Gestão e Suporte ao Modelo de Negócio

Estratégia

Para dar suporte ao negócio e ao crescimento de market share para 23,2%, previsto para os próximos anos no Plano de Negócios e Gestão da Liquigás, a companhia tem investido consistentemente em projetos definidos em seu plano estratégico para atender às expectativas dos acionistas, clientes e da sociedade.

O Plano de Negócios e Gestão 2016-2020 prevê investimentos de R$ 519,8 milhões, que deverão elevar o volume de vendas a uma Taxa Composta de Crescimento Anual (TCCA) de aproximadamente 1,5% a.a. até 2020.

Tais investimentos são executados com o objetivo de atender às expectativas dos clientes nos seguintes aspectos:

  • segurança e qualidade: plano rigoroso de requalificação, sucateamento, reposição de botijões e aquisição de novos botijões para suportar a expansão do market share, modernização de Centros Operativos, entre outras ações que também fortalecem a imagem do Sistema Petrobras.
  • diferenciação: para atendimento personalizado de acordo com as necessidades de condomínios, indústrias e comércio em geral a companhia oferece o Purogas, Gás Natural Sintético, Skid Station, Gas Station, Medição Individualizada, além de opções de botijões de capacidades e pesos variados, intercambiáveis entre si, para atender famílias com maior ou menor número de indivíduos, bem como atender àquelas de menor poder aquisitivo como forma de inclusão social.

O valor dos investimentos em segurança e qualidade também são um diferencial em relação à concorrência das demais distribuidoras. Além disso, podemos destacar a sinergia com a Petrobras Distribuidora no credenciamento dos Postos BR para revenda de botijões da Liquigás para ampliar a disponibilidade e flexibilizar o acesso aos produtos da companhia.

  • responsividade: a Liquigás mantém canais de comunicação específicos para atendimento aos consumidores, revendedores, fornecedores e ao público em geral, fornecendo informações, respondendo a consultas e atendendo reclamações de maneira rápida e eficaz. Aplica os conhecimentos de Inteligência Competitiva para direcionar ações de Marketing e Logística e, para tanto, investe em Tecnologia da Informação de forma proativa para captar e organizar dados relevantes sobre o mercado como um todo e também dos clientes, analisando tendências e cenários permitindo melhorar o processo de tomada de decisão no curto e longo prazo.

Em 2015, os aportes na área de Tecnologia da Informação (TI) somaram R$ 8,7 milhões e foram destinados à modernização e ampliação da infraestrutura tecnológica, permitindo o desenvolvimento de melhores soluções para o atendimento aos requisitos das operações, gestão dos negócios, padrões de governança e de compliance. Dentre os investimentos, destacam-se as aquisições de dispositivos para o faturamento móvel, compostos de coletores de dados, impressoras e acessórios; solução de armazenamento (storage), com capacidade bruta de 180 TB (Terabytes); e switches para atualização da rede de dados. E ainda, foi instalado um servidor RISC e um storage de 20 TB para a estruturação do site de contingência, em atendimento aos requisitos de controle previstos na Lei americana Sarbanes-Oxley (SOX).

R$ 8,7 milhões foram investidos na área de Tecnologia da Informação (TI), destinados à modernização e ampliação da infraestrutura tecnológica

Governança Corporativa

Os negócios da Liquigás sempre foram conduzidos dentro de sólida cultura organizacional, fundamentada nos princípios de transparência, equidade, ética e responsabilidade na gestão. A estrutura de governança corporativa incorpora questões de ordem social, ambiental e econômica visando à criação de valor para a sociedade, a sustentabilidade e a perenidade dos negócios.

Administração

Conselho de Administração (CA)

Órgão máximo de gestão da companhia, composto por sete membros. Desses, cinco são indicados pela Controladora, um é indicado pelo Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, e outro é eleito pelos empregados ativos como seu representante. A escolha do representante dos empregados é feita com base na Lei 12.353/10 e no Estatuto Social da Liquigás. Todos os membros possuem mandato de um ano, sendo permitida a reeleição. O Conselho de Administração é responsável por estabelecer, acompanhar e revisar as metas corporativas, que por sua vez são geridas pela Diretoria Executiva.

Composição do CA
  • Antonio Rubens Silva Silvino – presidente
  • Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça
  • Antônio Augusto Almeida Faria
  • Carlos Alberto Gratti
  • Tomaz Andres Barbosa
  • Ivandro Carrara
Conselho Fiscal (CF)

Órgão independente, constituído por três membros efetivos e suplentes. Suas atribuições e competências estão previstas na legislação vigente, em especial o disposto no art. 163 da Lei 6.404/76

Composição do CF
  • Cristiano Silveira Freixo – presidente
  • Daniel Lima de Oliveira
  • Otavio Ladeira de Medeiros
Diretoria Executiva (DE)

Responsável pela execução das diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração e por sua operacionalização. É composta por seis membros, sendo um diretor presidente e cinco diretores responsáveis pelas seguintes áreas: Financeira e de Serviços, GLP Envasado, GLP Granel, Operações e Logística, e Planejamento de Mercado

Composição da DE
  • Ricardo Mendes de Paula
    Presidente (interino) e Diretor de Operações e Logística
  • Marcos de Bustamante Monteiro
    Diretor Financeiro e de Serviços
  • Geraldo Magela de Abreu
    Diretor de GLP Envasado
  • Roberto Jorge de Souza Leão Rodrigues
    Diretor de GLP Granel
  • Celso da Frota Braga
    Diretor de Planejamento de Mercado

Comitês

Em seu processo decisório a Diretoria Executiva é assessorada por nove comitês de apoio permanentes, a saber: Gestão; Segurança, Meio Ambiente e Saúde; Marketing; Suprimentos e Botijões; Crédito e Cobrança; Avaliação de Desempenho Empresarial; Gênero e Raça; Inovação; e Responsabilidade Social e Ambiental, este último formalmente criado em 2014.

Auditoria Interna

A Liquigás conta com uma auditoria interna vinculada diretamente ao Conselho de Administração, que realiza regularmente a avaliação dos principais processos de controle interno da companhia, com o objetivo de assegurar que a execução de tais processos esteja em conformidade com as diretrizes definidas pela Alta Administração, os padrões divulgados no Sistema Integrado de Padronização Eletrônica da Petrobras (Sinpep) e a legislação vigente.

As avaliações são executadas com o suporte de uma ferramenta informatizada e desenvolvem-se em duas formas distintas:

  • Auditoria de Processos – baseada na avaliação de riscos e controles, adota metodologia que abrange todos os aspectos relevantes de um processo de negócio ou de Tecnologia da Informação. Visa não só ao apontamento de riscos e desvios como também à melhoria operacional, maior eficiência e economia.
  • Autoavaliação de Controles, Autoauditoria ou Control Self Assessment (CSA) – avaliação contínua dos processos de controle interno praticados nas Unidades Operacionais, que contempla a identificação dos riscos e os planos de ação para sua mitigação, buscando o fortalecimento das atividades de controle interno.

O Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (Paint) é aprovado pelo Conselho de Administração e define a agenda de trabalho da auditoria interna, cujos processos obedecem aos seguintes critérios:

  • materialidade – montante dos recursos financeiros alocados em um ponto específico de controle (sistema ou processo);
  • relevância – importância que o sistema de controle a ser auditado tem nas atividades da companhia; e
  • criticidade – situações críticas efetivas em pontos de controle.

O resultado dos trabalhos é formalizado em relatórios específicos que são encaminhados para o conhecimento do Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Presidência, Diretoria Executiva, diretoria relacionada e gerência auditada, além da Controladoria Geral da União (CGU).

Ética

A Liquigás, como subsidiária integral da Petrobras, adota o Código de Ética do Sistema Petrobras desde 2007. Além disso, possui uma Comissão de Ética composta de três membros titulares e três suplentes e é assessorada pelo secretário geral da Liquigás. Todos os seus membros são indicados pelo presidente da companhia e aprovados pela Diretoria Executiva.

A Petrobras disponibiliza a todas as empresas do Sistema o Código de Ética e o Guia de Conduta, que incluem temas como relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores, o combate à corrupção e o compromisso de recusar apoio e contribuições para campanhas ou partidos políticos de candidatos a cargos eletivos.

Enquanto o Código tem um caráter mais geral, apontando os princípios éticos e o compromisso de conduta que norteiam as ações na empresa, o Guia, adotado em 2015 pela Liquigás, apresenta orientações práticas de conduta a serem seguidas no dia a dia. Cabe à Comissão de Ética da Liquigás orientar, disseminar e promover o cumprimento desses princípios e compromissos.

Vale destacar que, com o objetivo de manter uma relação de transparência e ética perante a sociedade, a Liquigás atua de forma proativa e sistemática em relação aos órgãos reguladores e ao público em geral.

Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção

Em dezembro de 2014 a Petrobras lançou o Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC), com o intuito de reforçar a prevenção, detecção e correção de atos de fraude e de corrupção, por meio da gestão integrada e de ações e controles da estrutura de governança. Em março de 2015 o PPPC foi implantado na Liquigás, sob a coordenação da Auditoria Interna, sendo ele suportado por 22 ações distribuídas em cinco grupos: Governança, Gerenciamento de Riscos, Normas e Procedimentos, Comunicação e Treinamento, e Monitoramento e Reporte.

Canal de Denúncia

Em 2015 a Liquigás aderiu ao Canal de Denúncia Único do Sistema Petrobras. O canal está disponível para os públicos interno e externo, 24 horas por dia, para receber denúncias de fraude, corrupção e irregularidades, que podem ser entendidas como ações ou omissões contrárias à lei ou aos preceitos do Código de Ética do Sistema Petrobras e do Guia de Conduta e que possam causar dano à Petrobras e às suas empresas controladas, aos empregados, acionistas e demais públicos de interesse.

O canal de denúncias independente faz parte do conjunto de medidas que foram adotadas pelo Sistema Petrobras, do qual a Liquigás é parte, com o objetivo de aprimorar e fortalecer a governança corporativa. As denúncias podem ser feitas pelo site www.contatoseguro.com.br/petrobras, ou pelo telefone 0800 601 6925, com atendimento em português, inglês e espanhol.

Implantação do Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC) e adesão ao Canal Denúncia, ferramentas que buscam contribuir na prevenção, detecção e correção de atos de fraude

Ativos Intangíveis

A gestão de ativos intangíveis representa um dos principais elementos de criação de valor no atual mundo dos negócios. Marca, capital humano, capital intelectual e infraestrutura, além das tecnologias nela aplicadas, são alguns dos ativos identificados pela Liquigás para manter sua competitividade e diferenciá-la perante seus clientes e demais públicos de relacionamento. A Liquigás valoriza e incentiva os seus colaboradores para que estes desenvolvam e apliquem conhecimento de forma a agregar valor aos produtos e serviços. Com o objetivo de atender e superar as expectativas dos clientes, a Liquigás tem foco no estímulo à inovação e em capacitar sua força de trabalho.

Pessoas

A Liquigás tem preocupação constante com a gestão de pessoas. Isso fica evidenciado por meio das diversas práticas mantidas pela companhia. Podemos destacar: o processo contínuo de avaliação de desempenho baseado em metas e competências, que embasa a aplicação da meritocracia. A forma inovadora de identificar os gaps de desenvolvimento de seus colaboradores por meio de trilhas de aprendizagem com base em competências oriundas das atividades desenvolvidas.

Pensando na perenidade do negócio a companhia investe no desenvolvimento de seus líderes. O Programa Potencial Gestor que tem o objetivo de capacitar colaboradores para assumirem posições de liderança no futuro, além da prática dos encontros gerenciais que proporcionam aos lideres uma visão aprofundada dos temas mais relevantes e impactantes no cenário atual. Por fim, as práticas de gestão de pessoas são mensuradas através da Pesquisa de Clima Organizacional realizada anualmente.

Inovação

A busca de soluções inovadoras para seus clientes já permeia a atuação da Liquigás desde a sua fundação. Na última década, lançou o Programa de Soluções Inovadoras da Liquigás (Psil) e também implementou o Comitê de Inovação. Em 2015 teve inicio o Programa de Captação de Ideias, programa interno e permanente que tem como objetivo estimular a geração de novas ideias ou criações com aplicabilidade industrial, melhorar a ambiência, valorizar as pessoas e suas equipes e consolidar a cultura de inovação de modo a ampliar a competitividade da companhia sem perder de vista a missão, a visão e os valores da Liquigás. Em outras palavras, tem o objetivo de constituir um banco de ideias, com participação direta da força de trabalho, para gerar melhorias.

Programa de Captação de Ideias: com participação dos funcionários, constitui um banco de ideias para geração de melhorias

Marca e Ações de Marketing

Por reconhecer que seus ativos intangíveis são parte integrante de seu capital e se constituem em relevante diferencial estratégico, a companhia provê todas as condições para seu desenvolvimento e proteção. Como vice-líder no mercado de distribuição de GLP, líder absoluta no segmento Envasado e terceira colocada no segmento Granel, a Liquigás preza por sua marca e investe em ações de marketing para fortalecer ainda mais seu posicionamento e reforçar sua distinção entre seus concorrentes perante os diferentes públicos de relacionamento.

A Liquigás utiliza o Sistema de Identidade da Marca Petrobras que foi desenvolvido para dar unidade e personalidade à comunicação de todo o Sistema Petrobras.  Ele está dividido em três aspectos: identidade visual, identidade verbal e identidade sonora. O uso deste padrão de comunicação visa criar identidade única para a marca Petrobras, contribuindo para fortalecer sua imagem e reputação, importantes ativos intangíveis, além de demonstrar integração e a disseminação da marca, sendo esta uma das escolhas presentes na estratégia da companhia.

Sempre antecipando as demandas dos seus clientes, a Liquigás possui o Plano de Marketing Integrado Liquigás (Plano MIL), elaborado com base em três pilares estratégicos: identidade, preferência e fidelidade. Revisado anualmente, o plano inclui diversas ações desenvolvidas de forma integrada e contínua, para assegurar o crescimento dos negócios e ampliar a visibilidade da marca, estreitando o relacionamento com cada um de seus públicos e fortalecendo a parceria com  as revendas autorizadas.

Desde a implementação do Plano de Marketing Integrado Liquigás (Plano MIL), sete promoções nacionais foram realizadas até dezembro de 2015

As ações previstas no Plano MIL, voltadas ao segmento Envasado, são custeadas pela Liquigás e pelo Fundo de Marketing, idealizado para realizar ações estruturadas de repercussão nacional e constituído por contribuições das revendas que aderem espontaneamente à participação, para juntos planejar estratégias de marketing buscando conquistar e fidelizar clientes. Veja mais informações no capítulo Relacionamento com Revendedores.

A companhia disponibiliza em seu Portal de Marketing modelos para a aplicação da marca Liquigás em materiais promocionais e templates para personalização de dados das revendas em peças de comunicação.

Reformulado em 2015 para facilitar a navegação, o portal permite que a revenda busque arquivos, gerencie demandas de produtos, efetue downloads e a edição de templates que agilizam a distribuição e a utilização de peças promocionais.

Visando prospectar novos clientes e o fortalecimento de sua marca, em 2015 a Liquigás esteve presente em feiras de diversas localidades do Brasil como, por exemplo, Super Rio Expofood, FCE Cosmetic, Hotel Show, Construsul e Fispal Food Service NE, promovendo seus produtos e serviços do GLP Granel.

A companhia também foi patrocinadora do “Encontro Anual ABAS”, em São Paulo onde se reuniram representantes de empresas de todo o mercado brasileiro de aerossol e autoridades do Ministério da Saúde, Ministério da Indústria e Comércio, FIESP, representantes das Câmaras de Aerossol dos países da América Latina, para demonstrar o crescimento expressivo de toda a cadeia produtiva do sistema aerossol e sua evolução.

A Liquigás também patrocinou eventos temáticos para a divulgação de sua marca e produtos, entre os quais estão: Jantar ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia (SP), Festival Brotas Gourmet (SP), Congresso de Gestão Condominial Pró-Síndico (SP), Festival Bar em Bar (DF), Festival Bar em Bar Nacional, Arte na São Vito (SP), Festival Gastronômico Penha Gourmet (SP), Copa Rio Claro de Balonismo (SP), 3º Congresso Norte e Nordeste de Gestão de Condomínio (BA), 9º Pró-Síndico – ABC (SP), Brasil Sabor (GO e DF), e 4º Congresso Brasileiro de Motéis – APAM (SP).

Pelo nono ano consecutivo a Liquigás patrocinou o maior evento automobilístico do continente sul-americano, a Fórmula Truck. Nas 10 etapas do campeonato foi possível realizar ações de relacionamento com os clientes da área Granel da Liquigás. Os convidados assistiram as provas da Fórmula Truck no Hospitality Center (HC) da Petrobras Distribuidora, reforçando cada vez mais a associação da marca Liquigás com as demais empresas do Sistema.

Com os objetivos de fortalecer a imagem corporativa, fidelizar clientes, divulgar e ativar a demanda de produtos e serviços ao consumidor final, a Liquigás deu continuidade, em 2015, à realização de promoções comerciais. Realizamos a “Promoção Liquigás Ligada no Brasil” com sorteios de smartphones e vale brindes. Suportada com verba proveniente do Fundo de Marketing e da Liquigás, a promoção distribuiu 5.000 prêmios instantâneos como DVDs e relógios, e premiou 180 consumidores com modernos smartphones.

A “Promoção Meu Botijão da Sorte” também teve uma nova edição no segundo semestre de 2015, na qual foram sorteados 12 carros e seis certificados de ouro no valor de R$ 200 mil reais, com sugestão de compra de casas mobiliadas com carro na garagem. A promoção contou com a participação de mais de 900 mil clientes, um crescimento de 24,6% de participação com relação à edição de 2014.


A promoção Liquigás Ligada no Brasil distribuiu 5.000 prêmios instantâneos e premiou 180 consumidores com smartphones
No seu quarto ano de realização, a promoção

Com o objetivo de estimular a melhoria de desempenho das equipes comerciais, técnicas e operacionais da Liquigás, e de alavancar os resultados de gestão e a padronização das revendas, foi lançada uma nova edição do “Desafio Liquigás” com temas distintos para as áreas de negócio Granel e Envasado.

O programa de incentivo para a área Granel teve como mote “É show é Granel”, cujo objetivo principal foi o de conquistar, encantar e reter clientes.

Para o segmento Envasado, o incentivo teve como tema “Liderança que se constrói todos os dias”, cujo pilar principal foi a manutenção da liderança do setor.

Para ambas as áreas, os prêmios distribuídos foram as liquigranas, moeda fictícia que serve para o resgate de produtos, e uma viagem com direito a acompanhante para o Paraíso Liquigás, que em 2015 teve como destino a Costa do Sauípe (BA).

Para atingir os principais consumidores de GLP: mulheres das classes C e D acima dos 25 anos, a Liquigás publica bimestralmente a Revista Mulher Brasileira.

Distribuída gratuitamente pelas revendas autorizadas para as suas consumidoras no momento da compra de botijões, a revista aborda temas como beleza, moda, consumo, saúde, bem estar, dicas de economia, receitas, mundo virtual e uma série de assuntos que fazem parte do dia-a-dia da mulher brasileira.

Em 2015, a Liquigás trouxe mais uma novidade: foi criado o site (www.revistamulherbrasileira.com.br) onde as consumidoras podem acessar todo o conteúdo publicado na revista. Em dezembro a revista atingiu a tiragem de mais de oito milhões de exemplares distribuídos desde 2013.

Atingimos a marca de

8 milhões de exemplares da revista Mulher Brasileira

distribuídos desde maio de 2013

Reconhecimentos e Premiações

Prêmio Época ReclameAQUI, as melhores empresas para o consumidor 2015 – categoria Distribuidora de Derivados de Petróleo.

Prêmio de Inovação e Tecnologia – prêmios recebidos na categoria “Gestão”: Ouro “Sistema de Circularização de Ativos e Materiais”; Prata “Fundo de Marketing no setor de GLP”; e Bronze “Gestão de Documentação das Unidades Operacionais”.

Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria 2014 (recebido em fevereiro de 2015), promovido pela Revista Hotéis.

Prêmio Marcas e Líderes 2015 – Canoas (RS) – primeira colocada na categoria Distribuidora de Gás.

As Melhores da Dinheiro 2015 – segunda colocação no segmento “Combustíveis, Óleo e Gás”.

Tríplice Certificação do Sistema de Gestão Integrada 2015 – práticas de excelência relativas à gestão de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde ocupacional certificada conforme normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

17º Prêmio Abrasca – Relatório Anual – quinta colocada na categoria Empresas de Capital Fechado com receita líquida igual ou acima de R$ 1 bilhão.

Gestão de Riscos Empresariais

Riscos Financeiros

A companhia não está exposta a risco cambial, uma vez que os ativos e passivos da empresa estão representados exclusivamente em moeda nacional. A Liquigás não está sujeita a risco advindo de exposição a instrumentos financeiros derivativos e possui mecanismos formais para a identificação de tais instrumentos. Caso seja indicada a necessidade de proteção em cenários adversos, a Administração da Liquigás pode se utilizar destes instrumentos (hedge) para proteger a solvência e a liquidez da companhia. Em relação ao risco de crédito e gestão de cobrança, a Liquigás possui uma Política de Crédito e Cobrança na qual estão estabelecidas diretrizes e orientações para as práticas a serem seguidas por todas as unidades e monitoradas pelo Comitê de Crédito e Cobrança (Cocres). Os resultados positivos dessa gestão estão refletidos no baixo nível médio de inadimplência em 2015, cujo indicador estratégico, ao final do ano, se manteve próximo à meta estabelecida pela Administração da companhia.

Riscos Patrimoniais e de Segurança Empresarial

Tendo como objeto de negócios o engarrafamento, a distribuição e a comercialização de GLP e correlatos, a gestão da segurança na Liquigás é aspecto essencial e segue regras rígidas no desempenho das atividades diárias. Na Liquigás “Segurança é responsabilidade de todos”.

Para assegurar a proteção ao patrimônio, ao meio ambiente, à saúde ocupacional e aos direitos e responsabilidades contra eventuais perdas financeiras ocasionadas por sinistros, a Liquigás conta com uma gestão de seguros alinhada à Política e Diretrizes de Seguros da Petrobras. A contratação de seguros ou a realização do autosseguro é definida com base no Planejamento Estratégico, no Estatuto Social da companhia e nas orientações emanadas pela Petrobras, considerando ainda as melhores práticas de mercado, bem como as normas e legislações aplicáveis.

Todo o processo de inventário de bens em instalações próprias e em comodatos (instalações industriais, bens de uso interno e botijões) é padronizado, o que garante a adequação aos padrões de controle definidos.

Como instrumento de prevenção de riscos contra atos intencionais ou não, a Liquigás conta com sua Política de Segurança Empresarial, que tem como objetivo promover a cultura de segurança de acordo com preceitos do Sistema Petrobras. A política contribui para a manutenção da segurança em suas instalações, a proteção de ativos críticos e a continuidade das operações.

O processo de gestão de segurança empresarial funciona como uma auditoria para avaliar aspectos de segurança das unidades, tais como: práticas de gestão, produtos e patrimônio, segurança da informação, organização para emergências, proteção perimetral, entre outros. Em 2015 foram avaliados os Centros Operativos de Belém (PA), Cascavel (PR), Goiânia (GO), Macaé (RJ) e Mataripe (BA).

Riscos de Acesso à Informação

Além de contar com equipamentos, sistemas informatizados de segurança, integração sistemática de informações e orientações técnicas, a Liquigás zela pelo sigilo de suas informações confidenciais a partir da realização de treinamentos e campanhas de conscientização de sua força de trabalho. Somam-se a tais ações preventivas também as ações corretivas, que envolvem intervenções e respostas rápidas a eventuais incidentes e/ou ameaças, investigações e, quando necessário, a aplicação de sanções.

A companhia exerce o controle de acesso às suas informações por meio de senhas, além de contar com o sistema de gestão integrada SAP-ECC, que contribui para preservar a integridade de tais informações. Todas as informações são armazenadas em base de dados residentes nos servidores localizados em data centers que contam com redundância e plano de contingência.

Riscos de Conflito de Funções e Controles Compensatórios

Desde a aprovação pela Diretoria Executiva, em 2012, foram definidos alguns modelos para evitar riscos de conflitos de funções e a realização de controles compensatórios, como a Tabela de Classificação de Riscos de Funções, se estendendo para a Matriz de Riscos, e a Tabela de Controles Compensatórios. Tais mecanismos têm o objetivo de dar suporte à atividade de saneamento de perfis de acesso no SAP-ECC, focando na eliminação de conflitos e na introdução de controles compensatórios, o que possibilita a evolução das regras de segregação de funções.

Desde então, melhorias nos controles de acesso foram alcançadas, culminando, em 2014, com a adoção do SAP-GRC Access Control. Tal ferramenta tem o objetivo de controlar os acessos aos sistemas SAP-ECC e complementares, além de propiciar um ambiente de monitoramento e análise do risco empresarial e das atividades de conformidade. Em 2015 foi concluída a implementação da ferramenta, permitindo à companhia ter visibilidade detalhada dos riscos envolvidos a cada solicitação de acesso, do processo de aprovação com todos os atores envolvidos, identificação dos responsáveis pelos acessos aprovados, com total rastreabilidade das ações de aprovações realizadas tudo por meio de um processo ágil e automático, eliminando erros de atribuição.

Gestão de Relacionamentos

A Liquigás desenvolve programas e ações destinados a construir relações baseadas na confiança, credibilidade e no respeito com todos os seus públicos de relacionamento, dentre os quais estão:

Relacionamento com Clientes

Oferecer comodidade e praticidade a seus clientes é uma das principais metas da Liquigás. A companhia disponibiliza diversos canais para atender seus clientes de maneira ágil e rápida. De entregas via caminhão a pedidos por aplicativo, a companhia tem buscado evoluir de acordo com as demandas dos clientes. Os pedidos de entrega de botijões de GLP feitos por consumidores finais são sempre direcionados para as revendas, que atendem com agilidade, segurança e qualidade Liquigás.

A Central de Atendimento Liquigás (Cal) é um dos principais canais para atendimento aos revendedores e às demandas dos clientes das áreas comerciais dos segmentos Granel e Envasado. A Liquigás encerrou 2015 com 73 pontos de atendimento, que receberam cerca de 110 mil chamadas mensais, entre pedidos de produtos e esclarecimentos de dúvidas de clientes, oriundos de todas as regiões do País.

A Liquigás é a única empresa do setor com um calendário consistente e estruturado de ações promocionais para o consumidor final, já que esse é um dos meios mais eficientes para a manutenção e captação de novos consumidores. Já foram premiados mais de 20 mil clientes, com prêmios que vão desde eletroeletrônicos a itens opcionais, como casas e carros. No tópico “Marca e Ações de Marketing” os detalhes sobre essas ações podem ser consultados.

Campanhas como essas unem cada vez mais os esforços da Liquigás com a rede de revendas, buscando a ampliação de negócios e estimulando a fidelidade do consumidor. A promoção também fortalece a imagem corporativa da companhia, desloca a demanda do produto da concorrência para suas revendas e reforça, entre o público consumidor, que a empresa pertence ao Sistema Petrobras. A promoção Meu Botijão da Sorte 2015 foi divulgada em propagandas na TV aberta, revistas de circulação interna e externa, além de mídias sociais e sites na Internet. A cada campanha promocional os revendedores participantes também recebem materiais para divulgação no ponto de venda, como folhetos, jingles, coletes e adesivos para a frota, que auxiliam na divulgação junto aos consumidores.

A companhia também tem utilizado as redes sociais para se comunicar com seu público. A página do Facebook (www.facebook.com/liquigas) encerrou 2015 com mais de 100 mil seguidores, que ficam atualizados sobre os produtos e promoções da companhia, podendo interagir diretamente com a empresa.

Outra importante rede social utilizada pelo consumidor final é o ReclameAQUI, site independente que incentiva as empresas a buscarem a excelência no atendimento, realizando esforços para melhorar o relacionamento com o consumidor e atingir alto índice de eficiência na solução de problemas. Em 2015, 100,0% das 132 reclamações postadas no site foram atendidas, com tempo médio de resposta de um dia e oito horas. O esforço da companhia para promover a satisfação dos seus clientes resultou no reconhecimento pela primeira colocação no Prêmio Época ReclameAQUI – “As melhores empresas para o consumidor 2015”, na categoria Distribuidoras de Derivados de Petróleo, premiação que contou com cerca de 3,5 milhões de votos populares através do site do prêmio.

Também por meio das redes sociais a Liquigás avalia o comportamento dos seus clientes após o lançamento de ações promocionais, para verificar a repercussão, aderência das ações e a necessidade de efetivar ajustes às suas iniciativas.

O grande destaque de 2015 foi o lançamento do LiqUp, aplicativo que facilita a realização de pedidos de GLP envasado em botijões pelo consumidor final com apenas alguns toques no celular. O novo aplicativo LiqUp está disponível para os sistemas iOS e Android e permite localizar a revenda e/ou veículo mais próximo, solicitar o botijão de GLP e ainda acompanhar o status do pedido, identificando inclusive a placa do veículo e o nome do motorista, aumentando a segurança para o consumidor final. Também foi possível simplificar a rotina dos revendedores e motoristas, que passaram a ter maior controle e gestão de pedidos e entregas.

Após passar por um período de testes em revendas localizadas na região do ABC Paulista, o aplicativo está sendo difundido gradativamente em todos os estados do Brasil, tendo sido lançado no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás em 2015. A perspectiva é que atinja os demais estados em que a Liquigás tem participação ao longo de 2016.

A Liquigás foi a primeira empresa do setor a criar uma Ouvidoria. Canal de comunicação independente, eleito uma das melhores Ouvidorias do Brasil no ano de 2013, foi criado para atender seus clientes e sua força de trabalho de maneira isenta e de acordo com os princípios éticos que norteiam o Sistema Petrobras. A Ouvidoria monitora diversos indicadores, sempre comparando-os ao mesmo período do ano anterior, com foco na análise das alterações e o significado delas para a o atendimento da Ouvidoria e para a qualidade do serviço prestado pela Liquigás. Entre eles, merecem destaque:

  • Número de manifestações registradas;
  • Natureza das manifestações;
  • Número de manifestações por diretoria;
  • Assuntos mais relevantes registrados no período;
  • Tipo de manifestante que procurou a Ouvidoria;
  • Canal de atendimento; e
  • Tempo médio de resposta às manifestações.


100K



Facebook

fechamos 2015 com mais de 100 mil seguidores


ReclameAQUI

atendimento a 100%
das manifestações



LiqUp

lançamento de aplicativo para realizar pedidos de botijões de forma rápida e ágil



Primeira empresa do setor a criar uma Ouvidoria, tivemos 5.139 manifestações registradas em 2015

A Ouvidoria da Liquigás é também responsável pelo atendimento do Serviço de Informação ao Cidadão (Sic) da companhia, instituído a partir da Lei 12.527/11(Lei de Acesso à Informação), e pelo Fale Conosco (canal de comunicação voltado ao público externo para o esclarecimento de dúvidas, especialmente relacionadas ao GLP).

Em 2015, foram registradas 5.139 manifestações, assim classificadas:

  • Demandas externas (Ouvidoria): 1.619
  • Demandas internas (Ouvidoria): 145
  • Sic: 74
  • Fale Conosco: 3.301

A Ouvidora da Liquigás é membro efetivo de vários comitês da companhia, como o de Gestão, o de Marketing, o de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), o de Avaliação de Desempenho e o de Responsabilidade Social, nos quais são discutidas questões estratégicas e seus impactos internos, os quais acabarão por refletir na execução do trabalho da Ouvidoria.

Relacionamento com Revendedores

A rede de revendedores é o principal canal de relacionamento entre a Liquigás e seus clientes finais. Em 2015 a rede contava com aproximadamente 4,9 mil revendedores autorizados atuando em quase cinco mil municípios em todo o Brasil, atendendo uma média mensal de mais de 35 milhões de consumidores residenciais.

Informações sobre como administrar uma revenda de GLP são disponibilizadas no Manual de Apoio à Gestão, atualmente em sua terceira edição. Além disso, os revendedores têm acesso ao Diagnóstico de Gestão de Revendas (DGR), ferramenta desenvolvida com o objetivo de aprimorar a gestão das revendas de modo a obter melhores resultados e elevar o nível de competitividade da Liquigás. O diagnóstico já foi aplicado a mais de 1.500 revendas, sendo 420 em 2015, observando que algumas têm a análise feita mais de uma vez, para avaliar sua evolução.

Visando assegurar um atendimento diferenciado aos consumidores, a companhia criou em 2011 o Programa de Capacitação de Revendas Liquigás (Procap). São dez módulos que capacitam o revendedor e sua equipe por meio de material padronizado e de fácil entendimento. Os treinamentos já foram ministrados 21,5 mil vezes desde sua criação e destes, 4,6 mil foram realizados em 2015, totalizando mais de 90 mil treinados. Os treinamentos podem ser feitos diretamente na revenda, viabilizando e multiplicando o conhecimento.

Cursos disponíveis atualmente no Procap: de olho no botijão, excelência no atendimento (parte I), excelência no atendimento (parte II), conquista e relacionamento com cliente, mercado de GLP e seus produtos, vendendo para as classes D e E, segurança e saúde no GLP, qualidade que dá certo, do contato inicial com o cliente ao pós-vendas, e vendas e negociação de GLP na prática.

Em 2016 serão lançados mais sete cursos: dois voltados para a equipe da revenda e cinco voltados para o gestor ou proprietário, ampliando ainda mais a capacitação dos parceiros.

Também em 2015 os empregados das áreas comerciais que atuam diretamente com os clientes receberam treinamentos sobre regras de defesa da concorrência, repassando conceitos acerca das práticas recriminadas pela Liquigás e caracterizadas na legislação antitruste. Todos os participantes receberam uma Cartilha de Orientação atualizada sobre Normas de Defesa da Concorrência.

Para proporcionar à sua rede de revendas acesso a empréstimos, financiamentos e linhas de crédito em melhores condições que as oferecidas pelo mercado, a Liquigás mantém há mais de dez anos convênio com o Banco do Brasil para uso em reforço do capital de giro, renovação de frotas, ampliação de instalações e expansão de negócios em geral. Em 2015, aproximadamente 2,9 mil revendas utilizaram os benefícios oferecidos pelo Convênio. O volume médio financeiro movimentado anualmente pelos revendedores por meio do Convênio com o Banco do Brasil é de aproximadamente R$ 130 milhões ao ano.

Em outubro de 2014 foi criada a coordenação de Desenvolvimento de Novas Parcerias para os Revendedores Autorizados Liquigás. Essa iniciativa teve como objetivo dar foco nas chamadas rendas não gás, entre elas mídia gás (propaganda no botijão), sampling (distribuição de amostras e/ou produtos), handling (distribuição de folhetos) e desenvolvimento de novas parcerias, aproveitando a capilaridade da companhia e a presença na residência do consumidor.

Foram dezenas de parcerias em 2015 com fornecedores dos produtos e serviços mais utilizados pelo revendedor, como veículos, carrocerias, ímãs, brindes, máquina de cartão, seguros, entre outras com descontos que vão até 75,0%. As propostas em vigor podem ser acessadas e consultadas pelo site da Liquigás no link Portal de Negócios. Atualmente temos 24 parcerias disponíveis. Estima-se que em 2015 estas parcerias geraram cerca de R$ 12 milhões em economia para a rede de revendas Liquigás.

Em 2015 também foram realizadas ações que utilizaram o botijão como um veículo de propaganda em diversas cidades do Brasil. Estas ações foram muito bem recebidas pelo consumidor, que pôde conhecer alguns lançamentos em primeira mão pela revenda, que foi remunerada para realizar a ação e também para o anunciante, que teve seu material entregue dentro da casa do cliente, sem desperdício. Além disso, a Liquigás continua com as ações de sampling através da rede de revendas para empresas, já tendo atendido o segmento de alimentação, produtos de higiene e limpeza e empresas do Sistema Petrobras. Ações como esta devem ser ampliadas em 2016.

A Liquigás foi pioneira ao efetivar, em 2011, o primeiro Fundo de Marketing do setor de GLP para unir o investimento da companhia e de seus parceiros e juntos realizarem ações voltadas à conquista de novos clientes.

O Fundo de Marketing recebe contribuição das revendas que desejam participar de um plano de ações estruturadas, com ferramentas desenvolvidas para alcançar maior rentabilidade e fidelização de seus clientes. A verba arrecadada é utilizada em ações nacionais e regionais, sugeridas pelos representantes das revendas participantes.

A decisão de constituir o Fundo mostrou-se acertada. Os resultados foram demonstrados em pesquisas com o consumidor, bem como pela comparação do desempenho comercial das revendas que aderiram ao mesmo desde a sua constituição.

As informações sobre o desempenho das revendas que aderiram e não aderiram são reservadas e parte da estratégia da Liquigás.



Para dar suporte e legitimidade às ações que são realizadas com os recursos do Fundo de Marketing, foi imprescindível a criação do Conselho Consultivo de Revendedores Liquigás e de seu estatuto regulamentador.

O Conselho Consultivo de Revendedores Liquigás (CCRL), criado em 2011, tem o desafio de representar as revendas em todo o País perante a Liquigás, discutindo ações e planos para o desenvolvimento da rede, crescimento das vendas e dos resultados para revendas e para a companhia, e também deliberações relativas ao uso de recursos do Fundo de Marketing. O Conselho torna mais eficaz, constante e interativo o processo de comunicação entre a Liquigás e seus revendedores, aprimorando esforços na divulgação e promoção da marca e a melhoria de produtos e serviços ao consumidor.

O CCRL é formado por doze revendedores (conselheiros efetivos), seis gerentes de mercado envasado (conselheiros permanentes) e pelo gerente de Políticas Comerciais Envasado (coordenador do conselho). Os revendedores eleitos como conselheiros não têm qualquer remuneração, bem como não possuem qualquer vínculo empregatício com a Liquigás.

Em 2015 o evento de posse de renovação de 50,0% do CCRL aconteceu em fevereiro. Tomaram posse seis conselheiros efetivos e quatro suplentes, eleitos por meio de votação online, da qual todas as revendas puderam participar.

Para manter a rede de revendedores sempre bem informada, agilizar os atendimentos e questões operacionais, a Liquigás mantém o Portal de Negócios. Além de funcionalidades como geração de segunda via de boleto, agendamento de carregamento de gás entre outras, por meio do site é possível se informar e fazer bons negócios, conhecer as parcerias vigentes que oferecem descontos diferenciados para a rede de revendas Liquigás, histórico contendo todas as newsletters enviadas, informações sobre o Plano MIL, Conselho Consultivo de Revendedores, fazer o download de dez temas de treinamentos para equipe da revenda e avaliar o atendimento da Liquigás.

Outro importante canal de comunicação é o Liqnews, newsletter que já se consolidou como ferramenta para comunicação ágil com os revendedores, atualizando toda a rede sobre melhores práticas do setor, novidades na legislação que as revendas de GLP precisam observar, informações sobre mercado, incentivos e promoções, entre outros.

Uma inovação implementada recentemente para comunicação rápida e que capta a atenção é o Envio de Mensagens SMS (Short Message Service) diretamente para o celular da revenda. Curtas, as mensagens lembram no momento em que estão ocorrendo às ações, como por exemplo: início, fim, ou sorteios das promoções; envio de materiais; merchandising da marca na TV; incentivo e outros.

Relacionamento com Colaboradores

A Liquigás busca incessantemente encontrar o ponto de equilíbrio que estabeleça condições de atender aos anseios de seus empregados e reivindicações das entidades sindicais e assim, manter um ambiente interno favorável que permita o atingimento dos resultados desejados pelas partes interessadas.

Além dos benefícios convencionais, a Liquigás oferece outros benefícios aos seus empregados, tais como o Plano de Previdência da Liquigás (PPL), administrado pela Petros – Fundação Petrobras de Seguridade Social, que conta com a participação dos empregados (opção de contribuição de 1,0% a 6,0% da remuneração) e da companhia que contribui paritariamente. Segundo prestação de contas apresentada pela administradora do PPL, o ativo líquido do plano atingiu R$ 57,3 milhões, com base em dados divulgados no mês de julho de 2015, montante este que em dezembro de 2014 era de R$ 47,9 milhões.

Outro benefício relevante é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que em 2015 foi de 190,0% da remuneração reajustada, acrescidos de R$ 400,00, que será liquidada em duas parcelas, a primeira já antecipada no mês de outubro de 2015, e a segunda a ser quitada em maio de 2016. Em 2015 o reajuste estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o piso da principal categoria da força de trabalho foi de 9,5%, enquanto que para os demais cargos o reajuste foi de 9,0%.

Em 2015 foi realizado Processo Seletivo Público (PSP) para preenchimento de

145 vagas

e formação de cadastros de reserva

Os empregados da Liquigás são contratados por meio de Processo Seletivo Público (PSP), cuja relação de trabalho com a companhia é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os processos seletivos são regidos por editais e realizados por intermédio de avaliações de qualificações técnicas dos candidatos. Em 2015 o PSP (01/2015) foi lançado em julho para o preenchimento de 145 vagas e formação de cadastro de reserva de diferentes áreas e postos de trabalho em diversas regiões do País; teve como público-alvo os profissionais com diversos níveis de escolaridade (superior, médio, fundamental completo e incompleto) e as homologações dos resultados finais ocorreram em dezembro de 2015.

A Liquigás encerrou 2015 com 3.167 empregados, uma redução de 2,6% em relação ao ano anterior, e atingiu seu menor nível de rotatividade dos últimos quatro anos, atestando seu comprometimento com a retenção de talentos, melhoria da ambiência organizacional e com a motivação de seus empregados.

Quantidade de empregados
Turnover (%)

Para aferir o grau de satisfação e o bem-estar dos empregados, a Liquigás realiza sua Pesquisa de Clima. Buscando tornar a Pesquisa ainda mais aderente às práticas do mercado, em 2015 foram feitas modificações no questionário e na forma de cálculo do Índice de Comprometimento dos Empregados (ICE), além da inclusão do Índice de Ambiência Liquigás (IAL).

Em função destas alterações o ICE passou a ser composto de oito questões e não mais de uma única questão como vinha até então sendo adotado, o que impactou o seu resultado. O objetivo foi dar maior sustentabilidade a este índice, o que mostra o empenho da companhia na busca da melhoria contínua em suas práticas e processos de gestão de pessoas.

Em sua nona pesquisa anual, o Índice de Satisfação do Empregado (ISE) atingiu 71,0%, ante 74,0% em 2014, e o ICE alcançou 74,0%, comparado a 96,0% no ano anterior (apurado com outra metodologia). Já o IAL foi de 71,0% no ano.

Índice de Satifação do Empregado (ISE) em (%)
Índice de Comprometimento do Empregado (ICE) em (%)
* A metodologia para cálculo do ICE foi modificada a partir de 2015

Para a Liquigás uma comunicação transparente e constante com os empregados é fundamental para promover o alinhamento estratégico, o comprometimento e motivação desse público. A preocupação da companhia em estabelecer um ambiente de diálogo se expressa já na chegada dos novos empregados, quando é promovida a ambientação, visando integrá-los às rotinas e processos da companhia.

Desde o segundo semestre de 2015, a intranet da Liquigás está integrada ao Portal da Petrobras como parte da estratégia de unificação de todos os portais das empresas do Sistema Petrobras. O novo portal foi idealizado para o público interno como um ambiente de trabalho, de comunicação e de relacionamento. Apresenta as empresas de forma integrada, divididas em abas, o que facilita sua utilização, pois todas possuem a mesma arquitetura de informação e leiaute mais amigável, tornando a navegação do usuário mais intuitiva. O sistema de busca permite encontrar os conteúdos publicados em todas as abas do Sistema Petrobras e, com o uso dos filtros, os resultados são otimizados, tornando a experiência mais assertiva. O Portal também possibilita aos empregados comentarem as notícias, fazendo sugestões, críticas ou elogios, proporcionando a interação do usuário com o portal e até mesmo entre empregados.

A Liquigás desenvolveu em 2015 um novo Plano de Treinamento e Desenvolvimento visando criar um modelo de educação corporativa baseado nas atribuições de cada área da companhia e compor uma força de trabalho mais bem preparada e motivada. Com a nova sistemática a empresa passou a mapear as reais necessidades de cada área de forma alinhada à estratégia corporativa de longo prazo e com foco no desenvolvimento pessoal de cada empregado.

A ambientação de novos empregados foi modificada para o formato online, com um vídeo de 60 minutos de duração, treinando os colaboradores no próprio ambiente de trabalho e reduzindo os custos envolvidos no processo de desenvolvimento. O curso pode ser realizado na plataforma Saba (ferramenta de Learning Management System – LMS, ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem em tradução livre) ou na estação de trabalho do colaborador, ministrado à distância para todos os colaboradores da Liquigás, e foi totalmente implementado em 2015, possibilitando a interação, aprimoramento individual e autodesenvolvimento. O campus virtual pode ser utilizado por todo o Sistema Petrobras para a gestão de cursos com um ambiente de colaboração integrado, sendo a gestão da plataforma de treinamento realizada pela Universidade Petrobras e pela área de Recursos Humanos da Liquigás.

Do total de empregados efetivos, 82,5% (ou 2.566 empregados) passaram por treinamentos que totalizaram 68.053 horas - divididas em 7.626 participações em treinamentos, com investimento de R$ 861,3 mil.

Foi lançada em agosto de 2015 a primeira edição do manual de Padrões Básicos de Segurança (PBS) para Instalação de Gás Granel. O material tem como objetivo fornecer informações básicas de segurança para todos os empregados envolvidos no processo de montagem, instalação, manutenção e/ou manuseio das instalações granel. Seu formato e sua diagramação foram adequados para que o empregado (próprio ou contratado) mantenha-o sempre como um guia de bolso para consultas rápidas.

Os resultados dos esforços e investimentos da companhia em segurança são medidos pela Taxa de Ocorrências Registráveis (TOR), indicador estratégico adotado por todas as empresas do Sistema Petrobras. Essa taxa representa o número total de profissionais envolvidos em acidentes (fatalidades, acidentes com ou sem afastamento e casos de primeiros socorros) multiplicados por um milhão e dividido por homens-horas de exposição ao risco, abrangendo toda a força de trabalho.

Considerando a evolução da TOR, taxa mais ampla, que abrange todos os níveis de ocorrência, tem-se que os processos estabelecidos e os cuidados preventivos adotados pela Liquigás tiveram resultado positivo. Em 2015 a TOR foi de 5,78 bem abaixo dos 10,20 definidos como Limite de Alerta para o ano, sendo essa a melhor marca da história da Liquigás, fruto de uma redução de 39,0% no número total de acidentes em relação ao ano anterior.

Taxa de Ocorrências Registráveis (TOR)

Novo plano de Treinamento e Desenvolvimento implementado com o objetivo de criar um modelo de educação corporativa baseado nas atribuições de cada área da companhia


Focado no tema segurança, foi lançada em 2015 a 1ª edição do Manual de Padrões Básicos de Segurança (PBS) para instalação de gás granel


39%
foi a redução

do número de acidentes em relação a 2014: uma marca histórica, com a menor taxa de ocorrências registráveis (TOR) da Liquigás


A Liquigás Distribuidora conquistou pela segunda vez o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, em reconhecimento à execução integral do seu plano de ação voltado para a promoção da igualdade de gênero e raça. O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça visa reconhecer as práticas implementadas para promover a igualdade de gênero e raça no cotidiano de empresas públicas e privadas. Desde 2013, a Liquigás participa do programa, que tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ONU Mulheres e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A conquista do selo reafirma a relação ética e respeitosa da Liquigás com seus empregados, independentemente de sexo ou etnia. Entre as dez ações executadas para a quinta edição do Programa, destacam-se a criação e distribuição das cartilhas de Combate ao Assédio Moral e Sexual, de Saúde da Mulher e de Saúde do Homem e a ampliação da licença maternidade (para 180 dias). A companhia também dissemina a cultura da igualdade de gênero e raça por meio da presença de mulheres e da diversidade racial em suas campanhas publicitárias.

Em 2015, a Liquigás deu continuidade à execução do Programa de Combate ao Assédio Moral e Sexual, iniciado em 2014, que consistiu na realização de palestras sobre o tema em seis unidades operacionais (Araucária, Betim, Gurupi, Brasília, Goiânia e Fortaleza) e no desenvolvimento de uma cartilha reforçando a importância da conduta ética e do respeito à diversidade humana, que foi distribuída para toda a força de trabalho, inclusive empregados de empresas prestadoras de serviços temporários e terceirizados. A iniciativa teve como objetivo esclarecer dúvidas dos colaboradores, bem como reforçar internamente a conduta ética e o respeito à diversidade humana. Ao longo da realização do programa em 2015, cerca de 600 empregados participaram de palestras presenciais sobre o tema.

Relacionamento com a Sociedade

Em função de estar presente em 95,0% dos municípios brasileiros, a Liquigás mantém relacionamentos próximos com a comunidade, buscando participar e apoiar projetos que estejam alinhados à estratégia de sustentabilidade da companhia. Em sinergia com a Petrobras, a Liquigás vem realizando diversas ações conjuntas direcionadas ao consumidor final, disseminando cultura ao mesmo tempo em que fideliza e conquista clientes. Em 2015 foram mais de mil ingressos oferecidos gratuitamente para o consumidor de GLP desfrutar de espetáculos circenses, teatrais e musicais patrocinados pela Petrobras.

Um dos principais projetos apoiados pela companhia é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education(Dare), desde 1992 no Brasil, o Programa consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem com o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir a elas. Os cursos são aplicados por policiais militares devidamente treinados com material próprio, diretamente nas escolas. A Liquigás é parceira do Proerd há seis anos e apoia diversas ações, como formaturas das crianças, encontro de instrutores e produção de material.


Foram inúmeras campanhas e projetos apoiados em 2015, entre eles: o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a campanha “O Valente não é Violento”, da ONU Mulheres, e o projeto Chama Segura, que já beneficiou cerca de

70 mil pessoas

desde o seu lançamento, em 2011


Em dezembro a Liquigás aderiu à campanha “O Valente não é Violento – UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma iniciativa da ONU Mulheres que visa estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. A Liquigás esteve presente no evento de celebração dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” que aconteceu durante a Caravana Siga Bem em Uberlândia (MG).

A companhia também demonstra sua preocupação com o tema ao patrocinar o “Cassino do Cupido”, um espetáculo teatral que busca, de forma lúdica, abordar o tema da violência doméstica contra a mulher. A peça acontece no palco da Caravana Siga Bem, evento patrocinado pela Petrobras e pela Mercedes-Benz que tem lugar na Rede de Postos Siga Bem da Petrobras Distribuidora, e na Rede de Concessionárias da Mercedes-Benz. O Patrocínio da Liquigás a esta peça busca criar vínculos reais de identidade da marca Liquigás à temática do enfrentamento à violência doméstica, falando diretamente aos caminhoneiros, aos seus familiares e às comunidades estradeiras por onde passa a caravana em todo o Brasil. Este patrocínio vem ao encontro da forma como a Liquigás já se posiciona a respeito dessa temática por meio da adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal e por meio da divulgação de material de comunicação produzido pela Petrobras sobre o “Ligue 180”.

A companhia apoia ainda diversas ações que envolvam de alguma forma o uso de seus produtos, com destaque para os Eventos Gourmet SP, realizados no formato das consagradas “feiras gastronômicas” com a participação de chefs e restaurantes. Realizado desde 2014, o projeto envolve manifestações artísticas, atividades para as famílias e permite o acesso gratuito a toda população. A Liquigás é a fornecedora exclusiva de GLP para as 25 tendas e food trucks que alimentam cerca de 17 mil visitantes.

Outro destaque é a Festa de São Vito, tradicional festa popular italiana realizada em São Paulo aberta para toda a população. Neste ano em sua 19ª edição, a festa atingiu uma média de público de 18 mil pessoas. A Liquigás patrocina este evento de rua desde 2009 e é a fornecedora oficial dos botijões das barracas.

A campanha “Chama Segura” é um programa de educação pública, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Fundabom), direcionado ao consumidor doméstico residente em áreas de menor poder aquisitivo.

A campanha é realizada por meio de palestras educativas onde são divulgadas instruções sobre a forma correta de se transportar, armazenar, manusear e instalar o botijão de gás, além de dicas de segurança e informações sobre a importância do consumidor identificar uma revenda legalizada de GLP para a compra do produto, garantindo a procedência, a segurança e a assistência técnica do botijão.

Após as palestras, são realizadas trocas gratuitas dos kits de gás (mangueiras, abraçadeiras e reguladores de pressão) vencidos ou em condições inadequadas de uso por componentes novos, em conformidade com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os novos conjuntos foram distribuídos mediante a entrega dos usados, garantindo assim que o material em estado inadequado tivesse a destinação adequada.

O material recolhido foi transformado em peças novas para um novo ciclo de consumo reforçando esta importante ação de responsabilidade socioambiental apoiada pela Liquigás. Foram realizadas 46 ações em 2015, região metropolitana e interior de São Paulo, em comunidades com maior incidência de acidentes domésticos envolvendo o GLP, de acordo com as estatísticas do corpo de bombeiros.

Lançado em março de 2011, o projeto já beneficiou cerca de 70 mil pessoas e retirou de circulação mais de 5,5 toneladas de kits fora do prazo de validade (que é de cinco anos) ou em estado inadequado para o uso.

A companhia mantém parceria com o Ministério da Saúde com o objetivo de unir esforços na promoção da saúde e bem-estar de seus empregados e da sociedade.

No ano de 2015 a Liquigás atuou em diversas campanhas, dentre elas podemos citar a “Campanha da Dengue e Chikungunya”, apresentando várias formas de prevenção e combate aos mosquitos Aedes Aegypt e Aedes Albopictus, além da detecção dos sintomas das doenças.

Também foram realizadas diversas ações junto à força de trabalho, como a campanha interna de “Vacinação Contra a Gripe” e a divulgação nas campanhas como: Hanseníase, Vacinação Contra HPV – primeira e segunda dose, Doação de Leite Materno, Combate ao Tabagismo, Hepatites Virais, Vacinação Contra a Paralisia Infantil, Amamentação, entre outras. O objetivo das campanhas é a disseminação das informações e a prevenção.

A Liquigás tem apoiado e mobilizado a força de trabalho a participar dos movimentos: “Junho Vermelho” que ocorre em São Paulo com o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação de sangue; o “Outubro Rosa” com foco na prevenção do câncer de mama; e “Novembro Azul” sobre a prevenção do câncer de próstata.

Pelo quarto ano consecutivo, a companhia conquistou o “Selo Empresa Amiga da Criança” da Fundação Abrinq em virtude do reconhecimento pelos compromissos assumidos pela Liquigás na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Atualmente, o Selo Abrinq é estampado no verso da conta do serviço de Medição Individualizada para condomínios comerciais e residenciais e nas etiquetas dos botijões de 8, 13, 20 e 45 kg comercializados pela empresa.

A companhia participou das ações referentes ao “Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A Liquigás utilizou seus diversos meios de informação e os bate-papos promovidos nas unidades operacionais para abordar o tema e divulgar o Disque 100 – Disque Direitos Humanos, um canal de comunicação do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos que tem a finalidade de receber, examinar e encaminhar denúncias e reclamações, atuar na resolução de tensões e conflitos sociais que envolvam violações de direitos humanos.

A Liquigás integra o “Programa Siga Bem Criança”, um projeto patrocinado pela Petrobras e que conta com a participação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A atuação da companhia envolve a conscientização de milhares de caminhoneiros sobre o combate à exploração sexual infanto-juvenil nas estradas brasileiras.


O Selo Empresa Amiga da Criança foi conquistado pelo quarto ano consecutivo

Todos os caminhões da Liquigás são adesivados com o telefone do Disque Denúncia 100. A Liquigás é signatária da Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes desde 2014 e desenvolve ações de conscientização em suas cadeias produtivas, incluindo fornecedores e parceiros comerciais.

O “Natal Luz de Gramado”, tradicional evento da região sul do País, é considerado o maior festival natalino do mundo. Um dos grandes destaques do Natal Luz é o “Programa de Artes Cênicas Pedro Henrique Benetti”, iniciado em 2009, que utiliza a arte como forma de educação, oferecendo cursos gratuitos para os jovens da comunidade e oportunidade de trabalho nos espetáculos do Natal Luz.

Este programa realizado pela Liquigás em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, bem como a ação de destinar ingressos gratuitos para crianças carentes, são contrapartidas sociais que permitem que o Natal Luz esteja alinhado à política de Responsabilidade Social e Ambiental da companhia.

Em 2015 foram realizadas quatro “campanhas de voluntariado” que envolveram a força de trabalho da Liquigás. Visando manter alinhamento das ações entre as unidades operacionais e escritórios da companhia, a sede orienta para que as campanhas também sejam promovidas localmente, apoiando entidades que cuidam de crianças carentes ou com necessidades especiais nas cidades onde as dependências estão localizadas.

A campanha “Inverno Solidário Liquigás” contou em 2015 com a participação de 384 empregados.  O foco da campanha foi o público idoso, mas algumas unidades também destinaram doações para entidades que cuidam de crianças. Foram arrecadados 1.444 itens entre alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza, distribuídos para sete entidades assistenciais.

Realizada pela primeira vez na Liquigás em 2015, a campanha de “Doação de Livros” teve o objetivo de estimular o espírito de solidariedade dos empregados em prol das instituições que promovem o desenvolvimento cultural da sociedade. Durante o mês de setembro, a força de trabalho da Liquigás foi incentivada a doar livros usados em bom estado ou novos.

Ao todo foram arrecadados 2.208 livros e 36 brinquedos para 17 instituições, escolas e projetos. Participaram da campanha os Centros Operativos de Canoas (RS), Belém (PA), Betim (MG), Capuava (SP), Cuiabá (MT), Gurupi (TO), Natal (RN), Pelotas (RS), São Luís (MA), Uberlândia (MG); os Depósitos de Macapá (AP), de Teresina (PI); e os escritórios de Canoas (RS) e sede (SP).




Foram realizadas

4 “campanhas de voluntariado”

que envolveram a força de trabalho e apoiaram instituições e públicos diversos


Anualmente realizada pela Liquigás, a campanha “Natal Solidário” incentiva os empregados a fazer doações a entidades filantrópicas que cuidam de crianças carentes ou com necessidades especiais, escolas e/ou projetos sociais.

A proposta da campanha realizada em 2015 foi a de colaborar com a arrecadação de brinquedos para distribuição à comunidade carente que reside no entorno do Lixão de Sambaiatuba, na Baixada Santista em ação promovida pelo grupo Amigos do Bem. O resultado desta campanha gerou a arrecadação de 3.500 brinquedos.

A campanha “Enchente RS para o Centro Operativo de Canoas” foi realizada em caráter emergencial pela força de trabalho da sede da companhia (SP) com o objetivo de amparar os empregados que sofreram com a perda de grande parte de seus bens e que, em alguns casos, tiveram suas casas interditadas em decorrência das fortes chuvas que castigaram o Estado do Rio Grande do Sul durante o mês de outubro de 2015.

A mobilização dos empregados gerou a arrecadação de 44 caixas grandes e 48 sacolas que continham roupas (adulto e infantil), artigos de cama e banho, produtos de limpeza e higiene pessoal.

Relacionamento com Fornecedores e Transportadores

Para atender aos clientes da melhor forma possível, a Liquigás busca manter bom relacionamento com seus fornecedores e transportadores, sendo que alguns destes já atuam como parceiros de longo prazo com a companhia.

Nessa linha, estabelece convênios com instituições financeiras, visando apoiar os parceiros em suas necessidades de capital de giro e de investimentos. Destacam-se os programas Convênio Fornecedor, com o Banco Bradesco, para antecipação de recebíveis por parte dos fornecedores da Liquigás em condições diferenciadas, e o Convênio Transportador Liquigás, mantido desde 2011 com o Banco do Brasil (BB), que coloca linhas de créditos e serviços do BB à disposição da rede credenciada de prestadores de serviço de transporte, em condições vantajosas, para permitir, por exemplo, a renovação de frota de caminhões.

Ao final de 2015 a Liquigás possuía aproximadamente 70 transportadoras cadastradas, das quais 28 já utilizaram os benefícios oferecidos pelo Convênio. O volume médio financeiro movimentado pelas transportadoras por meio do convênio com o Banco do Brasil foi de aproximadamente R$ 40 milhões no ano.

Vale destacar que a utilização do GLP a granel pelos consumidores não seria possível sem o trabalho das empresas fornecedoras de instalações, responsáveis por executar atualmente as obras da Liquigás nas propriedades dos clientes. O Programa de Avaliação de Prestadores de Serviços Granel visa avaliar o desempenho das empresas que executam obras nas centrais de GLP granel da Liquigás. A companhia avalia e reconhece seus prestadores de serviços, homenageando-os com placas e troféus de destaque.