Pelo sétimo ano consecutivo, a MRV publica seu relatório de sustentabilidade para apresentar a todos os stakeholders os resultados, as conquistas e os desafios nas dimensões econômico-financeira, social e ambiental. Este documento, referente ao desempenho de 2017, está estruturado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em seu mais recente modelo, Standards; e, em relação ao publicado anteriormente, em junho de 2017, não inclui reformulações de informações nem alterações em escopo e limites. 102-48 | 102-49 | 102-50 | 102-51 | 102-52 | 102-54
Seu conteúdo refere-se às operações da empresa no Brasil e, quando indicado, também reporta dados consolidados da Prime e MRL Engenharia (a Log Commercial Properties, empresa do Grupo MRV, divulga suas informações em documento próprio). Ele não foi submetido à verificação externa. A definição se deu com base em processo de revisão da Matriz de Materialidade que resultou na apuração de dez temas relevantes, agrupados em cinco grandes blocos: Ética, transparência e integridade nos negócios; Trabalho decente e direitos humanos na cadeia de valor; Qualidade e soluções ambientais dos empreendimentos; Relacionamento e satisfação dos clientes; e Gestão de fornecedores. 102-45 | 102-56
Para encaminhar comentários e dúvidas a respeito do documento, a MRV coloca à disposição os seguintes canais:
Site: www.mrv.com.br
E-mail: comunicacao@mrv.com.br
Telefone: (31) 3615-7100
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O processo de revisão da materialidade, em 2017, incluiu análise de fontes secundárias e consultas primárias a stakeholders. As fontes secundárias estudadas foram documentos internos que refletem os direcionamentos para questões de sustentabilidade na companhia, como Relatório de Sustentabilidade 2016, temas materiais 2015 e Políticas de Gestão de Riscos, Mudanças Climáticas, Sustentabilidade e Relacionamento com Fornecedores, além de pesquisa com clientes. Na mesma etapa, foi também realizada análise de estudos setoriais, que busca identificar temas prioritários, tendências e o contexto de sustentabilidade no segmento de atuação, além de um benchmarking setorial que identificou os principais temas de sustentabilidade abordados nos relatórios mais recentes disponibilizados por três outras empresas.
Já as fontes primárias consultadas foram nove lideranças da MRV, entrevistadas na sede da companhia, em Belo Horizonte (MG); e dez stakeholders prioritários, entrevistados a distância, nas categorias: fornecedores, acionistas, associações setoriais, provedores de capital, ONGs e clientes. Além disso, em outubro de 2017 foi colocado à disposição um questionário on-line no site da MRV/Sustentabilidade e nas redes sociais LinkedIn e Facebook. O objetivo foi detectar e priorizar temas de sustentabilidade com base na participação e no envolvimento de diversas categorias de stakeholders. Foi fornecida uma lista prévia dos temas identificados com base nas entrevistas internas, análise de documentos e materialidade anterior. O questionário recebeu 118 interações, das quais 52 continham respostas completas – que foram consideradas como input para a análise da materialidade. 102-46 | 103-1
Resultado do processo, três temas materiais de 2015 foram desconsiderados: Saúde e bem-estar do usuário, que a empresa entende estar inserido no contexto do relacionamento com o cliente; Impacto e investimentos para a vizinhança dos empreendimentos, considerados importantes para o planejamento e a construção, porém não relevantes no processo; e Treinamento e formação de trabalhadores, mencionado em poucas respostas. Já outros dois temas foram inseridos na revisão: Ética, transparência e integridade nos negócios; e Consumo de energia. 102-49
Com essas alterações, foram apurados os seguintes temas materiais, correlacionados com os aspectos e indicadores GRI, como mostra a segunda imagem, e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (terceira imagem).
Geração e gestão de resíduos*
Geração de recursos hídricos
Redução e otimização
do consumo de materiais
Consumo de energia
417 – Marketing e rotulagem
417-1 – Requisitos para informação e rotulagem de produtos e serviços
G4-CRE8 – Tipo e número de certificação de sustentabilidade, classificação e rotulagem de esquemas para construção nova, gerenciamento, ocupação e reabilitação
Ética, transparência
e integridade nos negócios
Gestão de fornecedores
Qualidade e soluções ambientais
dos empreendimentos
204 – Práticas de compras
204-1 – Proporção de gastos com fornecedores locais
308 – Avaliação ambiental de fornecedores
308-1 – Novos fornecedores selecionados com base
em critérios ambientais
308-2 – Impactos ambientais negativos na cadeia
de fornecimento e ações tomadas
414 – Avaliação social de fornecedores
414-1 – Novos fornecedores selecionados com base
em critérios sociais
414-2 – Impactos sociais negativos na cadeia de
fornecimento e ações tomadas
Trabalho decente e direitos
humanos na cadeia de valor
Relacionamento e
satisfação dos clientes
Itens de divulgação geral, ética e integridade
102-16 – Valores, princípios, padrões e normas de comportamento
102-17 – Mecanismos para aconselhamento e preocupações sobre ética
205 – Anticorrupção
205-1 – Operações avaliadas para riscos relacionados à corrupção
205-2 – Comunicação e treinamentos sobre políticas anticorrupção e procedimentos
205-3 – Casos confirmados de corrupção e ações tomadas
Públicos Impactados
mrv tem potencial de influência indireta
mrv tem potencial de influência direta