Quando abriu seu capital, em 2007, a MRV construía anualmente cerca de 4 mil unidades. Quase cinco anos mais tarde, em 2012, esse volume havia sido multiplicado por dez e, em 2017, mantendo-se nesse patamar, a empresa concluiu 38.140 unidades. Um dos fatores que propicia essa estabilidade é a estratégia da companhia, anunciada há três anos, focada em introduzir o conceito de microrregiões para compra de terrenos e lançamentos, o que contribuiu para melhorar o equilíbrio do land bank (banco de terrenos) em cada localidade de atuação; aumento do volume dos lançamentos em capitais e regiões metropolitanas; e adequação do Selling, General and Administrative Expenses – SG&A (despesas de vendas, administrativas e outros encargos) para absorver o novo plano de crescimento.
A empresa se destaca ainda em seu setor por deter diferenciais como operar de maneira semelhante ao modelo varejista. Encontra-se aí a ideia de intensificar sua presença em mercados em que já atua e dos quais conhece a dinâmica, como preços de terrenos, regiões e localizações mais demandadas e tipo de imóvel que atende às necessidades de cada grupo de consumidor, entre outras características.
Ante o engajamento cada vez maior dos clientes, a companhia tem sido capaz de mostrar também duas outras importantes características: a inovação, expressa em soluções facilitadoras, tanto em produtos quanto em serviços, e a sustentabilidade, que transpassa toda a sua atuação. Ambos os aspectos vêm sendo fortemente trabalhados interna e externamente.
Paralelamente, a MRV mantém-se atenta à otimização de custos. Esse é o foco do Programa Austeridade, ferramenta de gestão aplicada desde 2017, em que algumas contas são selecionadas pela Presidência para o acompanhamento estreito dos gestores das áreas – que devem propor soluções processuais ou operacionais para a redução de custos e prestar contas dos resultados alcançados.
O compromisso com o desenvolvimento sustentável e a execução de suas atividades de forma equilibrada e responsável, nas diversas cidades em que atua, está expresso pela MRV em sua Política de Sustentabilidade. Direcionado a todos os colaboradores, parceiros, fornecedores e demais grupos de relacionamento, como acionistas, investidores, clientes, imobiliárias, corretores credenciados, autoridades públicas, representantes de agências reguladoras e representantes de entidades privadas, o documento estabelece as seguintes diretrizes: