Gestão de riscos
G4-2Os principais riscos a que a Liberty Seguros está exposta e que podem afetar, com maior ou menor grau, seus objetivos estratégicos e financeiros são:
- Risco de seguro: a Companhia possui critérios de aceitação e de precificação específicos para cada linha de negócio, que buscam minimizar riscos de antisseleção e garantir competitividade e um nível de rentabilidade adequado ante os riscos assumidos. A adequação de preços das principais linhas de negócios é realizada pelo Departamento Atuarial e pelas áreas de subscrição, que também desenvolvem os modelos e as políticas de precificação.
- Riscos de mercado e liquidez: para mitigar riscos financeiros associados à sua carteira de aplicações, a Empresa utiliza uma abordagem ativa de gestão de ativos e passivos, com estratégia conservadora de alocação de ativos, composta em sua maioria por títulos públicos e títulos privados de alta liquidez.
- Risco de crédito: a Liberty possui uma rigorosa política de risco de crédito para aquisição de seus ativos financeiros e adota o critério de aplicar seus recursos em instituições sólidas, cuja classificação de risco figure entre “AA” e “B+”.
- Risco operacional: a estrutura de gerenciamento de riscos busca uma visão integrada dos riscos da operação, com vistas à sua identificação, à sua avaliação, ao seu tratamento e ao seu acompanhamento, cuja efetividade é avaliada de forma isenta pela Auditoria Interna.
Além da gestão qualitativa de seus riscos, a Liberty gere seus riscos quantitativamente e atende aos critérios de exigibilidade de capital emitidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. A estratégia consiste na maximização do valor do capital da Companhia por meio da diversificação das operações nos diferentes ramos de seguros e canais de vendas e da melhoria contínua dos processos de precificação.
Compliance
A Liberty Seguros possui um estruturado Programa de Compliance, que engloba treinamentos e peças de comunicação para educar e promover os princípios de conformidade entre todos os funcionários. O programa segue diretrizes do Compliance da Liberty Mutual e é atualizado constantemente para alinhamento às determinações de negócio e às leis brasileiras, a exemplo da chamada Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa, de 2013.
A área de Compliance da Companhia, desde 2013, também atua com o intuito de minimizar riscos éticos e relativos a possíveis violações à legislação por meio da manutenção de controles internos e normas de prevenção de lavagem de dinheiro e corrupção, entre outros. Há um mapeamento dos processos de aceitação de riscos e sinistros em consonância com os regulamentos, as regras e os dispositivos legais definidos pela SUSEP, CNSP e demais legislações aplicáveis. Anualmente são processadas atualizações com monitoramento trimestral dos pontos considerados de riscos.
A Empresa segue também processo de due dilligence anticorrupção com foco nos prestadores de serviços. O processo contempla uma avaliação de riscos de terceiros, e os procedimentos são adotados de acordo com a classificação de risco.

Código de Ética e Política Anticorrupção G4-56
Principal documento de compliance da Companhia, o Código de Ética e Conduta Corporativa da Liberty Seguros expressa os princípios de honestidade, integridade e “fazer a coisa certa” como princípios norteadores. Nesse sentido, há aplicação anual e obrigatória de questionário aos funcionários para certificar o conhecimento nas diretrizes do documento, oportunidade em que se pode também reportar conflitos de interesse. O resultado desse processo é analisado pelo Comitê de Ética, que expressa suas recomendações. Relatos dessa natureza e outras denúncias éticas e relativas a situações contrárias às determinações do Código também podem ser direcionados por telefone e e-mail no canal confidencial Compliance Helpline, gerido pela Liberty Mutual, nos Estados Unidos, mas com possibilidade de as tratativas serem conduzidas na língua portuguesa.
Além disso, há treinamentos obrigatórios para reforçar e certificar que os colaboradores têm ciência das diretrizes da política anticorrupção da Liberty Mutual. Adicionalmente, ao longo de 2016, foram promovidas campanhas globais de comunicação em compliance com foco no Código de Ética, privacidade dos dados dos clientes e oferta de recebimento de presentes e brindes.