Adotamos o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual há saúde quando existe “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Com esse entendimento, nossa Diretoria Gestão de Pessoas centraliza o gerenciamento e a elaboração de ações estratégicas de Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho e Qualidade de Vida no Trabalho, que são conduzidas, em grande parte, pelos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmts), localizados nas Gerências Regionais de Gestão de Pessoas, presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os Sesmts desempenham uma série de atividades com o objetivo de viabilizar locais de trabalho saudáveis, seguros e confortáveis.
1. Na área de Segurança no Trabalho, os destaques são para:
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, elaborado de acordo com a Norma Regulamentadora nº 9 do Ministério do Trabalho, prevê avaliação anual de todas as nossas dependências por profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), com foco na prevenção de riscos químicos, físicos e biológicos.
Durante as visitas, os profissionais de SST vistoriam minuciosamente o ambiente de trabalho por meio de inspeção visual, análise de documentação e avaliação quantitativa, relacionando as funções e atividades exercidas pelos funcionários. A partir dessa vistoria é possível identificar a eventual exposição do colaborador a riscos
Nos locais de trabalho são mensuradas as variáveis ambientais de ruído, iluminação, temperatura, qualidade e umidade do ar. O ruído é quantificado utilizando um dosímetro, sendo o resultado, para seguir um nível de conforto, confrontado com o valor de referência 65 dB, conforme Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho e NBR 10.152.
A iluminação é avaliada por meio do equipamento luxímetro, sendo os resultados comparados com o valor de referência 500 lux, conforme Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho e NBR ISO/CIE 8995-1.
A umidade é medida com psicrômetro e confrontada com o valor de referência de 40% de umidade, a fim de verificar condições de conforto, preservação e integridade física dos trabalhadores, em linha com a Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho.
Já a temperatura ambiental, aferida por meio de termômetro digital, deve ser compatível com a Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho, que determina níveis de conformidade entre 20 °C e 23 °C.
Em 2018, realizamos 5.678 relatórios do PPRA que, além da análise de risco ambiental, definem, quando necessário, planos de ação para correção de eventual não conformidade.
2. Na área de Saúde Ocupacional, ressaltamos:
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é nosso principal instrumento de gestão de saúde, pois permite identificarmos potenciais situações de risco de adoecimento, de natureza ocupacional ou não. O PCMSO é atualizado anualmente pela Gerência de Saúde Ocupacional, que considera o perfil epidemiológico identificado em resultados de exames periódicos de saúde (EPS) realizados pelos funcionários e o estudo das causas dos afastamentos por motivo de licença-saúde.
Além disso, mantemos o Programa de Avaliação Médica para Primeiros Gestores, que contempla um protocolo ampliado de exames e avaliações e destina atenção diferenciada às Pessoas com Deficiência (PcD), com ações de análise multidisciplinar prévia à posse, avaliação clínica geral e especializada, conforme o tipo de deficiência, análise ergonômica e adaptação do posto de trabalho.
Promovemos também ações para minimizar casos de afastamento por meio de programas de rastreamento de estresse, estadiamento, disfunções dos membros superiores, investigação de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), identificação de alcoolismo e campanha de vacinação contra o vírus influenza, entre outras.
Outra iniciativa é o programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que promove ações complementares às de saúde ocupacional e de segurança no trabalho. O QVT beneficia funcionários, estagiários e aprendizes e contempla também capacitação sobre o tema, incluindo palestras, oficinas posturais e de ergonomia, concurso de alimentação saudável, vídeos com profissionais renomados para orientação, apoio e dicas sobre atividades físicas, atividades de relaxamento, dança, ginástica laboral, nutrição saudável e saúde mental, bem como espaços QVT. Por sua relevância, o programa dispõe de orçamento próprio, de forma a viabilizar todas essas ações, sejam elas promovidas pela área gestora ou pelas dependências, que também recebem a chamada Verba QVT para optarem pelas práticas que entendem mais adequadas aos seus públicos.
Entre as ações promovidas pela área gestora no âmbito do programa QVT, destacam-se parcerias com outras áreas, que potencializam os esforços em prol de um time de funcionários mais saudável. Nesse contexto, o programa promoveu um concurso, denominado Top Chef BB e focado em alimentação esportiva para corredores, no âmbito do Circuito de Corrida. Foram premiados colaboradores e produzidos vídeos com dicas de alimentação pré e pós-treino, além de editado um livro de receitas, com versões impressa e digital, disponível na Intranet.
Além do atendimento da saúde ocupacional, os colaboradores contam com uma ampla rede de profissionais credenciados pela Cassi, com abrangência nacional, o que facilita o acesso a terapias de alta complexidade em centros avançados, mesmo para aqueles funcionários lotados em municípios com insuficiência de recursos terapêuticos. Também é disponibilizado acompanhamento multidisciplinar nas unidades de atendimento próprio da Cassi – CliniCassi, por meio de cadastramento no Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), que adota como premissa as melhores práticas de assistência integral referentes à promoção da saúde e à prevenção do adoecimento.
Com base nos resultados do Exame Periódico de Saúde (EPS), a equipe de saúde da Cassi encaminha os funcionários para programas e/ou ações, como: Programa de Gerenciamento do Cuidado de Participantes com Condições Crônicas (GCC), Programa de Atenção ao Crônico (PAC), Acompanhamento do Adoecimento por Estresse e Programa contra Obesidade.
Disponibilizamos ainda um Programa de Assistência a Vítimas de Assalto e Sequestro (Pavas). Inédito no Sistema Financeiro, o Pavas existe desde 2000, prestando assistência médica, psicológica, jurídica e de segurança à população vitimada em situações de atentado ao nosso patrimônio (assalto e sequestro), representando um importante suporte para o funcionalismo e colaborando para o restabelecimento da rotina da(s) pessoa(s) e dependência(s) envolvidas.
Equipe de Comunicação e Autodesenvolvimento (Ecoa) Todas as Unidades do BB contam com equipe de comunicação e autodesenvolvimento que pode atuar em ações de responsabilidade socioambiental, ecoeficiência, clima organizacional, qualidade de vida dos funcionários, entre outras.