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comprometimento e a autonomia com responsabilidade,
o que possibilita
aos associados participarem da tomada de decisões corporativas

Assim como nas demais empresas do Grupo Algar, todos os profissionais da Algar Telecom são chamados de “associado”. Do Dicionário Aurélio, “ligado por interesses comuns a uma ou mais pessoas; o mesmo que sócio”, o significado da palavra espelha o conceito de “Empresa-Rede” adotado pela Empresa. O modelo estimula o comprometimento e a autonomia com responsabilidade, o que possibilita aos associados participarem da tomada de decisões corporativas, levando aos clientes atendimento e serviços de qualidade.

Reconhecer a importância de cada profissional para o crescimento sustentável dos negócios implica também em assumir o compromisso com a educação, a qualidade de vida e o desenvolvimento humano e profissional das pessoas. Baseada em seus valores e crenças, a política de Talentos Humanos da Companhia contempla qualificação profissional, ambiente de trabalho agradável e políticas de remuneração e construção de carreira atraentes, de forma que os associados tenham orgulho e se sintam motivados a fazer parte da Algar Telecom.

Alinhado com a Visão da Companhia – Gente Servindo Gente –, o empenho na valorização de talentos foi, em 2011, mais uma vez reconhecido. A Algar Telecom e também sua subsidiária Algar Mídia foram listadas entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2011.

Perfil dos Associados

Total de Associados: 15.060 Próprios e 42 Terceirizados em 31/12/2011


Associados em Tempo Integral

Número de Associados
     
Contrato por Prazo
Indeterminado ou Permanente
Contrato por Prazo
Determinado ou Temporário
Contrato de Terceiros: Prazo
Determinado ou Temporário
     

Associados em Meio Período

Número de Associados
     
Contrato por Prazo
Indeterminado ou Permanente
Contrato por Prazo
Determinado ou Temporário
Contrato de Terceiros: Prazo
Determinado ou Temporário
     

Associados Próprios

Associados por Faixa Etária


Associados por Gênero


Associados Terceirizados

Associados por Faixa Etária


Associados por Gênero


Entre 2009 e 2011, a Companhia não realizou contratação de terceiro em tempo integral ou meio período, de forma permanente. A Empresa não dispõe da informação da evolução do número total de empregados por região.

Telecom

O segmento que abrange os negócios de telefonia fixa, celular, banda larga, dados e TV encerrou o ano de 2011 com 1.634 associados. Comparado ao ano anterior, o incremento foi de 6,5% e teve como razão o crescimento do negócio, principalmente na área de autorização, onde a demanda por serviços do mercado corporativo tem demonstrado evolução acelerada. Também motivou novas contratações a expansão dos serviços de varejo na região da Banda H, que atingiu dezenove cidades em seu primeiro ano. Em Telecom, 72,3% dos profissionais têm nível superior e 25,1% são pós-graduados, índices que contribuem para o alto nível técnico da equipe. Atualmente 56,4% dos cargos são ocupados por homens, enquanto as mulheres representam 43,6% da estrutura. O segmento também conta com muita terceirização interna. Em outras palavras, isso quer dizer que, por fazer parte de empresa integrada e completa, utiliza também os serviços da Engeset e da Algar Tecnologia para atingir seus objetivos.

Terceirização de Processos de Negócios e Tecnologia

O número de profissionais do segmento ao final de 2011 era de 10.913 ante aos 10.217 associados de 2010. Embora não tenha sido alto o índice de crescimento, foram realizadas 8.882 novas contratações em virtude da rotatividade típica do negócio de call center. Outras características do setor se refletem no perfil do segmento de Terceirização de processos de negócios e tecnologia: do total de associados, 79,4% ocupam cargos operacionais, 49,9% são jovens entre 18 e 25 anos e 14,7% tiveram sua primeira experiência corporativa na Algar Tecnologia.

Negócios Complementares

A Engeset – Engenharia de Telecomunicações contratou 1.385 talentos, 420 a mais do que no ano anterior, encerrando 2011 com 2.193 associados. Comparado aos demais segmentos da Algar Telecom, foi o que mais cresceu (29,3% se comparado aos 1.696 associados de 2010). A demanda por mais profissionais foi para atender novos contratos e também para suportar a Expansão Minas. A natureza do negócio – infraestrutura de telecomunicações – explica a maior concentração de homens, que representam 88,5% do total de associados.  Já no segmento de Listas e Guias (Algar Mídia), que terminou 2011 com 320 associados, as mulheres representam 65,3% da estrutura.

A Algar Telecom, em todos os seus segmentos, adota práticas de contratação de pessoas com necessidades especiais. Nos call centers, por exemplo, há deficientes visuais na função de massagistas, contratados para colaborar nas ações voltadas ao bem-estar dos associados.

Relacionamento com o Público Interno

Treinamento e Capacitação
Segmento Valor Investido
(em R$ milhares)
Horas/aula Valor Investido por
Associado (em R$)
Telecom 3.550,0 82.676 2.172,59
Terceirização de Processos de Negócios e TI 7.655,1 286.104 701,47
Engenharia de Telecomunicações 703,7 56.172 320,87
Listas e Guias 298,4 4.657 932,66
Total Consolidado 12. 207.3 429.609 810,58

A universidade corporativa do grupo foi criada em 1988 com o propósito de contribuir com o desenvolvimento dos talentos humanos das empresas Algar
















iniciativas para promover o bem-estar e a qualidade de vida entre os associados

De acordo com sua proposta de valorizar os talentos da Empresa, a cada ano a Algar Telecom destina maior volume de horas e recursos financeiros a treinamentos. Em 2011, foram investidos R$ 12,2 milhões e o número de horas/aula chegou a 429,6 mil. Tais números se referem à soma total de todos os segmentos da Companhia – Telecom, Terceirização de processos de negócios e tecnologia e Negócios Complementares - e representam investimento médio de R$ 810,58 por associado. Quando observados apenas os números do segmento Telecom, verifica-se que o investimento médio por associado sobe para R$ 2.172,59.

Grande parte dos treinamentos é viabilizada pela UniAlgar, e cursos específicos são realizados externamente. A gestão do conhecimento também é feita por meio de multiplicadores internos – ou seja, há uma política formal e estruturada para que os próprios associados repassem conhecimentos aos demais. A universidade corporativa do grupo foi criada em 1988 com o propósito de contribuir com o desenvolvimento dos talentos humanos das empresas Algar e, consequentemente, com o crescimento sustentável de todo o grupo. Além de treinamentos presenciais, a universidade corporativa utiliza cursos on-line, promove chats, fóruns de discussões, hot sites de conteúdo e rede social para suportar o aprendizado.

A UniAlgar também participa ativamente do desenvolvimento e estabelecimento de diferentes programas de capacitação, inclusive para os novos associados. Em 2011, por exemplo, foi parceira da Algar Telecom no treinamento de 67 associados e 131 parceiros que passaram a atuar na Expansão Minas, o plano de expansão da Banda H, que em sua primeira etapa levou o serviço da Companhia para novas dezenove cidades mineiras. As atividades incluíram os cursos “Jeito Algar de Ser” e “Vender, Ofertas e Varejo”. Outra iniciativa da UniAlgar em 2011 foi a implementação da Academia de Vendas, programa concebido em 2010 com a finalidade de realizar a gestão do conhecimento da área comercial e desenvolver a força de vendas de todas as empresas do Grupo Algar.

Em 2011, a UniAlgar também estruturou o Programa Jovem Empreendedor. Trata-se de um programa de trainee do Grupo Algar que tem o propósito de atrair, desenvolver e reter jovens talentos para atuação futura nos seus diferentes negócios. Cerca de 3.000 recém-formados efetuaram inscrição e após processo de seleção, os primeiros trinta trainees da Algar Telecom assumirão seus postos em 2012.

A Algar Telecom também oferece oportunidades de formação e desenvolvimento externas, que são subsidiadas por meio da política de concessão de Auxílio Educação. Administrada pelo Comitê de Associados, a verba oferece subsídios que podem chegar a até 50% do valor da mensalidade de cursos de graduação, pós-graduação, MBA e mestrado.

Saúde e Bem-Estar

A Algar Telecom conta em sua unidade com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeira, técnico e engenheiro de segurança, e também promove uma série de ações específicas dentro do Programa Qualidade de Vida. A ginástica laboral e os ambientes de massagem dentro da própria Empresa são algumas das iniciativas para promover o bem-estar e a qualidade de vida entre os associados.

Para os executivos, a Algar Telecom conta com o PDI da Saúde. Depois de avaliados nas dimensões clínica, física e nutricional, estes profissionais passam a receber orientações e motivação constante para a adoção de práticas saudáveis capazes de combater o sedentarismo, a obesidade, o estresse e outros fatores que afetam a qualidade de vida. Para motivar ainda mais, quem consegue atingir seu objetivo ganha pontos no plano de carreira, que são utilizados para calcular o bônus anual. Avaliações periódicas comprovam os resultados positivos do programa ano após ano. Ao final de 2011, 70% dos executivos da Empresa eram considerados ativos – em 2002, quando o programa foi iniciado, esse índice era de 34%. O sucesso do PDI da Saúde levou à decisão do Grupo Algar de estender o programa a todos os associados a partir de 2012.

Outra iniciativa que visa o bem-estar e a satisfação dos associados é a adoção de horários de trabalho flexíveis e em sistema de home office, sempre que a função permitir. Atualmente 16% dos associados da Algar Telecom trabalham em casa.

Taxa de Lesões, Doenças Ocupacionais, Dias Perdidos, Absenteísmo e Óbitos relacionados ao trabalho *
  2009 2010 2011
Total de Trabalhadores (Próprios + Terceiros) 9.637 12.212 12.781
Lesões
Taxa de Lesões (TL) 0,12% 0,06% 0,06%
Número de Lesões 12 7 8
Doenças Ocupacionais
Taxa de Doenças Ocupacionais (TDO) 1,26% 1,11% 0,77%
Número de Doenças Ocupacionais 121 136 98
Dias Perdidos
Taxa de Dias Perdidos (TDP) ND ND ND
Número de Dias Perdidos ND ND ND
Absenteísmo
Taxa de Absenteísmo (TA) ND ND ND
Dias Programados para Trabalhar ND ND ND
Óbitos
Numero de Óbitos* 0 0 0
* Exceto a subsidiária Engeset.

No que se refere à segurança no trabalho, o conjunto de ações adotado vem reduzindo significativamente o número de associados com doenças ocupacionais. Em 2011 foram registrados 98 casos, o que representa TDO (Taxa de Doenças Ocupacionais) de 0,77%. No ano anterior foram registrados 136 casos, com TDO de 1,11%. No que se refere às lesões, foram 8 casos em 2011 e 7 casos no ano anterior, o que manteve estável a TL (Taxa de Lesões) em 0,06%. Os dados citados não incluem os números da Engeset.

Para o cálculo da taxa de lesões e doenças ocupacionais, a Algar Telecom não considera trabalhadores terceirizados responsáveis por serviços de instalação e manutenção de antenas, estações-base e outras instalações. Neste caso, a conduta adotada é exigir dos fornecedores de mão de obra a exigência, para todos os trabalhadores, do uso de equipamentos de segurança, de exames médicos e de certificado de participação de Curso para Trabalhos em Altura de acordo com a NR 18. Visitas e auditorias nos locais de serviço são realizadas para verificar se as exigências estão sendo cumpridas.

Para 2012, a meta da Algar Telecom é zerar o número de acidentes em suas instalações.

Construção de Carreira

Destacada como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, a Algar Telecom mantém diferenciadas práticas de gestão do capital humano. Essencial no mercado competitivo, a atração e retenção de pessoas é uma das principais preocupações da área de Talentos Humanos. Para garantir o nível de satisfação, que na pesquisa de clima realizada em 2011 atingiu 70%, a Companhia investe em atrativos como um sistema de remuneração justo, atrelado à meritocracia, e um plano de carreira claro, que permite ao associado viabilizar suas possibilidades de crescimento e quais metas deve atingir para concretizar seus objetivos.

A Companhia mantém bom relacionamento com os sindicatos – em 2011, 99,2% dos associados foram abrangidos por acordos de negociação coletiva. Profissionais que desempenham função executiva, por terem políticas específicas de remuneração, não participam da negociação. Em abril de 2011, a Algar Telecom distribuiu R$ 14,6 milhões em bônus referente à participação nos lucros do ano anterior. Foi o primeiro ano de distribuição dentro da nova política, que aumentou a possibilidade de ganho. A distribuição atingiu 100% dos associados.

Para mensurar o desempenho e também poder fornecer ao associado um plano de desenvolvimento com propostas mais objetivas, uma das ferramentas do plano de carreira da Empresa é a avaliação de desempenho aplicada formalmente a todos os associados ao menos uma vez por ano. Em 2009 e 2010, o percentual de associados que receberam a análise de desempenho foi de 91% e 97%, respectivamente. Em 2011, o percentual auferido chegou a 73%, número que não considerou os funcionários da Algar Telecom e da Engeset, cujos programas de avaliação vão até fevereiro de 2012. A meta é concluir 100% das avaliações de performance em 2012.

Outra prioridade da política de Talentos Humanos da Companhia é valorizar o seu capital humano, buscando na própria base de associados pessoas qualificadas para assumir as novas vagas que surgem antes de divulgá-las ao mercado. Paralelamente, a Algar Telecom participa ativamente do desenvolvimento profissional da equipe oferecendo, por meio da UniAlgar, um programa de desenvolvimento de talentos bastante estruturado. Em 2011, 3.227 associados foram promovidos na Empresa, sendo 196 no segmento de Telecom, 2600 no de Terceirização de processos de negócios e tecnologia e outros 431 em Negócios Complementares.

Além de incentivar o associado, a política de valorização de pessoas da Companhia atende a um dos grandes gaps das empresas de telecom, que é a escassez de mão de obra especializada. Ao propiciar oportunidades de crescimento, a Algar Telecom intensifica o processo de atração e retenção de talentos, o que contribui significativamente para diminuir a rotatividade e, consequentemente, os altos custos de mão de obra que impactam os resultados financeiros. Em 2011, o turnover do segmento de Telecom foi de 17%. Já a rotatividade da Algar Tecnologia, que por conta da natureza de call center é maior, chegou a 83,76%. Em Negócios complementares, por sua vez, os índices são bem inferiores: 3,3% na Engeset e 23,8% na Algar Mídia. O turnover consolidado foi de 62,5%, impactado pela dinâmica do negócio de call center. A Algar não possui informação sobre a rotatividade por região.

Associados ‐ Base 31/12/2011
  Contrato por Prazo
Indeterminado ou
Contrato por Prazo
Determinado ou Temporário
Total de Desligados % Total de Desligados %
Por gênero        
Masculino 2 .609,0 17,3% 4 0,0%
Feminino 6 .806,0 45,2% 8 0,1%
Total 9.415,0 62,5% 12 0,1%
Por Faixa Etária        
>50 154,0 1,0% 0 0,0%
30 a 50 2.274,0 15,1% 4 0,0%
< 30 6.987,0 46,4% 8 0,1%
Total 9.415,0 62,5% 12 0,1%

A Algar Telecom e Algar Tecnologia, empresa subsidiária da Algar Telecom, também possuem iniciativas diferentes com relação à garantia de continuidade de empregabilidade e ao planejamento para a aposentadoria. Na Algar Telecom há programas de indenização por demissão para empregados que levam em conta a idade e o tempo de serviço e contemplam o apoio de serviços de recolocação no mercado de trabalho. A Algar Tecnologia, por sua vez, oferece programas de planejamento de pós-aposentadoria e de capacitação para aqueles que desejam continuar trabalhando, além de assistência na transição rumo à aposentadoria.

Direitos Humanos

A política de valorização de pessoas da Companhia atende a um dos grandes gaps das empresas de Telecom

A Companhia é contra todo e qualquer tipo de discriminação e adota todas as medidas cabíveis para evitar este tipo de conduta em seu negócio. Em 2011, as únicas denúncias de discriminação ocorreram na Algar Tecnologia que presta, dentre outros, serviços de contact center. Foram registrados trinta casos junto aos canais Ouvidoria e Fale com a Diretoria, número considerado pequeno em relação ao total de associados. Todos os casos foram 100% apurados e, para que não se repitam, deram origem a ações corretivas feitas por meio de planos individualizados coordenados pela Ouvidoria em parceria com a Diretoria de Talentos Humanos.

Desde que foi implantada, em 1994, a Ouvidoria da Algar Tecnologia já recebeu, registrou e apurou mais de 16 mil reclamações, denúncias e criticas, não apenas relacionados à discriminação, mas a diversos temas que importam aos associados. Com um fluxo que possibilita ouvir o cliente interno, apurar as manifestações e recomendar melhorias nos processos, procedimentos e desenvolvimento da liderança, a Ouvidoria contribuiu com muitas melhorias para a Algar Tecnologia e seus colaboradores. É sua meta constante reduzir o número de reclamações junto a sindicatos, Ministério do Trabalho, inserções nas redes sociais e Procon, promovendo um ambiente de confiança para que os associados se sintam valorizados e tenham orgulho de pertencem à organização.

Ainda no que se refere aos diretos humanos, o Código de Conduta para todas as empresas do Grupo Algar estabelece como regra a não utilização e não aceitação de parceiros e fornecedores que atuam com trabalho escravo e/ou força de trabalho infantil. Em 2011, não foram identificadas ocorrências de trabalho infantil na Algar Telecom.