Por meio da concessão de prêmios, títulos e certificações, o mercado atesta o bom desempenho nas dimensões da sustentabilidade

RECONHECIMENTO

Ratings
Fitch Ratings
Escala Internacional Escala Nacional
Viabilidade Suporte Moeda local Moeda estrangeira Nacional
bb+ 3 Longo prazo
BB+
Curto prazo
B
Longo prazo
BB+
Curto prazo
B
Longo prazo
AAA (bra)
Curto prazo
F1+(bra)

Moody’s Investors Service
Escala global Escala nacional
Depósito moeda local Depósito moeda estrangeira Depósito moeda local
Longo prazo
Ba2
Curto prazo
NP
Longo prazo
Ba3
Curto prazo
NP
Longo prazo
Aa1.br
Curto prazo
BR-1

StandarD & Poor’s Austin Rating
Escala global – Rating de crédito de emissor Escala nacional Governança corporativa Escala nacional
Moeda estrangeira Moeda local Rating de crédito de emissor Longo prazo Curto prazo
Longo prazo BB Curto prazo B Longo prazo BB Curto prazo B Longo prazo
brAA-
Curto prazo
brA-1
AA+ brAAA brA-1


Seguros Capitalização
Fitch Ratings Standard & Poor’s Standard & Poor’s
Escala nacional Escala global Escala nacional Escala nacional
Longo prazo Longo prazo
Rating nacional de força financeira de seguradora Rating internacional de força financeira de seguradora Rating de capacidade financeira Rating de crédito emissor
AAA(bra) BB+ brAA- brAA-

Prêmios

  • Fomos considerados o melhor Banco do País na edição do Awards for Excellence 2016 da revista inglesa Euromoney.
  • Banco do Ano no efinance 2016, da revista Executivos Financeiros.
  • Destaque no prêmio Global Finance 2016, da revista Global Finance, com duas premiações: o Receba Fácil, na categoria Trade Finance, e o Novo Net Empresa para Celular, na categoria Transaction Services.
  • Marca mais valiosa do Brasil nos últimos dez anos, segundo ranking da revista IstoÉ Dinheiro em parceria com a consultoria Kantar Vermeer.
  • Melhor banco de investimentos do Brasil em 2016 (Bradesco BBI), segundo a 17ª edição dos Melhores Bancos de Investimento do Mundo, da revista Global Finance.
  • Reconhecidos pela segunda vez como Melhor Banco de Investimentos do Brasil (Bradesco BBI), pelo Awards for Excellence 2016, da revista Euromoney.
  • BRAM como melhor gestora de ações e fundo de curto prazo, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
  • BRAM como melhor gestora de fundos de investimentos, segundo a revista Exame.
  • BRAM tem 23 fundos reconhecidos como Excelente, no ranking Os Melhores Fundos para Institucionais, elaborado pela Luz Engenharia Financeira.
  • BRAM é destaque do ranking da revista Investidor Institucional, que traz os melhores gestores de fundos institucionais.
  • BRAM foi premiada pela ALAS 20 – Agenda Lideres Sustentables 20, por sua atuação e liderança na agenda de investimentos responsáveis, nas seguintes categorias: 1º lugar em Liderança em Investimentos Responsáveis, 2º lugar em Liderança em Governança Corporativa e 3º lugar em Liderança em Research em Sustentabilidade.
  • Líder do ranking das grandes empresas que mais figuram nas edições do anuário Valor Carreira, do jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria internacional Aon-Hewitt.
  • Bradesco BBI coordena a primeira oferta do mercado de capitais com aceitação de documentos em formato digital.
  • Destaque no Prêmio Valor Inovação Brasil, figurando em 8º lugar no ranking As 100 Empresas Mais Inovadoras do jornal Valor Econômico.
  • Conquista do Premios Latinoamérica Verde, na categoria Finanças Sustentáveis, com o case Inclusão Financeira e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, promovido pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).
  • Integrante, pela 17ª vez, da lista anual das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, de acordo com a pesquisa realizada pela revista Época em parceria com o Great Place to Work Institute.
  • Líder da pesquisa Folha Top of Mind na categoria Top Finanças, com índice de reconhecimento de 25%, e na categoria “Seguros”, nesta pelo 15º ano consecutivo. É uma das marcas mais lembradas em poupança, plano de saúde, seguros e cartão de crédito.
  • Pela quinta vez consecutiva, as Ouvidorias do Bradesco e do Grupo Bradesco Seguros ficaram entre as 10 Melhores Ouvidorias do Brasil, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) e da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec), com o apoio da revista Consumidor Moderno.
  • Destaque da pesquisa As Melhores na Gestão de Pessoas, do jornal Valor Econômico.
  • Conquista do prêmio As Melhores Empresas para o Consumidor, na categoria Seguros, segundo a revista Época e o site Reclame Aqui.
  • Considerados o maior grupo empresarial de capital privado do Brasil, segundo anuário Grandes Grupos, do jornal Valor Econômico.
  • Nosso Relatório Integrado 2015 foi vencedor do 18º Prêmio Abrasca como o Melhor Relatório Anual, na categoria Companhia Aberta – empresas com receita líquida igual ou acima de R$ 3 bilhões.
  • Pela quinta vez consecutiva, o Grupo Bradesco Seguros conquistou, na categoria Seguros, o prêmio do anuário Época Negócios 360°.
  • O Grupo Bradesco Seguros foi destaque, pelo 10º ano, no anuário Valor 1000, promovido pelo jornal Valor Econômico, nas categorias Lucro Operacional, Lucro Líquido, Aplicações e Patrimônio Líquido.
  • O Grupo Bradesco Seguros foi destaque no prêmio Melhores da Dinheiro, nas categorias Seguros e Previdência e Melhor Inovação e Qualidade. O anuário é promovido pela revista IstoÉ Dinheiro.
  • Prêmio Oi Tela Viva Móvel
  • Categoria Mobile Cash, com o case Uso do Touch ID da Apple nos Apps Bradesco para Acesso à Chave de Segurança.
  • Categoria Mobile Cash, com o case Depósito de Cheques pelo Bradesco Celular para Pessoa Jurídica.
  • Categoria Internet das Coisas, com o case App Bradesco Exclusive para Android, integrado ao carro conectado da Ford.
  • Prêmio efinance
  • Categoria Aplicativo Wearable, com o case Aplicativos Bradesco Integrados ao Apple Watch.
  • Categoria Aplicativo Universitário, com o case Aplicativo Bradesco Universitário para Android.
  • Categoria Acessibilidade, com o case Saque em Libras no Autoatendimento.
  • Categoria Colaboração, com o case Colaboração através da Gestão da Plataforma Digital com Foco no Negócio.
  • Categoria Aplicativos Saúde, com o case Planos de Saúde – Automação de Coberturas Integradas.
  • Categoria Datacenter, com o case Modernização do Datacenter.

Foto Centro de TI Bradesco
Devido às boas práticas que adotamos, conquistamos diversos prêmios e certificações

Certificações

SO 14001 – Gestão Ambiental

ISO 14064 – Verificação da Quantificação e Relato das Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)

ISO 9001 – Gestão da Qualidade

ISO 27001 – Gestão de Segurança da Informação

ISO 20000 – Gestão de Entrega de Serviços de TI

ISAE 3402

GoodPriv@cy – Proteção e Privacidade de Dados

OHSAS 18001 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

Norma do Programa Bradesco de Responsabilidade Socioambiental da Cadeia de Suprimentos – PBRSA – CS


Processo Judicial

Em 31 de maio de 2016, nós tomamos conhecimento do indiciamento de três membros de nossa Diretoria-Executiva, pela Policia Federal, no âmbito da chamada Operação Zelotes, que investiga a alegada atuação indevida de membros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).  Em 28 de julho de 2016, o Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra três membros da nossa Diretoria-Executiva e um ex-membro de nosso Conselho de Administração, que foi recebida pelo Juiz da 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. Os executivos já apresentaram as suas respostas no processo criminal, apontando os fatos e as evidências que demonstram a sua inocência.

A nossa administração conduziu criteriosa avaliação interna nos registros e documentos relacionados ao indiciamento e não encontrou evidências de qualquer conduta ilegal praticada por nossos representantes. Nós estamos cooperando com as autoridades e os órgãos reguladores competentes, no Brasil e no exterior, e estamos prestando todas as informações e documentos por eles solicitados.

Por conta das notícias do indiciamento como parte da Operação Zelotes, uma ação coletiva (Class Action) foi ajuizada na Corte Distrital Americana de Nova York, em 3 de junho de 2016, com base na Seção 10(b) e 20(a) da Lei de Mercado de Capitais dos Estados Unidos de 1934 (Securities Exchange Act of 1934). Em 21 de outubro de 2016, o autor líder nomeado pelo tribunal apresentou o aditamento da petição inicial (Amended Class Action Complaint), nos indicando como réus, bem como os três membros de nossa Diretoria-Executiva que foram indiciados. A demanda tem como alegação que investidores que adquiriram nossas American Depositary Shares (ADS) preferenciais, entre 30 de abril de 2012 e 27 de julho de 2016, sofreram perdas provocadas por suposta violação às leis de mercado de capitais norte-americana. Nós comparecemos espontaneamente aos autos da ação coletiva e, em 23 de dezembro de 2016, apresentamos um pedido de extinção do processo (motion to dismiss). Considerando que a demanda está em uma fase preliminar, no momento não é possível aferir a exposição e não há elementos suficientes para realizar uma avaliação de risco.