O GLP
O uso do gás liquefeito de petróleo (GLP) em residências é o mais difundido em todo o mundo, representando 48,0% do consumo global, segundo o Sindigás. No Brasil, ele é distribuído em 100,0% dos 5.570 municípios, abrangendo 95,0% dos domicílios, em razão de seu uso intensivo para a preparação de refeições. Entre as principais utilizações no Brasil, além da cozinha, podemos destacar o aquecimento de água e de ambientes, secagem de roupas e grãos, entre tantas outras.
O GLP, apesar de ser um combustível fóssil derivado do petróleo, é considerado um dos mais limpos que se têm disponíveis, por ser livre de metais pesados. Sua utilização respeita e preserva o meio ambiente ao evitar, com o seu uso maciço, a derrubada de árvores e a queima de carvão e lenha, que são extremamente poluentes, além de ser um combustível de elevado rendimento energético e combustão eficiente com baixa emissão de resíduos.
O GLP contribui ainda para o progresso socioeconômico e o desenvolvimento sustentável do País, pela relevante adesão da sociedade a esse tipo de energia. É uma atividade importante na geração de empregos, mantendo ativos cerca de 350 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Mercado de Atuação
A distribuição de GLP é uma atividade regulamentada pela ANP e compreende aquisição, armazenamento, envasilhamento, transporte, comercialização, controle de qualidade e assistência técnica ao consumidor. As distribuidoras recebem o produto das refinarias e abastecem as revendas de GLP ou vendem diretamente para grandes consumidores na indústria e no comércio, através de caminhões tanques. Mais de 190 bases localizadas em 24 estados e no Distrito Federal dão suporte à operação.
Atuam no mercado brasileiro de GLP 20 distribuidoras e aproximadamente 50 mil revendedores. A forma mais comum de comercialização do produto no varejo é o botijão de 13 kg (popularmente denominado gás de cozinha) destinado ao uso doméstico e também a granel com a finalidade de aquecimento de água e fornos, climatização de ambientes, secagem de grãos e tintas, cocção de alimentos em grande escala, propelentes em aerossóis, substituto ao gás natural, entre outras aplicações.
Atuação Comercial, Operacional e Logística
Comercial
A área de GLP Envasado, na qual a Liquigás atua desde a sua fundação, se direciona aos consumidores domésticos. Para atender as diferentes necessidades de consumo, a companhia disponibiliza recipientes de 8 kg, 13 kg, 20 kg e 45 kg.
A atuação da Liquigás nesse setor tem sido marcada por constantes inovações em seus produtos. Embora o tradicional botijão de 13 kg (P-13), no qual a companhia é líder de mercado, ainda seja o mais utilizado nas residências, a Liquigás tem desenvolvido e oferecido produtos que visam acompanhar as mudanças nos hábitos e costumes da sociedade brasileira, apresentando opções de recipientes com quantidades e custos menores, intercambiáveis, que permitem ao consumidor trocar um vasilhame por outro de maior ou menor quantidade de GLP, pagando apenas pelo volume carregado no botijão.
Vale destacar a complexidade da operação, que envolve a entrega de aproximadamente
8,5 milhões de botijões por mês em lares de todo o Brasil. Esse trabalho só é possível em função do comprometimento de nossos parceiros e da integração de todas as áreas da companhia, visando sempre o bem-estar dos clientes.
O segmento Envasado foi responsável por 80,0% do volume comercializado pela empresa em 2015.
Na área de GLP Granel o desafio é oferecer soluções customizadas aos seus clientes. O segmento atende os estabelecimentos industriais, comerciais, hospitais, hotéis, condomínios, empresas do agronegócio, entre outros. Por meio de serviços especializados e soluções personalizadas, a Liquigás se diferencia no mercado com tecnologia e inovação. Sempre na busca de novas aplicações, desenvolveu produtos inovadores, entre eles:
- Purogas: gás propelente livre de impurezas, odor e umidade, desenvolvido para atender ao mercado de aerossóis, em especial os segmentos que exigem alto grau de qualidade e limpeza, como o farmacêutico e de cosméticos. O Purogas é feito sob medida para a necessidade de cada cliente, em diferentes proporções da mistura Propano e Butano, sendo este seu principal diferencial. Desta forma, buscando atender ao crescimento deste mercado e manter a liderança, a Liquigás ampliou em 2015 a capacidade da planta e de análise do produto.
- Gás Natural Sintético: solução de alta tecnologia que utiliza GLP com ar comprimido, mistura que possui as mesmas características de queima do gás natural, permitindo que os clientes utilizem qualquer um dos dois combustíveis no mesmo equipamento sem a necessidade de intervenção operacional.
- Skid Station: central móvel de GLP em que todos os componentes necessários para viabilizar o fornecimento do produto a granel são montados em uma estrutura metálica, facilitando o seu transporte e agilizando a instalação no cliente.
- Gas Station: sistema móvel de reservatórios de GLP usado no reabastecimento de cilindros especiais fixos em empilhadeiras.
- Medição Individualizada: serviço que permite a leitura individual de cada unidade de um condomínio, com emissão, no ato da leitura, do demonstrativo de consumo já com o código de barras para pagamento, conferindo agilidade ao processo e comodidade aos consumidores.
O segmento Granel foi responsável por 20,0% do volume comercializado pela companhia em 2015.
Operacional e Logística
Dentro do planejamento de investimentos da Diretoria de Operações e Logística e em alinhamento com o Planejamento Estratégico da Liquigás, foi concluída no final de 2015 a obra de construção do novo Centro Operativo de Barueri (SP). Esta nova unidade substituirá o Centro Operativo de Osasco (SP), que será desativado, e aportará maior tecnologia em termos de sistemas de envase e carregamento de GLP à companhia.
Esta nova planta terá capacidade de envase de mais de 12 mil toneladas de GLP, além de completa infraestrutura para operação e comercialização de recipientes de diferentes pesos e de GLP a granel. A utilização dessa nova planta trará ganhos de produtividade e eficiência, com a maximização das operações da Liquigás no Estado de São Paulo.
Para melhoria no processo de atendimento ao mercado de revenda de GLP envasado e buscando o aumento da eficiência logística de distribuição na região nordeste de Minas Gerais, foi construído o novo Depósito de GLP envasado em Itaobim, cujo início das operações se deu em fevereiro de 2015.
Esta unidade atenderá os revendedores e consumidores daquela região, trazendo ganhos importantes para a companhia em termos de mercado local, com oferta de melhor nível de serviços aos nossos públicos de interesse. Além disso, representa um marco para a Liquigás, pois funciona com um operador logístico responsável pelas atividades de operação e administração do depósito, cujas ações compreenderão a retirada do GLP envasado nos centros operativos da Liquigás, transporte, armazenagem, administração do estoque e abastecimento das revendas da área de influência. A gestão e a comercialização do GLP, feita também para congêneres, são de responsabilidade da Liquigás. Em 2015, as vendas dessa unidade totalizaram 4.678 toneladas de GLP envasado.
A Liquigás continua investindo fortemente na requalificação de recipientes transportáveis para GLP, visando a manutenção de seu parque de botijões em uso em todo o Brasil, garantindo a segurança e melhoria contínua dos processos. Em 2015 foram gastos R$ 47 milhões com requalificação, processo que envolve a manutenção geral dos recipientes, garantindo sua continuidade de uso, envolvendo mais de 2.400 mil recipientes P-13, 18 mil P-20 e 74 mil P-45. Uma parcela desses recipientes foi reprovada no processo de requalificação, sendo destinada para a inutilização e venda da sucata gerada. Em 2015, o volume de recipientes sucateados foi de 5,5% do total de botijões submetidos à requalificação.
Evolução das Vendas de GLP Envasado – Itaobim – 2015 (t)
Universo de Botijões P-13 (em milhões/recipientes)
A aquisição de novos recipientes transportáveis para manutenção do parque atual é constante, visando garantir quantidade suficiente para atendimento do mercado brasileiro. No ano de 2015 foram investidos R$ 55 milhões em aquisição de mais de 515 mil botijões P-13. Com esse movimento de aquisição e subtraídos os volumes inutilizados no processo de requalificação, houve um crescimento de aproximadamente 400 mil recipientes de 13 kg no universo estimado da Liquigás em circulação no mercado brasileiro, conforme gráfico ao lado:
Os contratos firmados com as empresas congêneres, denominados de cessão de espaço para envase e/ou carregamento de GLP granel, têm por objetivo reduzir o custo final do produto comercializado, além de aproveitar melhor a capacidade instalada da Liquigás onde há excedente de capacidade produtiva. Por outro lado, a contratação desses serviços em congêneres visa também atender a uma ausência de capacidade instalada da companhia em localidades onde há déficit de produção.
Além desses contratos classificados como “normais”, que fazem parte da rotina diária de operação das empresas envolvidas, existem contratos “contingenciais” que visam suportar situações imprevistas como sinistros, paralisações, entre outras. Tais contratos devem ser homologados pela ANP, conforme estabelecido pela regulação daquela agência.
Em 2015 foram reforçadas as parcerias existentes, com a renovação de 43 contratos com as principais empresas do setor de GLP, seja na condição de contratante ou como prestadora dos serviços.
Embora a Liquigás adote como seu sistema de gestão integrada o SAP-ECC, o processo de circularização dos saldos de ativos e materiais de nossa propriedade em poder de terceiros ou de terceiros em nosso poder era realizado de forma não automatizada. A adoção de uma nova metodologia (Sistema de Circularização de Ativos e Materiais) pela área de Operações, responsável por todas as unidades operacionais da companhia, por meio da construção de uma ferramenta de TI alimentada automaticamente por dados do sistema corporativo SAP-ECC, tem permitido uma gestão mais eficiente e efetiva dos saldos de todos os ativos e materiais em poder de terceiros ou vice-versa (recipientes P-08, P-13, P-20 e P-45, além de válvulas, plugues e outros), assegurando que todos os saldos sejam conhecidos, conciliados, tratados e confirmados.
Essa metodologia automatizada, inédita no setor de gás liquefeito de petróleo no Brasil, tem por objetivo melhorar a gestão de ativos da Liquigás, como também contribuir indiretamente para uma melhoria no processo de controle interno também nas congêneres, centros de destroca e oficinas de requalificação.
Vale destacar que este processo é altamente relevante à gestão de riscos de ativos e materiais da Liquigás em poder de terceiros, que se valorados pelo custo de reposição podem ultrapassar
R$ 100 milhões em ativos e materiais.
Outra ferramenta a destacar é o aplicativo Gestão de Documentação das Unidades Operacionais, também denominado Farol de Documentos, que permite realizar de forma centralizada o acompanhamento de todos os documentos relevantes vigentes nas unidades operacionais. O principal ganho apresentado pelo aplicativo foi a melhoria da gestão dos documentos das unidades operacionais, sendo atualmente controlados 63 tipos de documentos, totalizando 3.925 registros, divididos em 47 unidades operacionais, dez escritórios comerciais e da sede, além do controle dos 305 tanques de armazenamento de GLP, propano, butano e Purogas, vasos de pressão, inspeção interna e externa, instrumentos de medição, etc. São também controladas informações sobre o horário de funcionamento da unidade operacional, classe de armazenamento de GLP, utilização de contratos de envase e/ou parcerias operacionais e nome dos gerentes e supervisores responsáveis. Além disso, desde que foi implantado, em 2010, não ocorreu nenhuma autuação ou interdição em centros operativos ou depósitos que paralisasse momentaneamente suas operações por ausência ou vencimento de quaisquer documentos obrigatórios (AVCB, Licença de Operação). Como reconhecimento à otimização obtida com esta ferramenta, a Liquigás ficou entre os seis finalistas do 3º Prêmio CGU de Boas Práticas – 2015, na categoria Fortalecimento dos Controles Internos Administrativos, bem como foi premiada com o Troféu Bronze na categoria Gestão, no Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia 2015.