Modelo de negócio e estratégia

GRI G4-8 | G4-DMA Desempenho econômico

A Aegea atua em um mercado que engloba 93% dos municípios do País, ainda atendidos por autarquias ou companhias estaduais de saneamento básico – atualmente, o mercado privado representa apenas 8,7%. Sua perspectiva, portanto, é de crescimento intenso, o que a motiva a seguir sua trajetória rumo à liderança no setor de serviços de tratamento de água e de esgoto.

Para ampliar sua participação, foram definidas duas frentes estratégicas: ganhos de eficiência operacional e expansão da área de cobertura. Em relação a economias de escala e otimização de recursos, as concessionárias contam com o apoio do Centro Administrativo Aegea (CAA) e da Aegea Engenharia (veja mais). Destacam-se também o trabalho do Núcleo de Eficiência e Tecnologia, que desenvolve o Sistema de Gestão e Controle de Perdas, e o Programa de Gestão de Perdas, que contempla ações integradas das áreas comercial, de engenharia e de responsabilidade social (veja mais).

A prestação de serviços públicos por meio de concessões municipais permite contratos de longo prazo e, em nossos contratos, uma carteira de clientes com 87,2% de usuários residenciais, o que torna a carteira de recebíveis mais pulverizada e, consequentemente, mais segura.

Mercado privado de saneamento (%)

Vantagens competitivas

Ancorada em diferenciais que a destacam no setor, a Aegea mescla a racionalidade para se adaptar às regulamentações e a sensibilidade para identificar as demandas da sociedade. Entre suas principais vantagens competitivas, destacam-se:

Atuação exclusiva em saneamento | O empenho concentra-se no tratamento e na distribuição de água e no tratamento de esgoto.

Foco em performance | O modelo de negócios é estruturado com vistas aos resultados e à eficiência das operações.

Capacidade de originação de capital | Com acesso a fontes de capital no Brasil e internacionalmente, se tornou veículo com excelência operacional para os agentes financeiros.

Modelo de gestão flexível | A Aegea é capaz replicar um modelo de concessão padrão, aplicável em regiões de 13 mil a 854 mil habitantes. Essa flexibilidade confere retornos positivos aos acionistas e mais qualidade nos serviços prestados à população.

Atração e retenção de talentos | A Companhia investe no desenvolvimento dos colaboradores de forma que possam assumir desafios e crescer profissionalmente, ao passo que a Aegea aumenta a presença no território nacional (veja o item a seguir).

A Aegea mantém um modelo de gestão flexível aplicável em regiões de 13 mil a 854 mil habitantes

Academia Aegea

GRI G4-DMA Treinamento e educação | G4-DMA Investimentos

Um dos principais fatores do crescimento da Aegea é o constante investimento em seu capital intelectual. Nesse sentido destaca-se o Centro Administrativo da Aegea (CAA), em Santa Bárbara d’Oeste (SP), que trabalha na gestão de treinamentos e cursos de capacitação. Por meio dessa gestão do conhecimento, seu modelo de concessões padrão pode ser aplicado em novas aquisições, o que reflete também em atração e retenção de talentos.

Em 2014, depois de amadurecer essa forma de atuação, a Companhia estruturou a Academia Aegea, um novo sistema de educação corporativa que busca consolidar e difundir as competências adquiridas nos setores de água e saneamento.

Essa estrutura é resultado de estudos realizados em profundidade nas unidades Nascentes do Xingu (MT), Águas Guariroba (MS), Prolagos (RJ) e em departamentos corporativos, como o próprio CAA. Com eles, foi possível diagnosticar a gestão de ativos e analisar em profundidade o quadro funcional, de forma a observar o potencial dos colaboradores e onde querem e podem chegar. Assim, cada um pode planejar sua carreira e conhecer as competências que precisa desenvolver.

No primeiro semestre de 2015, a Academia Aegea iniciou as atividades com módulos de administração financeira para todos os trainees e diretores e para alguns gerentes. Na segunda metade do ano, foram ministrados módulos referentes a planejamento e controle da manutenção e a alinhamento entre os planos estratégicos de projeto e táticos do dia a dia. No total, 317 colaboradores participaram do aprendizado. Todos recebem certificado da academia e, nos cursos de graduação, esses certificados são emitidos por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

A intenção é consolidar a Academia Aegea em 2016, quando terá capacidade para formar até 400 profissionais. A perspectiva é triplicar de tamanho até 2018.

Atuação tridimensional
A Academia Aegea estrutura suas atividades em três dimensões: níveis de conhecimento (operacional, tático ou estratégico); grau de maturidade das concessões (de 0 a 5 anos, de 6 a 15 e de 16 a 35 anos); e tipos de ativos (físicos, humanos, informações, financeiros e intangíveis). Dessa forma, os cursos são desenvolvidos para atender às peculiaridades das concessões.

Governança corporativa e compliance

GRI G4-56 | G4-SO4 | G4-DMA Trabalho infantil | G4-DMA Trabalho forçado ou análogo ao escravo | G4-DMA Direitos dos povos indígenas e tradicionais | G4-DMA Combate à corrupção | G4-DMA Conformidade | G4-DMA Diversidade e igualdade de oportunidades | G4-DMA Avaliação | G4-DMA Avaliação de fornecedores em direitos humanos | G4-DMA Conformidade

Desde a sua criação, a Aegea se pauta por princípios éticos, compartilhados com todos os funcionários, parceiros, fornecedores e acionistas por meio do Código de Ética. Trata-se de instrumento que intensifica a transparência da Companhia e de suas controladas no relacionamento com stakeholders, além de esclarecer normas de conduta para a condução dos negócios e as tomadas de decisão.

Entre os temas do código destacam-se princípios de justiça social e respeito aos direitos humanos; critérios para a contratação de fornecedores e prestadores de serviços; e relacionamento com o Poder Público, sobretudo em relação à elaboração de políticas públicas e ao cumprimento de normas legais e regulamentos aplicáveis.

Desde 1997 – com a publicação da Lei n° 9.504, chamada Lei das Eleições –, as concessionárias de serviço público estão entre as fontes vedadas de contribuição, listadas no artigo 24. No entanto, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015, ao julgar inconstitucionais as doações de empresas a partidos políticos, contribuiu para que o tema fosse comunicado com muito mais clareza à sociedade. Dessa maneira, a Aegea, assim como suas concessões, não efetua doações para partidos políticos ou políticos individualmente. GRI G4-SO6 | G4-DMA Políticas públicas

Ainda para reforçar o compromisso com o tema, a Companhia investe em treinamentos específicos para os colaboradores que se relacionam com órgãos governamentais e políticos e mantém o Canal da Ética, um portal criado em 2012.

Em 2016, A Academia Aegea realizou um seminário interno sobre Compliance e Integridade, direcionado a todos os diretores e principais executivos de todas as unidades de negócio. O treinamento, com o objetivo capacitar os líderes da empresa sobre más práticas empresariais e corrupção, contou com duas etapas. A primeira trouxe a visão geral sobre o tema, com histórico, conceitos aplicáveis, princípios, objetivos e principais regras da legislação. Com foco na aplicação prática às atividades de atuação do Grupo Aegea, bem como à rotina profissional de cada um dos participantes, a etapa também contou com estudo de casos e análise e debate sobre situações típicas.

Na segunda etapa foram abordadas as condições previstas no Seguro D&O e as políticas de integridade do Grupo Aegea, com explanação sobre o Manual de Ética e Conduta e descrição do funcionamento do Canal de Denúncias Contato Seguro. O seminário culminou na criação do Grupo de Gestão de Integridade, formado por quatro profissionais internos, de diferentes áreas de atuação e regiões, com a finalidade de dar sequência ao aperfeiçoamento, à ampliação e à divulgação dos valores e princípios da Aegea.

No que se refere à concorrência desleal, a Aegea se baseia na legislação brasileira, não registrando casos dessa natureza no período coberto pelo relatório. GRI G4-SO7 | G4-DMA Concorrência desleal

Além disso, para manter alinhadas suas operações, a Companhia mantém sólida estrutura de governança corporativa e compliance, pautada pelos princípios de transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa. Entre as práticas estão a manutenção de membro independente no Conselho de Administração, a divulgação de resultados trimestrais auditados e a atuação de comitês para deliberações sobre temas específicos.

O relacionamento com as comunidades é pautado por canais de comunicação e programas de sustentabilidade

Engajamento de stakeholders

De modo a garantir mais transparência na divulgação de informações e se aproximar de seus stakeholders, a Aegea mantém uma área de Relações com Investidores (RI), responsável pela publicação de fatos relevantes, comunicados ao mercado e realização de reuniões com analistas de mercados para tratar temas referentes às operações e ao desempenho da Companhia. Além disso, trimestralmente, uma teleconferência é realizada para divulgar os resultados. GRI G4-26

A interação com os demais públicos acontece por meio de canais de comunicação, imprensa e mídias sociais. Para se aproximar ainda mais das comunidades, a Companhia mantém programas de sustentabilidade, como o Afluentes e o Saúde Nota 10 (veja mais). GRI G4-27

Assembleia Geral

Em Assembleia Geral, os acionistas reúnem-se ordinariamente uma vez ao ano e extraordinariamente sempre que necessário. Cabe à Assembleia, com base em propostas apresentadas pelo Conselho de Administração, deliberar sobre distribuição de dividendos, apreciar demonstrações financeiras e eleger os membros do Conselho de Administração.

No decorrer do exercício, foram realizadas três Assembleias. Entre as principais deliberações do ano, destacam-se a retificação do valor do capital social da Aegea e a reeleição dos membros do Conselho de Administração.

Composição dos órgãos de governança

GRI G4-34
Composição dos órgãos de governança GRI G4-LA12
Conselho/Comitê Total Mulheres (%) Homens (%)
Conselho de Administração 7 0 100
Diretoria-Executiva 4 0 100
Comitê de Auditoria, Riscos e Finanças 3 0 100
Comitê de Gestão de Pessoas 3 0 100
Comitê de Avaliação de Projetos 3 0 100
Comitê de Regulação 3 33,33 66,67
Média por idade
Conselho/Comitê Total Até 30 anos (%) De 30 a 50 anos (%) Mais de 50 anos (%)
Conselho de Administração 7 0 0 100
Diretoria-Executiva 4 0 75 25
Comitê de Auditoria, Riscos e Finanças 3 0 0 100
Comitê de Gestão de Pessoas 3 0 33,33 66,67
Comitê de Avaliação de Projetos 3 0 66,67 33,33
Comitê de Regulação 3 0 33,33 66,67

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão máximo de governança, cujo papel é definir as diretrizes e políticas corporativas e supervisionar e orientar a administração na execução do planejamento estratégico.

O órgão é formado por no mínimo três e no máximo sete membros, sendo ao menos um independente, todos eleitos (e destituíveis) em Assembleia Geral para mandato de um ano, com possibilidade de reeleição.

Diretoria-Executiva

É responsável pela administração e pelos desempenhos operacional e financeiro da Companhia, sempre de acordo com as diretrizes e políticas estabelecidas.

Os diretores são eleitos (e destituíveis) pelo Conselho de Administração e compõem um grupo de no mínimo três e no máximo sete membros, sendo um Diretor-Presidente, um Diretor Financeiro e de Relações com investidores e os demais sem designação específica.

Estrutura funcional


Nome Cargo
Hamilton Amadeo Diretor-Presidente
Felipe Bueno Marcondes Ferraz Diretor Administrativo
Flávio Martins Tarchi Crivellari Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Radamés Andrade Casseb Diretor de Operações
A Companhia mantém uma estrutura de governança pautada pela transparência e responsabilidade corporativa


Comitês

O Conselho de Administração (CA) tem o apoio de quatro comitês estatutários cujos membros se reúnem regularmente para o estudo de temas específicos, orientando a elaboração de políticas e diretrizes corporativas. Esses comitês têm de três a cinco membros eleitos pelo CA para mandato de um ano, com possibilidade de reeleição. São eles:

Comitê de Auditoria, Riscos e Finanças | Busca assegurar a qualidade e integridade das informações trimestrais e demonstrações financeiras, bem como dos controles internos e das auditorias.

Comitê de Avaliação de Projetos | Analisa os riscos e as oportunidades para projetos em fase de estudo e potenciais investimentos.

Comitê de Gestão de Pessoas | Responsável por avaliar a estrutura organizacional e os planos de carreira para executivos, assim como as políticas de cargos e salários, remuneração variável e retenção de talentos.

Comitê de Regulação | Monitora os temas regulatórios do setor de saneamento e orienta estratégias de atuação com base na antecipação de cenários e na avaliação de riscos e oportunidades para a Companhia.

Gestão de riscos

GRI G4-2 | G4-DMA Desempenho econômico

Criada para crescer de maneira sustentável, a Aegea atua com olhar no longo prazo. Apesar de não contar com sistema para mensurar os impactos de suas atividades, a Empresa mantém uma matriz de risco e acompanha tendências globais e nacionais a fim de antever cenários que possam afetar adversamente suas operações. Entre os principais riscos monitorados estão:

Risco de taxa de juros | Resulta da oscilação desfavorável do valor justo dos fluxos de caixa futuros devido às taxas de juros de mercado. Trata-se de um risco significativo tendo em vista obrigações de longo prazo, sujeitas a variação. Para dirimi-lo, são simulados, com base nos principais ativos e passivos financeiros, diversos cenários – refinanciamento, renovação de posições existentes e financiamentos – para a definição de mudança razoável na taxa de juros e cálculo do impacto sobre o resultado.

Risco de crédito | Perdas decorrentes do não recebimento de valores negociados com instituições financeiras, tomadores de empréstimos ou contrapartes de contratos. Para mitigar esse risco, a Aegea administra sua posição de caixa e seu capital de giro de forma conservadora. No fim do exercício, o índice Dívida Líquida sobre o Ebitda fechou em 2,91x.

Risco de liquidez | Possibilidade de falta de recursos para cumprir as obrigações associadas aos passivos financeiros, o que pode resultar na liquidação antecipada de ativos. Periodicamente, são analisados mecanismos e ferramentas que permitem captar recursos de forma a reverter posições capazes de prejudicar a liquidez da Companhia e de suas controladas.

Riscos macroeconômicos | As condições financeiras e os resultados das operações podem ser afetados em razão de intervenções dos governos federal, estaduais e municipais referentes a tarifas públicas e outros fatores, como inflação, políticas monetárias, instabilidades econômica e social, liquidez no mercado doméstico financeiro, alterações nos preços da eletricidade, políticas tributárias e outros eventos. A Aegea não tem controle sobre tais medidas e não pode prevê-las, mas observa o contexto nacional e as análises históricas a fim de antever cenários e estruturar planos de ação.

Risco de inadimplência | Dificuldade de arrecadação devido a contas vencidas e não pagas pelos usuários, inclusive entidades públicas. A Aegea conta com baixo índice de inadimplência devido a iniciativas como o Tarifa Social (veja mais), que garantem acesso aos serviços prestados.

Risco de fatores climáticos | Períodos de alta pluviosidade podem causar inundações em alguns sistemas de abastecimento, o que resulta em impactos operacionais e financeiros à Empresa. Entre as ocorrências estão a paralisação do abastecimento e custos adicionais para adequações do processo de tratamento da água. Já em períodos de forte estiagem a diminuição da vazão dos mananciais e reservatórios pode interromper o abastecimento para a população e demandar custos para utilização de fontes alternativas – como implantação de rodízio de água e outras medidas – até o restabelecimento da prestação de serviços. Dessa forma, ambos os fatores podem diminuir a receita, aumentar os custos, resultar em ações judiciais e prejudicar a imagem da Companhia. GRI G4-EC2

Risco de poluição | A contaminação das fontes de captação para abastecimento dos usuários é outro fator que pode gerar custos adicionais e ferir a reputação da Aegea. Apesar de a água fornecida aos clientes se sujeitar a padrões de potabilidade dispostos nas legislações federal e estadual, a Empresa está sujeita aos riscos de contaminação por conta da ação de terceiros, como o despejo de produtos químicos nas áreas de mananciais, a utilização de insumos agrícolas por proprietários rurais e outros acidentes. Esses fatores podem ocasionar alterações na qualidade e quantidade da água bruta disponível, resultando na necessidade de aplicação de materiais de tratamento adicionais e, consequentemente, aumento nos custos para suprir a demanda.

Além disso, outro fator que pode comprometer a qualidade da água é o mau uso do solo por parte de proprietários rurais e mineradoras, o que pode resultar em processos de deslocamento de solo para os mananciais, reduzindo a capacidade de água a ser utilizada nas estações de tratamento de água da Companhia. Há ainda os riscos relacionados ao meio ambiente, já que se houver um transbordamento em uma estação de tratamento de esgoto e ele atingir propriedades vizinhas pode haver danos à biodiversidade e à imagem da Companhia. A ocorrência de um ou mais desses fatores pode causar efeito prejudicial relevante nos negócios e resultados da Companhia. Por isso, para mitigar esse risco, a Aegea investe na ampliação da rede de esgoto para combater esgotos clandestinos.


Gestão da sustentabilidade

Política de sustentabilidade

GRI G4-DMA Desempenho econômico | G4-DMA Impactos econômicos indiretos | G4-DMA Energia | G4-DMA Água | G4-DMA Efluentes e resíduos | G4-DMA Produtos e serviços | G4-DMA Conformidade | G4-DMA Investimentos | G4-DMA Comunidades locais

O compromisso com o desenvolvimento sustentável permeia todas as atividades da Aegea, da governança à operação, e é estendido a fornecedores, usuários, comunidades e demais públicos de relacionamento. Em um processo contínuo de melhoria, a Companhia vem formalizando suas práticas nesse âmbito. Um dos exemplos mais significativos foi a publicação da Política de Sustentabilidade, em 2014.

Dividida em três pilares, ela orienta para a definição de diretrizes estratégicas que se desdobram em objetivos organizacionais. A Alta Direção realiza análises periódicas do desempenho da Companhia de forma a verificar a eficácia da gestão e o cumprimento das metas.

Pilares Diretrizes
Econômico Melhoria dos resultados financeiros
Melhoria contínua e sustentável dos processos
Busca constante por soluções inovadoras que agreguem valor ao negócio
Ambiental Prevenção da poluição e da degradação ambiental, proveniente das atividades diretas e indiretas
Busca contínua de eficiência energética
Utilização sustentável dos recursos naturais, minimizando perdas ao longo dos processos
Social Prevenção de lesões e doenças de colaboradores e terceirizados
Comportamento ético e transparente com as partes interessadas
Desenvolvimento humano da comunidade com a qual interage, incluindo colaboradores

Estrutura da gestão

Para sustentar a Política de Sustentabilidade e garantir o cumprimento dos objetivos propostos, a Aegea mantém estrutura de gestão que alinha as diretrizes e acompanha o desenvolvimento das ações empreendidas.

Comissão de Sustentabilidade | A partir das recomendações estratégicas, orienta o planejamento de iniciativas que visam à sustentabilidade da Companhia, além de indicar as prioridades de investimento e monitorar o desenvolvimento das ações.

Gestores | São os multiplicadores das diretrizes de sustentabilidade entre suas equipes e lideram a aplicação das iniciativas planejadas com a orientação da Comissão de Sustentabilidade.

Comissões internas | Grupos de trabalho, formados pelos colaboradores e liderados pelos gestores, que executam as iniciativas e contribuem para o alcance dos objetivos estabelecidos na Política de Sustentabilidade.

Cartas, princípios e iniciativas externas apoiadas

GRI G4-15

A Aegea entende a responsabilidade de tratar um recurso natural e torná-lo acessível a um número cada vez maior de brasileiros. Por isso, ao longo de sua trajetória, assina acordos e apoia iniciativas para estender o respeito ao meio ambiente para além de obrigações legais e inerentes à sua atuação.

Princípios do Equador | Conjunto de diretrizes internacionais proposto pelo International Finance Corporation (IFC) e empregado por instituições financeiras para a concessão de crédito.

Carta da Terra | Considerada uma importante ferramenta educacional para a construção de uma sociedade mais pacífica, sustentável e igualitária.

Pacto pelo Saneamento | Lançado em 2007 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, apresenta metas para a ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto. A Prolagos, controlada da Aegea, apoia a iniciativa.

Pacto para a Restauração da Mata Atlântica | Apoiado por meio da Prolagos, o pacto tem a missão de articular instituições públicas e privadas para a restauração florestal e a conservação da biodiversidade nos 17 estados do bioma.

Participação em associações, conselhos e entidades

GRI G4-16

A Aegea mantém as portas abertas para as comunidades para promover a gestão participativa, por meio da qual todos podem contribuir com melhorias em suas localidades. Um dos exemplos mais significativos é o Programa Afluentes, que estimula o diálogo entre a Companhia e líderes comunitários (saiba mais).

As concessionárias também participam de associações, conselhos e comitês nas localidades em que atuam para a conservação do meio ambiente e de outros objetivos relacionados ao setor. Dentre as principais entidades apoiadas, destacam-se:

Prolagos (RJ)

  • Consórcio Lagos São João
  • Comitê de Bacias Lagos São João
  • Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro
  • Conselhos Municipais de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia

Águas Guariroba (MS)

  • Conselho Estadual de Recursos Hídricos
  • Conselho Ambiental da Área de Proteção Ambiental do Córrego Lageado
  • Conselho Ambiental da Área de Proteção Ambiental do Córrego Guariroba
  • Comissão de Acompanhamento do Enquadramento do Rio Anhanduí

Águas de Mirante (SP)

  • Consórcio Piracicaba, Corumbataí e Jundiaí (PCJ)
  • Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Relacionamento com mercado de capitais

A equipe de Relações com Investidores (RI) é a mediadora do relacionamento entre a Companhia e os acionistas e está acessível diariamente pelo telefone +5511 3818-8150, e-mail ri@aegea.com.br e em nosso site, por meio do canal Fale com o RI.

No endereço virtual são publicados fatos relevantes e comunicados ao mercado, sempre de acordo com o Código de Ética (veja mais) e com a Política de Divulgação. Também são promovidas visitas às unidades, teleconferências trimestrais de resultados e reuniões entre diretores e analistas de mercado a fim de detalhar as operações e apresentar seus desempenhos.