Compartilhar vitórias
• 85% de seus clientes foram enquadrados como altamente leais na pesquisa de satisfação de 2011
• 36 mil pessoas foram treinadas pelo projeto Desperdício Zero no ano passado
• 240 Pontos de Entrega Voluntária, em parceria com clientes e redes varejistas, ampliam a
reciclagem no País
relacionamento com
stakeholders para os
países da América Latina
e Caribe é liderada pela
Tetra Pak Brasil.

Um dos pilares da política de relacionamento da Tetra Pak é proteger o que é humano. Para isso, adota diversas medidas e monitora constantemente o setor, firmando sua responsabilidade social. A empresa está comprometida com iniciativas que promovam os direitos humanos, a cidadania e a preservação do meio ambiente.
Relacionamento com stakeholders
A Tetra Pak cultiva boas relações com fornecedores, clientes, varejistas, consumidores, governo e sociedade, por entender que toda a cadeia de valor é importante para a troca de experiências, conhecimento e tecnologia. Essas ligações influenciam e promovem um ambiente para gerir negócios de forma sustentável.
Para os países da América Latina e Caribe, a política de relacionamento com stakeholders é concebida e liderada a partir da Tetra Pak Brasil. O objetivo é estabelecer ligações com esses públicos, ajudando a gerenciar negócios de forma sustentável.
Quadro de interações
• 4.16 •
Colaboradores:
- Gestão de conduta: dois canais de Ouvidoria disponíveis: A palavra é Sua (para sugestões e reclamações em geral) e Denúncia (para relato anônimo de comportamentos que infringem o Código de Conduta).
- Centro de Serviços Compartilhados na área de Recursos Humanos (RH direto), com profissionais disponíveis para atendimento aos colaboradores
- Pesquisa anual de engajamento
- Sistema de Gestão Integrada em saúde, segurança e meio ambiente
- Programas voltados a saúde e qualidade de vida
- Programa de reciclagem de embalagens
- Abertura e transparência (tanto a Diretoria quanto a Presidência da empresa estão disponíveis a todo tempo. O colaborador tem acesso por e-mail ou pessoalmente).
- Programas de comunicação face a face com a Diretoria e com a Presidência (Você Sabia, Café com o Presidente)
- Programas de premiação de iniciativas (Tetra Pak Excellence Awards)
- Veículos de comunicação interna: Intranet (Orbis), revista bimestral entregue na casa dos colaboradores (Tetra Pak Acontece)
Fornecedores:
- Processo de avaliação de fornecedores
Clientes
- Pesquisa anual de satisfação
- Atendimento personalizado
- Informações sobre tendência de mercado
- Newsletter Tetra Pak Inbox, publicada mensalmente no site brasileiro da Tetra Pak. Traz informações sobre as principais tendências para a cadeia de valor da produção de alimentos, além de notícias sobre pesquisas, inovações e lançamentos da empresa
- Tetra Pak Magazine: publicada semestralmente em nove idiomas, está disponível em 170 países e é coordenada pela equipe corporativa na matriz (Suécia)
Varejistas:
- Programa Desperdício Zero, de treinamento de manuseio e estocagem de embalagem
Consumidores:
- Canal de Ouvidoria (falecom) disponível na internet
- Blog http://nutricaopraticaesaudavel.com.br, com dicas de nutrição e alimentação saudável. O blog também conta com uma Fan Page no Facebook (http://www.facebook.com/nutricaopraticaesaudavel) e Twitter (http://twitter.com/praticasaudavel)
- Fan Page e Twitter do Rota da Reciclagem – canal de notícias do Rota da Reciclagem no Facebook http://www.facebook.com/rotadareciclagem e um perfil no Twitter http://www.twitter.com/rotadareciclagem
Governo e sociedade:
- Programas de apoio a instituições
- Relacionamento com sindicatos
- Incentivo a cultura e esporte, por meio de patrocínios de eventos
- Apoio a programas de estudos em universidades
- Apoio a iniciativas de coleta seletiva e reciclagem
- Campanhas em favor das comunidades de baixa renda
- Programas de educação ambiental
- Doação de leite pelo site http://nutriçãopraticaesaudável.com.br
Imprensa:
- Press releases, assessoria de imprensa e banco de imagens disponíveis em http://www.tetrapak.com/br/sobre_a_tetra_pak/imprensa/
Fornecedores
• HR2 •
A empresa promove a inovação do produto e protege a qualidade dos materiais em parceria com seus fornecedores, que devem atender à certificação ISO 14001. Além disso, o programa global Supplier Evaluation avalia diversos aspectos dos fornecedores, desde a qualidade até as condições internas de instalações e as práticas trabalhistas, de higiene e socioambientais. Já o Customer Evaluation, também internacional, permite que a Tetra Pak seja avaliada como cliente, por sua postura comercial, assertividade das previsões e informações, atenção aos fornecedores e confiabilidade relativa às compras da empresa. As pesquisas são realizadas a cada três meses, e os resultados são enviados diretamente para a matriz, na Suécia, que os divulga internamente. No caso do Supplier Evaluation, a divulgação é para todos os fornecedores. Para a Tetra Pak, a relação com os fornecedores é uma via de mão dupla, trabalhando-se em conjunto para promover a qualidade e a inovação do produto. A empresa assegura-se de que seus parceiros trabalhem com materiais e serviços de primeira qualidade e, consequentemente, contribui para que eles também cresçam e conquistem novos clientes.
Todos os fornecedores de matéria-prima da Tetra Pak são parceiros da empresa há muitos anos e, em sua maioria, globais. São empresas líderes nos setores em que atuam e altamente engajadas com questões ambientais e sociais.
Para o fornecimento de folhas de alumínio, por exemplo, a empresa conta com a parceria da Alcoa e da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Ambas possuem trabalhos reconhecidamente comprometidos com o meio ambiente e o desenvolvimento social. A Braskem, parceira da Tetra Pak no fornecimento de resinas termoplásticas, é a petroquímica líder na América Latina e uma das 34 companhias que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
Após sete anos de pesquisa em conjunto com a Braskem, sua fornecedora de polietileno para a produção de embalagens, a Tetra Pak lançou, em 2011, a primeira tampa feita de polietileno proveniente do etanol da cana-de-açúcar, fonte 100% renovável, sem qualquer diferença de qualidade em relação à tampa de plástico convencional (de fonte fóssil). É uma das inovações que colocam a Tetra Pak Brasil como referência dentro do grupo.
O lançamento representa um marco na utilização desse material na indústria de embalagens cartonadas para alimentos. A partir de 2012, todas as tampas de rosca StreamCap utilizadas nas embalagens cartonadas serão produzidas no Brasil com “polietileno verde”.
Todo papel-cartão utilizado pela companhia na fabricação das embalagens é certificado pelo FSC® (Forest Stewardship Council), garantindo que o material é proveniente de áreas florestais manejadas de forma responsável. Essa certificação aborda as três dimensões da sustentabilidade, buscando a asseguração de operações ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.
Permite o monitoramento de toda a cadeia que envolve a produção do papel da embalagem, desde o plantio das árvores até o produto final.
A certificação é aplicada desde junho de 2008 nas embalagens produzidas nas unidades da Tetra Pak em Ponta Grossa e Monte Mor, que utilizam papel certificado fornecido pela Klabin. A inclusão do selo nas embalagens é feita conforme solicitação dos clientes e cresce cada vez mais, demonstrando o interesse destes em comunicar o seu compromisso com as questões ambientais. Foram 6,82 bilhões de embalagens produzidas com o selo da certificação em 2011, frente a 4,96 bilhões em 2010. Atualmente, a operação no Brasil é responsável por 40% das embalagens daTetra Pak com selo FSC® no mundo.
Contratos
A companhia possui cláusulas específicas em contratos com fornecedores, a fim de garantir o respeito aos direitos humanos. Para fornecedores estratégicos nos processos de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde, a empresa conta com auditorias e monitoramento nas unidades.
Para garantir o respeito à legislação e a não violação dos Direitos Humanos, há, em todos os contratos, a exigência de cláusula específica à não utilização de mão de obra infantil e outras práticas condenáveis. O quesito segurança dos colaboradores também consta em contrato, sendo verificado durante visitas de rotina aos fornecedores, com a periodicidade dependendo do porte da empresa, podendo ser anual, semestral ou mesmo a cada renovação contratual. Em geral, os pequenos fabricantes são identificados como de maior risco. Em caso de ocorrência de violação, o fornecedor é excluído da lista de aprovações da Tetra Pak.
Vinícius,
filhos do
funcionário
Reginaldo
Vieira


Clientes
• PR5 •
Os clientes são a força motora da Tetra Pak. A empresa entende que o sucesso de seus clientes reflete diretamente em seus resultados. Ao proteger seus produtos, a empresa torna-se parceira de seus clientes e trabalha para promover seus negócios fornecendo informações sobre tendências de mercado, promovendo pesquisas anuais de satisfação e oferecendo um atendimento personalizado.
Estreitando ainda mais essa relação, a empresa oferece suporte completo para seus clientes, durante todo o processo de produção, desde a formulação de novos produtos e o desenvolvimento dos sistemas de processamento e envase, até orientações sobre transporte do produto final nos canais de distribuição.
Essa Assessoria de Mercado inclui ainda informações sobre tendências, o que ajuda na avaliação, viabilidade e atratividade do produto e na definição do público alvo. O serviço oferece também apoio em marketing e design de embalagens. A Tetra Pak realiza a Pesquisa de Satisfação dos Clientes anualmente, com o suporte de uma empresa de consultoria independente, com público correspondente a cerca de 70% das vendas da companhia. A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Tetra Pak e tem sido melhorada a cada ano a partir das sugestões dos gestores da pesquisa em cada mercado de atuação, da consultoria local que aplica a pesquisa e dos próprios clientes.
As entrevistas com os clientes são presenciais ou por telefone e há questionários específicos para os contatos estratégicos no cliente e aqueles que vivenciam os processos e experiências com a Tetra Pak nas áreas de Compras e Fornecimento, Produção, Assistência Técnica, Engenharia e Marketing. Os resultados são avaliados internamente e utilizados na elaboração de planos de ação. As ações de melhoria são periodicamente reportadas aos clientes.
Os resultados apontam contínua melhoria. O indicador Customer Loyalty, que mede a confiança e lealdade dos clientes, passou de 83% em 2008 para 85% em 2010 e 90% em 2011. Em 2009, a pesquisa não foi realizada para que seu calendário pudesse ser mais bem adequado ao ciclo de planejamento estratégico da companhia.
Varejistas
A Tetra Pak, por meio do programa Desperdício Zero, conscientiza e treina funcionários de varejistas em melhores práticas de paletização, manuseio, transporte, estocagem e exposição das embalagens da marca.
A boa apresentação das embalagens no ponto de venda promove as vendas, além de garantir a integridade e qualidade do produto para o consumidor e menos desperdício para o varejista. Nos últimos quatro anos, mais de 100 mil pessoas passaram pelo curso, oferecido gratuitamente. O conteúdo do programa está estruturado em informações institucionais da Tetra Pak, de Sustentabilidade e boas práticas de manuseio, estocagem e da importância de ter menos desperdício devido a problemas logísticos.
No ano de 2011, o Desperdício Zero treinou mais de 36 mil pessoas, sendo 5 mil delas funcionários de clientes da Tetra Pak das áreas de Produção, Estoque, Distribuição, Despacho, Qualidade e Trade Marketing. Os demais participantes incluíram funcionários de supermercados, atacadistas, distribuidores, promotores, repositores, gerentes e coordenadores de lojas e categorias.
Consumidores
Empenhada em levar os conceitos de consciência ambiental a todos os seus consumidores, a Tetra Pak Brasil mantém um canal de contato com o público na internet (http://www.tetrapak.com/br/contato), além de um blog com dicas de nutrição e alimentação saudável (http://nutricaopraticaesaudavel.com.br), incluindo uma Fan Page no Facebook e um perfil no Twitter.
Também mantém o Portal Cultura Ambiental nas Escolas (www.culturaambientalnasescolas.com.br), lançado em 2009 com foco em alunos e professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental. O portal reúne conteúdo desenvolvido ao longo de 12 anos do projeto, incluindo temas como educação ambiental e cidadania e benefícios da coleta seletiva de lixo e da reciclagem de materiais. Além de uma área exclusiva para os professores – com dicas para colocar em prática em sala de aula os assuntos apontados –, são oferecidos jogos educativos, vídeos, focos e sugestões de atividades e oficinas.
Outra ferramenta é o portal Rota da Reciclagem (http://www.rotadareciclagem.com.br). O site usa o serviço de procura de endereço do Google Maps para a localização de PEVs (Pontos de Entregas Voluntária), cooperativas e comércios que recebem ou compram embalagens longa vida e outros recicláveis. Além do serviço pela internet, a Tetra Pak desenvolveu também uma versão em aplicativo para celulares. Agora, o serviço está disponível como aplicativo para iPhone e iPad.
A iniciativa de unir sustentabilidade e tecnologia deve ajudar os consumidores a encontrar pontos de coleta seletiva.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pela Apple Store (http://itunes.apple.com/md/app/rota-da-reciclagem-tetra-pak/id483224874?mt=8). O objetivo é facilitar o acesso a essa informação e aumentar o volume de embalagens longa vida recicladas.
Colaboradores
Depois da Suécia, país da matriz, a Tetra Pak Brasil é o maior exportador de talentos no grupo. Os colaboradores são inovadores, pioneiros e referência para os demais mercados da empresa. Por isso, a Tetra Pak Brasil se dedica para estar entre as melhores empresas do País para se trabalhar.
A companhia lançou em 2011 o OneHR, que reúne os serviços internos administrativos – Recursos Humanos, pagamento e processos administrativos – para todos os países de sua influência, com atendimento em português, inglês e espanhol. Em uma escala de cinco pontos, o centro tem uma média de avaliação de 4,1.
Com a centralização administrativa, a companhia garante foco a colaboradores das unidades na análise da estratégia das áreas e no acompanhamento e avaliação de talentos, serviços e performance, além da realização de planos de ação, melhorando ainda mais os índices de produtividade.
A companhia mantém um Sistema de Gestão Integrada em saúde, segurança e meio ambiente e programas voltados à saúde e qualidade de vida. A relação entre o colaborador e a empresa é medida por pesquisas anuais de engajamento.
Abertura e transparência são importantes e cada colaborador tem acesso, por e-mail ou pessoalmente, tanto à Diretoria quanto à Presidência, acessíveis também nos programas de comunicação face a face. A empresa mantém dois canais de Ouvidoria aos seus colaboradores: “A palavra é Sua”, para sugestões e reclamações em geral, e “Denúncia”, para relato anônimo de comportamentos que infringem o Código de Conduta da empresa.
Em 2010 e 2011, a Tetra Pak Brasil participou da pesquisa do Guia Você S/A Exame – 150 Melhores empresas para Você Trabalhar, figurando na lista nos dois anos. O guia é resultado de estudo conduzido em parceria pela Editora Abril e a Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo. Das 542 empresas inscritas, 225 foram selecionadas para receber a visita dos jornalistas, com base na avaliação de práticas e questionários respondidos pelos colaboradores. Dessas, as 150 melhores foram listadas na publicação anual. O reconhecimento é, sobretudo, um incentivo para que a companhia continue ouvindo seu público interno, aperfeiçoando seus processos para garantir o engajamento e a felicidade dos colaboradores, primordiais para o sucesso dos negócios.
Política de RH
As políticas e práticas de recursos humanos da companhia fomentam a liberdade associativa e de negociação coletiva, apoiando assembleias para a tomada de decisões sobre jornada de trabalho, banco de horas, participação na cooperativa, comissão de fábrica e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Os acordos de negociação coletiva firmados abrangem 100% dos colaboradores. Mudanças operacionais são notificadas com quatro semanas de antecedência.
Perfil dos colaboradores
Número de colaboradores por tipo de emprego | 2010 | 2011 |
---|---|---|
Diretoria | 30 | 34 |
Gerência | 124 | 128 |
Chefia/coordenação/supervisão | 117 | 138 |
Administrativo | 341 | 372 |
Operacional | 572 | 610 |
Técnicos | 289 | 329 |
Terceiros | 686 | 650 |
Número de colaboradores por tipo de contrato | 2010 | 2011 |
Estagiários | 42 | 24 |
Trainees | 2 | 2 |
Meio-período | 0 | 0 |
Número de colaboradores por região | 2010 | 2011 |
Região Sul | 332 | 362 |
Região Sudeste | 1081 | 1177 |
Região Centro-Oeste | 32 | 38 |
Região Nordeste | 30 | 36 |
Região Norte | 0 | 0 |
Taxa de rotatividade por gênero (%) | 2010 | 2011 |
Masculino | 86,0% | 89,0% |
Feminino | 14,0% | 11,0% |
Taxa de rotatividade por faixa etária (%) | 2010 | 2011 |
Abaixo de 30 anos | 37,0% | 41,0% |
De 30 a 50 anos | 55,0% | 53,0% |
Acima de 50 anos | 8,0% | 6,0% |
Taxa de rotatividade por região (%) | 2010 | 2011 |
Região Sul | 12,0% | 10,5% |
Região Sudeste | 5,2% | 8,5% |
Região Centro-Oeste | 3,1% | 10,5% |
Região Nordeste | 0,0% | 2,8% |
Região Norte | 0 | 0 |

Trainee
Além dos programas de estagiários e trainees, já em andamento, a empresa começa em 2012 o programa de aceleração de talentos, que visa suprir internamente necessidades de produção, e a reunião de todos os programas de treinamento (inglês, cursos internacionais junto à Tetra Pak Academy, desenvolvimento de lideranças, técnicos e engenheiros e cursos específicos).
Benefícios
• LA3 | LA11 •
Na área de saúde, a Tetra Pak oferece assistência médica extensiva a dependentes, assistência odontológica, reembolso com despesas de farmácia. Além disso, garante cesta básica mensal, cesta de Natal, kit criança a todos os colaboradores, além de restaurante e transporte gratuitos para os de Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR). Todos os benefícios são levados também aos menores aprendizes. Os estagiários, por sua vez, recebem bolsa-auxílio, plano de saúde e ajuda de custo para transporte e alimentação.
Na área de educação, a empresa pratica o reembolso de parte das despesas com ensino continuado, como idiomas, graduação e pós-graduação, a partir do bom desempenho profissional e da relação do curso com a função que o colaborador exerce.
O Plano de Previdência da Tetra Pak cobre aposentadoria, benefício por incapacidade ou pensão por morte, benefício mínimo e modalidades aplicáveis em casos de desligamento. A estrutura do plano é de contribuição definida: o colaborador tem a opção de aplicar de 1 a 4% de seu salário na contribuição básica e, adicionalmente, de 1 a 8% como contribuição máxima, sendo o limite total de 12%. O empregador entra com 50% da contribuição, no caso de colaboradores com salário superior a 18 unidades previdenciárias (UPs) ou que fazem a contribuição básica e têm salário superior a 12 UPs.
Treinamento e desenvolvimento
• LA10 | LA12 •
No biênio 2010-2011, somente em educação continuada foram 97 bolsistas em 2010 e 85 em 2011, representando incentivos de R$ 343.730 e R$ 256.418, respectivamente.
Além das iniciativas de treinamento, a Tetra Pak avalia anualmente o desempenho de 100% de seu quadro de colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento de carreira.
Treinamento de colaboradores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
2010 | 2011 | |||||
Carga horária total |
Total de colaboradores da categoria |
Horas por colaborador |
Carga horária total |
Total de colaboradores da categoria |
Horas por colaborador | |
Comportamental | 7.031 | 477 | 14 | 8.874 | 1.121 | 14 |
Técnico | 30.155 | 1491 | 20 | 12.244 | 841 | 16 |
Internacionais | 3.630 | 73 | 49 | 101 | 6 | 15 |
Segurança | 10.528 | 1.369 | 7 | 9.264 | 595 | 236 |
Educação continuada e idiomas | 79.200 | 276 | 286 | 74.350 | 314 | 14 |
Total | 130.544 | 1.572 | 83 | 104.833 | 1.488 | 70 |
Saúde e Segurança no Trabalho
A Tetra Pak exerce a livre ação, independente de acordos com sindicatos. Preza pela segurança individual e coletiva de seus colaboradores, por meio de ações e campanhas constantes.
Seguindo uma decisão estratégica da Tetra Pak, o pilar de Segurança está revisando e reforçando a utilização da ferramenta de segurança Proteção, anteriormente chamada de Podar. A atuação também foi estendida e atende todas as fábricas e escritórios da companhia. O objetivo da implantação dessa ferramenta é de que todos os colaboradores recebam o treinamento de modo que se conscientizem da importância da prevenção de acidentes.
Com essa iniciativa, a empresa deixa de usar um indicador reativo, com ênfase na correção, e passa a adotar um indicador preventivo, para evitar a ocorrência de acidentes na fábrica. A adesão tem sido muito boa, embora os treinamentos não tenham ainda atingido todos os colaboradores e prestadores de serviços. A continuidade dos treinamentos deverá acontecer logo após a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Realizada anualmente, a Sipat conta com programação criativa para a conscientização de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças.
Nas duas unidades industriais, diversas campanhas são realizadas periodicamente para promover a saúde e segurança, além da Sipat, promovida anualmente. Em 2010, ocorreram ações específicas para o Carnaval, o Dia da Prevenção de Acidentes e Direção Defensiva. Já em 2011, destacaram-se as campanhas Carnaval, Semana da Saúde e Operação Guardião.
Indicadores de saúde e segurança no trabalho | ||
---|---|---|
Monte Mor | Ponta Grossa | |
Acidentes com afastamento superior a 15 dias | 2 | 3 |
Acidentes com afastamento inferior a 15 dias | 2 | 1 |
Acidentes sem afastamento | 2 | 3 |
Doença ocupacional | 0 | 0 |
Número de dias perdidos | 31 | 49 |
Sociedade
• EC8 •
Voluntariado
O Comitê de Voluntariado, instituído na unidade de Monte Mor (SP) e com representantes de diversas áreas, organiza, entre outras, as campanhas do Agasalho, de doação de alimentos e Faça Uma Criança Sorrir, para auxiliar comunidades de baixa renda e instituições de amparo a crianças e idosos.
Doação de leite
Desde 2001, a Tetra Pak apoia a campanha “doe leite”. A cada acesso ao blog http://nutricaopraticaesaudavel.com.br, 50 mililitros de leite longa vida são doados a uma instituição escolhida. A mecânica de doação é detalhada no próprio blog.
Natal sem fome dos sonhos
Desde 2005, a Tetra Pak participa da campanha de arrecadação de alimentos Natal sem Fome dos Sonhos, uma iniciativa da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Para participar, o doador acessa o site www.tetrapak.com.br e envia um cartão de Natal virtual a seus amigos, familiares ou colegas de trabalho. A cada cartão enviado, a empresa entrega 1 litro de leite longa vida para compor cestas básicas, distribuídas em São Paulo, Campinas e Ponta Grossa. No último biênio, 33.000 litros de leite longa vida foram doados.
Festival Parmegiana
O 5º Festival Parmegiana, realizado no pelo Comitê do Voluntariado da Tetra Pak de Monte Mor, alcançou mais
uma vez um número significativo de adesões. Foram vendidos
233 convites ao preço de R$ 25 cada. Do total arrecadado
(R$ 5.825), o Comitê contabilizou lucro de 85% que foi destinado ao asilo de Monte Mor, beneficiando 33 idosos.
Auxílio em catástrofes
Comprometida com o meio ambiente e com a sociedade, a companhia apoia globalmente programas de auxilio em catástrofes em todo o mundo e aceita visitas em suas instalações para que qualquer interessado possa conhecer de forma transparente a qualidade de seus produtos e serviços.

Responsabilidade socioambiental
Educação ambiental
O Projeto de Educação Ambiental, com 13 anos de atividades, foi reformulado em 2010 devido ao crescimento da demanda. Além da distribuição de 4,5 mil kits de materiais educativos, foi criado o Portal Cultura Ambiental nas Escolas (http://www.culturaambientalnasescolas.com.br), reunindo jogos, área para professores, notícias e artigos técnicos.
Mesmo depois de tantos anos em andamento, o projeto continua recebendo novos materiais. É o caso do filme “Carbono Metano”, realizado por meio da Lei Rouanet de incentivo fiscal, com o objetivo de formar uma série em cada região brasileira, a exemplo da “Amazônia” (episódio lançado em 2011) e do “Cerrado” (próximo filme a ser lançado).
O projeto conta ainda com oficinas para professores. No município de Breves, na Ilha do Marajó (PA), uma parceria com a ONG No Olhar fez com que professores das escolas públicas tivessem a oportunidade de participar das Oficinas Pedagógicas promovidas pela Tetra Pak. Nas oficinas, 40 professores foram orientados sobre como trabalhar os temas em sala de aula e ainda recebem o kit de educação ambiental com cartilhas, livros, vídeo, cartaz e revista. A ação contribuiu com a formação de mais de três mil jovens do ensino fundamental. Em Jarú (RO), em 2010, a oficina contou com 42 participantes, por meio de parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, e representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, recém-criada na cidade.
Proteção da biodiversidade
Fundada em 1987, a Associação Mata Ciliar é uma entidade com sede em Pedreira (SP) e unidades em Jundiaí e Águas de Lindóia (SP), têm recebido apoio da Tetra Pak, através do fornecimento de placas e telhas recicladas para a construção de recintos e de equipamentos para o monitoramento de animais. A entidade desenvolve trabalhos de conservação ambiental e é referência na área de reabilitação da fauna com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e na área de pesquisa com o Centro Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais.
- Projeto Protegendo a Vida na Amazônia: em dezembro de 2011, a Tetra Pak, em parceria com a ONG Associação Amigos do Peixe Boi, realizou uma expedição de educação ambiental pelo Rio Uatumã, afluente da margem norte do Rio Amazonas (AM). O objetivo é levar informações sobre a preservação da fauna regional, principalmente dos peixes-bois, para cerca de 26 comunidades ribeirinhas, onde vivem mais de 8 mil pessoas. A ação, coordenada por um grupo de profissionais especializados Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos da Vila de Balbina (AM), teve duração de 15 dias.
Para apoiar o trabalho, a Tetra Pak disponibilizou um barco regional, totalmente adaptado para atender às necessidades da equipe, que realizou palestras e atividades lúdicas, direcionadas a todos os públicos, com foco na sensibilização de crianças. Além da mensagem sobre a importância da preservação do peixe-boi, foram distribuídos cartilhas e panfletos sobre a importância de tratar corretamente o lixo para evitar a contaminação dos rios.
- Barco supermercado: em um barco supermercado mantido pela Nestlé, que navega pela região de Belém (PA), a Tetra Pak instalou um ponto de entrega voluntária de materiais reciclados, com educador ambiental, que vai às escolas das cidades ribeirinhas. A iniciativa começou em 2010 com informações básicas e chegou ao final de 2011 com informações sobre reciclagem e outras ações de educação ambiental.
- (Re)ciclo de Cinema: evento itinerante que realiza a exibição gratuita de filmes com o objetivo de promover a importância e os benefícios da reciclagem junto à comunidade, o (Re)ciclo de Cinema exibe filmes em praça pública nas cidades em que passa, promovendo oficinas de reciclagem para crianças. Em 2011 foram cerca de 20 mil pessoas e 28 mil crianças beneficiadas. O projeto visitou um total de 40 cidades da região Centro-Oeste. Desde o seu lançamento, no início de 2007, o projeto já percorreu mais de 210 cidades de todas as regiões do País.
- Cena Ambiental: O Projeto Cena Ambiental proporciona teatro itinerante voltado para educação ambiental. O objetivo é levar cultura, lazer e consciência sobre o meio ambiente, por meio do teatro de fantoches. Também transmite dicas e ensinamentos simples que ajudam a crianças e seus familiares a compreenderem sobre a importância da coleta seletiva, reciclagem
e preservação ambiental.
A nova iniciativa da Tetra Pak se apresentou, ao longo de 2011, em 80 cidades da região Sul e Sudeste do Brasil, promovendo integração das comunidades escolares, tratando de forma lúdica a questão da sustentabilidade, levando informações de vital importância sobre o tema para a região por onde o projeto está passando.
Para tornar a ação mais alinhada com a realidade local, um produtor visita as cidades um mês antes da ação e entra em contato com as principais escolas públicas, órgãos públicos e privados para mostrar detalhes do projeto. Há também uma sondagem com instituições responsáveis pela coleta e destinação do lixo, além de cooperativas de catadores.
O espetáculo é uma história interativa e bem humorada baseada na educação, meio ambiente, ensinamentos e dicas para as crianças. A apresentação é feita por um grupo de atores performáticos e manipuladores de bonecos e marionetes, que interpretam diversos personagens, como papagaio, tucano, arara e coruja.
Também é distribuída para cada criança participante uma cartilha interativa com a síntese do espetáculo apresentado, contendo diversos jogos didáticos e interativos
sobre os temas apresentados e uma caneta reciclada com plástico-alumínio de embalagens da Tetra Pak.
- Projeto Esculturas Urbanas: oferecer a estudantes de arte, arquitetura e design a oportunidade de desenvolver projetos de escultura ou obras tridimensionais a partir de materiais reciclados. Esse foi o objetivo do Projeto Esculturas Urbanas, que recebeu apoio da Tetra Pak. Em 2011, o evento foi realizado na Praça Victor Civita, em São Paulo, espaço dedicado exatamente à discussão de questões ambientais e da preservação da natureza.
Por meio da arte, a Tetra Pak incentivou reflexões sobre a temática da sustentabilidade, apresentando uma mostra da diversidade da produção artística contemporânea brasileira. Além do público que foi à praça ver a exposição, o website teve 22.045 visualizações. O projeto contou com a parceria do Instituto Verdescola.
Incentivo ao Esporte
Nos últimos anos, a Tetra Pak consolidou também
sua política de incentivo aos esportes, que representa
grande oportunidade de inclusão social. A empresa apoia as
ações com o objetivo de levar a conscientização ambiental a
diversos públicos. Além disso, o Tetra Pak Open Tennis foi
criado para associar a sustentabilidade, fortemente presente na
conduta corporativa da companhia, com o esporte e a qualidade
de vida. Durante o torneio, além de promover a coleta seletiva
e instalar um Ponto de Entrega Voluntária no clube, a Tetra Pak
proporcionou aos participantes a demonstração do processo de
reciclagem das embalagens longa vida e ações de educação
ambiental especialmente voltadas ao público infantil. Os jogos
realizados em Campinas (SP) foram televisionados pelo canal
BandSports, com cobertura jornalística para o assunto. No
formato de torneio internacional de tênis profissional masculino
e feminino, a competição distribuiu premiação e pontos para
o ranking mundial. No torneio de 2011, participaram jogadores
nacionais e estrangeiros, com supervisão da ATP
(Association of Tennis Professionals), junto
com a ITF (International Tennis Federation)
e CBT (Confederação
Brasileira de Tênis).

a imagem
Governo
• 4.12 | 4.13 | EC4 | SO5 | SO6 •
A Tetra Pak está associada a entidades socioambientais como o Instituto Ethos e é uma das fundadoras do Cempre, cujos princípios mantêm total sinergia com sua Missão, Visão e Valores. Também é associada às Câmaras Sueca e à Americana, devido à importância e representatividade desses órgãos.
Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem): a Tetra Pak é uma das sócio-fundadoras do Compromisso Empresarial para Reciclagem, entidade sem fins lucrativos formada em 1992 por cerca de 30 empresas. O objetivo é promover a reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo e conscientizar a sociedade sobre a importância da redução de resíduos sólidos. Trata-se da mais importante associação sobre o tema na América Latina.
Pacto Global: signatária do Pacto Global, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. Congrega empresas, agências da ONU e a sociedade civil e empresarial para apoiar dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente
e prevenção da corrupção.
Não é mantido qualquer tipo de operações ou acordos com empresas públicas. Diversas políticas – como o Código de Conduta, a Política Anticorrupção, as Políticas de Suprimentos e a Política Brindes – determinam o relacionamento transparente entre colaboradores e representantes do governo, sendo inaceitável o recebimento de pagamentos, entretenimento ou vantagens que possa influenciar uma decisão a ser feita, crie relação de dependência ou não possa se tornar público ou ser falado em público. A orientação interna é de discutir, sempre com antecedência, a aceitação de presentes, pagamentos, benefícios ou entretenimento com superiores e colegas.
A Tetra Pak é membro do projeto da Receita Federal Brasil Linha Azul, que oferece um selo de qualidade de procedimentos aduaneiros e tributários, no âmbito de cadeia logística segura. A companhia não tem pendências com a Receita Federal Brasileira e não foi submetida a regime especial de fiscalização nos últimos três anos.
O sistema corporativo e o controle contábil são informatizados, facilitando a gestão de estoques de mercadoria aos distinguir as de procedência estrangeira e aquelas destinadas a exportação. Todos os controles internos são auditados anualmente por auditoria externa e bianualmente pelo grupo Tetra Laval, de forma a assegurar o cumprimento regular de suas obrigações cadastrais, documentais, e, principalmente, tributárias e aduaneiras.
De acordo com procedimentos internos, a companhia não faz contribuições ou doações a partidos políticos, ocupantes de cargos ou instituições a eles relacionados.
Recursos recebidos do governo (R$ mil) | ||
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2010 | 2011 | |
Lei Rouanet | 4.630 | 5.868 |
Patrocínio (Lei nº 8.313/91) | - | 5.997 |
Incentivo ao Esporte (Federal) | 500 | 1.400 |
Incentivo ao Esporte (Estadual) | - | 200 |
