Ao longo do tempo, o Bradesco tem aprimorado continuamente seu processo de relato. Desde 2013 passou a realizar a publicação do Relatório de maneira integrada, unindo em um documento aspectos institucionais, de operações, de negócios e financeiros a práticas e iniciativas de sustentabilidade. Em 2014, incorporou também aspectos propostos pela estrutura de relato integrado preconizada pelo International Integrated Reporting Council (IIRC, ou Conselho Internacional para Relato Integrado), a fim de caminhar no rumo da efetiva integração de informações. Neste Relatório, a Organização avança nos Principios Básicos e Elementos de Conteúdo ciente de que há um caminho evolutivo a ser trilhado. Optou-se por nomeá-lo Relatório Integrado Bradesco 2015 como forma de mostrar o firme propósito de evoluir nessa direção. Consideram-se no documento as grandes transformações que impactam os nossos negócios – as megatendências globais, economia, eventos esportivos, cenário político entre outros.
Em relação ao alinhamento à Global Reporting Initiative (GRI), esta publicação abrange toda a Organização Bradesco e segue as premissas da versão mais atual (G4) da estrutura para o processo de elaboração de relatórios corporativos. A opção adotada é a essencial. Com ele, é o 10º ano consecutivo que o Bradesco utiliza as diretrizes GRI para o desenvolvimento do documento.
G4-17 | G4-32

O desafio da relevância e concisão é feito por meio da complementaridade das informações entre o conteúdo deste relatório e nossos websites:
http://goo.gl/ukeH9thttp://goo.gl/Vy2ySm
Os capitais utilizados pela Organização estão sinalizados
ao longo do Relatório por meio das seguintes legendas:As partes interessadas, que de alguma forma estão relacionadas ou podem ser impactadas pela atividade da Organização, também estão identificadas ao longo do Relatório pelas legendas abaixo: G4-24
O Bradesco se relaciona com seis públicos prioritários, que exercem ou sofrem influência nos seus negócios e atividades: clientes, público interno, acionistas e investidores, fornecedores, governo (órgãos reguladores) e comunidade, sociedade e terceiro setor. G4-25
A Norma de Engajamento de Partes interessadas não sofreu alteração em 2015. A Política de Sustentabilidade, revisada e publicada em fevereiro de 2015, apresenta uma diretriz, denominada Diretriz 8, que incentiva o engajamento de fornecedores e demais partes interessadas na adoção de práticas de sustentabilidade, como o Encontro Bradesco de Fornecedores, evento anual para a apresentação das diretrizes de atuação estratégica de Sustentabilidade da Organização. O 13º Encontro foi realizado em dezembro, em São Paulo, e teve como tema principal a Crise Hídrica, situação vivida atualmente pelo Estado de São Paulo, bem como outras regiões do Brasil.
G4-26
A Norma de Responsabilidade Socioambiental, revisada e publicada no mesmo período, trata o tema com mais detalhes e inclui um capítulo dedicado às partes interessadas, ratificando a importância desse processo para a Organização.
As iniciativas de engajamento são conduzidas de forma independente pelos diversos departamentos e empresas ligadas. G4-26
No âmbito institucional, o Bradesco continua acompanhando os indicadores globais referentes às iniciativas internas de engajamento de partes interessadas. Esses indicadores são consolidados no primeiro semestre de cada ano. Para os próximos períodos, a intenção é de aprimoramento do processo, com a revisão dos indicadores. G4-27
O engajamento dos públicos prioritários é promovido de diferentes formas:
- Consulta: entender o ponto de vista e levantar demandas relacionadas ao desempenho da Organização, por meio do contato com os públicos de interesse.
- Diálogo: permite a troca de informações, o atendimento e a resposta de cada demanda encaminhada.
- Colaboração: envolve a formalização de algum apoio ou o desenvolvimento de uma atividade ou projeto de interesse comum. As colaborações envolvem a divisão de responsabilidades.
- Empoderamento: contempla iniciativas em que o stakeholder é responsável por parte do processo de tomada de decisão e está presente de forma sistêmica. G4-26

Para saber mais sobre a Política Corporativa de Sustentabilidade da Organização Bradesco, acesse
http://goo.gl/VwXsTARELEVÂNCIA G4-18
A definição dos temas a serem abordados neste Relatório baseou-se na Matriz de Relevância do Bradesco, construída em 2014, com base no conceito de materialidade proposto
- Levantamento dos temas, por meio de análise do contexto e cenários de atuação do Bradesco, mapeamento das relações entre as partes interessadas e classificação de acordo com os capitais. Ao fim dessa etapa, foi levantado um universo de 60 temas.
- Avaliação dos temas considerando a percepção das partes interessadas (internas e externas) e filtragem com base na aderência aos objetivos estratégicos e à gestão de risco da Organização. A percepção das partes interessadas foi mensurada por meio de entrevistas com diretores e gerentes e por questionários específicos para três grandes grupos de público externo: acionistas e investidores; fornecedores; governo, sociedade e terceiro setor. Do universo de temas levantado na etapa anterior, foram selecionados 23.
- Priorização e agrupamento dos temas utilizando critérios como alcance do impacto no território, impacto no processo de proteção e geração de valor e grau de exigência (legal, legais iminentes ou outros compromissos). Com a conclusão desta etapa, foram escolhidos nove temas prioritários.
O objetivo desse trabalho foi apresentar uma matriz que contemplasse não somente aspectos socioambientais, mas temas relevantes para o processo de geração e proteção de valor em curto, médio e longo prazos. O tratamento e a abordagem dada a cada tema relevante são abordados ao longo deste Relatório.
TEMA | TEMAS ASSOCIADOS | página | capitais |
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Gestão de capital, riscos e oportunidades |
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Estratégia Governança corporativa Gestão de risco Gestão de ativos |
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Adaptação ao contexto externo |
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A Organização | |
Inovação e tecnologia |
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A Organização Diferenciais estratégicos |
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Resultado econômico-financeiro do negócio |
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Estratégia Gestão de ativos Desempenho econômico-financeiro |
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Público interno |
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Diferenciais estratégicos Gestão de pessoas |
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Relacionamento e satisfação dos clientes |
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Estratégia Diferenciais estratégicos Relacionamento com clientes |
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Inclusão financeira |
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Diferenciais estratégicos | |
Cultura organizacional |
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Sobre o relatório Governança corporativa |
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Gestão de fornecedores |
|
Gestão de fornecedores |
No que se refere à preparação do Relatório, em 2014 o Bradesco revisou sua Matriz de Relevância – processo que contou com o envolvimento e engajamento de partes interessadas e a validação do Comitê de Sustentabilidade. Essa matriz, ainda vigente, está subsidiando a elaboração do RA 2015.
A única atualização realizada foi em relação ao cruzamento dos temas materiais com os aspectos materiais da GRI. Essa análise foi realizada de acordo com o que engloba cada tema material e com as informações do relatório da materialidade de 2014. G4-18
G4-19 | G4-20 | G4-21
A tabela abaixo também é parte da atualização da materialidade feita em 2015 em relação aos limites dos impactos dos aspectos materiais do Bradesco. Nela são apresentados os macrotemas, temas e aspectos materiais do Banco e os limites dos impactos, dentro e fora da Organização. Nessa análise foi identificado “onde o impacto ocorre”, ou seja, se o Bradesco causa o efeito, sofre o efeito, ou causa e sofre o efeito dos impactos, de acordo com a legenda abaixo:
Causa e efeito | Efeito | Causa |
Macrotemas materiais | Temas materiais associados |
Aspecto GRI relacionado |
Stakeholders relacionados | ||||||
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Resultado econômico-financeiro do negócio | Margens e custo (eficiência operacional); Valorização das ações e distribuição de Dividendos; Gestão da marca (ativo intangível) | Desempenho Econômico (resultados) | |||||||
Gestão de capital, riscos e oportunidades |
Gestão de risco integrado; Compliance: conformidade com leis e regulamentações; Combate à corrupção e à lavagem de dinheiro; Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas na cadeia de valor (inclui assédios moral e sexual); Incorporação de aspectos socioambientais nos negócios; Inadimplência: qualidade do crédito; Mudanças climáticas | Desempenho Econômico (mudanças climáticas); Conformidade; Combate à Corrupção; Investimentos (Direitos Humanos); Portfólio de Produto; Auditoria; Controle Acionário Ativo | |||||||
Gestão de fornecedores | Avaliação socioambiental (RFI); Cláusulas de responsabilidade socioambiental em todos os contratos; Engajamento de fornecedores | Avaliação de Fornecedores; Práticas Trabalhistas; Direitos Humanos; Ambiental; Liberdade de Associação e Negociação Coletiva; Trabalhos Infantil e Forçado | |||||||
Relacionamento e satisfação dos clientes |
Presença e capilaridade nacional (pontos de atendimento); Treinamento e capacitação dos funcionários; Qualidade no atendimento | Rotulagem de produtos e serviços |
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Inclusão financeira | Educação financeira; Produtos e serviços inclusivos | Comunidade; Impactos Econômicos Indiretos; Portfólio de Produto; Rotulagem de Produtos e Serviços |
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Inovação e tecnologia | Segurança da informação: proteção de dados (banco e cliente); Canais digitais: mobilidade, internet, redes sociais e autoatendimento; CRM: inteligência da informação | Privacidade do Cliente | |||||||
Público interno | Desenvolvimento da carreira profissional interna; Condições de trabalho e benefícios (funcionários e terceiros); Atração e retenção de talentos |
Emprego; Treinamento e Educação; Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas a Práticas Trabalhistas; Direitos Humanos; Investimentos (Direitos Humanos); Não Discriminação; Avaliação | |||||||
Nota: O macrotema Adaptação ao contexto externo (que compõe os temas Mudanças no cenário macroeconômico, Políticas econômicas e monetárias: governo e órgãos regulamentadores, Variações no poder aquisitivo e Disponibilidade de mão de obra qualificada) e o macrotema Cultura organizacional (que compõe os temas Governança corporativa e transparência e Engajamento de partes interessadas) não foram incluídos nessa análise pois possuem somente itens de conteúdo geral vinculados a eles e não aspectos GRI diretamente associados a eles. |
Este Relatório foi elaborado levando-se em consideração a navegação e acessibilidade à leitura e pode ser consultado na versão PDF em www.bradesco.com.br/ri, onde também podem ser acessadas as demonstrações contábeis completas de 2015, as notas explicativas, os pareceres dos auditores independentes e do Conselho Fiscal e o resumo do relatório do Comitê de Auditoria.
Para que a Organização avance em seu processo evolutivo e de aperfeiçoamento do relato, mantém-se à disposição para receber quaisquer contribuições dos leitores. Basta enviar e-mail para investidores@bradesco.com.br.
Boa leitura!