Estruturar ações de responsabilidade social, compartilhar conhecimentos para beneficiar um número cada vez maior de pessoas, contribuindo positivamente com a conquista, a preservação e a proteção de tudo aquilo que é mais valioso. Ao longo de 2016, a Liberty Seguros, com o suporte de agência de consultoria, realizou um amplo trabalho que redefiniu seu posicionamento estratégico, seus investimentos e suas ações de comunicação com foco em responsabilidade social. O processo envolveu análises internas e externas para elaboração de um diagnóstico de quais causas e propósitos seriam apoiados pela Companhia, de modo que gere valor no relacionamento com os principais stakeholders e contribua com a melhoria da qualidade de vida da comunidade e das pessoas.

A partir desse trabalho foi definido o programa Isso tem Valor, por meio do qual a Companhia passou a, além de estruturar suas ações de responsabilidade social, compartilhar conhecimentos para beneficiar um número cada vez maior de pessoas, o que contribuiu positivamente com a conquista, a preservação e a proteção de tudo aquilo que é mais valioso. O programa atua por meio de três pilares estratégicos:

Educação e empreendedorismo, cujas frentes de atuação são a formação e a capacitação de jovens de comunidades vulneráveis para trabalhar no mercado em geral e no de seguros; o apoio a mulheres empreendedoras; e a ativação de projetos via leis de incentivo.

Boas práticas e preservação, que agrega a plataforma de voluntariado corporativo da Empresa; ações de descarte responsável; e cultura de consumo consciente na Companhia.

Conscientização em seguros, por meio do portal Isso tem Valor, que será lançado no segundo semestre de 2017 e terá conteúdos educativos sobre seguros e divulgação de pesquisas relevantes sobre o tema, além de assuntos relevantes para a população em geral, como informações sobre manutenção e preservação do carro, da casa e da vida.

Educação e empreendedorismo





A Liberty Seguros promove, desde 2015, o projeto Mulheres Seguras, por meio do qual apoia o público feminino que deseja começar ou alavancar um negócio próprio. Para inspirar e empoderar essas mulheres, a Companhia mantém a plataforma on-line Mulheres Seguras (www.mulheresseguras.com.br), que conta com depoimentos, dicas e informações sobre o mundo do empreendedorismo. O portal serve ainda para o compartilhamento de conquistas, aprendizados e dificuldades, assim como para a troca de melhores práticas entre elas. Desde o lançamento até o fim de 2016, foram registradas mais de 300 mil visitas e 230 cadastros na newsletter do portal.

Além de atuar no ambiente digital, a Liberty promove ações presenciais. Em 2016, marcando o primeiro ano de aniversário da plataforma Mulheres Seguras e para comemorar o Dia do Empreendedor, foi realizado workshop de negociação com consultoria externa e a promoção de networking entre as integrantes do projeto. O Mulheres Seguras permanece como um dos focos do pilar Educação e empreendedorismo e contará com outras ações diferenciadas em 2017.


Já com foco na frente de atuação “ativação de projetos via leis de incentivo”, a Liberty Seguros ampliou seus patrocínios por esse meio em 2016, ano em que avaliou mais de 100 propostas de diferentes instituições. Por fim, a Companhia optou por apoiar seis projetos sociais por meio da Lei Rouanet, da Lei de Incentivo ao Esporte, do Fundo Nacional do Idoso, do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca). Nessas ações, relacionadas a temas como educação, inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo, foram investidos mais de R$ 1,1 milhão. Os projetos são:

  • Unibes Lab: com sede em São Paulo (SP), a Unibes Lab é uma iniciativa da Unibes Cultural (Casa de Cultura de Israel), organização sem fins lucrativos que, há mais de 100 anos, colabora para o desenvolvimento humano. Por meio do projeto são oferecidos 240 atendimentos anuais para jovens empreendedores em cursos gratuitos de cinema de animação, fotografia e música, além de aulas para empreendedores criativos e culturais, coaching, co-working e mentoria para empresas incubadas. A ação apoia via Lei Rouanet.
  • Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias: também via Lei Rouanet, a Liberty Seguros investirá no Instituto, fundado em 2003, em São Paulo (SP), com a missão de promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. Anualmente, 150 pessoas, com idade entre 17 a 20 anos e em situação de vulnerabilidade social e econômica, recebem formação técnica em audiovisual e sociocultural para ingressarem no mercado de trabalho.
  • CEAP: Via Condeca, a Companhia continuará apoiando o Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP), ONG localizada na zona sul da cidade de São Paulo (SP) que, desde 1985, oferece formação integral a jovens de 10 a 18 anos por meio de cursos técnicos e profissionalizantes. Anualmente são atendidos cerca de 700 pessoas. O CEAP já é parceiro da Liberty Seguros na ação Futuro de Valor, por meio da qual a Empresa, em dezembro de 2016, em parceria com o Senac, impactou mais de 440 pessoas da comunidade paulistana de Cidade Ademar com a realização de uma série de oficinas educativas para fomentar o ingresso no mercado de trabalho.
  • Vocação Sustentável: desde 1967, a ONG Vocação se dedica a desenvolver habilidades pessoais por meio do trabalho em comunidades, do investimento em projetos socioeducativos de desenvolvimento integral, da realização de cursos profissionalizantes e da prestação de serviços para empresas. Por meio do FUMCAD, a Liberty Seguros investirá em projeto da ONG de fomento a práticas socioeducativas com vistas ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e suas famílias segundo princípios básicos de sustentabilidade e consumo consciente.
  • Hospital Angelina Caron: fundado em 1983 e localizada em Curitiba (PR), a instituição de saúde tem como missão prestar cuidados de qualidade a mais de 370 mil pacientes, dos quais 95% são oriundos do sistema público de saúde. O projeto incentivado pela Liberty Seguros é o Radioterapia Moderna para Idosos, que tem como objetivo aumentar a quantidade e a qualidade do serviço de radioterapia disponibilizado no hospital. Para tanto, a ação tem como objetivo a compra de um acelerador linear (equipamento de radioterapia), que possibilitará aumento de 62% no número de atendimentos por dia. O patrocínio se dará por meio da lei do Fundo Nacional do Idoso.
  • Fundação Tênis: via Lei de Incentivo ao Esporte, a Empresa investirá na Fundação Tênis, criada em 2001 e que mantém atividades em seis cidades dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. O programa socioeducacional e esportivo tem como foco promover valores de amizade, respeito e excelência por meio da prática esportiva. A iniciativa assiste a mais de mil crianças e adolescentes.


Total investido via leis de incentivo*
Leis Investimento (R$)
Lei Rouanet 650.000
Lei de Incentivo ao Esporte 170.000
Fundo Nacional do Idoso 170.000
FUMCAD/Condeca 170.000
Total 1.160.000

* Pelas empresas: Liberty Seguros e Indiana Seguros.

Boas práticas e preservação

Nesse pilar estratégico, os destaques do exercício foram as ações de voluntariado promovidas no Serve with Liberty e no Natal Solidário, que contaram com recorde de participação dos funcionários: foi alcançado engajamento de 80%, com a colaboração de mais de 1.400 voluntários em todo o Brasil.

Além disso, as iniciativas nesse pilar visam contribuir para o crescimento sustentável e incluem desde orientações aos funcionários sobre consumo consciente de recursos, como água e energia, até redução do número de cópias e impressões, salvo seja imprescindível.

Serve with Liberty

Anualmente, a Liberty Mutual promove o Serve with Liberty, uma campanha global de incentivo ao voluntariado e à solidariedade, que envolve todas as unidades do Grupo. Em 2016, na Liberty Seguros, a iniciativa ocorreu entre os meses de abril e maio, com participação recorde dos funcionários da Companhia em todo o Brasil.

As ações incluíram doações de roupas, sapatos, alimentos e livros, com a arrecadação de mais de 10.400 itens. Houve também um mutirão de conscientização sobre o zika vírus e uma campanha de doação de sangue, organizada em parceria com o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), e hospitais locais nas filiais, com 255 voluntários.

O Serve with Liberty de 2016 incluiu também um trabalho em campo na biblioteca da ONG da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas), em São Paulo (SP), afetada por fortes chuvas. Para apoiar o local, 33 funcionários realizaram um mutirão de pintura e organizaram a doação de mais de 720 livros, que beneficiaram cerca de 3 mil frequentadores da biblioteca. Além disso, houve uma oficina de leitura para crianças da comunidade. Os funcionários puderam ainda contribuir com suas comunidades por meio da entrega de cupons da Nota Fiscal Paulista e com valores em espécie; a Liberty dobrou o valor doado por suas equipes. A arrecadação total alcançou R$ 38 mil, recurso doado para 36 ONGs localizadas nas cidades de atuação da Empresa.

Natal Solidário

O Natal Solidário Liberty Seguros contou com quatro ações realizadas entre novembro e dezembro, que reforçaram o pilar Educação e Empreendedorismo do programa Isso tem Valor:


Vá Ver Solidário

Sessenta funcionários mostraram o ambiente de trabalho da Empresa e as atividades desenvolvidas a 37 jovens interessados em ingressar no mercado profissional. Exercendo a figura de mentores, os profissionais também auxiliaram os participantes com o aprimoramento de seus currículos e simulações de entrevistas de emprego.


Doação de Alimentos

Por meio de parceria firmada com o Serviço de Assistência Social à Família, um programa da Unibes, foram arrecadados mais de 900 quilos de alimentos não perecíveis e R$ 1.700, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social dos bairros paulistanos de Bom Retiro e Santa Cecília.

Feira Social

Realizada na matriz da Companhia, em São Paulo (SP), visou apoiar ONGs de diferentes causas por meio da arrecadação de recursos obtidos com a venda de produtos sociais. A feira teve duração de 4 horas e contou com a participação de seis instituições, que arrecadaram mais de R$ 2.600 para investirem em seus projetos.

Sacolinhas de Natal

Os funcionários se organizaram para montar sacolas personalizadas, contendo uma roupa, um calçado, um brinquedo e um doce. As 125 sacolinhas foram entregues para as crianças da CEI Betty Lafer, mantida pela Unibes.

Programa Sinal Livre

Idealizado em 2011 pela Liberty Seguros, o programa de mobilidade urbana, Sinal Livre, foi encerrado em 2016 após definição do novo posicionamento da Empresa em responsabilidade social. Ao longo dos anos, o projeto atuou a fim de educar, engajar e conscientizar a população sobre a necessidade da segurança e tranquilidade no ir e vir. Também foram desenvolvidas pesquisas de mobilidade urbana para mapear a situação das principais capitais brasileiras em termos de transporte público, modais de locomoção, consumo consciente, sustentabilidade, entre outros aspectos.

Conscientização em seguros


Em 2016, a Liberty Seguros iniciou o desenvolvimento do portal Isso tem Valor, que será lançado em 2017 com uma série de conteúdos informativos e educativos sobre seguros e temas relevantes para proteger e preservar as conquistas das pessoas. Esse é um compromisso da Empresa, que visa aculturar a população em relação à importância de manter os principais bens segurados e proteger e preservar suas conquistas.

Próxima página Página anterior