das estratégias estabelecidas para todos os segmentos da Companhia
O ano de 2011 da Algar Telecom foi marcado por desafios que, mais uma vez, graças à visão de futuro que sempre fez parte de nossa trajetória, foram superados. Boa parte de nossas atenções esteve voltada para o que chamamos Expansão Minas, que envolve a ampliação de nossa área de atuação no varejo. O plano teve início em dezembro de 2010, quando adquirimos em leilão a concessão da Banda H, a última faixa de frequência disponível no País para a prestação de serviços de telecomunicações na plataforma 3G, em localidades que fazem divisa com municípios da área em que já atuamos.
Todo o processo foi apoiado em um plano de trabalho detalhado, na firme dedicação de nossos associados e na longa experiência advinda dos 58 anos de atuação na área, especialmente na criação de novas empresas de telecomunicações a partir do zero (projetos green field). Após cumprir todas as demandas de estrutura operacional e de pessoal, tivemos o grande prazer de vivenciar o sucesso obtido na primeira parte da expansão, chegando em dezenove novos municípios com pacotes com internet de qualidade, telefonia fixa, celular e TV via satélite.
Em sintonia com os ideais sustentáveis da Empresa, a oferta de expansão está baseada em tecnologia de ponta de nível internacional, que utiliza equipamentos que geram consumo de energia elétrica 30% menor quando comparados aos utilizados atualmente pelo mercado. Além disso, os novos escritórios estão preparados para oferecer excelência de serviço e atendimento e foram concebidos dentro de um conceito “regionalista”. Em outras palavras, isso significa manter com os clientes das novas localidades o tipo de relacionamento próximo que faz parte do jeito de ser da Algar Telecom, respeitando as características específicas da cultura e dos hábitos regionais e, inclusive, priorizando a contratação de talentos humanos no local.
A infraestrutura de escritórios regionais que garante um relacionamento estreito com os clientes é também um de nossos valores agregados no segmento corporativo da área de autorização da Companhia. A oferta de soluções de voz e dados para médias e grandes empresas demonstrou, mais uma vez, evolução acelerada e encerrou o ano com taxa de crescimento de 32,9% em suas receitas. Embora tenha autorização para este tipo de oferta em todo o País, a estratégia adotada nos últimos anos tem sido levar um serviço que garanta velocidade e qualidade de dados, por meio de uma moderna rede IP, às regiões de maior interesse comercial ao redor de nosso backbone – atendendo 51 cidades dos estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal.
A execução do plano de expansão de forma rápida e inovadora, o crescimento dos serviços oferecidos ao setor corporativo na área de autorização, assim como as outras metas atingidas e/ou superadas ao longo de 2011, comprovam a eficiência do modelo de gestão próprio que, ano após ano, contribui para consolidar o crescimento da Companhia. A Algar Telecom encerrou o ano de 2011 com receita líquida de R$ 1,682 bilhão, o que representa aumento de 11,3% em relação ao desempenho anterior. O lucro líquido, por sua vez, atingiu R$ 144,4 milhões, crescimento de 10,2% quando comparado ao de 2010.
As conquistas comprovam a seriedade do desenvolvimento das estratégias estabelecidas para todos os segmentos da Empresa. Além dos avanços em Telecom, também impactaram significativamente a receita as realizações da área de Terceirização de processos de negócios e tecnologia. Os investimentos em infraestrutura e o esforço na busca de certificações possibilitaram entender e servir melhor as demandas do mercado e atrair novos clientes. Mais uma vez, também foi determinante para a agilidade e qualidade da nossa entrega o desempenho exemplar da Engeset. Ao mesmo tempo, a empresa com foco em engenharia de telecomunicações e atuação em todo o País, reafirmou sua capacidade de crescimento no mercado, ampliando sua carteira de clientes.
A Algar Mídia, por sua vez, aproveitou as oportunidades do setor de mídia digital e incrementou seu portfólio com a Rede Alooh, formada por 600 monitores de informação eletrônica instalados em áreas de grande circulação e concentração de pessoas. Chamada de Mídia Digital Out of Home, a solução demonstra grande potencial de crescimento nos próximos cinco anos.
Outras boas notícias ratificam o acerto das decisões estratégicas: a Algar Telecom mais uma vez ocupou o 1ª lugar em rentabilidade no ranking entre as Melhores e Maiores do Brasil 2011 – categoria telecomunicações, e teve seu rating elevado pelo segundo ano consecutivo pela conceituada agência Standard & Poor’s. Baseada nos critérios de geração de caixa, diversificação de negócios e endividamento adequado, a classificação de risco da Companhia passou de “brA+” para “brAA-”.
Também merece ser destacado que o crescimento operacional e econômico da Algar Telecom está alinhado às melhores práticas de governança corporativa, o que compreende a atuação de um Conselho de Administração e três comitês de assessoramento, incluindo, em um deles, o monitoramento de riscos. No tocante à equipe, contamos com uma política de Talentos Humanos focada na valorização dos associados por meio do desenvolvimento profissional e da satisfação pessoal.
Mantemos um modelo de gestão de pessoas baseado na meritocracia, no qual recompensamos a dedicação e o bom desempenho, e nos preocupamos verdadeiramente com o crescimento pessoal e profissional de nossos associados, afinal, a evolução de nossos profissionais e também das equipes que os mesmos integram colaboram significativamente para o desempenho da Companhia. Os investimentos em qualificação profissional, saúde e bem-estar, as oportunidades de crescimento definidas em plano de carreira e, principalmente, o bom relacionamento com os profissionais, têm mostrado resultados positivos. Em 2011, a Algar Telecom esteve, mais uma vez, no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conferido pelo Great Place to Work Institute e Revista Época, e entre as Melhores Empresas de TI e Telecom para Trabalhar destacadas pelo Great Place to Work Institute em parceria com a ComputerWorld. Também receberam premiações similares a Algar Tecnologia (70 Melhores Empresas de TI e Telecom para Trabalhar) e a Algar Mídia (ranking das pequenas e médias Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil).
Outro índice que motiva a Empresa a praticar e disseminar continuamente suas crenças e valores é o de satisfação dos clientes. No último ano, a Algar Telecom obteve excelente desempenho em termos de classificação no Índice de Desempenho no Atendimento (IDA) avaliado pela Anatel, que mede a qualidade das operadoras de Telecom. A Empresa figurou constantemente nos 1os e 2os lugares em telefonia fixa LDN (Longa Distância Nacional), local e telefonia móvel.
Estas e outras conquistas, os números que comprovam a solidez da Algar Telecom e também as promissoras perspectivas de 2012 nos segmentos em que atuamos estão apresentados de forma transparente neste Relatório Anual. Também ganham o merecido espaço os projetos ambientais e sociais que fazemos questão de manter com grau de relevância similar a qualquer outro aspecto de nossos negócios, de forma inovadora e com muito orgulho.
Expressamos nossa gratidão a todos que de alguma forma nos ajudam a construir a história da Algar Telecom no dia a dia: clientes, conselheiros, acionistas, reguladores, governo, fornecedores, credores e nossos associados. É com a certeza de poder contar com a motivação destes profissionais, sempre comprometidos em manter e ampliar a visão humanista do fundador da Companhia, que damos as boas vindas a 2012.
Divino Sebastião de Souza
Diretor Presidente da Algar Telecom
Luiz Alberto Garcia
Presidente do Conselho de Administração