Relatório

Anual

2018

Self funcionários do Banco do Brasil

Quem Somos

Somos o Banco do Brasil S.A., o primeiro banco a operar no País. Com 210 anos de existência, contribuímos ativamente para o desenvolvimento do Brasil. Nossos valores constituem princípios que guiam a organização: Foco no Cliente, Inovação, Ética, Senso de Dono, Eficiência, Confiabilidade e Espírito Público.

Presença nacional

Ponto no mapa

Quantidade de
pontos de agência:
4.722

Bandeira azul

Norte: 300

Bandeira amarelo

Nordeste: 1.014

Bandeira azul escuro

Centro-Oeste: 459

Bandeira cinza

Sudeste: 2.015

Bandeira amarelo escuro

Sul: 934

Funcionários

Quantidade
de funcionários:
96.889

Bandeira azul

Norte: 4.259

Bandeira amarelo

Nordeste: 16.116

Bandeira azul escuro

Centro-Oeste: 16.808

Bandeira cinza

Sudeste: 42.586

Bandeira amarelo escuro

Sul: 17.096

Exterior: 24

Mapa da Presença do Banco do Brasil

Presença internacional desde 1941

Mapa da Presença internacional do Banco do Brasil
Ativos: R$ 1,42 trilhão

Ativos:
R$ 1,42 trilhão

Ativos: R$ 1,42 trilhão

Lucro Líquido Ajustado:
R$ 13,5 bilhões

Carteira de Crédito: +3,0%

Rendas de Tarifas: +5,8%

Participação de mercado no agronegócio: 57,4%

Participação de mercado no crédito: 18,5%

Índice de Capital Principal: 10,00%

Patrimônio Líquido: R$ 102,25 bilhões

Modelo de Negócios

A Sustentabilidade é um aspecto transversal em nossa estratégia. Com negócios e práticas administrativas cada vez mais sustentáveis, disseminamos a toda a cadeia de valor a importância da incorporação dos princípios da responsabilidade socioambiental empresarial no planejamento e na execução de ações. Como forma de concretizar esses resultados, os direcionadores em sustentabilidade são avaliados por meio de indicadores definidos a partir da Estratégia Corporativa.

Propósito e capitais

Papel
Transformador

Papel transformador

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Por meio da oferta de crédito, exercemos papel transformador na sociedade, movimentando todas as regiões do Brasil. A atuação inclui desde operações de microcrédito até soluções financeiras para grandes corporações empresariais, do mercado de capitais e dos governos, com posição de destaque na concessão de crédito rural.

Aos clientes, os modelos de negócios ligados à economia verde contemplam soluções sustentáveis, que geram retorno financeiro e benefícios sociais, além de auxiliarem na preservação do meio ambiente e na redução das emissões de carbono. As exigências do mercado são consideradas nos planejamentos e nas definições dos setores para as ofertas de crédito, nas estratégias de captação de recursos e nas áreas de atuação prioritárias.

Todas as iniciativas estão em consonância com os compromissos da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) e das Diretrizes de Sustentabilidade para o Crédito.

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Conheça os compromissos da Agenda 30 BB para esse tema.

Planta

R$ 189,6 bilhões
Saldo de negócios verdes, com Retorno Ajustado pelo Risco (RAR) de 17% e Margem de Contribuição de R$ 2,4 bilhões.

Energia

R$ 512 milhões de recursos alocados no Programa Agro Energia, na safra 2017–2018, que visa estimular o uso de energias renováveis no meio rural.

Sol

Aproximadamente 1 milhão de agricultores familiares atendidos em 2018, no âmbito do Pronaf, e os negócios atingiram 96,9% dos municípios brasileiros, o que aponta a abrangência do programa.

CCBB

4,36 milhões de visitantes nos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBB), que foram palco de 315 iniciativas culturais, com R$ 1,2 bilhão de retorno em mídia espontânea.

CCBB

R$ 53,4 milhões aportados na Fundação Banco do Brasil (FBB).

A governança corporativa demonstra o compromisso com os princípios básicos de transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. As relações com nossos públicos de interesse, em especial acionistas e investidores, são pautadas por confiança, o que fundamenta a decisão de investimento e, consequentemente, fomenta a atração de capitais. Buscamos influenciar positivamente essa decisão na medida em que demonstramos a sustentabilidade da gestão, que equilibra e protege os interesses das partes, de maneira que uma não seja beneficiada em detrimento de outra.

Entre as boas práticas adotadas, contamos com modelo de decisão colegiada desde 1995, e todas elas, independentemente do nível interno, são tomadas com o envolvimento dos representantes das unidades e apoio dos comitês estratégicos na definição de estratégias e na aprovação de propostas para os diferentes negócios.

Além de manter políticas estratégicas, investir em programas de compliance, que visam assegurar que as ações planejadas e aprovadas sejam executadas adequadamente, todas as unidades são responsáveis por garantir a aplicação das diretrizes éticas. O corpo funcional é o protagonista nesse aspecto ao aplicar diariamente, no exercício de suas atividades, leis, regulamentos, normas, políticas e procedimentos, observando princípios de integridade, conduta ética, eficiência e sustentabilidade dos negócios.

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Conheça os compromissos da Agenda 30 BB para esse tema.

Selo Nível 1
Com nota máxima no Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IG-SEST).

Índice Integrado de Governança e Gestão (IGG), do Tribunal de Contas da União (TCU) – melhor pontuação entre 488 participantes.

Moeda

Criamos a Política de Remuneração de Administradores, aprovada pelo Conselho de Administração.

Anotacão

Divulgação do Informe Banco do Brasil sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa (Informe), elaborado em conformidade com instrução da Comissão de Valores Mobiliários.

Governança
Corporativa

Governança Corporativa

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Gestão
de Riscos

Gestão de Riscos

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Ao incorporar fatores socioambientais nas decisões de investimento e práticas de seleção de ativos, busca-se reduzir riscos, ampliar o retorno financeiro e atender às expectativas dos clientes e outros públicos de interesse. Além disso, a gestão do risco socioambiental também é balizada pelas políticas de Crédito, Responsabilidade Socioambiental (PRSA) e de Relacionamento com Fornecedores e pelas Diretrizes de Sustentabilidade para o Crédito e Diretrizes Socioambientais para Assuntos Polêmicos.

Os riscos não financeiros – decorrentes das atividades operacionais e utilização dos recursos necessários à entrega de produtos e serviços aos clientes – podem acarretar redução, degradação ou interrupção das atividades, além da potencial geração de passivos contratuais, regulatórios e ambientais, com impacto negativo à reputação. Já os emergentes – provenientes de mudanças no mercado ou de alterações na estratégia capazes de desencadear novos riscos – podem ter seu impacto potencial ampliado em razão do interesse em determinados objetivos estratégicos.

Para gerenciá-los, mantemos políticas de riscos, normas, procedimentos, processos e estrutura de gestão, e adotamos metodologias de identificação, mensuração, avaliação, monitoramento, reporte, controle e mitigação. Em 2018, o modelo de identificação e definição da relevância dos riscos foi revisado, incorporando melhorias na classificação e no conhecimento da relação entre os riscos, dos fatores externos e internos que os causam e do vínculo aos objetivos estratégicos e à natureza dos possíveis impactos.

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Conheça os compromissos da Agenda 30 BB para esse tema.

SEST

Implementação em 2018 de
rating socioambiental, com o objetivo de conhecer, avaliar a monitorar as práticas do cliente, usado como ferramenta de gestão do risco socioambiental.

SEST

Iniciativas voltadas à mitigação de mudanças climáticas, como o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), no qual identificamos implicações financeiras positivas com a contratação de operações em 2018 no valor de R$ 1,7 bilhão, a um custo de contratação de R$ 6 milhões.

Moeda

Crescimento de 73% na quantidade de acessos à internet com BB Code PF e de 306% para BB Code PJ. Em 2018 ultrapassamos a marca de 32 milhões de clientes com biometria cadastrada.

Anotacão

Construção das bases de perdas socioambientais dos riscos operacionais e de crédito.

No contexto do sistema financeiro, em que a realidade digital impõe complexidades e desafios é crescente o ingresso de empresas ávidas por oferecer serviços até então restritos aos bancos e o comportamento dos clientes indica direções e oportunidades de negócios e o desenvolvimento de soluções, que não apenas satisfaçam, mas antecipem suas necessidades.

Seguimos na vanguarda das soluções digitais com uso de inteligência artificial, permitindo aos clientes interagirem conosco e usufruírem serviços via WhatsApp e redes sociais. Práticas como essas estão alinhadas a um de nossos valores, a Inovação, que está inserida no processo de formulação da Estratégia Corporativa do Banco do Brasil (ECBB), na cultura organizacional, na visão, no posicionamento, nas macroambições e nos objetivos.

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Conheça o compromisso da Agenda 30 BB para esse tema.

SEST

18.450 ideias coletadas na quinta edição do Programa de Incentivo à Inovação (Pensa BB).

Moeda

R$ 125,7 bilhões em ativos sujeitos a triagem positiva, que considera aspectos socioambientais e de governança corporativa.

SEST

R$ 1,6 bilhão de recursos estão alocados em fundos que possuem características socioambientais.

Anotacão

57,4% de participação nos financiamentos destinados ao agronegócio.

Negócios sociais (saldo em carteira):

Crédito Acessibilidade
R$ 162,4 milhões

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
R$ 41,6 bilhões

Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV)
R$ 22 bilhões

BB Microcrédito Empreendedor
R$ 234,8 milhões

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)
R$ 44,1 bilhões

Criação de
Valor Financeiro

Criação de valor financeiro

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Criação de
Valor Social

Criação de valor Social

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A qualidade do atendimento é fundamental para a satisfação dos clientes, na medida em que contribui para o aumento da confiança, a geração de oportunidades de negócios e o incremento da rentabilidade. Tanto que fomos a primeira instituição financeira do País a aprovar e publicar Política de Relacionamento com Clientes e Usuários – exigência do Conselho Monetário Nacional (CMN) –, de forma a orientar o comportamento e a condução das atividades segundo os princípios de ética, responsabilidade, transparência e diligência.

A motivação e dedicação do funcionário é essencial para a satisfação do cliente, considerando que sua atitude e atenção diária em todas as atividades afetam direta ou indiretamente a percepção do público em relação aos serviços.

Esse compromisso envolve o planejamento e desenvolvimento da carreira dos funcionários por meio de gestão e programas corporativos de sucessão e ascensão, bem como o contínuo aperfeiçoamento das políticas de salários, participação nos lucros e premiações.

Adotamos ações de promoção da diversidade no quadro funcional pautadas em nossas políticas gerais, no Código de Ética e nas Normas de Conduta e nos normativos dos programas de ascensão profissional que contemplam ações pró-equidade de gênero. Investimos na qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho, o que demonstra a aplicação prática de responsabilidade socioambiental.

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SEST

2,7 milhões de contas abertas, com a expansão da Conta Fácil, resultando na liderança no segmento de contas digitais. A Conta Fácil MEI 100% digital beneficiou 25.756 microempresários.

SEST

6 milhões de usuários no aplicativo Minhas Finanças, com 937.323 orçamentos familiares criados e economia média estimulada por cliente de R$ 1 mil.

SEST

79,0% do total das transações foram realizadas por meio de celulares e internet.

SEST

83,6% de funcionários satisfeitos.

SEST

R$ 6 bilhões de pagamentos aos fornecedores, sendo R$ 17,3 milhões pagos a seis fornecedores domiciliados no exterior.

SEST

1,5% de redução do consumo total de água em 2018.

SEST

1,8% de redução do consumo total de energia elétrica em 2018.

SEST

102 mil cartuchos recondicionados (o que corresponde a 99% do total utilizado em 2018), o que proporcionou economia de R$ 54,4 milhões.

SEST

1.848 unidades com o Programa Coleta Seletiva implementado.

SEST

Redução de 259 toneladas de papel com a estratégia de transformação digital.

Para o Índice Pegada Ecológica (IPE), no primeiro semestre de 2018, 50,1% (2.718) das unidades avaliadas atingiram a meta estabelecida. Já no segundo semestre, 46,1% (2.488 unidades) alcançaram o indicador.

Criação de
Valor Ambiental

Criação de valor Ambiental

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