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Ética, transparência e
integridade nos negócios

Estratégia e Gestão

Quando abriu seu capital, em 2007, a MRV construía anualmente cerca de 4 mil unidades. Quase cinco anos mais tarde, em 2012, esse volume havia sido multiplicado por dez e, em 2017, mantendo-se nesse patamar, a empresa concluiu 38.140 unidades. Um dos fatores que propicia essa estabilidade é a estratégia da companhia, anunciada há três anos, focada em introduzir o conceito de microrregiões para compra de terrenos e lançamentos, o que contribuiu para melhorar o equilíbrio do land bank (banco de terrenos) em cada localidade de atuação; aumento do volume dos lançamentos em capitais e regiões metropolitanas; e adequação do Selling, General and Administrative Expenses – SG&A (despesas de vendas, administrativas e outros encargos) para absorver o novo plano de crescimento.

A empresa se destaca ainda em seu setor por deter diferenciais como operar de maneira semelhante ao modelo varejista. Encontra-se aí a ideia de intensificar sua presença em mercados em que já atua e dos quais conhece a dinâmica, como preços de terrenos, regiões e localizações mais demandadas e tipo de imóvel que atende às necessidades de cada grupo de consumidor, entre outras características.

Ante o engajamento cada vez maior dos clientes, a companhia tem sido capaz de mostrar também duas outras importantes características: a inovação, expressa em soluções facilitadoras, tanto em produtos quanto em serviços, e a sustentabilidade, que transpassa toda a sua atuação. Ambos os aspectos vêm sendo fortemente trabalhados interna e externamente.

Paralelamente, a MRV mantém-se atenta à otimização de custos. Esse é o foco do Programa Austeridade, ferramenta de gestão aplicada desde 2017, em que algumas contas são selecionadas pela Presidência para o acompanhamento estreito dos gestores das áreas – que devem propor soluções processuais ou operacionais para a redução de custos e prestar contas dos resultados alcançados.

Sustentabilidade 103-2 | 103-3: Diversidade e igualdade de oportunidades | Trabalho infantil | Trabalho forçado ou análogo ao escravo

O compromisso com o desenvolvimento sustentável e a execução de suas atividades de forma equilibrada e responsável, nas diversas cidades em que atua, está expresso pela MRV em sua Política de Sustentabilidade. Direcionado a todos os colaboradores, parceiros, fornecedores e demais grupos de relacionamento, como acionistas, investidores, clientes, imobiliárias, corretores credenciados, autoridades públicas, representantes de agências reguladoras e representantes de entidades privadas, o documento estabelece as seguintes diretrizes:

  • Promover, implementar e disseminar ações de desenvolvimento sustentável.
  • Respeitar a diversidade, combatendo a discriminação, o assédio moral e sexual e a corrupção em todas as suas formas.
  • Garantir condições de trabalho adequadas e o bem-estar de colaboradores.
  • Respeitar os clientes.
  • Buscar novas tecnologias de construção e uso de matérias-primas economicamente viáveis e aperfeiçoar os processos de engenharia a fim de minimizar os impactos no meio ambiente.
  • Utilizar água e energia de forma consciente, com controle e gerenciamento, adotando medidas de substituição de equipamentos obsoletos para melhor aproveitamento dos recursos.
  • Reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos, sempre que possível.
  • Divulgar as práticas e indicadores de sustentabilidade.
  • Estabelecer anualmente metas de sustentabilidade para as lideranças de todo o Grupo MRV.
  • Promover o comprometimento da liderança com o desenvolvimento do tema no Grupo MRV.
  • Promover e incentivar a inovação tecnológica, o investimento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e a concepção de projetos e produtos para que sejam concebidos de maneira sustentável, o que contribui ainda para a redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), mitigando os seus efeitos no clima, conforme a Política de mudanças Climáticas do Grupo MRV.
  • Enfatizar a importância do Código de Conduta e sua aplicação nas principais decisões do Grupo MRV.
  • Conscientizar e engajar todos os colaboradores com a sustentabilidade.
  • Influenciar a cadeia de suprimentos no desenvolvimento de produtos e projetos mais sustentáveis.
  • Buscar a redução de impacto na vizinhança das obras e reforçar esse compromisso com os moradores da região.
  • Garantir a satisfação dos clientes, cumprindo os acordos firmados entre as partes e oferecendo soluções socioambientais e inovação para os produtos.

Desenho das placas solares