GRI G4-32
"DE ACORDO" ABRANGENTE
Conteúdos padrão gerais | |||||||
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Conteúdos padrão gerais | Descrição | Número da página (ou link)/ Resposta | Abrangência | Razões para omissão | Omissões identificadas e suas explicações | Verificação externa | Pacto Global (Princípios) |
Estratégia e análise | |||||||
G4-1 | Mensagem do presidente | - | - | - | - | ||
G4-2 | Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades | - | - | - | - | ||
Perfil organizacional | |||||||
G4-3 | Nome da organização | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-4 | Principais produtos, marcas e serviços | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-5 | Localização da sede da organização | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-6 | Países onde estão as principais unidades de operação ou as mais relevantes para os aspectos da sustentabilidade do relatório | - | - | - | - | ||
G4-7 | Natureza da propriedade e a forma jurídica da organização | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-8 | Mercados em que a organização atua (com discriminação geográfica, setores abrangidos e tipos de clientes e beneficiários) | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-9 | Porte da organização | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-10 | Perfil dos empregados | - | - | - | 122 a 123 | 6 | |
G4-11 | Percentual de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva | - | - | - | 3 | ||
G4-12 | Descrição da cadeia de fornecedores da organização | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-13 | Mudanças significativas em relação a porte, estrutura, participação acionária e cadeia de fornecedores | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-14 | Descrição sobre como a organização adota a abordagem ou o princípio da precaução | - | - | - | - | ||
G4-15 | Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente | - | - | - | - | ||
G4-16 | Participação em associações e organizações nacionais ou internacionais | - | - | - | 122 a 123 | - | |
Aspectos materiais identificados e limites | |||||||
G4-17 | Entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas e entidades não cobertas pelo relatório | - | - | - | - | ||
G4-18 | Processo adotado para definir o conteúdo do relatório | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-19 | Aspectos materiais identificados no processo de definição do conteúdo do relatório | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-20 | Limite do aspecto material dentro da organização | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-21 | Limite do aspecto material fora da organização | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-22 | Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores | Não houve mudanças das naturezas exemplificadas na compilação do protocolo do indicador | - | - | - | - | |
G4-23 | Alterações significativas de escopo e limites de aspectos materiais em relação a relatórios anteriores | - | - | - | 122 a 123 | - | |
Engajamento de stakeholders | |||||||
G4-24 | Lista de grupos de stakeholders engajados pela organização | - | - | - | - | ||
G4-25 | Base usada para a identificação e a seleção de stakeholders para engajamento | - | - | - | - | ||
G4-26 | Abordagem e frequência de engajamento de stakeholders | - | - | - | - | ||
G4-27 | Principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento, por grupo de stakeholders | - | - | - | 122 a 123 | - | |
Perfil do relatório | |||||||
G4-28 | Período coberto pelo relatório | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-29 | Data do relatório mais recente (se houver) | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-30 | Ciclo de emissão de relatórios (anual, bienal, etc.) | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-31 | Contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-32 | Opção "de acordo" (essencial ou abrangente) escolhida pela organização | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-33 | Política e prática atuais relativas à busca de verificação externa para o relatório | - | - | - | 122 a 123 | - | |
Governança | |||||||
G4-34 | Estrutura de governança da organização, incluindo os comitês do mais alto órgão de governança | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-35 | Processo de delegação do mais alto órgão de governança para tópicos econômicos, ambientais e sociais | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-36 | Cargos e funções executivas responsáveis pelos tópicos econômicos, ambientais e sociais | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-37 | Processos de consulta entre stakeholders e o mais alto órgão de governança em relação aos tópicos econômicos, ambientais e sociais | - | - | - | - | ||
G4-38 | Perfil do mais alto órgão de governança e dos seus comitês | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-39 | Relato em caso de o presidente do mais alto órgão de governança ser também um diretor-executivo (e, nesse caso, sua função na gestão da organização e as razões para esse acúmulo) | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-40 | Critérios de seleção e processos de nomeação para o mais alto órgão de governança e seus comitês | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-41 | Processos usados pelo mais alto órgão de governança para garantir a prevenção e a administração de conflitos de interesse | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-42 | Papéis desempenhados pelo mais alto órgão de governança e pelos executivos seniores no desenvolvimento, na aprovação e atualização do propósito, na declaração de missão, visão e valores e na definição de estratégias, políticas e metas | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-43 | Medidas tomadas para desenvolver e aprimorar o conhecimento do mais alto órgão de governança sobre tópicos econômicos, ambientais e sociais | - | - | - | - | ||
G4-44 | Processos de avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança no que diz respeito a tópicos econômicos, ambientais e sociais | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-45 | Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na identificação e gestão de impactos, riscos e oportunidades derivados de questões econômicas, ambientais e sociais e na implementação de processos de due diligence | - | - | - | - | ||
G4-46 | Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na análise da eficácia dos processos de gestão de risco da organização para tópicos econômicos, ambientais e sociais | - | - | - | - | ||
G4-47 | Frequência com que o mais alto órgão de governança analisa impactos, riscos e oportunidades derivados de questões econômicas, ambientais e sociais | - | - | - | - | ||
G4-48 | Órgão ou cargo de mais alto nível que analisa e aprova formalmente o relatório de sustentabilidade da organização e garante que todos os aspectos materiais sejam abordados | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-49 | Processo adotado para comunicar preocupações críticas ao mais alto órgão de governança | - | - | - | - | ||
G4-50 | Natureza e número total de preocupações críticas comunicadas ao mais alto órgão de governança e o(s) mecanismo(s) adotado(s) para abordá-las e resolvê-las | Resposta parcial | Atualmente indisponível | Não foram descritos os mecanismos adotados para abordar e resolver as críticas comunicadas ao mais alto órgão de governança | - | ||
G4-51 | Políticas de remuneração aplicadas ao mais alto órgão de governança e aos executivos seniores | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-52 | Processo adotado para a determinação da remuneração | - | - | - | 122 a 123 | - | |
G4-53 | Consultas a stakeholders sobre remuneração e sua aplicação nas políticas da organização | - | - | - | - | ||
G4-54 | Proporção entre a remuneração total do indivíduo mais bem pago da organização e a média de remuneração anual total de todos os empregados (excluindo o mais bem pago) no mesmo país | Em 2014, a proporção entre a remuneração anual total do indivíduo mais bem pago da Companhia e a remuneração média anual total de todos os empregados foi de 4,8 vezes. | - | - | - | 122 a 123 | - |
G4-55 | Proporção entre o aumento percentual da remuneração total anual do indivíduo mais bem pago e o aumento percentual médio da remuneração anual total de todos os empregados (excluindo o mais bem pago) no mesmo país | A proporção entre o aumento percentual da remuneração total anual do indivíduo mais bem pago e o aumento percentual médio da remuneração anual total de todos os empregados foi de 84,0%. | - | - | - | 122 a 123 | - |
Ética e integridade | |||||||
G4-56 | Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização, como códigos de conduta e de ética | - | - | - | 122 a 123 | 10 | |
G4-57 | Mecanismos internos e externos em busca de aconselhamento sobre os comportamentos ético e legal | - | - | - | 122 a 123 | 10 | |
G4-58 | Mecanismos internos e externos adotados pela organização para comunicar preocupações em torno de comportamentos não éticos ou incompatíveis com a legislação | - | - | - | 10 |
“DE ACORDO” ABRANGENTE
Conteúdos padrão específicos | ||||||||||
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Temas materiais | DMA e indicadores | Descrição | Número da página (ou link)/Resposta | Limite do aspecto (G4-20 | G4-21) | Abrangência | Razões para omissão | Omissões identificadas e suas explicações | Verificação externa | Pacto Global (Princípios) | |
Dentro | Fora | |||||||||
Categoria: Econômica | ||||||||||
Aspecto material: Desempenho econômico | ||||||||||
G4-DMA | Forma de gestão | Modelo de Negócio |
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Desempenho econômico: valor econômico gerado e distribuído e impactos conjunturais nos negócios | G4-EC1 | Valor econômico direto gerado e distribuído | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores - Clientes |
Resposta completa | - | - |
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- | |
Contexto setorial (ambiente regulatório e tarifário, leilões de energia e hidrologia) | G4-EC2 | Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização em decorrência de mudanças climáticas | - Tractebel | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
7 | ||
Não material | G4-EC3 | Cobertura das obrigações previstas no plano de pensão de benefício definido da organização | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- | |||
Contexto setorial (ambiente regulatório e tarifário, leilões de energia e hidrologia) | G4-EC4 | Assistência financeira recebida do governo | Redução do IR na Tractebel Energia (UHE Ponte de Pedra) que totalizou R$ 10.755 Mil. Além disso, destaca-se também, o incentivo de reinvestimento na Tractebel Energia (UHE Ponte de Pedra) no valor de R$ 1.107 mil. | - Tractebel | Resposta completa | - | - |
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Aspecto material: Presença no mercado | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Modelo de Negócio Gestão Sustentável da Operação |
- | |||||||
Não material | G4-EC5 | Variação da proporção do salário mais baixo, discriminado por gênero, comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes | Em 2014, considerada exclusivamente a parcela fixa, o menor salário pago pela Tractebel Energia foi igual ao salário mínimo nacional vigente (Salário referente aos Jovens Aprendizes) | - | - | Resposta completa | - | - | 6 | |
Não material | G4-EC6 | Proporção de membros da alta direção contratados na comunidade local em unidades operacionais importantes | A Tractebel não faz segregação por cargo dos empregados contratados localmente | - | - | Resposta completa | - | - | 6 | |
Aspecto material: Impactos econômicos indiretos | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-EC7 | Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- | |
Não material | G4-EC8 | Impactos econômicos indiretos significativos, inclusive a extensão dos impactos | - | - | Resposta parcial | Atualmente indisponível | Não há informações referentes a disponibilidade de produtos e serviços para pessoas de baixa renda, fortalecimento das habilidades e conhecimentos de uma comunidade profissional ou em uma região geográfica, empregos indiretos na cadeia de fornecedores ou distribuição, estímulo, viabilização ou restrição a investimentos externos diretos, impacto econômico do uso de produtos e serviços, grau de importância dos impactos no contexto de referências externas e prioridades para stakeholders, como normas, protocolos e agendas de políticas nacionais e internacionais. A implantação e operação de usinas são atividades capazes de contribuir para a economia das regiões onde se inserem esses empreendimentos. Além disso, a Tractebel Energia possui quatro programas em prol dessas regiões, adicionais às obrigações das licenças de instalação e operação conforme mencionado ao longo do relatório. Tais Programas incentivam a implantação de Centros de Cultura (com gestão autônoma, previamente capacitada pela Tractebel Energia), a implantação de parques ambientais e hortos florestais, a educação ambiental nas usinas, o plantio e doação de mudas nativas e a educação durante a infância e adolescência. A mensuração dos efeitos desses programas e iniciativas para as regiões onde são realizados, ainda não tem previsão de acontecer, uma vez que carece de refinamentos tecnológicos, motivo pelo qual a Companhia optou por considerar este indicador como não disponível. | - | ||
Aspecto material: Práticas de compra | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | 122 a 123 |
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Não material | G4-EC9 | Proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes | - | - | Resposta completa | - | - |
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- | |
Categoria: Ambiental | ||||||||||
Aspecto material: Energia | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação |
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- | ||||||
Uso de energia e eficiência energética | G4-EN3 | Consumo de energia dentro da organização | - Tractebel | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
7 | 8 | ||
Uso de energia e eficiência energética | G4-EN4 | Consumo de energia fora da organização | O principal consumo da Companhia nas usinas é de energia geradas nas proximas instalações. | - Comercializadora | - Fornecedores - Clientes | Resposta completa | - | - |
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8 |
Uso de energia e eficiência energética | G4-EN5 | Intensidade energética | - Tractebel | Resposta completa | - | - |
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8 | ||
Uso de energia e eficiência energética | G4-EN6 | Redução do consumo de energia | - Tractebel | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | 9 | ||
Uso de energia e eficiência energética | G4-EN7 | Reduções nos requisitos de energia relacionados a produtos e serviços | - Tractebel | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | 9 | ||
Aspecto material: Água | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação |
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Gestão da água e efluentes | G4-EN8 | Total de retirada de água por fonte | - Tractebel | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
7 | 8 | ||
Gestão da água e efluentes | G4-EN9 | Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água | - Tractebel | - Comunidade do Entorno | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | |
Gestão da água e efluentes | G4-EN10 | Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada | - Tractebel | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | ||
Aspecto material: Biodiversidade | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação |
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Relacionamento com a comunidade (inclui engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | G4-EN11 | Unidades operacionais próprias, arrendadas ou administradas dentro ou nas adjacências de áreas protegidas e áreas de alto valor para a biodiversidade situadas fora de áreas protegidas | - Usinas hidrelétricas - Usinas termelétricas - Fontes complementares |
- Comunidade do Entorno | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | |
Não material | G4-EN12 | Descrição de impactos significativos de atividades, produtos e serviços sobre a biodiversidade em áreas protegidas e áreas de alto valor para a biodiversidade situadas fora de áreas protegidas | - | Resposta parcial | Atualmente indisponível | Não há mensuração sobre os impactos diretos e indiretos, tanto positivos como negativos, quanto às espécies afetadas, extensão de áreas impactadas, duração dos impactos e reversibilidade ou irreversibilidade dos impactos | 122 a 123 |
8 | ||
Não material | G4-EN13 | Habitats protegidos ou restaurados | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | ||
Não material | G4-EN14 | Número total de espécies incluídas na lista vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats situados em áreas afetadas por operações da organização, discriminadas por nível de risco de extinção | - | Resposta parcial | Atualmente indisponível | Não há um número consolidado de quantas espécies fazem parte das listas nacionais de conservação para todas as usinas operadas pela Companhia | 122 a 123 |
8 | ||
Aspecto material: Emissões | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação |
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Emissões de CO2 e alternativas de baixa emissão | G4-EN15 | Emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 1) | - Usinas termelétricas - Fontes complementares - Comercializadora |
- Comunidade do Entorno | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
7 | 8 | |
Emissões de CO2 e alternativas de baixa emissão | G4-EN16 | Emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia (Escopo 2) | - Comercializadora | - Fornecedores | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | |
Emissões de CO2 e alternativas de baixa emissão | G4-EN17 | Outras emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 3) | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores - Clientes |
Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | |
Emissões de CO2 e alternativas de baixa emissão | G4-EN18 | Intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE) | - Tractebel | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | ||
Emissões de CO2 e alternativas de baixa emissão | G4-EN19 | Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores - Clientes |
Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | 9 | |
Não material | G4-EN20 | Emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio (SDO) | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
7 | 8 | |||
Relacionamento com a comunidade (inclui engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | G4-EN21 | Emissões de NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas | - Usinas termelétricas - Fontes complementares |
- Comunidade do Entorno - Fornecedores |
Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
7 | 8 | |
Aspecto material: Efluentes e resíduos | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação |
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Gestão da água e efluentes | G4-EN22 | Descarte total de água, discriminado por qualidade e destinação | - Tractebel | - Comunidade do Entorno | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | |
Não material | G4-EN23 | Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | |||
Não material | G4-EN24 | Número total e volume de vazamentos significativos | Em 2014, não foram registrados vazamentos significativos nas usinas operadas pela Tractebel Energia. | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | ||
Não material | G4-EN25 | Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da Convenção da Basileia (anexos I, II, III e VIII) e percentual de resíduos transportados internacionalmente | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | |||
Gestão da água e efluentes | G4-EN26 | Identificação, tamanho, status de proteção e valor da biodiversidade de corpos d’água e habitats relacionados, significativamente afetados por descartes e drenagem de água realizados pela organização | - Tractebel | - Comunidade do Entorno | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
8 | |
Aspecto material: Produtos e serviços | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | 122 a 123 | - | ||||||
Emissões de CO2 e alternativas de baixa emissão | G4-EN27 | Extensão da mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Clientes |
Resposta completa | - | - | 122 a 123 | 7 | 8 | 9 | |
Aspecto material: Conformidade | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Modelo de Negócio Gestão Sustentável da Operação |
- | |||||||
Não material | G4-EN29 | Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos ambientais | Em 2014 a Companhia e suas controladas não sofreram multas significativas, nem sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos ambientais. | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 | 8 |
Aspecto material: Geral | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Econômica | - | |||||||
Não material | G4-EN31 | Total de investimentos e gastos com proteção ambiental, discriminado por tipo | - | - | Resposta completa | - | 122 a 123 | 7 | 8 | 9 | ||
Aspecto material: Avaliação ambiental de fornecedores | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | 122 a 123 | - | ||||||
Não material | G4-EN33 | Impactos ambientais negativos significativos reais e potenciais na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 | 8 | |
Aspecto material: Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a impactos ambientais | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Relacionamento com a comunidade (inclui engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | G4-EN34 | Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos ambientais protocoladas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | - Tractebel | - Comunidade do Entorno | Resposta completa | - | - | 122 a 123 | 8 | |
Categoria: Social | ||||||||||
Subcategoria: Práticas trabalhistas e trabalho decente | ||||||||||
Aspecto material: Emprego | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Emprego e relações de trabalho | G4-LA1 | Número total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade por faixa etária, gênero e região | - Tractebel | - | Resposta parcial | Atualmente indisponível | Não há dados por região. | 122 a 123 | 6 | |
Emprego e relações de trabalho | G4-LA2 | Benefícios concedidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados por unidades operacionais importantes da organização | - Tractebel | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 | - | |
Emprego e relações de trabalho | G4-LA3 | Taxas de retorno ao trabalho e retenção após licença maternidade/paternidade, discriminadas por gênero | 100% | - Tractebel | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 | 6 |
Aspecto material: Relações trabalhistas | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Emprego e relações de trabalho | G4-LA4 | Prazo mínimo de notificação sobre mudanças operacionais e se elas são especificadas em acordos de negociação coletiva | - Tractebel | - | Resposta completa | - | - | 3 | ||
Aspecto material: Saúde e segurança do trabalho | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Saúde e segurança do trabalho (funcionários próprios e terceirizados) | G4-LA5 | Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho | - Tractebel | - Fornecedores | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- | |
Saúde e segurança do trabalho (funcionários próprios e terceirizados) | G4-LA6 | Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero | - Tractebel | - Fornecedores | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- | |
Saúde e segurança do trabalho (funcionários próprios e terceirizados) | G4-LA7 | Empregados com alta incidência ou alto risco de doenças relacionadas à sua ocupação | Em 2014, 757 empregados receberam adicional de periculosidade. | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores |
Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- |
Saúde e segurança do trabalho (funcionários próprios e terceirizados) | G4-LA8 | Tópicos relativos à saúde e segurança cobertos por acordos formais com sindicatos | - Tractebel | - Fornecedores | Resposta completa | - | - | - | ||
Aspecto material: Treinamento e educação | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-LA9 | Número médio de horas de treinamento por ano por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
6 | |
Não material | G4-LA10 | Programas de gestão de competências e aprendizagem contínua que contribuem para a continuidade da empregabilidade dos empregados em período de preparação para a aposentadoria | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- | |
Não material | G4-LA11 | Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira, discriminado por gênero e categoria funcional | 100% | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
6 |
Aspecto material: Diversidade e igualdade de oportunidades | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-LA12 | Composição dos grupos responsáveis pela governança e discriminação de empregados por categoria funcional, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade | Veja também Formulário de referência – 12.6/8 Composição e experiência profissional da administração e do conselho fiscal pág. 289 a 294 | - | - | Resposta parcial | Informação confidencial | Não foram informados dados sobre idade dos conselheiros e diretores | 122 a 123 | 6 |
Aspecto material: Igualdade de remuneração entre mulheres e homens | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-LA13 | Razão matemática do salário e remuneração entre mulheres e homens, discriminadas por categoria funcional e unidades operacionais relevantes | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 | 6 | |
Aspecto material: Avaliação de fornecedores em práticas trabalhistas | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-LA14 | Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a práticas trabalhistas | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Não material | G4-LA15 | Impactos negativos significativos reais e potenciais para as práticas trabalhistas na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito | Gestão Sustentável da Operação | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Aspecto material: Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Relacionamento com a comunidade (inclui engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | G4-LA16 | Número de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | - Tractebel | - Fornecedores | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- | |
Subcategoria: Direitos humanos | ||||||||||
Aspecto material: Investimentos | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Aumento da capacidade de geração (investimentos, licenciamentos e perspectivas) | G4-HR1 | Número total e percentual de acordos e contratos de investimentos significativos que incluem cláusulas de direitos humanos ou que foram submetidos a avaliação referente a direitos humanos | - Tractebel | - Comunidade do Entorno | Resposta completa | - | - |
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2 | |
Não material | G4-HR2 | Número total de horas de treinamento de empregados em políticas de direitos humanos ou procedimentos relacionados a aspectos de direitos humanos relevantes para as operações da organização, incluindo o percentual de empregados treinados | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
1 | |
Aspecto material: Não discriminação | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Emprego e relações de trabalho | G4-HR3 | Número total de casos de discriminação e medidas corretivas tomadas | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores - Clientes |
Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
6 | |
Aspecto material: Liberdade de associação e negociação coletiva | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Emprego e relações de trabalho | G4-HR4 | Operações e fornecedores identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva possa estar sendo violado ou haja risco significativo e medidas tomadas para apoiar esse direito | Ao longo de 2014, não foram identificadas aberturas de não conformidades em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva, tenha sido violado. | - Tractebel | - Fornecedores | Resposta completa | - | - | 3 | |
Aspecto material: Trabalho infantil | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-HR5 | Operações e fornecedores identificados como de risco para a ocorrência de casos de trabalho infantil e medidas tomadas para contribuir para a efetiva erradicação do trabalho infantil | Em 2014 não foi identificada nenhuma operação que apresentasse riscos significativos de ocorrência de casos de trabalho infantil e trabalhadores jovens expostos a trabalho perigosos. | - | - | Resposta completa | - | - | 5 | |
Aspecto material: Trabalho forçado ou análogo ao escravo | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-HR6 | Operações e fornecedores identificados como de risco significativo para a ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e medidas tomadas para contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou análogo ao escravo | 63 Em 2014 não foi identificada nenhuma operação que apresentasse riscos significativos de ocorrência de casos de trabalhos forçado ou análogo ao escravo. | - | - | Resposta completa | - | - | 4 | |
Aspecto material: Direitos dos povos indígenas e tradicionais | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Relacionamento com a comunidade (inclui engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | G4-HR8 | Número total de casos de violação de direitos de povos indígenas e tradicionais e medidas tomadas a esse respeito | Em resposta à uma ação do Ministério Público Federal de Goiás, ao final de 2014 ainda estava em negociação uma compensação pelo alagamento involuntário de 0,67% dos 38,7 mil hectares da Terra Indígena Avá- Canoeiro, nas margens do Rio Tocantins. Esse alagamento ocorreu à época do enchimento do reservatório da UHE Cana Brava, em 2002, por uma diferença de cota entre marcos do IBGE e da Aneel. A Tractebel Energia forneceu estudo completo do impacto causado e um plano de reparação, que se encontra sob análise da Funai. | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores |
Resposta completa | - | - | 1 | |
Aspecto material: Avaliação | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Aumento da capacidade de geração (investimentos, licenciamentos e perspectivas) | G4-HR9 | Número total e percentual de operações submetidas a análises ou avaliações de direitos humanos de impactos relacionados a direitos humanos | Em 2014, não foram registradas análises ou avaliações relativas a desrespeito de direitos humanos na cadeia de produção da Tractebel Energia | - Tractebel | - | Resposta completa | - | - | 1 | |
Aspecto material: Avaliação de fornecedores em direitos humanos | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-HR10 | Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relacionados a direitos humanos | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
2 | |
Não material | G4-HR11 | Impactos negativos significativos reais e potenciais em direitos humanos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
2 | |
Aspecto material: Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a direitos humanos | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Relacionamento com a comunidade (inclui engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | G4-HR12 | Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos em direitos humanos registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores |
Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
1 | |
Subcategoria: Sociedade | ||||||||||
Aspecto material: comunidades locais | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Relacionamento com a comunidade (inclui engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | G4-SO1 | Percentual de operações com programas implementados de engajamento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores - Clientes |
Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
1 | |
Relacionamento com a comunidade (inclui engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | G4-SO2 | Operações com impactos negativos significativos reais e potenciais nas comunidades locais | Os impactos reportados na página 86 são típicos, principalmente da atividade de implantação (mais que de operação) de usinas. Em 2014, encontrava-se em curso a implantação de algumas usinas pela Tractebel Energia, e o mesmo está previsto para os próximos anos. Uma particularização desses impactos pode ser feita em função das fontes primárias. Especificamente considerados os impactos negativos, porém com viabilidade de gestão – havendo metodologias consagradas no Brasil e no mundo para isso –, usinas hidrelétricas – especialmente as de grande porte – requerem remanejamento populacional, causam impacto visual, vibrações, alteração do cotidiano social, de ordem morfológica (relevo e drenagem natural) / paisagística, emissão de ruídos, produção de resíduos sólidos e efluentes líquidos e alteração de habitats; os empreendimentos termelétricos acarretam impacto visual, vibrações, alteração do cotidiano social, alteração morfológica (relevo e drenagem natural), lançamento de poeiras, alteração paisagístic, emissão de ruídos e gases, produção de resíduos sólidos e efluentes líquidos e alteração de habitats; usinas a biomassa, via de regra, os mesmos impactos das termelétricas, porém em escala inferior e utilizando fontes renováveis; e empreendimentos eólicos causam impacto visual, alteração paisagística, emissão de ruídos e alteração de habitats. A localização dos empreendimentos, segregada por fontes, pode ser encontrada no capítulo "Perfil Institucional" deste Relatório. | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores |
Resposta completa | - | - | 1 | |
Aspecto material: Combate à corrupção | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-SO3 | Número total e percentual de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção e os riscos significativos identificados | - | - | Resposta completa | - | - | 10 | ||
Não material | G4-SO4 | Comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate à corrupção | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
10 | |
Não material | G4-SO5 | Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas | 86 Não foram registrados casos de corrupção em 2014. | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
10 |
Aspecto material: Políticas públicas | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-SO6 | Valor total de contribuições financeiras para partidos políticos e políticos, discriminado por país e destinatário/beneficiário | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
10 | |
Aspecto material: Concorrência desleal | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-SO7 | Número total de ações judiciais movidas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados | Não foram registradas ocorrências dessa natureza | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- |
Aspecto material: Conformidade | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-SO8 | Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos | Em 2014 não foi registrado qualquer processo administrativo ou judicial relativo à aplicação de multa ou de sanções não monetárias em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- |
Aspecto material: Avaliação de fornecedores em impactos na sociedade | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-SO9 | Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a impactos na sociedade | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- | |
Não material | G4-SO10 | Impactos negativos significativos reais e potenciais da cadeia de fornecedores na sociedade e medidas tomadas a esse respeito | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Aspecto material: Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a impactos na sociedade | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Relacionamento com a comunidade (engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | G4-SO11 | Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos na sociedade registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores - Clientes |
Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Subcategoria: Responsabilidade pelo produto | ||||||||||
Aspecto material: Rotulagem de produtos e serviços | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Gestão da carteira de clientes | G4-PR5 | Resultados de pesquisas de satisfação do cliente | - Tractebel | - Clientes | Resposta completa | - | - | - | ||
Aspecto material: Comunicação de marketing | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-PR7 | Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado | Em 2014 não foram registradas inconformidades com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio. | - | - | Resposta completa | - | - | - | |
Aspecto material: Privacidade do cliente | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-PR8 | Número total de queixas e reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade e perda de dados de clientes | Não foram registradas reclamações desse tipo em 2014. | - | - | Resposta completa | - | - | - | |
Aspecto material: Conformidade | ||||||||||
G4-DMA | Forma de Gestão | Gestão Sustentável da Operação | - | |||||||
Não material | G4-PR9 | Valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços | No exercício de 2014 a Companhia não registrou qualquer processo administrativo ou judicial relativo à aplicação de multa por não conformidade com leis e regulamentos relativos a fornecimento e uso de produtos e serviços | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Suplemento setorial do setor elétrico | ||||||||||
Aspecto material: Perfil organizacional | ||||||||||
Capacidade de geração, disponibilidade de operação, inovação, pesquisa e desenvolvimento e busca por alternativas na produção de energia | EU1 | Capacidade instalada, discriminada por fonte de energia primária e por sistema regulatório | - Usinas hidrelétricas - Usinas termelétricas - Fontes complementares |
- | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- | |
Capacidade de geração, disponibilidade de operação, inovação, pesquisa e desenvolvimento e busca por alternativas na produção de energia | EU2 | Produção líquida de energia, discriminada por fonte de energia primária e por sistema regulatório | - Tractebel | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- | |
Não material | EU3 | Número de unidades consumidoras residenciais, industriais, institucionais e comerciais | - | - | Resposta completa | - | - | - | ||
Aspecto material: Disponibilidade e confiabilidade | ||||||||||
Não material | EU6 | Forma de gestão para assegurar a disponibilidade e confiabilidade do fornecimento de eletricidade a curto e longo prazo | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
- | |
Aspecto material: Gerenciamento pelo lado da demanda | ||||||||||
Não material | EU7 | Programas de gerenciamento pelo lado da demanda, incluindo programas residencial, comercial, institucional e industrial | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Aspecto material: Pesquisa e desenvolvimento | ||||||||||
Capacidade de geração, disponibilidade de operação, inovação, pesquisa e desenvolvimento e busca por alternativas na produção de energia | EU8 | Atividades e despesas referentes a pesquisa e desenvolvimento visando à confiabilidade do fornecimento de eletricidade e à promoção do desenvolvimento sustentável | -Tractebel | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Aspecto material: Disponibilidade e confiabilidade | ||||||||||
Capacidade de geração, disponibilidade de operação, inovação, pesquisa e desenvolvimento e busca por alternativas na produção de energia | EU10 | Capacidade planejada em comparação à projeção de demanda de eletricidade a longo prazo, discriminada por fonte de energia e sistema regulatório | -Tractebel | - | Resposta completa | - | - | - | ||
Aspecto material: Eficiência do sistema | ||||||||||
Capacidade de geração, disponibilidade de operação, inovação, pesquisa e desenvolvimento e busca por alternativas na produção de energia | EU11 | Eficiência média de geração de usinas termelétricas, discriminada por fonte de energia e por sistema regulatório. | - | - Usinas termelétricas | - | Resposta parcial | Atualmente indisponível | Não foram apresentados os valores de eficiência por usina termelétrica. As usinas termelétricas da Tractebel Energia apresentaram, em 2014, uma disponibilidade de 82,7%. A metodologia para cálculo de sua eficiência média está em fase de refinamentos pela Tractebel Energia, estimando-se que em até três anos seja possível reportá-los com segurança. |
122 a 123 |
- |
Aspecto material: Emprego | ||||||||||
Não material | EU14 | Programas e processos que asseguram a disponibilização de mão de obra qualificada | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Emprego e relações de trabalho | EU15 | Porcentagem de empregados com direito à aposentadoria nos próximos cinco e dez anos, discriminada por categoria funcional e região | A Companhia não divulga a segregação por categoria e por região por se tratar de informação estratégica e confidencial. Até 5 anos = 40%; entre 6 e 10 anos = 3%. | - Tractebel | - | Resposta completa | - | - | - | |
Não material | EU16 | Políticas e exigências referentes a saúde e segurança de empregados e de trabalhadores terceirizados e subcontratados | - | - | Resposta completa | - | - | - | ||
Não material | EU17 | Políticas e exigências referentes a saúde e segurança de empregados e de trabalhadores terceirizados e subcontratados | A companhia não possui tais informações registradas em sua base de dados. | - | - | Resposta completa | - | - | - | |
Não material | EU18 | Porcentagem de trabalhadores terceirizados e subcontratados submetidos a treinamento relevante de saúde e segurança | - | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Aspecto material: Comunidade | ||||||||||
Relacionamento com a comunidade (inclui engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | EU19 | Participação de stakeholders em processos decisórios relacionados a planejamento energético de desenvolvimento de infraestrutura | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedore - Clientes |
Resposta completa | - | - | - | ||
Não material | EU20 | Abordagem para gestão de impactos de deslocamento | Em 2014 não foi necessário o deslocamento involuntário de comunidades nos projetos em implantação pela Companhia. | - | - | Resposta completa | - | - | - | |
Aspecto material: Prevenção e preparação para emergência e desastres | ||||||||||
Não material | EU21 | Medidas para planejamento de contingência, plano de gestão e programas de treinamento para desastres/emergências, além de planos de recuperação/restauração | A companhia dispõe de: - Planos de Atendimento à Emergências (PAEs) para as Usinas Certificadas (86% da energia gerada em 2014) - Manual de Comunicação em Situações de Crise - Cronograma de Simulados para os Cenários previstos nos PAEs das Usinas - Seguro de Responsabilidade Civil Geral, o qual inclui cláusula específica para poluição súbita. |
- | - | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Aspecto material: Comunidade | ||||||||||
Relacionamento com a comunidade (inclui engajamento local e canais de relacionamento, denúncia, resolução de problemas e queixas) | EU22 | Número de pessoas deslocadas física e economicamente e indenização, discriminados por tipo de projeto | Em 2014 não foi necessário o deslocamento involuntário de comunidades nos projetos em implantação pela Companhia. | - Tractebel | - Comunidade do Entorno - Fornecedores - Clientes |
Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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Aspecto material: Acesso | ||||||||||
Não material | EU23 | Programas, inclusive aqueles em parceria com o governo, visando melhorar ou manter o acesso a eletricidade e serviço de assistência ao consumidor. | A atuação da Tractebel se restringe à geração de energia, e não envolve a transmissão e a distribuição de energia | - | - | Resposta completa | - | - | - | |
Capacidade de geração, disponibilidade de operação, inovação, pesquisa e desenvolvimento e busca por alternativas na produção de energia | EU30 | Fator de disponibilidade média da usina, discriminado por fonte de energia e por sistema regulatório | - Usinas hidrelétricas - Usinas termelétricas - Fontes complementares |
- | Resposta completa | - | - | 122 a 123 |
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RELATÓRIO DE ASSEGURAÇÃO LIMITADA DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS INFORMAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE CONTIDAS NO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2014
Aos Administradores e AcionistasTractebel Energia S.A.
Florianópolis- SC
Introdução
Fomos contratados pela Tractebel Energia S.A. (a “Companhia”) para apresentar nosso relatório de asseguração limitada sobre a compilação e adequada apresentação das informações de sustentabilidade contidas no Relatório de Sustentabilidade 2014 da Tractebel Energia S.A. (“Relatório de Sustentabilidade 2014”), relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014.
Responsabilidades da administração sobre o Relatório de Sustentabilidade 2014
A administração da Companhia é responsável pela compilação e adequada apresentação das informações de sustentabilidade contidas no Relatório de Sustentabilidade 2014 de acordo com as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI-G4) e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração dessas informações livres de distorções relevantes, independentemente se causadas por fraude ou erro.
Responsabilidade dos auditores independentes
Nossa responsabilidade é expressar conclusão sobre a compilação e adequada apresentação das informações de sustentabilidade contidas no Relatório de Sustentabilidade 2014, com base no trabalho de asseguração limitada conduzido de acordo com NBC TO 3000 - “Trabalhos de Asseguração Diferente de Auditoria e Revisão”, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade (“CFC”), que é equivalente à norma internacional ISAE 3000 - Assurance Engagements Other than Audits or Reviews of Historical Financial Information, emitida pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB). Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas, incluindo requisitos de independência, e que o trabalho seja executado com o objetivo de se obter segurança limitada de que as informações de sustentabilidade contidas no Relatório de Sustentabilidade 2014, tomadas em conjunto, estão livres de distorções relevantes.
Um trabalho de asseguração limitada conduzido de acordo com a NBC TO 3000 e a ISAE 3000 consiste, principalmente, de indagações à administração e outros profissionais da Companhia envolvidos na elaboração das informações de sustentabilidade, assim como pela aplicação de procedimentos analíticos para se obter evidência que possibilite concluir na forma de asseguração limitada sobre as informações tomadas em conjunto. Um trabalho de asseguração limitada requer, também, a execução de procedimentos adicionais, quando o auditor independente toma conhecimento de assuntos que o levem a acreditar que as informações de sustentabilidade, tomadas em conjunto, podem apresentar distorções relevantes. Os procedimentos selecionados basearam-se na nossa compreensão dos aspectos relativos à compilação e apresentação das informações de sustentabilidade contidas no Relatório de Sustentabilidade 2014, de outras circunstâncias do trabalho e da nossa consideração sobre áreas onde distorções relevantes poderiam existir. Os procedimentos compreenderam:(a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância, o volume de informações quantitativas e qualitativas e os sistemas operacionais e de controles internos que serviram de base para a elaboração das informações de sustentabilidade constantes do Relatório de Sustentabilidade 2014;
(b) o entendimento da metodologia de cálculos e dos procedimentos para a compilação dos indicadores por meio de entrevistas com os gestores responsáveis pela elaboração das informações;
(c) aplicação de procedimentos analíticos sobre as informações quantitativas e indagações sobre as informações qualitativas e sua correlação com os indicadores divulgados nas informações de sustentabilidade contidas no Relatório de Sustentabilidade 2014.
(d) Obtenção de evidências dos indicadores do GRI - G4, selecionados como os mais relevantes (materiais), contidos no Relatório de Sustentabilidade 2014, e apresentados no “Índice Remissivo GRI”.
Os trabalhos de asseguração limitada compreenderam, também, a aplicação de procedimentos quanto à aderência com as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI-G4) aplicáveis na elaboração das informações de sustentabilidade contidas no Relatório de Sustentabilidade 2014. Acreditamos que a evidência obtida em nosso trabalho é suficiente e apropriada para fundamentar nossa conclusão na forma limitada.
Alcance e limitações
Os procedimentos aplicados em um trabalho de asseguração limitada são substancialmente menos extensos do que aqueles aplicados em um trabalho de asseguração razoável, que tem por objetivo emitir uma opinião sobre a compilação e adequada apresentação das informações de sustentabilidade contidas no Relatório de Sustentabilidade 2014. Consequentemente, não nos foi possível obter segurança razoável de que tomamos conhecimento de todos os assuntos que seriam identificados em um trabalho de asseguração razoável, que tem por objetivo emitir uma opinião. Caso tivéssemos executado um trabalho com o objetivo de emitir uma opinião, poderíamos ter identificado outros assuntos e eventuais distorções que podem existir nas informações de sustentabilidade contidas no Relatório de Sustentabilidade 2014. Dessa forma, não expressamos uma opinião sobre essas informações.
Os dados não financeiros estão sujeitos a mais limitações inerentes do que os dados financeiros, dada a natureza e a diversidade dos métodos utilizados para determinar, calcular ou estimar esses dados. Interpretações qualitativas de materialidade, relevância e precisão dos dados estão sujeitas a pressupostos individuais e a julgamentos. Adicionalmente, não realizamos qualquer trabalho em dados informados para os exercícios anteriores, nem em relação a projeções futuras e metas.
Conclusão
Com base nos procedimentos realizados, descritos neste relatório, nada chegou ao nosso conhecimento que nos leve a acreditar que as informações de sustentabilidade contidas no Relatório de Sustentabilidade 2014 da Tractebel Energia S.A. não tenham sido compiladas e adequadamente apresentadas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI-G4).
Outros assuntos
Auditoria das demonstrações contábeis em 31 de dezembro de 2014As demonstrações contábeis da Tractebel Energia S.A. referentes ao exercício social findo em 31 de dezembro de 2014 foram auditadas por outros auditores independentes, que emitiram seu parecer de auditoria em 30 de março de 2015, sem ressalvas. Os indicadores de desempenho sociais e ambientais baseados em informações contábeis, e apresentados no Relatório de Sustentabilidade 2014, foram extraídos dessas demonstrações contábeis, as quais não foram objeto de asseguração para fins desta revisão.
Florianópolis, 30 de abril de 2015
PricewaterhouseCoopersAuditores Independentes CRC 2SP000160/O-5 “F” SC
Adriano Machado
Contador CRC PR042584/O-7 “S” SC