A área de Recursos Humanos (RH) da Liberty Seguros atua como parceiro estratégico com vistas à melhor execução das atividades, à perenidade e à lucratividade dos negócios. As pessoas são o maior ativo da Empresa e, portanto, é papel do RH promover um ambiente orientado ao fortalecimento das lideranças e ao desenvolvimento contínuo das pessoas a fim de assegurar a atração e retenção de talentos. Com esse propósito, há programas para alocar os melhores profissionais nas posições requeridas, de acordo com competências técnicas e comportamentais, sem quaisquer distinções de caráter discriminatório – ao fim de 2016, o quadro contava com 64 pessoas com deficiência.
Também para garantir a sustentabilidade e a perenidade da Companhia, há a Trilha de Carreira & Desenvolvimento, com o mapeamento das posições e de sucessores qualificados e treinados para assumir as posições de liderança. Assim, os gestores possuem uma visão macro de todos os cargos da Liberty e os caminhos de carreira possíveis, o que ajuda a orientar seus funcionários e demonstra a aderência do perfil ao cargo desejado.
Os programas de capacitação visam ao desenvolvimento em todos os níveis e funções, na vida pessoal e profissional, para que a Liberty Seguros tenha sempre o melhor contingente de pessoas.
Ao fim de 2016, a Empresa mantinha 1.758 funcionários, dos quais nove estagiários, dois trainees e 30 jovens aprendizes. Foram 186 admissões e 164 desligamentos, com taxa de rotatividade de 9,38% e grande aproveitamento interno. G4-10|G4-LA1
Número total de funcionários G4-10
|
Total |
Mulheres |
Homens |
Próprios |
1.758 |
855 |
903 |
Terceiros |
137 |
- |
- |
Número total de funcionários
|
Funcionários no SAC |
Ouvidoria |
Próprios |
10 |
2 |
Terceiros |
54 |
1 |
Funcionários por faixa etária (%) G4-LA12
Aproveitamento interno em vagas elegíveis 2016 (%)
Grupos minoritários por origem étnica G4-LA12
Negros |
Amarelos |
Pardos |
Indígenas |
Brancos |
96 |
35 |
338 |
3 |
1.286 |
Gente Boa
Com a estratégia de contratar e reter talentos, a Liberty Seguros lançou em 2016 o Gente Boa, um programa de indicações com benefícios ao possível contratado, que ganha a chance de conseguir um emprego, e a quem faz a indicação, que recebe um prêmio em dinheiro por meio de um cartão personalizado, caso o indicado passe do período de experiência.
No exercício, foram 60 indicações em 12 vagas, e cinco delas foram preenchidas no programa. Desse total, quatro permaneceram no quadro da Companhia após o período de experiência.
Cultura Liberty
Ciente da relevância das pessoas para o alcance de resultados, a Liberty Seguros revisita periodicamente os pilares de sua cultura organizacional. Assim, após um amplo trabalho realizado ao longo de 2014 e 2015, foram definidos em 2016 três pilares com foco nos objetivos estratégicos voltados à perenidade do negócio: Foco no Cliente, Ir Além e Liderança Inspiradora. Com base nessas frentes de atuação, 49 ações foram sugeridas em 2016, das quais seis já foram adotadas no ano.
Pilares da Cultura Liberty
Foco no Cliente
Ajudar as pessoas a viverem vidas mais seguras e tranquilas, ouvindo, acolhendo, entendendo as necessidades, antecipando soluções e proporcionando experiências excepcionais.
Liderança Inspiradora
Fortalecer a atitude de liderança inspiradora, que vive o propósito da Companhia, engajando pessoas a buscarem os objetivos estratégicos da organização e influenciando-as positivamente a se desenvolverem e aplicarem suas potencialidades de forma máxima.
Ir Além
Criar um ambiente estimulante e favorável para que todos (Clientes, Canais e Funcionários) possam experimentar, extrapolar fronteiras e melhorar continuamente, modificando de modo positivo a experiência de quem a vive, levando a Liberty a ser a companhia preferida.
Capacitação
A Liberty Seguros investe continuamente na capacitação de seus funcionários, o que contribui com o aproveitamento interno e o desenvolvimento das carreiras. A Empresa possui um Mapa do Conhecimento – material gráfico e intuitivo apresentado a cada funcionário –, por meio do qual é possível detectar as competências técnicas e comportamentais que precisam ser desenvolvidas, assim como o melhor momento para se capacitar.
Em 2016, a Empresa investiu R$ 1,9 milhão em treinamentos de seu quadro funcional. Foram 46.323 horas de capacitação, com 53 cursos presenciais e 40 on-line. A Liberty mantém ainda uma série de parcerias com instituições de ensino e escolas de idiomas para descontos nas mensalidades aos seus funcionários. G4-LA9
Escolas Liberty
Para que os funcionários, inclusive estagiários e jovens aprendizes, possam gerenciar assertivamente suas capacitações e expandir as possibilidades de crescimento profissional, a Empresa mantém as Escolas Liberty. O objetivo é que o próprio funcionário, de acordo com suas competências e seu Programa Individual de Desenvolvimento (PDI), se inscreva nas capacitações, respeitando os critérios preestabelecidos. Assim, as Escolas têm o propósito de formar uma equipe de alto desempenho, capaz de propiciar aos clientes experiências excepcionais e gerar resultados efetivos e sinérgicos à estratégia da Liberty.
Dados de capacitação G4-LA9
|
Horas |
Headcount |
Média |
Líderes |
12.053 |
228 |
52,86 |
Não líderes |
34.270 |
1.508 |
22,73 |
Total |
46.323 |
1.736 |
26,68 |
Em 2016, a Companhia redesenhou o formato de quatro escolas e lançou uma quinta trilha de conhecimento:
Escola de Líderes: capacita o profissional para executar funções de Liderança e Gestão, que traduzem o Jeito de Ser da Liberty. São desenvolvidas as habilidades de atrair, reter e engajar talentos.
Escola Técnica: oferece aos funcionários as ferramentas e os conhecimentos necessários ao desenvolvimento da capacidade de execução de ações e da busca de processos simples e eficientes, o que resulta em soluções ágeis.
Escola de Pessoas: aprimora as capacidades comportamentais e de autodesenvolvimento para que os profissionais se tornem protagonistas de suas carreiras.
Escola de Excelência em Atender: tem como missão fornecer ferramentas e conhecimentos a fim de promover um atendimento excepcional aos clientes e aos parceiros da Liberty Seguros.
Escola de Estratégia & Negócios: desenvolve os funcionários em ações comerciais e estratégicas de negócios, o que gera valor para a Liberty, clientes e parceiros.
A Liberty também mantém iniciativas de promoção da temática da educação em seguros: Certificação Técnica; Atendimento ao Público; Regulamentação em Sinistros; Controles Internos; Teoria Geral de Seguros; e Certificação Loma. FS16
Coaching
O Programa de Coaching visa suportar o desenvolvimento profissional por meio da ampliação de consciência de aprendizado, desenvolvimento e alcance de objetivos com base na capacidade de observação, questionamento e mudança. Isso porque a Liberty Seguros entende que essa relação de parceria permite que o potencial das pessoas seja revelado, melhora substancialmente o resultado alcançado por ela e reflete-se nas atitudes de liderança e relações dentro e fora da Organização.
A ação é apoiada por consultores externos, que já trabalharam ao longo dos últimos oito anos com mais de 100 líderes da Empresa, o que contribuiu para o desenvolvimento pessoal e profissional dos atendidos e para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas na Liberty.
Mentoring
Mentoring é uma relação de apoio ao desenvolvimento profissional de um indivíduo por um outro que possui certa
expertise, no contexto em que ambos atuam. Assim, configura um importante meio de desenvolvimento, com uso dos recursos intelectuais internos da Liberty Seguros. Ao fim de 2016, a Empresa contava com 28 mentores – todos diretores, superintendentes e gerentes.
Participantes do Programa de Mentoring

Programa de Avaliação de Desempenho (PAD) G4-LA11
A Liberty realiza a cada início de ano o Programa de Avaliação de Desempenho (PAD), um processo dinâmico e flexível em que o avaliado e o avaliador têm a possibilidade de alinhar expectativas e definir o foco de atuação e que atingiu 100% dos funcionários próprios em 2016. O PAD contempla:
Avaliação de objetivos: o funcionário avalia seu desempenho global (no ano) de acordo com os resultados que conquistou em cada um dos objetivos definidos no começo do exercício. Os objetivos devem seguir a Metodologia Smart (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes, no tempo).
Avaliação das competências: o funcionário avalia sua entrega de acordo com a competência e os comportamentos esperados pela Liberty Seguros. Além do resultado, a forma como as atividades são realizadas também conta para a avaliação de desempenho.
Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): o funcionário avalia no sistema o quanto conquistou dentro do plano traçado no período e informa ao gestor se as ações foram realizadas e sua efetividade. O PDI pode incluir, além da participação em cursos, outras atividades de desenvolvimento.
Clima organizacional
Desde 2005, a Companhia promove, a cada dois anos, Estudo de Clima Organizacional (ECO) para aferir a satisfação dos funcionários em relação à Liberty. Com base nos resultados e nas oportunidades identificadas são estruturados planos de ação por área. Todos os itens da pesquisa foram mais bem pontuados no último ECO, que registrou evolução de sete pontos porcentuais no índice geral de satisfação – um salto de 75% para 82%.
Resultados do ECO (%)
|
2014 |
2016 |
Pessoas |
80 |
85 |
Processos de trabalho |
77 |
83 |
Liderança |
78 |
84 |
Aspectos institucionais e comunicação |
84 |
89 |
Poder de decisão |
69 |
77 |
Recompensas |
61 |
73 |
Clima |
75 |
82 |
Comprometimento |
88 |
93 |
Contextos |
48 |
49 |
O estudo também questiona os valores laborais, o que auxilia a alocar corretamente recursos e esforços.
Em 2016, a Liberty também realizou pesquisa de E-NPS (sigla para Employee Net Promoter Score), sistema que busca medir a satisfação dos funcionários com vistas à identificação de oportunidades de melhoria e aprimoramento contínua dos processos internos e produtos.
Remuneração e benefícios
Para engajar e reter talentos, a Liberty mantém programa estruturado de remuneração e benefícios. São ofertados cartões de alimentação e refeição, assistência funeral (titular, dependentes e pais de funcionário); auxílios-babá e creche; empréstimo consignado; convênio farmácia; ônibus fretado; planos de saúde e odontológico; seguros Affinity (extensivo aos familiares – cônjuge, filhos e pais); seguro de vida em grupo (para o funcionário e sua família) e vale-transporte. Além disso, os funcionários têm à disposição plano de previdência privada (com opção de contratação para filhos), cujos benefícios compreendem pensão e complemento de aposentadoria. G4-EC3|G4-LA2
Há ainda um Clube de Descontos, extensível aos familiares, com vantagens exclusivas oferecidas por centenas de empresas no Brasil e na América Latina, em diversas categorias e diferentes produtos.
Já a política de remuneração da Empresa considera como fundamentos básicos a equidade interna e a competitividade externa da estrutura de cargos e salários; a atuação como instrumento de gestão de pessoas com vistas a proporcionar transparências às ações executadas; e o reconhecimento e a recompensa do desempenho excepcional em relação aos padrões estabelecidos e à oferta de oportunidades de desenvolvimento de carreira.
Como diferenciais são mantidos ainda programa de bônus competitivo para todos os funcionários e remuneração variável para as equipes de telemarketing
Saúde e bem-estar
A Liberty investe na saúde e no bem-estar físico e emocional de suas equipes. Exemplo é o Programa de Apoio Pessoal (PAP), voltado aos profissionais e seus familiares, de caráter confidencial, com auxílio em aspectos financeiro, psicológico, social e jurídico. Assim, há assistência especializada em casos de problemas emocionais, dificuldades de relacionamento pessoal e profissional, envolvimento com álcool e drogas, problemas financeiros, entre outros aconselhamentos.
A Companhia mantém ainda o Espaço Saúde Liberty, voltado ao atendimento médico ocupacional e assistêncial a funcionários e terceiros. Também oferecemos aos funcionários:
- Programa de Ergonomia, Postura e Análise da Estação de Trabalho.
- Saúde vocal e auditiva.
- Clínica fisioterápica e nutricional.
- Acompanhamento sistemático da saúde do colaborador e dependentes pelo programa de promoção a saúde e gestão de doenças crônicas.
- Serviço social (funcionários e familiares).
- Acompanhamento e suporte para casos complexos e de alto risco/custo, a exemplo de doenças crônicas.
- Programa de Apoio à Gravidez – Projeto Mãe (funcionária e esposa), com encontros com profissional especializado, palestras, dicas, discussões e visitas domiciliares pós-parto.
- Campanhas de vacinação, que beneficiaram 95,31% do quadro funcional e 423 dependentes.
- Open House Natal, quando filhos de funcionários visitam o local de trabalho dos pais.
- Ginástica e massagem laboral para equipe de Teleatendimento.
- Encontros direcionados aos pais com filhos até 5 anos com o objetivo de auxiliá-los na educação dos seus filhos.
- Encontros para falar sobre questões de saúde, como Outubro Rosa e Novembro Azul, quando existe uma grande mobilização para incentivar ações de prevenção com os funcionários e seus familiares.
- Bicicletário.
- Pesquisa do Programa 7 Saúdes, em que o funcionário tem a oportunidade de avaliar e traçar metas para melhoria, quando necessário, das saúdes física, emocional, financeira, social, profissional, espiritual e intelectual.
Programa Home Office
Uma das ações que tem contribuído com o bom clima organizacional e os resultados da Liberty Seguros é o Programa Home Office, que teve início no fim de 2013 com algumas funções e, no encerramento de 2016, contava com cerca de 70 posições de teleatendimento e 155 em cargos administrativos.
A Liberty adota dois modelos de home office: permanente (atuação remota durante toda a semana) e eventual (divisão do tempo de trabalho entre escritório e casa, de acordo com a função). Os funcionários que trabalham em casa integralmente recebem kit com teclado, mouse, câmera e um Thin Client, dispositivo que permite que a rede da Empresa seja acessada remotamente. Eles também passam por uma avaliação para garantir que tenham espaço de trabalho apropriado, com bom acesso à internet e ergonomicamente adequado. Todos os que atuam remotamente têm ainda seu desempenho acompanhado em tempo real pelo gestor, além de passarem por reuniões mensais de feedback.
São promovidas ainda ações interativas, com o Desafio 90 dias, que contou com 126 participantes em 2016. Eles buscaram aumento da qualidade de vida em quatro capacidades físicas – composição corporal (percentual de gordura), flexibilidade, força de membros superiores e resistência abdominal – ao realizarem aulas de ginástica funcional e corrida, além de terem recebido, gratuitamente, informações sobre alimentação saudável e a elaboração individual de cardápios. Outro destaque é a Happy Friday: nas sextas-feiras a duração do trabalho pode ser reduzida, já que os funcionários têm a opção de encerrar as atividades às 14 horas e compensar as demais horas durante a semana. No ano, 71% do quadro avaliou a Happy Friday como muito satisfatória (51%) e satisfatória (19%).
Semana Life
Evento anual, promove a conscientização do equilíbrio das sete saúdes (física, social, financeira, intelectual, espiritual, emocional e profissional) do indivíduo. Em 2016, envolveu aula de dança, palestras, pesquisas sobre a saúde dos funcionários e campanha de doação de sangue.
Outro destaque foi a Life Júnior, voltada aos filhos dos funcionários e dedicada a incentivar bons hábitos alimentares, físicos e financeiros, além de exercitar a criatividade e promover a confraternização dos pequenos. No total, foram 3.341 participações.
Reconhecimento
A valorização pelos anos de trabalho dedicados à Empresa é outro compromisso da Liberty Seguros, que presenteia e reconhece a cada trimestre os funcionários que completam 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50 anos de trabalho na Companhia. Nos aniversários de 25 e 50 anos, são feitas homenagens especiais. Foram 267 homenageados em 2016.
Funcionários |
Premiação |
139 |
5 anos |
88 |
10 anos |
21 |
15 anos |
9 |
20 anos |
3 |
25 anos |
2 |
30 anos |
2 |
35 anos |
3 |
40 anos |
267 |