DATA E LOCAL
INCLUA EM SUA AGENDA
WTC Hotel – Teatro – Avenida das Nações Unidas, 12551 – Piso C - Brooklin, São Paulo
REALIZAÇÃO

Palestrantes

Alexsandro Broedel é atualmente Diretor Executivo de Finanças e Relações com Investidores do Itaú Unibanco, membro dos Conselhos de Administração do IRB e IIRC, membro do Accounting Standards Advisory Forum (ASAF) do International Accounting Standards Board (IASB) e Professor Titular de Contabilidade e Finanças da FEA-USP. É Fellow do Chartered Institute of Management Accountants (FCMA, CGMA), Graduado em Direito e Contabilidade pela USP, possui ainda PhD em Accounting and Finance pela Manchester Business School. Foi Diretor da Comissão de Valores Mobiliários. Possui diversos livros e artigos técnicos publicados no Brasil e exterior.

Nasceu em Stettin, Alemanha, em 1939, e reside no Brasil desde 1948.Formou-se em 1966 pela Escola Superior de Economia na Alemanha. Naturalizou-se brasileiro, em 1980.Em agosto de 1969 ingressou na Companhia Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel, ocupando o cargo de Assistente da Diretoria Financeira, seguindo carreira na área administrativa e financeira, sendo eleito em 1984 Presidente do Conselho de Administração, função que ocupou até 2002. Atualmente ocupa o cargo de Conselheiro de Administração da Companhia Melhoramentos.
Principais entidades que participa paralelamente:
- Membro Vitalício do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo, desde 2009.
- Membro do COSEC – (Conselho Superior de Economia) da FIESP.
- Presidente e Diretor Presidente da ABRASCA.
- Vice-Presidente da CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
- Coordenador de Relações Institucionais CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Na esfera particular participa entre outras das seguintes fundações e sociedades beneméritas:
- Conselheiro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
- Conselheiro da Sociedade Beneficente Alemã.
- Conselheiro Curador da Fundação Visconde de Porto Seguro e do Instituto Martius-Staden, Ciências, Letras e Intercâmbio Cultura Brasileiro-Alemão.
- Irmão Remido da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
- Conselheiro Curador do ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil).
Na esfera particular participou ativamente nas seguintes instituições:
- Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas) – Presidente de 1997 a 2007 e Vice-Presidente de 2007 a 2017.
- CRSFN (Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional) – Vice Presidente.
- Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) – Presidente de 2008 a 2009.
- Abigraf Regional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) – Presidente de 2001 a 2007.
- Associação Comercial de São Paulo – Vice-Presidente.
- Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) – Conselheiro de Administração.
- Fundação Visconde de Porto Seguro – Conselheiro Curador, desde 1970 (cargo vitalício). Foi Presidente da Diretoria de 1988 a 2011.
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Conselheiro Fiscal
Distinções Recebidas:
- Ordem do Mérito 1ª Classe, da República Federal da Alemanha conferido em 2002 pelo Presidente da República.
- Prêmio “Líder Empresarial do Setor de Papel e Celulose” conferido pela Gazeta Mercantil em 2003.
- Prêmio “Líder Gráfico da América 1996”, pela Conlatingraf (Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica) e pela PAF (Printing Association of Florida).
- “Empresário do Ano” em 1995 e 1997, da Associação Comercial de São Paulo.
- “Comunicador Gráfico do Ano 1995” da Regional São Paulo da ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica)
- “Cidadão Paulistano”, título recebido da Câmara Municipal de São Paulo, em 26/6/2008.
- “Colar Visconde de Porto Seguro” em 2015, segundo Decreto 61.678 do Governador do Estado de São Paulo.
- Diploma em 2014 do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, pela estreita de observância do Código de Ética durante 40 anos ininterruptos.
- “Presidente de Honra” Concedido pelo Conselho da Fundação Visconde de Porto Seguro em 2017.

Antonio Castro é Presidente da Associação Brasileira de Companhias Abertas (ABRASCA) desde 2007. Ingressou na entidade em 2001, e foi Vice-Presidente entre 2003 e 2007.
Atualmente, e desde 2008, é Presidente do Conselho Fiscal da Companhia Souza Cruz (uma companhia aberta controlada pela British American Tobacco), sendo também Membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Membro do Comitê de Consultoria da BM&FBovespa (Bolsa de Valores) para Companhias Listadas e Membro do Conselho de Supervisão da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC). É também Membro do Conselho de Administração do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e Presidente do Carbon Disclosure Project (CDP) no Brasil.
Após concluir sua pós-graduação em Economia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, retornou ao Brasil em 1973 para trabalhar na Brascan Corporation, inicialmente, na área de Gestão de Projetos e, posteriormente, na área Financeira.
Em 1980, ingressou na Companhia Souza Cruz (listada desde 1946), onde permaneceu 25 anos, ocupando diversos cargos nas áreas de finanças e administração.
Entre 1988 e 1995, foi Membro do Conselho de Administração da Aracruz Celulose (primeira companhia Brasileira a emitir ADRs) e, entre 2001 e 2005, foi Diretor de Investimentos do Fundo de Pensão Souza Cruz.

Sócio licenciado da OAB e do escritório com dedicação exclusiva como professor sênior da Escola de Direito da FGV-SP.
EXPERIÊNCIA
Foi presidente da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM), atuou como juiz do Tribunal Administrativo de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT), foi membro do Conselho Monetário Nacional (CMN), e presidente da Comissão Federal para a Reforma Fiscal. Hoje, atua no conselho diretor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). Foi, ainda, visiting scholar na Harvard Law School, e ex-diretor da Escola de Direito e da Escola de Administração da FGV-SP, em que atua como professor sênior.
EDUCAÇÃO
• Graduação em Direito, Universidade de São Paulo (USP)
• Especialista em Tributação Internacional, Harvard Law School (EUA)
• Mestre, Harvard Law School (EUA)
• Mestre, Universidade de São Paulo (USP)
• Doutor em Direito Tributário, Universidade de São Paulo (USP)
• Pós-doutorado, Harvard Law School (EUA)

Marinelli ingressou no Grupo Fleury em 2005.
Desde então, ocupou posições de destaque na Companhia nas áreas de novos negócios, estratégia, inovação e sustentabilidade. Em 2012, passou a exercer o cargo de Diretor Executivo da Marca Fleury, expandindo-a, aprimorando o modelo de gestão de negócios e alavancando os resultados dessa marca. É bacharel e mestre pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP FGV) com extensões pela University of Texas em Austin e ESADE Business School de Barcelona. Sua formação inclui ainda educação executiva pela London Business School e INSEAD. Carlos Marinelli atuou na Unilever, Grupo Promon e Grupo Pão de Açúcar antes de juntar-se à Companhia.

Daniela possui ampla experiência profissional em análises e avaliações de ativos objetivando vendas e captação de recursos por meio de abertura de capital, fusão, emissão de divida ou desenvolvimento de novos negócios tendo atuado em mais de uma dúzia de operações de IPO e follow-on de grandes e importantes players nos setores de varejo e consumo no Brasil.
Daniela trabalhou como analista de sell-side acompanhando açoes do setor de varejo e consumo na América Latina por 17 anos. Atuou em instituições financeiras de grande porte, tais como Banco Santander, Goldman Sachs, Citibank e Raymond James.
Em 2013 Daniela fez uma transição de carreira para a área de Relação com Investidores. Atuou no Magazine Luiza por três anos como diretora de RI onde restruturou a área e reposicionou a Companhia em linha com a sua estratégia de trasformação digital. Quando entrou no Magazine Luiza as ações (MGLU3) estavam cotadas em bolsa a R$7,00 e na sua saída as ações tinham valorizado para cerca de R$100,00 com atração de uma base de investidores de primeira linha. Desde então as ações do Magazine Luiza se multiplicaram por mais de 5 vezes. Atua no Grupo Carrefour Brasil, maior varejista alimentar do Brasil, como diretora de RI desde junho de 2017.

Brasileiro, nascido em novembro de 1956 e pai de quatro filhos, David Feffer é membro da terceira geração de acionistas do Grupo Suzano, no qual começou a trabalhar em 1974 e ocupa, hoje, a posição de presidente da Suzano Holding e presidente do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose.
David estudou Administração de Empresas no Brasil e possui cursos de especialização na Harvard Business School (EUA), na Columbia University (EUA), no IMD (Suíça), no The Aspen Institute (EUA), no Singularity University (EUA) e na Stanford University (EUA).
David atua também como membro do Conselho Consultivo da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), além de participar de várias instituições sociais e culturais.
O Grupo Suzano é uma das mais tradicionais organizações empresarias privadas do Brasil, que abrange, além da expressiva participação na indústria de papel e celulose, atividades nos setores de corretagem de seguros e resseguros, gerenciamento de riscos, desenvolvimento imobiliário, softwares e produtos e serviços para os meios digitais.

Mestre pelo IMD (Suíça), especialista em finanças pela Fipecafi/USP, e também bacharel em direito pela PUC-SP. É atualmente CFO e IRO da Ingresso Rápido e foi executivo da Lopes, AES, OAS e Suzano, tendo construído sua experiência nas seguintes vertentes: estratégia, finanças e desenvolvimento de novos negócios. Também é mentor de mais de 20 startups em diferentes países e membro do conselho de administração do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores. É professor da Casa do Saber, foi professor da FGV e FIA/USP, além de ter publicado dois livros.

Profissional com mais de 25 anos de experiência, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais, e possui formação em Engenharia Civil pela UFRJ. Trabalhou na Gol, onde ingressou como Diretor de Mercado de Capitais em 2011 assumindo entre 2012 e 2016 o cargo de Diretor Vice-Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores. De 2005 a 2011 ocupou a posição de Diretor de Tesouraria da Net Serviços de Comunicação S.A. e de 1998 a 2005 a posição de Gerente de Planejamento da Fundação Roberto Marinho. Edmar Lopes está na Movida desde outubro de 2016, atuando como Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores. Edmar Lopes também é Presidente do Conselho de Administração do IBRI.

Formado em Administração pela UERJ, ingressou no mercado de capitais na Bolsa de Valores do RJ, onde foi o Superintendente responsável pelo lançamento pelo primeiro mercado de derivativos de sucesso no Brasil.
Posteriormente, foi Diretor Executivo do CODIMEC - Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais e o primeiro Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da BM&F - Bolsa Mercantil de Futuros, participando de sua criação.
Atualmente, é Presidente Executivo da ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas.

Enrique Pessôa é hoje Diretor de Novas Tecnologias na Donnelley Financial Solutions do Brasil, onde desenvolve ferramentas que solucionam e simplificam as necessidades da área de Relações com Investidores há mais de 20 anos. Formado em Ciência da Computação pela UFRJ, com especializações em Antropologia e Design.
Dentre as principais soluções criadas por Enrique estão:
- INFOinvest Websites de RI, com publicadores de conteúdo;
- INFOinvest IRM, um CRM para RI integrado à base acionária;
- INFOinvest i561, para a contagem de votos presenciais e à distância em assembleias de acionistas;
- AutoCVM, robôs com inteligência para replicação de dados arquivados na CVM.

Diretor Financeiro (CFO) - Energética Suape II S.A (2009-2014); Diretor Regional (CEO) e Superintendente Financeiro - Senac Rio (2005-2009); Diretor Financeiro - Universidade Estácio de Sá (2003-2004). Atualmente trabalha como chefe da Supervisão Baseada em Risco na Comissão de Valores Mobiliários (SBR/SPL/CVM).
M.Sc. em Administração pelo COPPEAD-UFRJ, Pós Graduação em Regulação do Mercado de Capitais (IBMEC-RJ), B.Sc. em Administração de Empresas (UFRJ) e B.Sc em Direito (UERJ).

O Fundador e CEO da Movile, Fabricio Bloisi, transformou a Movile, uma startup iniciada em uma garagem no Brasil, em um player global de marketplaces móveis. Atualmente, a companhia tem mais de 1.600 funcionários, 16 escritórios – localizados em 6 países – e mensalmente atende mais de 150 milhões de clientes no mundo todo. Boisi tem especialização em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) - sua tese cobre Startups com Crescimento Acelerado, Inovações e Estratégia. Bloisi também concluiu o Programa Executivo para Companhias em Crescimento, Estratégia, Finanças e Liderança em empresas na fase de crescimento na Stanford Graduate School of Business. Seu sonho é criar uma companhia que torne a vida de 1 bilhão de pessoas melhor por meio de seus Aplicativos.

Gilson Finkelsztain é CEO da B3 desde maio/2017.
Foi Diretor-Presidente da Cetip S/A de agosto/2013 a abril/2017, tendo feito parte do Conselho de Administração da empresa entre 2011 e 2013.
Trabalhou por 20 anos em instituições financeiras internacionais como Citibank, JP Morgan, Bank of America Merrill Lynch e Santander, onde ocupou cargos de diretoria no Brasil e no exterior, sempre relacionados aos mercados de câmbio, renda fixa, renda variável e commodities.
Graduado em Engenharia Civil de Produção pela PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e pós graduação pelo INSEAD-Advanced Management Program (2011).

Guilherme Setubal Souza e Silva é formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui MBA em Finanças pelo Insper. Trabalhou por 14 anos no mercado financeiro nas áreas de Tesouraria e Corporate Banking nos bancos Modal, HSBC e CCF. Atualmente é o gerente responsável pelas áreas de RI, Crédito e Seguros, Gestão de Risco e Controles Internos na Duratex S.A.

Formado em Administração de Empresas na FAAP, teve experiência na área de risco de mercado no Itaú. Realizou o conceituado Executive Program da Singularity University no Vale do Silício e hoje é Executivo de Vendas da Looqbox, uma startup sediada no Cubo.

Representa bancos e outras instituições financeiras nacionais e estrangeiras, fundos de investimento e private equity, empresas nacionais e estrangeiras e outros investidores, em operações de ofertas públicas de ações, emissões de debêntures, emissões de bonds, ofertas públicas de aquisição, financiamentos estruturados, fusões e aquisições, vendas de ativos, joint ventures, em diversos setores da economia.
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Direito (LL.M.) pela Law School of the University of Michigan. Foi associado internacional em um dos escritórios mais prestigiados de Nova Iorque, nos anos de 1998 e 1999.

Juntou-se à Companhia em 2006. Formado em Economia pela Universidade Nacional de Brasília, com pós-graduação pela Stockholm School of Economics, Suécia, e mestrado em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas. Atuou na Caemi Mineração e Metalurgia S.A., Banco ABN-Amro e Gol Linhas Aéreas S.A, em funções relacionadas a finanças corporativas, tesouraria e relações com investidores.

São Paulo, SP Brasil
Abril de 2017 – até o presente
• Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Risco.
• Companhia aberta listada no Brasil. Com mais de 50 anos de história, a Lojas Renner S.A., com sede em Porto Alegre (RS), é a maior varejista de moda do Brasil. A companhia mantém cinco unidades de negócio: Renner, Camicado, Youcom, E-commerce e operações de Produtos Financeiros. A Lojas Renner possui mais de 19 mil funcionários e 27,4 milhões de titulares de cartões Renner, adquirindo seus produtos de quase 2.000 fornecedores diretos e indiretos, no Brasil e no exterior. A companhia está presente em todos os estados do Brasil por meio de 450 lojas e, recentemente, inaugurou sua primeira loja internacional, no Uruguai.
Duratex
São Paulo, SP Brasil
Junho de 2016 – até o presente
• Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Risco.
• Companhia aberta listada no Brasil. A Duratex possui duas divisões de negócio: Deca e Wood. A Duratex fabrica e comercializa produtos de acabamento para o setor de construção civil e de movelaria no Brasil e no exterior. Com 64 anos de história, 12.200 funcionários e 15 unidades industriais nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, além de mais quatro unidades na Colômbia, a companhia possui uma carteira de produtos diversificada, que inclui painéis de fibra, painéis de madeira MDP e MDF, madeira, pisos de vinil e de cerâmica, louças e metais sanitários, válvulas, e chuveiros e torneiras elétricas.
Arezzo&Co
São Paulo, SP Brasil
Julho de 2013 – até o presente
• Membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Estratégia.
• Companhia aberta listada no Brasil. Arezzo&Co é líder no setor brasileiro de calçados femininos, bolsas e acessórios. Com mais de 42 anos de história, a companhia vende mais de 9 milhões de pares de sapatos por ano, além de bolsas e acessórios. Possui uma carteira sólida de marcas renomadas - Arezzo, Schutz, Anacapri e Alexandre Birman – que se destacam no mercado por sua qualidade superior, design, conforto e inovação. Por meio de um canal de distribuição flexível e competitivo, que compreende lojas próprias, franquias e lojas multimarca, os produtos da Arezzo&Co's podem ser encontrados em todos os estados brasileiros, bem como em outros países.
Endeavor
São Paulo, SP Brasil
Janeiro de 2015 – até o presente
• A Endeavor é uma organização que apoia o empreendorismo de alto impacto no mundo todo. Apoiada por uma rede de líderes de negócio experientes, a Endeavor trabalha para catalisar o crescimento econômico de longo prazo, selecionando, oferecendo mentoring e impulsionando os melhores empreendedores de alto impacto no mundo todo.
• Membro do Conselho de Administração da Uatt??, uma empresa dirigida por Empreendedores da Endeavor. Orientadora ativa de muitos outros empreendedores.
Itaú BBA
São Paulo, SP Brasil
Julho de 2013 – Julho de 2017
• Especialista do Setor de Consumo – Consultora independente Sênior do Departamento de Investment Banking.
• Atuação junto à administração sênior de companhias brasileiras (abertas e fechadas) na elaboração de cenários e formulação da estratégia de longo prazo.
• Coaching de companhias fechadas que pretendem realizar IPOs.
• Consultoria para Grupos de Private Equity em relação a investimentos estratégicos.
• Discussões, em nível do Conselho de Administração/Administração sênior, sobre o cenário competitivo do setor de Consumo e Varejo brasileiro.
Itaú BBA Corretora
São Paulo, SP Brasil
Março de 2007 – Junho de 2013
• Analista sênior de sell side, cobrindo os setores de Varejo, Consumo, Saúde e Educação, incluindo empresas de Alimentos e Bebidas.
Deutsche Bank
São Paulo, SP Brasil
Setembro de 2004 – Março de 2007
• Diretora do Deutsche Bank para companhias de Alimentos e Bebidas e de Varejo na América Latina.
Itaú Corretora S.A. / BBA Creditanstalt S.A.
São Paulo, SP Brasil
Junho de 2002 – Setembro de 2004
• Analista sênior de sell side para empresas do setor de Varejo, Alimentos, Bebidas e Tabaco no Brasil.
Julho de 2000- Junho de 2002
• Analista assistente da equipe de sell side para empresas do setor de Telecomunicações e Mídia brasileiro.
JGP Hedge Fund
Outubro de 1998 – Julho de 2000
Rio de Janeiro, RJ Brasil
• Co-estrategista macroeconômica de mercados emergentes em um fundo de hedge, elaborando teorias de macro-investimento para os mercados de renda fixa (câmbio e títulos) e ações.
Banco Pactual S.A.
Junho de 1997 – Agosto de 1998
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
• Analista macroeconômica de buy side responsável por elaborar as estratégias da equipe de pesquisa internacional (fora do Brasil).
Banco Icatu S.A.
Maio de 1996 - Junho de 1997
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
• Trainee da equipe de pesquisa macroeconômica brasileira de sell side, responsável pela análise estatística e econométrica.

Diretora da equipe de Inteligência de Mercado e Estratégia da divisão de Depositary Receipts do BNY Mellon. Ela traz mais de 17 anos de experiência em investimentos bancários, ajudando os clientes a entender e navegar nos mercados de ações e a alcançar investidores em todo o mundo. Antes de ingressar no BNY Mellon, Karen foi diretora de mercados de capital acionário da Daiwa Capital Markets America, onde se concentrou em ajudar os clientes a maximizar seu perfil e investimentos regionais e na execução de transações internacionais envolvendo a região asiática. Antes de ingressar na Daiwa, Karen foi Diretora do grupo de mercados de capital acionário do Citigroup, onde foi responsável pela execução de ofertas de ações para emissores não baseados nos EUA que buscavam acessar o mercado de ações dos EUA. Ela tem experiência em IPOs, privatizações, ofertas REG S e 144a, títulos conversíveis, operações em bloco e muito mais, para empresas de todos os portes e regiões geográficas. Karen começou sua carreira no Santander Investment, em Nova York, no grupo de mercados de capital acionário. Karen tem um B.A. do Vassar College e é membro da Associação das Mulheres do Sindicato e da Associação das Mulheres Financeiras.

Desde agosto de 2012, Luciano Siani Pires é Diretor-Executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale. Entre 2008 e julho de 2012, ocupou também os cargos de diretor de Estratégia Global e de diretor global de Recursos Humanos.
Exerceu entre 1992 e 2007 vários postos executivos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante dois anos, de 2003 a 2005, atuou também como consultor na Mckinsey & Company, com foco na área de Materiais Básicos.
Foi membro do Conselho de Administração da Tele Norte Leste (Telemar), Suzano Bahia Sul Papel e Celulose e Vale/Valepar. Atualmente, preside o Conselho de Administração da Valor da Logística Integrada S.A. (VLI) e é membro do Conselho da multinacional americana Mosaic Company.
Dedicou-se também a atividades docentes nos programas de MBA do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Luciano Siani Pires graduou-se em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e possui MBA em Finanças, pela Leonard N. Stern School of Business da New York University.

Thomson Reuters: 4 years.
Funções Anteriores: Sales Director, Sales Engineer (Orc Software) 2011 – 2015 Relationship Specialist 2008 – 2011 (BM&FBOVESPA – Brazilian Exchange).
Experiência: +10 anos de experiência no Mercado financeiro brasileiro atuando com tecnologia para negociação, market data, compliance e regulamentação.

Sócio líder dos serviços de Restructuring Services no Brasil, participando ativamente em Reestruturações Financeiras, Melhoria de Performance e múltiplas iniciativas relacionadas. Atua como Administrador Judicial em vários casos relevantes da Nova Lei de Recuperação de Empresas e Falências. Conhecimento empresarial.
Experiência
• Desenvolvimento da prática de Restructuring Services no Brasil, desde o início:
• Ajudou a moldar o uso da Nova Lei de Recuperação de Empresas e Falências (publicada em 2005 - Lei n°11.101), trabalhando estreitamente com os legisladores, juízes e escritórios de advocacia.
• Realizou treinamentos especiais sobre a Nova Lei para juízes, executivos, empresários e alunos da faculdade de direito.
• Organizou eventos para promover os benefícios da Nova Lei.
• Publicou livro sobre os 10 anos da Lei de Recuperação e Falências com uma coletânea de artigos escritos por diversos especialistas atuantes na área.
• Especialista em casos complexos de reestruturação, envolvendo equipes multidisciplinares da Deloitte e consultores externos.
• Experiência em Distressed M&A e Capital Raising (captação de recursos).
• Reestruturação de dívidas por meio de acordos extrajudiciais.
• Renegociações de dívidas em favor de empresas com atuação em diversos segmentos econômicos.
• Recuperação financeira e operacionais de empresas de diversos setores econômicos, incluindo têxteis, logística, varejo e agronegócio.
• Elaboração de planos de recuperação, projeções financeiras e de negociação com os credores antes da assembleia de credores para empresas de diversos setores, sob a lei de recuperação e falência.
• Implementação de estratégia de saída para grande empresa multinacional de produtos de consumo.
• Desenvolvimento bem sucedido dos serviços de administrador judicial, tendo sido nomeado em casos na aviação, energia, petróleo & gás, agronegócio (açúcar e etanol, soja, etc.), alimentos e bebidas, fabricação de computadores, construção, entre outros.
• Experiência empresarial como fundador e gerente de empresa do segmento de vestuário por mais de 10 anos.
Formação Acadêmica
• Graduação em Administração de Empresas.
• MBA em Finanças Corporativas do IBMEC, São Paulo, Brasil.
Idiomas
• Português – Língua nativa.
• Inglês – Fluente.

Marc Goedhart é especialista sênior do escritório da McKinsey em Amsterdã e um dos líderes da área de Corporate Finance no Benelux. Além disso, é professor catedrático de corporate valuation da Rotterdam School of Management da Universidade Erasmus, na Holanda. Seu foco é em estratégia e avaliação corporativa, gestão baseada em valor e estrutura de capital. Já trabalhou para clientes dos setores farmacêutico e de saúde, bens de consumo, energia e transportes de toda a Europa.
Juntamente com T. Koller, M. Goedhart e D. Wessels, Marc é um dos autores do livro Valuation: Measuring and Managing the Valuation of Companies, cuja 6ª. edição foi publicada em 2015. É membro do conselho editorial do periódico trimestral McKinsey on Finance, com diversos artigos publicados no McKinsey Quarterly e em publicações acadêmicas. Marc também contribui regularmente com programas acadêmicos de finanças em diversas instituições acadêmicas europeias.
Antes de ingressar na McKinsey, em 1996, foi professor assistente no Departamento de Finanças da Universidade Erasmus, em Roterdã, Holanda, e trabalhou para o Royal Nedlloyd Group. Obteve Ph.D em finanças pela Universidade Erasmus, em 1994, e foi oficial da Marinha Real Holandesa.

Marcelo Barbosa, presidente da Comissão de Valores Mobiliários, é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito (LL.M) pela Universidade Columbia, em Nova Iorque, EUA. Advogado com experiência relevante em operações societárias e de mercado de capitais, tendo assessorado, desde a década de 1990, clientes em operações de private equity e fusões e aquisições. Foi professor de Direito Comercial - Sociedades Anônimas da UERJ (2000-2001), e de Direito Societário no Programa de Educação Continuada da FGV-Rio (2007-2015). Desde 2016, também atua como professor de Casos Concretos de Direito Societário e Mercado de Capitais da FGV-Rio, foi presidente do Conselho Curador da Fundação Estudar e membro do Conselho Consultivo do Columbia Global Centers Latin America (Rio de Janeiro) e do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), bem como conselheiro Fiscal da Fundação Lemann. Também é autor de artigos sobre temas de Direito Societário e de Mercado de Capitais e palestrante em conferências no Brasil e no exterior. Internacionalmente representa a CVM no Conselho da IOSCO, no Financial Stability Board e no IFRS Monitoring Board. Representa a CVM na COMOC (Comissão Técnica da Moeda e do Crédito) e no CMN (Conselho Monetário Nacional), no CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira) e no COREMEC (Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização).

É editor da área de companhias abertas do jornal Valor Econômico há cerca de 16 anos, responsável pela cobertura de balanços, governança e legislação societária. Nos últimos anos, esteve à frente da equipe responsável pela cobertura de companhias abertas na plataforma de tempo real Valor PRO.
De 1993 a 2000, atuou como editor de indústria e de empresas de capital aberto na extinta "Gazeta Mercantil".
Foi repórter e produtor de programas no serviço brasileiro da BBC em Londres, entre 1990 e 1992. Antes, foi repórter de matérias-primas por quatro anos na "Gazeta Mercantil". Tem 55 anos.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também obteve o título Masters’ Degree pela Southern Illinois University. Participou de inúmeros cursos de extensão dentre eles um na Harvard Business School, focado em Instrumentos de Gestão para “Senior Management”.
Atualmente é membro dos seguintes Conselhos de Administração:
Lojas Renner S.A., companhia aberta do segmento de varejista de moda, desde abril 2012, se tornando Presidente do Conselho desde abril de 2013. Nesta Empresa também preside os Comitês de Pessoas, e o Comitê de Estratégia, além do participar do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos;
SLC Agrícola S/A., produtora de commodities agrícolas, desde junho de 2013;
Estácio Participações S.A., posição que acumula com a de Coordenador do Comitê de Auditoria e Finanças desde abril de 2016.
CMPC produtora de Celulose e Papel sediada no Chile, mas com relevante operação no Brasil via Celulose Riograndense, desde junho de 2016;
MARCOPOLO, empresa produtora de ônibus para transporte urbano e de longa distância, com linhas de montagem no Brasil e no exterior, desde abril de 2018.
Advisory Boards ( Consultivo).
Conselheiro consultivo da SLC Participações, “holding” familiar fechada do Grupo SLC, desde abril de 2017.
Conselhos honoríficos.
Atualmente membro, mas desde 2013 até março de 2018 foi Presidente do Conselho da American Chamber of Commerce do Estado do Rio Grande do Sul e Vice-Presidente da American Chamber of Commerce de São Paulo.
Como executivo trabalhou no Grupo Gerdau, empresa do setor siderúrgico, de 1986 a janeiro de 2013, quando se aposentou. Nessa empresa foi diretor financeiro, depois Vice-Presidente e membro do Comitê Executivo.
Ao longo de sua carreira, tem sido palestrante em eventos internacionais e nacionais sobre mercado de capitais e mais recentemente sobre Governança Corporativa. Foi docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é Autor de artigos veiculados em revistas e jornais.
Foi premiado pelo Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros com o prêmio “O Equilibrista”, bem como apontado, mais de uma vez, como o melhor “CFO” da América Latina pelo “Institutional Investor Magazine” quando exercia funções como executivo.

Paulo Cezar Aragão é um dos fundadores do escritório e sua prática é focada em Direito Societário,
Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais, Arbitragem Comercial e transações internacionais.
Há mais de cinco anos, Paulo é considerado “star individual” na área do Direito Societário/M&A pelas
publicações especializadas Chambers Global e Chambers Latin America. Ao longo da sua carreira,
participou de algumas das maiores transações de fusões e aquisições na América Latina, e sua
clientela inclui grandes empresas nacionais e internacionais de vários setores da economia, tais como
energia, educação, alimentos e bebidas, mineração, bolsas de valores, e higiene pessoal, perfumaria e
cosméticos.
Antes de ingressar no BMA, Paulo foi sócio-diretor e General Counsel da GP Investimentos, uma das
maiores e mais bem sucedidas empresas de private equity no Brasil. Também foi superintendente
jurídico da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

PH Zabisky é sócio e CEO da MZ, um das maiores empresas de relações com investidores do mundo e líder no Brasil, e que tem como sócio o fundo de private equity Jardim Botânico. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP-SP), MBA pelo IBMEC/Insper São Paulo e especialização em Negociação e Liderança pela Harvard Law School (Boston, EUA).

O Sr. Rafael Mendes Gomes era Sócio Sênior do escritório Chediak Advogados, responsável pela área de Compliance e Investigação, prestando consultoria a empresas dos mais variados setores e professor de Cursos de Compliance Anticorrupção em diversas instituições, como o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis); o CPEC (Centro de Pesquisa e Ensino em Compliance, em parceria com a Universidade de Castilla La Mancha, Espanha); e a LEC (Legal Ethics and Compliance).
Como resultado de sua exitosa atuação nas áreas de Compliance, Anticorrupção e Investigação, em 2015, 2016 e 2017 o escritório Chediak Advogados foi incluído pelo diretório jurídico Chambers & Partners entre os escritórios mais conceituados do país em matéria de Compliance e o Sr. Rafael Mendes Gomes, nos mesmos anos, foi reconhecido pelo Chambers & Partners, individualmente, como um dos mais reconhecidos advogados atuando na área de Compliance. Coroando esse reconhecimento, em votação promovida pela LEC (Legal Ethics Compliance), em maio de 2017, Rafael foi eleito o Top of Mind do Compliance, na categoria individual de consultores.
Formado em 1997 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Pósgraduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Negócios na Era Digital pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP). Concluiu o Programa Avançado de Gestão da Escola de Administração do IESE, da Universidade de Navarra (2009). Obteve certificação como Profissional Certificado de Compliance e Ética (CCEP) pela Sociedade de Conformidade e Ética Corporativa (Society of Corporate Compliance and Ethics) em 2009.
Foi estagiário e advogado no escritório de advocacia empresarial Tozzini, Freire Advogados (1996 a 1999) e Diretor Jurídico da Sun Microsystems, responsável pelas operações da empresa no Brasil, Argentina, Chile, Região do Rio de la Plata, Andes e por Canais de Distribuição e Alianças para toda América Latina (1999 a 2005). Assistant General Counsel da Sun Microsystems, Inc. em Santa Clara, na Califórnia, membro da equipe jurídica global de Canais de Distribuição, Direito da Concorrência e Alianças, diretamente responsável pelo Programa Global de Parcerias “Sun Partner Advantage Program” (2005 – 2007). Vice-Presidente Jurídico, General Counsel e Chief Ethics and Compliance Officer do Walmart Brasil Ltda. (2007-2012), tendo sido responsável, na área de Compliance, por liderar a implantação do programa global anticorrupção no Brasil e foi responsável por sua manutenção e revisão periódica, incluindo treinamentos, procedimentos de due diligence, investigações internas, Análise de Riscos de Compliance, operação e gestão do Canal de Ética, coordenação dos Comitês de Ética e de Compliance e demais elementos do Programa de Compliance do Walmart Brasil.

Roberto Dias Carneiro é advogado da área de Direito Societário do BMA. Ele ingressou em abril de
2004 e possui ampla experiência em Direito Societário e M&A. Atuou como estagiário e advogado em
escritório de advocacia na área societária (1997 - 2004) e estagiário na controladoria de um banco de
investimento Banco InvestCorp S.A e consultoria econômica Galanto (1995 -1996).
Roberto representa clientes nacionais e internacionais e participou de algumas das maiores transações
de fusões e aquisições da América Latina. Seus clientes advêm de diversos setores da indústria tais
como financeiro, siderúrgico, têxtil, construção, logística, energia e agronegócio.

Iniciou na Gerdau em 2008 e atualmente é o Gerente Sênior de Relações com Investidores, responsável por manter os registros de companhia aberta da Gerdau nos mercados de capitais do Brasil, Estados Unidos e Espanha, também oferecendo serviços para analistas e investidores globais. Sua experiência profissional consiste também em mais 4 anos trabalhando em relações com investidores para outras duas companhias globais. Rodrigo é graduado em Ciência da Computação e possui MBA em Finanças pela FGV de São Paulo.

Ronnie Nogueira, com formação em Economia e Comunicação, é sócio-fundador da IMF Editora; publisher e diretor editorial da Revista RI - Relações com Investidores.

- CEO do Great Place to Work® Brasil
- Empreendedor nas áreas de saúde e bem-estar
- Palestrante em vários países e colunista em diversas publicações em negócios, gestão, tecnologia e recursos humanos
- Engenheiro de Produção e Mestre pela Escola Politécnica da USP
- Especializações nos EUA (Wharton), Suiça (IMD), Japão (AOTS) e Espanha (IESE)
- Diretor de empresas nacionais e multinacionais em diversos segmentos de mercado e coordenador de start-ups: Dow Chemical, Diageo, Telefônica, Claro, GVT
- Eleito Executivo de TI do Ano em 2002; recebeu 6 outros prêmios nacionais e internacionais
- Autor do livro “Qualidade no Atendimento e Tecnologia de Informação” pela Editora Atlas, co-autor dos livros “Transformando a Cultura do Ambiente de Trabalho” pela Primavera Editorial e “Temas Avançados em Qualidade de Vida” pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida
- Faz parte do time de Influenciadores do LinkedIn

Simone Azevedo é sócia-fundadora da Revista Capital Aberto, primeira publicação independente voltada à cobertura do mercado de capitais. Começou sua carreira em 1997, na Agência Estado, atuando como editora-assistente do serviço eletrônico Companhias Abertas. Depois foi para a Gazeta Mercantil, onde atuou como repórter especializada na cobertura de empresas de capital aberto. Saiu da Gazeta Mercantil em 2003, quando lançou a Capital Aberto. Tem MBA em mercado de capitais pela FIPECAFI/USP e foi destaque nos Prêmios Bovespa de Jornalismo em 2000 e 2003, Prêmio Imprensa Animec 2005, Bem-Sucedidos categoria Imprensa (revista Banco Hoje) 2005 e Prêmios Apimec Imprensa 2005 e 2006 e 2007.

Tiago Isaac é superintendente da B3, responsável pelo fomento do mercado de capitais primário no Brasil, tanto para dívida como para ações - IPOs. Coordena o relacionamento da B3 com as empresas de capital aberto, bancos de investimento e private equity, além de liderar junto ao mercado as iniciativas do Novo Mercado, Voto a Distância e Fomento de Liquidez. É atualmente o coordenador da Câmara Consultiva de Listagem, membro do Conselho Diretor da ABRASCA e do Conselho Consultivo da ABVCAP. Anteriormente foi executivo de Planejamento Estratégico de diversas empresas como B3 e Bunge Alimentos. É graduado em Administração de Empresas com especializações na área de Governança e Estratégia.

Valder Nogueira é Managing Director da divisão de banco de atacado (Global Corporate Banking – GCB) do Banco Santander. Dentre suas responsabilidades, Valder é, desde 2012, o chefe do time de análise de investimentos em “equity research”, onde também lidera o time de análise de empresas latino-americanas de TMT (Telecom, Mídia e Tecnologia). Valder liderou o time de TMT do Santander de 2005 a 2008, retornando ao Banco em 2010. Nos anos de 2008 a 2010, Valder liderou o time de análise de TMT do banco ItauBBA.
Antes da carreira como analista de investimentos, Valder trabalhou nas áreas de relações com investidores das empresas Embratel e Brasil Telecom. Antes do mercado de telecom, Valder trabalhou no Banco Pactual (agora BTG Pactual) como, dentre outras posições, analista de investimentos, vendedor para clientes institucionais e editor. Valder começou sua carreira como estagiário na Merrill Lynch (em Austin, Texas). Valder formou-se em Finanças pela Universidade do Texas - Austin em 1993.