A oferta de um atendimento excepcional para clientes e corretores está no DNA da Liberty Seguros e é um dos principais diferenciais da Companhia, que mantém processos estruturados e ferramentas para ouvir e falar assertivamente com esses públicos. Aos clientes, a Empresa busca ofertar produtos e serviços que atendam às necessidades principais e protejam aquilo que realmente tem valor. Aos corretores, a Liberty Seguros investe em capacitação para suporte e conhecimento necessários à realização, à manutenção e à expansão dos negócios, além de reconhecer e premiar o desempenho alcançado.

Clientes

Para acompanhar e garantir eficiência em todo o processo de relacionamento dos clientes com a Empresa, a Liberty Seguros busca a proximidade com esse público. Nesse sentido, realiza cerca de 48 mil pesquisas NPS (Net Promoter Score) por ano, o que permite avaliar o nível de satisfação em relação a vários pontos, tanto dos produtos quanto dos serviços e do atendimento, o que gera subsídios para o aprimoramento contínuo. De 2012 a 2016, o NPS cresceu 22%. Além disso, a Companhia afere o desempenho em 14 ocasiões específicas, que podem gerar satisfação ou frustração, como na vistoria, em caso de sinistros e quando da renovação do seguro, por exemplo. São os “momentos da verdade”, pesquisados mensalmente como forma de qualificar e acompanhar a jornada do segurado.

A Companhia mantém ainda programas com foco no cliente, como o Clube Liberty; canais de atendimento e ações para facilitar o dia a dia e garantir a segurança. Um destaque é a Régua de Relacionamento, por meio da qual o cliente recebe diversas comunicações durante o relacionamento com a Empresa, desde descritivos do que foi contratado e explicações sobre como usar seu seguro até dicas sobre a manutenção do carro.

Diferenciais no relacionamento

Criado com o objetivo de fortalecer o relacionamento com clientes e corretores, o Clube Liberty é uma plataforma de benefícios por meio da qual os segurados têm acesso a ofertas e descontos em produtos e serviços em todo o Brasil. As vantagens podem ser conferidas no site da Companhia, no Espaço Cliente, que, em 2016, foi aprimorado com novidades como interface para dispositivos móveis e filtros por geolocalização.

Além de diferentes produtos e coberturas para atender a demandas específicas, os clientes da Liberty também são beneficiados com inovações constantes. Em 2016, um dos destaques foi o programa de vistoria de sinistros de automóveis em domicílio, iniciativa que reforça o compromisso de atendimento excepcional ao segurado. A ação teve início como piloto em Sorocaba, interior do Estado de São Paulo, e avançará para outras praças já em 2017. Além da comodidade de não ter que se deslocar para uma oficina ou posto de atendimento, o programa traz segurança, rapidez e qualidade da perícia feita por funcionários especializados da Liberty Seguros. Ainda na visita, o cliente recebe o orçamento e as orientações sobre o processo de sinistro, assim como os canais de atendimento. A autorização para o reparo sai na hora e, eletronicamente, o perito apresenta as oficinas referenciadas nas quais o cliente pode realizar o reparo com o orçamento pré-aprovado. Outra novidade do ano incluiu a possibilidade de os clientes dos produtos Residência, Vida e Acidentes pessoais comunicaram sinistros de forma on-line.

Canais de comunicação

Os segurados têm à disposição meios variados para comunicação com a Liberty Seguros, que mantém central de atendimento e assistência 24 horas, chat on-line e contatos por SMS, Skype e e-mail, entre outros. A comunicação e as informações são disponibilizadas ainda por meio das mídias sociais. Em 2016, para destacar a disposição em garantir a tranquilidade dos clientes em diferentes situações, a Companhia lançou a série #DeuRuim, composta de vídeos que abordam com bom humor as coberturas e assistências oferecidas nos seguros de Auto, Vida e Residência. Da higienização do automóvel em caso de enchente até o descarte responsável de móveis, passando pela assistência de personal fitness, os vídeos terminam lembrando aos segurados que com a Liberty Seguros #estatudobem.

A Empresa também aperfeiçoou seu site no ano, oferecendo maior usabilidade e permitindo uma melhor experiência de acesso a produtos, serviços, orientações e canais de atendimento, inclusive vídeos e imagens para o entendimento dos serviços.

Ouvidoria G4-57|G4-58

A área de Operações e Sinistros gerencia 100% das reclamações recebidas pela Liberty Seguros em todos os canais de comunicação, como telefone, chat e mídias sociais. O trabalho tem a colaboração e o envolvimento de todas as diretorias para a rápida identificação e solução de problemas, o que garante excelência no atendimento, algo que pode ser traduzido pelo prêmio concedido pelo site Reclame Aqui.

Além do gerenciamento dessas comunicações, a área de Operações e Sinistro investe na monitoria do call center a fim de garantir o padrão e a qualidade das interações com clientes e corretoras.

Corretores

Com esse propósito, mantém um Diretório de Serviços Operacionais (DSO), ferramenta complementar aos canais chat e telefone, com vistas ao atendimento de demandas operacionais, antes solicitadas por e-mail, como reanálise de propostas, agendamentos de vistoria prévia, de carro reserva, serviços de cobrança e comissões.

O ano foi marcado ainda pelo lançamento inédito no mercado de seguros de um aplicativo com o portfólio completo de produtos e serviços, que também pode ser acessado pelo público em geral. Disponível na Apple Store e para Android, o app permite o envio direto ou por WhatsApp de uma série de materiais de comunicação, como “Você Sabia” e “Perguntas e Respostas” sobre todas as linhas de produtos: desde Auto, Vida e Residência até os seguros para pequenas e médias empresas.

A satisfação e os pontos de melhoria com esse público são possíveis graças às interações periódicas, como os cafés da manhã promovidos com o presidente da Companhia, às pesquisas NPS (Net Promoter Score) e por meio do Conselho de Corretores (saiba mais em Conselho de Corretores). Nessas ocasiões, os corretores são estimulados a contribuir com o aprimoramento tanto dos produtos e serviços quanto dos processos da Empresa.

Ao fim de 2016, a Liberty Seguros contava com mais de 13 mil corretores ativos, profissionais nos quais investe continuamente em capacitação e meios para acesso a informações e dados sobre a Companhia, seus produtos e serviços.

Treinamento e reconhecimento

O principal programa de reconhecimento aos corretores é o Conexão, cujas iniciativas são executadas por meio de cinco pilares:

Conectados para Comunicar: concentra as ações de comunicação e as ferramentas que facilitam o dia a dia de trabalho. O corretor tem acesso à plataforma on-line Meu Espaço Corretor e a aplicativos para uso mobile, que permitem o acesso a produtos, serviços e novidades, além de, a partir de 2017, fan page exclusiva do Programa Conexão no Facebook, com informações sobre produtos, dicas de vendas e uma série de conteúdos especiais.


Conectados para Treinar: tem como foco promover capacitação e conhecimento dos produtos. Na plataforma on-line Sabe Tudo, lançada em dezembro de 2016, os corretores podem acessar vídeos, web aulas e webinars para ajudar nos negócios. O pilar também conta com o Encontro Sucessão, evento dedicado às corretoras familiares para promover com tranquilidade e sucesso o processo de sucessão. Também é possível receber orientações e dicas sobre mídias sociais, técnicas, estratégias e as ferramentas necessárias para a corretora crescer no ambiente digital.


Conectados para Encantar: para valorizar o empenho e a dedicação dos corretores, todos os anos a Companhia promove várias experiências: Tour de Corretores, Conexão Vai Até Você, Conexão Esportiva e Café com o Presidente. Algumas novidades em 2017 serão os Encontros Regionais e o Conexão Cultural, com sessões de cinema, peças de teatro e shows.


Conectados para Incentivar: a Liberty Seguros realiza campanhas de incentivo aos corretores que se destacam ao longo do ano, com prêmios como viagens nacionais e internacionais.


Conectados para Inovar: pilar criado em 2016 que visa à aproximação ainda maior entre os corretores e a Liberty para discussões de temas importantes para os negócios e o futuro do mercado de seguros. A ação é apoiada pelos Conselhos de Corretores.


Conselho de Corretores


Lançado em 2016, o Conselho de Corretores é uma iniciativa da Liberty Seguros e visa à criação de um espaço para debates de temas importantes do setor, além da construção de novos olhares sobre o mercado.

Há encontros regionais e um nacional, que conta com a participação do presidente e de lideranças da Companhia. No ano, ocorreram seis encontros regionais e um nacional, ocasiões em que foram definidos os grandes assuntos a serem trabalhados pela Empresa em conjunto com os conselheiros.

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