Mensagem da Administração

O ano de 2015 ficará marcado na história do Brasil como um ano desafiador. A desaceleração econômica, que teve início em 2014, resultou em queda de -3,8% do PIB no ano, e em aumento do desemprego, impactando negativamente a demanda por gás liquefeito de petróleo (GLP), tanto residencial como industrial. O mercado de GLP no Brasil totalizou um volume de vendas de 7,30 milhões de toneladas comercializadas, retração de 1,5% em relação a 2014 com 7,42 milhões de toneladas vendidas.

Diante deste cenário, a Liquigás, por meio de ações estratégicas, foi capaz de apresentar retração em seu volume de vendas menor que a do mercado, de 0,9%, totalizando 1,65 milhão de toneladas em 2015 comparado a 1,67 milhão de toneladas em 2014. Com isso, a companhia expandiu sua participação consolidada de mercado em 0,14 pontos percentuais, atingindo 22,6% em 2015 contra 22,5% em 2014, o que a mantém como segunda maior empresa do setor. Vale destacar que no segmento Envasado a Liquigás manteve a liderança do setor, com market share de 23,8%. Já no segmento Granel, a Liquigás foi a distribuidora que mais cresceu em market share, com expansão de 0,7 pontos percentuais a mais que o ano anterior, alcançando a marca de 19,5% de participação.

Para tanto, a Liquigás vem desenvolvendo programas e ações destinados a construir relações baseadas na confiança e no respeito com todos os seus públicos de relacionamento. Continuamos investindo em campanhas promocionais, buscando ampliar ainda mais o reconhecimento da marca Liquigás pelos nossos clientes e consumidores. Realizamos no último trimestre de 2015, a quarta edição da promoção Meu Botijão da Sorte, uma ação pioneira no setor de distribuição de GLP no País. Campanhas como essa somam-se aos esforços da Liquigás rumo à liderança e ao cumprimento de suas metas estratégicas que, junto com a rede de revendas, buscam a ampliação de negócios e estimula a fidelidade do consumidor.

Em 2015 destacamos o lançamento do LiqUp, aplicativo que facilita a realização de pedidos de GLP envasado em botijões pelo consumidor final com apenas alguns toques no celular. Essa inovação tecnológica, disponível para os sistemas iOS e Android, permite localizar a revenda e/ou veículo mais próximo, solicitar o botijão de GLP e ainda acompanhar o status do pedido, identificando inclusive a placa do veículo e o nome do motorista, aumentando a segurança para o consumidor final.

A Liquigás busca incessantemente maior eficiência operacional. Em 2015, pudemos colher bons resultados relativos à melhoria dos processos, otimização no uso dos recursos operacionais e de distribuição com redução dos respectivos custos, que minimizaram os efeitos da inflação, resultando em aumento da rentabilidade.

As receitas da companhia subiram 10,7% no ano, em linha com a inflação do período. Apesar da queda no volume de vendas nos dois segmentos explorados pela Liquigás, conseguimos melhorar as margens praticadas, o que compensou favoravelmente a perda gerada pela queda dos volumes. O custo dos produtos vendidos subiu 8,0% no ano, inferior à inflação e à variação das receitas. As despesas de vendas, gerais e administrativas subiram 5,2% e 5,3%, respectivamente, bem abaixo da inflação medida pelo IPCA.

Em fevereiro de 2015 inauguramos o novo Depósito de Itaobim, região nordeste de Minas Gerais. Essa unidade, que atenderá a revendedores e consumidores, permitirá potencializar as atividades comerciais e de logística na região.

No final de 2015 concluímos a construção do novo Centro Operativo de Barueri (SP), que substituirá o Centro Operativo de Osasco (SP) e aportará maior tecnologia em termos de sistemas de envase e carregamento de GLP à companhia. A nova planta terá capacidade de envase de mais de 12 mil toneladas de GLP, além de completa infraestrutura para operação e comercialização de todas as embalagens e GLP a granel. Permitirá também a otimização das operações da Liquigás no Estado de São Paulo, ampliando a possibilidade de ganhos ainda maiores de produtividade e eficiência a partir de 2016.

Esses foram alguns dos investimentos realizados para dar suporte ao negócio e ao crescimento de market share,dos atuais 22,6% para 23,2%, previsto para os próximos anos no Plano de Negócios e Gestão da Liquigás (PNG). O PNG 2016-2020, aprovado pelo Conselho de Administração, prevê investimentos de R$ 519,8 milhões que deverão elevar o volume de vendas a uma Taxa Composta de Crescimento Anual (TCCA) de aproximadamente 1,5% a.a. até 2020.

A Liquigás está trabalhando para expandir sua cobertura de atendimento a 100,0% dos municípios da sua área de atuação. Hoje a empresa atua em 83,0% dos municípios brasileiros. Para atingir esse objetivo, uma das estratégias é a de utilizar a rede de postos Petrobras também como locais de revendas – mais uma sinergia de sucesso com o Sistema Petrobras.

O Plano também inclui um rigoroso processo de segurança e qualidade, que envolve a requalificação, sucateamento, reposição de botijões e aquisição de novos botijões para suportar a expansão do market share. Em 2015 foram gastos R$ 47 milhões com requalificação, processo que envolve a manutenção geral dos recipientes, garantindo sua continuidade de uso, envolvendo mais de 2,4 milhões de recipientes P-13, 18 mil P-20 e 74 mil P-45. Foram investidos R$ 55 milhões na aquisição de mais de 515 mil botijões P-13.

Tudo isso foi realizado integrando os componentes de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) à estratégia empresarial da companhia e sempre seguindo as melhores práticas de Governança Corporativa. Os investimentos em SMS cresceram 77,5% em 2015 comparados a 2014, totalizando R$ 4,7 milhões. Merece destaque a melhoria nos indicadores de repintura de recipientes P-13, com tinta com maior teor de sólidos e menor quantidade de solventes, possibilitando redução de 26,0% das emissões de compostos orgânicos voláteis na atmosfera quando comparadas ao ano anterior, bem como a recertificação do Sistema de Gestão Integrada (SGI) do Centro Operativo de Capuava em atendimento às normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO 14001:2004 e BS OHSAS 18001:2007 de Qualidade, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional.

Na área de Segurança, a Taxa de Ocorrências Registráveis (TOR), indicador que é consolidado em todo o Sistema Petrobras, foi de 5,78 em 2015, bem abaixo dos 10,2 definidos como Limite de Alerta para o ano, sendo essa a melhor marca da história da Liquigás, com redução de 39,0% no número total de acidentes em relação ao ano anterior, fruto dos investimentos, treinamentos e comprometimento da força de trabalho.

Como resultado de todas essas ações, a Liquigás encerrou o ano de 2015 com o Lucro líquido de R$ 114,3 milhões, 116,1% superior aos R$ 52,9 milhões registrados no ano anterior.

Ciente dos desafios que deverá enfrentar ao longo de 2016, a Liquigás reitera seu comprometimento com todos os seus stakeholders, com a perspectiva de que o Brasil também terá condições de superar as dificuldades atuais, razão pela qual a companhia continuará “trabalhando para que nunca falte gás para o que realmente importa”.

Finalizo agradecendo em nome da Diretoria Executiva pelo comprometimento, dedicação e competência de toda a força de trabalho, ao apoio dos representantes de nossos Conselhos de Administração e Fiscal e aos nossos revendedores, clientes e fornecedores, cuja parceria, envolvimento e confiança são fundamentais para o sucesso da Liquigás.

Ricardo Mendes de Paula
Presidente (interino) e diretor de Operações e Logística