Nossa Casa

Com 68 anos de história, atuamos com o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver a clientes e consumidores no Brasil e em mais de 50 países onde nossos produtos estão disponíveis.

Somos a maior produtora de painéis de madeira industrializada e de metais e louças sanitárias do hemisfério Sul e líderes no mercado nacional nesses segmentos. Atuamos em três áreas de negócios:

Madeira
Engloba o segmento florestal, no qual são produzidos eucaliptos em mais de 251 mil hectares de floresta, que são utilizados na produção de painéis de MDP, MDF e HDF, pisos laminados e vinílicos, acessórios de acabamento e rodapés.

Somos responsáveis por áreas de conservação e zelamos pelo emprego das melhores práticas de manejo e de conservação de áreas nativas.

Louças, metais, duchas e torneiras elétricas com as marcas Deca e Hydra.

Revestimentos cerâmicos
para piso e parede e telhas comercializados sob a marca Ceusa.

Contamos com 11.163 mil colaboradores próprios no Brasil e na Colômbia, comprometidos com o Jeito de Ser e de Fazer (nossa cultura corporativa) e com o Duratex 2025 (nosso planejamento estratégico). Essa equipe constitui um dos diferenciais competitivos para sustentarmos a posição de destaque em todas as áreas de negócios em que atuamos. Negociamos ações na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (B3), sob o código DTEX3, em que integramos o Novo Mercado, segmento que reúne companhias aderentes, voluntariamente, aos mais elevados padrões de governança corporativa; e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Composição acionária

Composição acionária* Inclusa participação das famílias.
ícone colaboradores - 11.130 mil colaboradores próprios

11.163 mil
colaboradores próprios

ícone colaboradores - 11.130 mil colaboradores próprios

7 unidades florestais
e 16 unidades
industriais no Brasil

ícone colaboradores - 11.130 mil colaboradores próprios

3 fábricas na
Colômbia

ícone colaboradores - 11.130 mil colaboradores próprios

R$ 8,16 bilhões
– nosso valor de
mercado ao fim
de 2018

Como somos

  • Buscamos a proximidade com nossos clientes e consumidores.
  • Respondemos de forma ágil e simples às demandas desse público.
  • Trabalhamos para alcançar maior produtividade e resultados com qualidade impecável.
  • Antecipamos tendências e proporcionamos experiências únicas.
  • Viabilizamos soluções com economia de recursos naturais e econômicos.

Estamos dispostos a desafiar sempre o nosso próprio modelo de negócios e visamos a novas oportunidades para assegurarmos a sustentabilidade dos negócios e criar valor para nossos stakeholders. Investimos fortemente também no processo de transformação digital. Adotamos novas metodologias de trabalho, ampliamos o uso de dados para a tomada de decisão e criamos uma área dedicada especialmente a nos colocar lado a lado com o que de mais moderno se faz no mundo. Nosso objetivo é sermos uma empresa cada vez mais voltada a nossos consumidores.

Desde 2016, estamos inseridos em uma jornada de transformação e revitalização da nossa cultura, em que, de forma cocriada, definimos o Jeito de Ser e de Fazer da Duratex, que compreende quatro atributos (Gente, Processos, Clientes e Resultados) e os comportamentos que admitimos e não admitimos dos nossos colaboradores, para ganharmos agilidade e assertividade nas decisões e sermos ainda mais inovadores, mantendo o protagonismo no segmento em que atuamos.

Nosso compromisso com o futuro se traduz no nosso plano estratégico, o Duratex 2025, que orienta nossas ações e tomadas de decisão para o crescimento dos negócios em quatro avenidas (Plataforma Digital, Sistemas de Ambientes, Soluções em Água e Soluções Florestais), e em nossa Estratégia de Sustentabilidade, que estabelece metas concretas a serem cumpridas até 2025 e que está relacionada a oito temas associados aos pilares Pessoas, Processos e Produtos e Serviços.

ícone pessoas - Workshop

Mais de 27 mil horas de workshops sobre nossa cultura corporativa foram oferecidas em 2018.

Ícone mundo - Sustentabilidade

Assumimos o compromisso de cumprir 45 metas de sustentabilidade até 2025.

Ícone pessoa - Inovação

Investimos 2% de nossa receita em inovação.

Ícone caderno - Estratégia

Mais de 90% dos colaboradores de todas as funções treinados sobre o plano estratégico.

Como fazemos

Somos abertos e flexíveis para compreender nossos clientes e consumidores, pois queremos tê-los cada vez mais como parceiros, com os quais evoluímos e aprendemos. Também desejamos ser apoiadores e promotores de ideias e negócios capazes de qualificar cada vez mais os setores em que atuamos, promovendo o bem-estar para toda a sociedade. Isso inclui nosso empenho em sermos cada vez mais eficientes também no que diz respeito às questões ambientais. Procuramos maneiras de reduzir cada vez mais o consumo de recursos naturais, da produção ao consumo de nossos serviços e produtos, preservando a qualidade, o design e a inovação.

Escutamos também as comunidades em que estamos presentes para sermos parceiros na promoção do desenvolvimento, criando ou apoiando projetos e iniciativas capazes de mudar a realidade das pessoas.

Tudo isso é feito sem nos esquecermos de que, para distribuir valor, precisamos criá-lo. Assim, adotamos uma zelosa, racional e estratégica gestão operacional e financeira, que se revela cada vez mais acertada e nos prepara para capturar a retomada do crescimento econômico do Brasil nos próximos períodos.

ícone colaboradores - 11.130 mil colaboradores próprios

R$ 1,9 milhão em Investimento Social Privado.

ícone colaboradores - 11.130 mil colaboradores próprios

Aumento de 24% na receita líquida em comparação com 2017.

ícone colaboradores - 11.130 mil colaboradores próprios

Possuímos opções economizadoras para 100% dos metais acabados.

ícone colaboradores - 11.130 mil colaboradores próprios

95% de nossa matriz energética em painéis provém de fontes renováveis.

Distribuição do Valor Adicionado em 2018

Ativo 2