PRÓXIMA PÁGINA
PÁGINA ANTERIOR
2010 • 2011
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

tetra Laval

liderança

global
A Tetra Pak Brasil é a segunda
maior operação do Grupo Tetra Pak
em volume de vendas e faturamento
e emprega 1.613 dos quase
23 mil colaboradores do grupo.
Atividades e
produção no Brasil


• 2 fábricas
• 7 escritórios regionais
• 1.613 colaboradores
• 23 bilhões de embalagens produzidas nos últimos dois anos
• 2ª maior operação do Grupo Tetra Pak em volume de vendas e faturamento
• 94,7% dos lares brasileiros
consomem produtos em
embalagens longa vida
A Tetra Pak está
presente em 170 países.
Lilian Souza (funcionária),
com o marido Douglas e o
filho Isaque

2.8

A Tetra Pak é uma empresa do grupo Tetra Laval, de origem sueca, do qual também fazem parte as empresas DeLaval e Sidel, com sede na Suíça. Todas elas são líderes em suas áreas de atuação, operando de forma independente e cooperativa em benefício dos clientes.

Empresa familiar limitada, de capital fechado, a Tetra Pak está presente em 170 países, por meio de 39 operações locais e 79 escritórios de vendas. São 22.896 colaboradores (1.613 no Brasil), que fizeram com que 75,7 bilhões de litros de produtos fossem entregues em todo o mundo, acondicionados em mais de 167 bilhões de embalagens da Tetra Pak, chegando ao total de € 10,36 bilhões em vendas líquidas mundiais em 2011.

A Tetra Pak Brasil é a segunda maior operação do Grupo Tetra Pak em volume de vendas e faturamento, atrás somente da subsidiária na China. A companhia é referência global em tecnologia e know-how, além de ser uma das empresas mais eficientes do mundo em seu setor, segundo o sistema World Class Management (WCM).

A atuação mundial
Tetra Pak é baseada
nos pilares de
crescimento, inovação,
meio mbiente, desempenho.

 

A Tetra Pak Brasil

Perfil

2.1 | 2.3 | 2.4 | 2.5 | 2.6 | 2.7

Com sede em São Paulo, a Tetra Pak Ltda. possui duas fábricas de material de embalagem – Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR) – e sete escritórios regionais de vendas e assistência técnica. Com atuação no Brasil há 54 anos, a companhia foi decisiva na evolução da indústria de alimentação e na promoção de mudanças culturais.

Exemplo disso é a introdução da tecnologia UHT (Ultra High Temperature), que contribuiu para a chegada do leite longa vida no País, cuja produção dobrou na primeira década deste século. Hoje, as embalagens da Tetra Pak – utilizadas também para sucos, água, molhos, cremes, vinhos, alimentos etc – estão presentes em 94,7% dos lares brasileiros, segundo estudo da Kantar Worldpanel, maior empresa de pesquisas de consumo domiciliar da América Latina.

A mesma tecnologia permitiu a criação da água de coco em caixinha. Antes descartada pelas empresas que processavam a polpa da fruta, a água de coco passou a ter finalidade comercial graças à articulação da Tetra Pak Brasil com fabricantes do setor.

Essa capacidade de prover soluções para o mercado nacional faz da companhia uma referência em embalagens seguras, que preservam o valor nutricional dos alimentos, reduzem custos associados a espaço para o transporte e acondicionamento e minimizam impactos ao meio ambiente pela produção eficiente e reciclagem pós-consumo.

A empresa também fornece sistemas de processamento de alimentos, máquinas de envase, equipamentos de distribuição e serviços de suporte aos seus clientes. Com um portfólio completo de produtos e serviços, atua em segmentos que englobam as etapas de pré-produção, produção, melhoria e treinamento.

Visão, Missão e Valores

4.8

Visão: “Nós nos comprometemos a disponibilizar alimentos de forma segura, onde quer que seja”.

Missão: trabalhamos para e com nossos clientes, oferecendo as melhores soluções em processamento e envase de alimentos. Mantemos um compromisso com a inovação, compreensão das necessidades dos consumidores e relacionamento com nossos fornecedores, a fim de oferecer essas soluções onde e quando houver consumo de alimentos. Acreditamos na liderança industrial responsável, gerando crescimento e rentabilidade, em harmonia com a sustentabilidade ambiental e a boa cidadania corporativa.

Valores: demonstram o compromisso em garantir alimentos seguros e disponíveis em todo e qualquer lugar. Essa herança é a base para o comportamento dos colaboradores e a concretização do trabalho.

  • Foco no cliente & Visão de longo prazo: agregamos valor e inspiramos nossos clientes porque reconhecemos que eles nos escolheram. Ousamos em liderar, com um foco para o futuro, e aproveitamos as oportunidades para aprender e crescer.
  • Qualidade & Inovação: não fazemos concessões quando a questão é qualidade. Caminhamos, incansavelmente, em busca de soluções melhores, mais adequadas e de grandes inovações.
  • Liberdade & Responsabilidade: temos a liberdade de tomar a iniciativa e agir de forma decisiva para defender os interesses da Tetra Pak e de nossos clientes. Responsabilizamo-nos por nossas ações e contribuímos com as comunidades em que operamos.
  • Parcerias & Diversão: respeitamos e confiamos um no outro e em nossos colaboradores para atingirmos resultados superiores. Gostamos de trabalhar juntos e comemoramos nossas realizações.

Certificações

Em agosto de 2011, as unidades Monte Mor (SP), Ponta Grossa (PR) e os escritórios de vendas e assistência técnica passaram pela auditoria externa do Sistema de Gestão Integrada (SGI), resultando na recertificação ISO 9001:2008 (Qualidade) e na manutenção da OHSAS 18001:2007 (Segurança & Saúde) e da ISO 14001:2004 (Meio Ambiente).

1951 A Tetra Pak é fundada, na Suécia
1952 São desenvolvidas a primeira máquina Tetra Classic e embalagens tetraédricas Tetra Classic
1957 Início das atividades da empresa no Brasil
1959 A produção mundial atinge 1 bilhão de unidades por ano
1961 Surge a embalagem longa vida asséptica
1978 Instalação da 1ª fábrica no Brasil, em Monte Mor (SP)
1999 Instalação da segunda fábrica brasileira, em Ponta Grossa (PR)
2008 Obtenção do certificado Forest Stewardship Council, selo FSC® – Cadeia de Custódia
2009 Lançamento do Sistema de Rastreabilidade Ativa no Brasil
2010 Ampliação da fábrica de Monte Mor e recorde de produção, com 11 bilhões de embalagens no ano
2011 Lançamento mundial da tampa produzida a partir de etanol da cana-de-açúcar e aumento da produção para 12 bilhões de embalagens no ano
Maysa, filha do
funcionário
Silvano Assunção


Governança corporativa

4.1 | 4.4 | 4.6 | 4.8 | 4.9 | 4.11 | SO2 | SO3 | SO4

A atuação da Tetra Pak Brasil é baseada em boas práticas de governança corporativa, pautada pelos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Essas iniciativas buscam traduzir para o dia a dia a Visão, Missão e Valores da companhia.

Todos os líderes e gestores assinam um termo de compromisso com a governança corporativa (Corporate Governace Confirmation). Ao fazê-lo, cada um deles assegura que trabalhou da melhor forma possível para aplicar boas práticas naquele período. Todas as atividades nessa área são auditadas, a cada dois anos, globalmente.

No Brasil, a empresa mantém o Comitê de Governança Corporativa, formado por cinco integrantes de diversas áreas, responsável por garantir que as boas práticas sejam aplicadas localmente e transmitidas para cada colaborador. Essa disseminação ocorre, entre outras atividades, por meio da Semana de Governança Corporativa, evento anual realizado desde 2009 com palestras a todos os colaboradores.

O Comitê ainda coordena os processos de Management Declaration, em que todos os colaboradores confirmam seguir as políticas e procedimentos locais e globais do grupo, declarando a ausência de conflito de interesses; e de Risk Assessment, que levanta e classifica os riscos de cada área da empresa por probabilidade, potenciais impactos, ações e responsáveis.

A experiência dessas atividades está sendo compartilhada com as demais operações da América do Sul e Central para a criação de Comitês de Governança Corporativa também nesses países.

As ações de cada colaborador são orientadas pelo Código de Conduta Corporativa, revisado periodicamente por um membro da diretoria mundial e por responsáveis locais. Cada novo colaborador é apresentado ao Código já no Programa de Integração e recebe um livro com o documento na íntegra. Também é possível encontrar o conteúdo no Orbis, intranet da Tetra Pak.

As políticas da Tetra Pak dão suporte ao Código de Conduta por meio de orientações aplicáveis a todos os gestores, que recebem treinamentos presenciais anualmente, e aos demais colaboradores, capacitados periodicamente. São elas:

Política Anticorrupção: voltada para o relacionamento entre colaboradores e fornecedores, autoridades, governo, bancos e prestadores de serviços. Visa combater atividades fraudulentas e práticas de suborno. Os profissionais da Tetra Pak são orientados a agir com transparência e jamais oferecer, pedir ou aceitar pagamentos, entretenimento ou vantagens que possam influenciar na tomada de decisões ou que as tornem dependentes dos atores envolvidos. Nos últimos dois anos, todos os novos colaboradores receberam treinamento referentes às políticas e procedimentos anticorrupção da empresa já na integração.

Política de Ouvidoria: os colaboradores da Tetra Pak têm o dever de denunciar práticas que estejam em desacordo com a governança corporativa. Todas as denúncias são investigadas e a pessoa delatora não pode ser penalizada. A denúncia pode ser feita ao superior imediato, ao Comitê de Governança Corporativa ou aos diretores executivos de Finanças e Controle de Negócios, Jurídico ou de Recursos Humanos. Também é possível enviar a denúncia pela intranet, de forma anônima. Nos últimos dez anos, a empresa não registrou nenhum caso de desvio ou corrupção.

Auditorias: o grupo Tetra Pak dispõe de Auditoria Interna bienal, direcionada aos itens de governança corporativa. Práticas não compatíveis com as políticas do grupo são apuradas e corrigidas. Auditorias externas sobre controles internos são conduzidas anualmente.

Guidelines: auxiliam na administração e na preparação de novas políticas. Essas diretrizes podem fazer parte das políticas ou ser editadas separadamente e devem ser seguidas em assuntos não contemplados por de outras políticas e procedimentos.

Procedimentos: todos os procedimentos da companhia são detalhados e mandatários, como o Manual de Relatórios Financeiros, as regras para Aprovação de Investimentos e o Manual de Uso das Marcas.

Marca

PR5

Com o lema “PROTEGE O QUE É BOM™”, a Tetra Pak busca agregar valor e fortalecer sua marca. O uso do conceito de proteção remete a manter algo seguro, defender, vigiar, cuidar, zelar. Sua importância é expressa pelo fato de que essa é uma palavra ativa, conjugada no tempo presente, e pela associação da palavra “bom” com os sinônimos generoso, benéfico e saudável.

O lema é uma extensão da Visão da empresa e aplicado em toda a cadeia de valor. As embalagens da Tetra Pak protegem o alimento e ajudam a proteger o meio ambiente: são 100% recicláveis e têm o papel (material de fonte renovável) como principal insumo. Além de utilizar papel certificado pela Forest Stewardsip Council (FSC®), a companhia investe em outros materiais renováveis, como a tampa produzida a partir do etanol da cana-de-açúcar, lançada em 2011.

O valor da marca é medido anualmente por meio de uma pesquisa de reputação com colaboradores, clientes, fornecedores e público em geral, conduzida pelo Reputation Institute. O resultado vem evoluindo nos últimos anos, passando de 77,6 em 2010 para 79,8 em 2011, nível considerado forte pela consultoria e comparável aos dos principais grupos que atuam no País.