Estrutura de Governança
Assembleia de Acionistas | |||
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Conselho de Administração | Conselho Fiscal | ||
Diretoria-Executiva | Auditoria Interna, Comitê de Auditoria, Comitê de Controles Internos e Compliance, Comitê de Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital, Comitê de Conduta Ética, Comitê de Remuneração, Comitê de Nomeação, Comitê de Sustentabilidade | Secretaria de Governança | |
Diretoria Regional, Diretoria, Diretoria Departamental |

Nossa governança está estruturada na Assembleia Geral de Acionistas, no Conselho de Administração e na Diretoria-Executiva. A Assembleia Geral de Acionistas é soberana no processo de tomada de decisão na Sociedade, com poderes para decidir sobre quaisquer negócios relativos ao nosso objeto social e eleger os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.
A presença de ex-executivos no Conselho de Administração reforça a nossa política de carreira interna. A experiência dos conselheiros advém também do sistema de rodízio de funções aos quais são submetidos durante o período em que foram executivos, por meio do qual é adquirido conhecimento em diversas áreas internas, contribuindo para o enriquecimento das discussões estratégicas, com diversas experiências para as decisões colegiadas.
A Política de Nomeação de Administradores está comprometida com aspectos de diversidade e igualdade de gêneros, respeitando processos de indicação de candidatos para possíveis vagas no Conselho de Administração e na Diretoria.
Conselho de Administração
O órgão baseia sua atuação no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e nas diretrizes da Securities and Exchange Commission (SEC). Também é acompanhado por órgãos reguladores, como o Banco Central do Brasil (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Suas atribuições estão estabelecidas no Estatuto Social e em nosso Regimento Interno.
É integrado por oito conselheiros, que se reúnem ordinariamente a cada trimestre e extraordinariamente sempre que necessário, todos conscientes dos benefícios resultantes da adoção de boas práticas e comprometidos com o aprimoramento delas, garantindo processos efetivos e independentes de gestão de riscos e controles internos.
Eles têm mandatos unificados de um ano e escolhem entre si o presidente e o vice-presidente, sendo que o presidente não atua como CEO, como determina o Estatuto Social.
Ao fim de 2016, o órgão estava assim composto:
Lázaro de Mello Brandão – Presidente (membro externo e ex-executivo)
Luiz Carlos Trabuco Cappi – Vice-Presidente (membro interno – CEO)
Denise Aguiar Alvarez – Membro externo
João Aguiar Alvarez – Membro externo
Carlos Alberto Rodrigues Guilherme – Membro externo e ex-executivo
Milton Matsumoto – Membro externo e ex-executivo
José Alcides Munhoz – Membro externo e ex-executivo
Aurélio Conrado Boni – Membro externo e ex-executivo
Essa composição corrobora nossa preferência em priorizar, para o cargo de conselheiro, ex-executivos com vários anos de experiência e capacidade de focar com maior conhecimento as diretrizes para um planejamento estratégico alinhado à nossa cultura.
Diretoria
Eleita pelo Conselho de Administração, nossa Diretoria possui mandato de um ano. Seus membros podem ser reeleitos e têm como principais funções administrar e representar a Sociedade, além de traçar e monitorar a execução da orientação estratégica estabelecida pelo Conselho de Administração. Tem como diretor-presidente o Sr. Luiz Carlos Trabuco Cappi e como CFO o Sr. Alexandre da Silva Glüher.
As reuniões ordinárias da Diretoria-Executiva ocorrem semanalmente e as extraordinárias, sempre que necessário.
Comitês
Dos sete comitês que assessoram o Conselho de Administração, dois são estatutários (Auditoria e Remuneração) e cinco são não estatutários (Conduta Ética, Controles Internos e Compliance, Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital, Nomeação e de Sustentabilidade). Eles são coordenados por um membro do Conselho de Administração, exceto o Comitê de Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital e o Comitê de Sustentabilidade, para os quais o Conselho optou por nomear como coordenadores executivos responsáveis por áreas relacionadas. Os mencionados comitês foram constituídos pelo próprio Conselho de Administração, que também estabelece suas atribuições.
O diretor-presidente e a Diretoria-Executiva são assessorados por diversos Comitês Executivos, em que as decisões relevantes são discutidas colegiadamente nessas instâncias, as quais possuem regimento próprio, com atribuições, composição e frequência das reuniões. Os processos decisórios são de conhecimento amplo e envolvem várias áreas internas.
Auditoria: assessora o Conselho de Administração em suas atribuições relacionadas ao acompanhamento das práticas contábeis adotadas na elaboração das demonstrações financeiras da Sociedade e de suas controladas e na indicação e avaliação da efetividade da auditoria independente.
Remuneração: tem como objetivo assessorar o Conselho de Administração na condução da Política de Remuneração dos Administradores, elaborando a Política de Remuneração, propondo ao Conselho de Administração o montante global anual da remuneração dos administradores e revisando anualmente essa política, sugerindo eventuais correções ou aprimoramentos.
Conduta Ética: propõe ações quanto à disseminação e ao cumprimento dos Códigos de Conduta Ética da Organização Bradesco, corporativo e setoriais, e das regras de condutas relacionadas aos temas anticorrupção e concorrencial, de modo que assegure sua eficácia e efetividade.
Controles Internos e Compliance: dá suporte no desempenho das atribuições do Conselho de Administração relacionadas a estratégias, políticas e medidas para a difusão da cultura de controles internos, mitigação de riscos e conformidade com normas aplicáveis.
Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital: seu papel é assessorar o Conselho de Administração no desempenho de suas atribuições na gestão e no controle dos riscos e do capital.
Nomeação: constituído em abril de 2016, este comitê auxilia o Conselho de Administração na condução da política de nomeação de administradores, bem como nos assuntos relacionados aos processos de sucessão.
Sustentabilidade: dá suporte ao Conselho de Administração no desempenho de suas atribuições relacionadas ao fomento de estratégias de sustentabilidade, incluindo o estabelecimento de diretrizes e ações corporativas e conciliando as questões de desenvolvimento econômico com as de responsabilidade socioambiental.
banco.bradesco/ri
Secretaria de Governança
A Secretaria de Governança, oficialmente denominada Secretaria-Geral, é um departamento subordinado ao Conselho de Administração, mas que, no seu dia a dia, também assessora a Diretoria-Executiva.
Dentre as suas atribuições, destacam-se:
- Controlar a agenda de compromissos de oito conselheiros de administração e 23 diretores-executivos
- Administrar o Blog da Presidência, principal elo entre o presidente e os funcionários
- Coordenar e instruir todo o processo das assembleias de acionistas
- Assessorar o Conselho Fiscal, por meio do controle da agenda e da confecção de atas de reuniões
- Assessorar diretamente os Comitês Executivos de Divulgação e de Governança Corporativa
- Realizar a gestão das atas dos Comitês subordinados ao Conselho de Administração
- Assessorar o relacionamento institucional
- Tratar questões relativas à governança corporativa, com proposituras e implementações
- Divulgar Aviso aos Acionistas, Comunicados ao Mercado e Fatos Relevantes
- Realizar a gestão da página de governança corporativa no site de Relações com Investidores