oferece Pacotes de Voz e Dados para uso no exterior e com primeira ligação a custo zero no exterior – a First Call Free, que contempla três minutos nas chamadas recebidas ou originadas nas viagens internacionais, para clientes individuais. Para clientes corporativos que utilizam seu Blackberry no exterior, também foi criado o pacote mensal de dados para Blackberry, composto por conexão ilimitada GPRS/EDGE/3G em todos os países onde a TIM possui cobertura.


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O ano de 2009 foi de evolução para os planos TIM Fixo e TIM Office.

No segmento Consumer, foi lançada a franquia de 100 minutos a R$ 19,90 – a franquia de telefonia fixa mais barata do mercado – e a oferta especial de Portabilidade Numérica, oferecendo benefícios extras para clientes oriundos de outras operadoras. A TIM chegou à marca de 50% das adições brutas vindas de clientes da concorrência, evidenciando o potencial que o TIM Fixo possui como opção relevante no mercado de telefonia fixa.

No segmento Business, foi lançado o plano TIM Office Plus, um serviço inovador que integra os ramais fixos e móveis da Empresa em uma única rede, de modo que todos falem de graça entre si. Ainda no Business, o plano TIM Empresa Simples levou às pequenas e médias empresas uma opção simples de TIM Office Plus com ligações fixo-fixo ilimitadas + TIM Web por R$ 99,00. Para as regiões sem cobertura 3G a oferta foi adaptada, reduzindo o preço da franquia com ligações fixo-fixo ilimitadas para R$ 89,00.

Tanto nos segmentos Consumer quanto Business, 2009 foi o ano de lançamento da promoção na qual qualquer ligação entre telefones fixos da TIM passou a ser gratuita. Com todas estas ações, a nossa base fixa cresceu mais de 60% no ano.

A aquisição da Intelig permitirá à TIM ampliar ainda mais sua oferta de telefonia fixa em 2010. A Intelig já atua como provedora de telefonia fixa, longa distância e transmissão de dados no Brasil e possui uma robusta infraestrutura de rede.

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No ano de 2009, as receitas provenientes dos serviços de “VAS” representaram 12% da receita bruta de serviços em 2009, totalizando R$ 1,9 bilhão, crescimento de quase 20% no ano. Os Serviços de Valor Agregado tiveram presença constante na agenda de lançamentos da TIM para o mercado.

A Companhia conduziu diversas ações e promoções diferenciadas para continuar alavancando a utilização de SMS e aumentar a penetração, através do estímulo à experimentação do serviço. Dentre as principais ações promocionais do ano, destacaram-se o MegaTIM Torpedos, MegaTIM Mensagens, Pacote Torpedo Ilimitado e TIM Torpedo Surpresa.

Ao longo de 2009, a TIM também investiu em diversas ações focadas em estimular o acesso à internet pelo celular. Em março, a TIM lançou o Pacote de Dados Ilimitado para celular, o mais barato do mercado, com o qual os clientes TIM pós-pagos podem acessar a internet, enviar e-mails e trocar mensagens a partir de seus smartphones e de forma ilimitada.

No segundo semestre, a TIM lançou ofertas bastante acessíveis, visando aumentar a penetração dos serviços de dados, oferecendo o pacote de dados mais barato do mercado: um pacote de 100 Mb por R$ 9,90/mês.

O ano de 2009 também foi marcado pelo lançamento do serviço Blackberry Light através do qual usuários de smartphones Blackberry têm acesso ilimitado a e-mails pessoais e aplicativos de mensagens instantâneas como MSN, Yahoo! Messenger, Google Talk e Blackberry Messenger.

A TIM também investiu no lançamento de aplicativos que estimulassem o uso contínuo de dados, como foi o caso do aplicativo Windows Live, para acesso a Messenger, Hotmail e Spaces. Além disso, em parceria com a corretora Ágora e a Agência Estado, a TIM passou a oferecer a seus clientes a Promoção TIM Ágora Móbile, uma solução inovadora de Mobile Broker. A solução permite que os usuários do aplicativo comprem e vendam ações na bolsa de valores direto do celular, além de checarem cotações e manterem-se atualizados em notícias do mercado financeiro.

Durante todo o ano, a TIM se empenhou no lançamento de promoções que estimulassem a degustação e compra de conteúdos em suas lojas virtuais de música e games, além de conteúdos de parceiros. No 2T09, a TIM lançou o aparelho Nokia 5800 Comes With Music com uma oferta inovadora, concedendo dois meses grátis do Pacote de Dados Ilimitado Para Celular ao cliente que comprasse o aparelho, além de músicas grátis por um ano na loja de música da Nokia. Outro modelo de cobrança de serviços foi implementado buscando estimular acessos à TIM Music Store e TIM Games: isenção da cobrança do tráfego de download. Para a TIM Music Store, foi isentada também a cobrança da navegação na loja realizado no portal WAP.

Com objetivo de aproximar pessoas, a TIM lançou em julho o serviço TIM Café, uma comunidade de relacionamento e chat, em que os clientes TIM podem trocar mensagens e se relacionar com outras pessoas através de torpedos, no site do TIM Café e via WAP. Foi lançado também o serviço de Portal de Voz, onde clientes terão acesso ao menu de opções para salas de bate papo, votações, além de poder ouvir notícias e informações de canais em geral.

Em Outubro, a TIM divulgou a sua parceria com a empresa americana Qualcomm, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo. A parceria foi responsável por lançar a TIM App Store – a primeira loja virtual de aplicativos oferecida por uma operadora brasileira, que disponibilizará aplicativos compatíveis com todos os aparelhos que suportam Java além de outros sistemas operacionais como Android, Symbian, Windows Phone e Blackberry.


Na área de conteúdo, a estratégia de 2009 foi confiar aos principais portais white label, marca TIM, a parceiros especializados e renomados em suas áreas de atuação. A TIM Music Store, a TIM Games Store, o Portal de Esporte e o Portal Infotainment (informação + entretenimento) hoje são geridos em modelo de tercerização por empresas que apostaram no desafio de elevar a qualidade dos conteúdos, alavancar a base de clientes e fazer a diferença do VAS na TIM.

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Em Março de 2009 a TIM inovou mais uma vez lançando o TIM Web Pré-Pago, o primeiro serviço de internet móvel pré-pago do País. A oferta é voltada para os clientes com necessidade diferentes para o uso da internet móvel. Junto com o serviço foi lançada a oferta Pacote Dia, no qual o cliente contrata um pacote que permite a utilização de 250Mb de tráfego de dados em 24 horas consecutivas a um preço especial.

No serviço pós-pago, o portfólio disponível nas áreas com cobertura 3G, além de pacotes de acesso ilimitado com velocidades de até 600Kbps, 1Mbps e 7Mbps, ganhou mais uma opção na velocidade de até 300Kbps. Trata-se de uma opção mais econômica voltada para clientes que precisam de uma internet móvel para acesso a conteúdos, sem necessidade de grandes velocidades.

Complementando seu portfólio de serviços de acesso à Internet, a TIM lançou em dezembro o TIM Wi-Fi, um serviço de acesso à Internet Wi-Fi em locais públicos através de hotspots da rede Vex, parceira da TIM no projeto. Além da opção de acesso contínuo ao serviço, existem também três pacotes para uso esporádico: Wi-Fi Dia (24 horas de acesso), Wi-Fi Semana (7 dias de acesso) e Wi-Fi Mês (30 dias de acesso).

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A TIM em 2009 revolucionou também no que diz respeito à oferta de aparelhos e aplicativos.

Ao longo de todo o ano, a TIM trouxe seguidas inovações para o Brasil no mercado de celulares. Em linha com o posicionamento estratégico da Empresa, a TIM foi pioneira no lançamento exclusivo de aparelhos de última geração. No primeiro semestre de 2009, a TIM lançou o primeiro Blackberry touchscreen, o Blackberry Storm, em campanha conjunta com a canadense RIM, Research in Motion. Em parceria com a Nokia, também foi lançado em primeira mão o primeiro modelo touchscreen deste fabricante, trazendo ainda o inédito conceito de músicas ilimitadas pelo celular com o Nokia 5800 Comes With Music.

Já no segundo semestre, a TIM continuou na estrada da inovação trazendo o iPhone 3GS da Apple. A TIM também foi a primeira operadora no Brasil no lançamento com exclusividade dos celulares com tecnologia Android do Google, totalmente integrados aos serviços de internet do gigante americano da web. Em parceria exclusiva com a Microsoft, foi lançado ainda a nova família de produtos Windows phone.

A suporte da estratégia de sustentabilidade da TIM, foi lançado ainda uma série de celulares que deram origem à “linha eco”. São aparelhos feitos com material reciclado com certificação Carbon Free, como o Motorola W233 e Motocubo A45, além de um lançamento totalmente exclusivo do Samsung Crest Solar, com bateria carregável por energia solar.

No mundo das aplicações, verdadeiras vedetes de quem possui smartphones, a TIM foi mais uma vez pioneira lançando o aplicativo para iPhone Brasileirão TIM 2009, disponível gratuitamente para download pela App Store, com todas as informações sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol, como classificação atualizada, próximos jogos, últimas notícias e fotos de cada um dos times participantes das Séries A e B do campeonato.

Em 2009, a TIM consolidou seu pioneirismo na oferta convergente de netbooks com serviço de internet móvel 3G da TIM, o TIM Web. Lançado com exclusividade na operadora, o Mini HP 1150, com modem 3G embutido, entregou o mais alto padrão de qualidade, mobilidade e design aos clientes, que foram beneficiados com descontos na compra do aparelho e contratação do plano TIM Web (ou clientes TIM Web há mais de dez meses).

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