Encerramos mais um ano de muitos desafios na Liberty e fechamos 2016 no mesmo patamar na comparação com o ano anterior. Nosso desempenho foi melhor que o do mercado, que registrou no período um decréscimo estimado de 2% (considerando o mesmo mix da Liberty). Nossa rentabilidade também continuou com boa atuação: o resultado antes de impostos está em linha com o planejado, o que indica que temos um negócio saudável e sustentável. Assim, estamos alinhados aos nossos três principais objetivos: fazer os negócios com ética, ser rentáveis e crescer, nessa ordem de importância.
Temos várias conquistas para comemorar e também alguns aprendizados sobre os quais refletir. Isso porque não há como falar dos nossos resultados em 2016 sem considerar o cenário difícil que o Brasil enfrenta. No ano, o País decresceu 3,5%, e nosso negócio é sensível às oscilações econômicas. A venda de carros novos, por exemplo, caiu 19,8%, quando comparada a 2015, e 45,3% desde o recorde de 2012. Esse quadro afetou diretamente a nossa carteira de Auto. Da mesma forma, o aumento do desemprego, de 8,5% para 11,5%, prejudicou as vendas dos canais Affinity e Vida em Grupo. Além disso, a quantidade de clientes que não conseguiram pagar a apólice dobrou no ano de 2016.
Mesmo assim, nossos resultados – e não só os financeiros – apontam que estamos no caminho certo. Em 2016, fomos destaque em nove premiações – a maioria delas focada em atendimento excepcional. Já entre os projetos de destaque em 2016 estão cinco produtos novos – Transporte Fácil, Liberty Apartamento, Liberty Home Office, Auto Essencial e Liberty Festas – e mais três nichos de Comércio e Serviços. A diversificação é um aspecto fundamental da nossa estratégia, pois ter um portfólio mais atual e adequado aos diferentes perfis de consumidores nos traz vantagens competitivas. Estamos bem alinhados à nossa meta, que é melhorar o nosso mix, aumentar a participação de produtos não Auto e atingir uma relação de 76%/24% para Auto e Demais Produtos.
Estamos sempre em busca da melhoria contínua e da inovação. Em dezembro de 2016, vencemos, com nosso projeto de telemetria (Direção em Conta), o Prêmio Inovação em Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNseg).
Buscamos incorporar cada vez mais a cultura de inovação, e o melhor caminho para isso é o LMS – nosso sistema de gestão. Em 2016, identificamos 7.898 melhorias, das quais adotamos 4.814; realizamos 8.288 Vá Ver; e concluímos 161 Sessões de Resolução de Problemas, o que nos ajudou a impulsionar nossos resultados, mesmo diante de um cenário desafiador. As melhores iniciativas foram reconhecidas e compartilhadas no Programa Aplauso.
E o que seria da Liberty se não déssemos o cuidado que todas as pessoas merecem? Em 2016, a pesquisa de clima proporcionou um resultado que indica avanço nesse quesito. O índice pulou de 75% para 82% em apenas 18 meses. Isso indica que estamos no caminho correto.
O ano de 2017 será mais um período de muitos desafios. Ainda assim, nossa estratégia e nossos objetivos não mudarão: continuaremos investindo em novos sistemas e produtos, melhorando processos para oferecer aos nossos clientes e canais um atendimento excepcional e cuidando do nosso principal recurso: as pessoas. Não tenho dúvidas de que vamos continuar nesse caminho, pois contamos com um time de elite e engajado, duas características que garantem o sucesso.
Obrigado pelo ano que tivemos e vamos, juntos, construir um excelente 2017!
