Página anterior Mensagem do presidente
Próxima página Mensagem do presidente
BRASIL, NOSSO LAR
TRACTEBEL ENERGIA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2014 DOWNLOAD

Anexo 3 Metas de Gestão Ambiental



Usina Objetivo Meta Situação
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Reduzir a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Atingir, até o final de 2016, índices de emissão de material particulado inferiores a 0,4 kg/MWh.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Reduzir a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Readequar os pátios de carvão até março de 2015.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Garantir o licenciamento de operação das unidades. Implantar o projeto de caracterização de material particulado até 2016, visando quantificar a influência do Complexo na qualidade do ar da região.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Reduzir a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Modernizar a rede de monitoramento ambiental até o final de 2014, visando à transmissão automática de dados para o órgão ambiental.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Reduzir a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Instalação da barreira de proteção eólica para reduzir o arraste de material particulado no primeiro semestre de 2015.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Aprimorar o relacionamento com a comunidade. Implantação do Centro de Monitoramento Ambiental em 2015 para ampliar a divulgação dos indicadores ambientais.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Atuar de forma efetiva em ações de recuperação e conservação ambiental na região de influência. Contribuir com a recuperação da área da carbonífera Metropolitana (antiga bacia de finos), por meio da queima dos finos do carvão e fornecimento de cinza para aterramento, até dezembro de 2016.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Promover projetos de desenvolvimento sustentável. Implantar o projeto da usina eólica até final de 2017.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Promover projetos de desenvolvimento sustentável. Implantar o projeto da usina fotovoltaica até final de 2015.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Reduzir a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Recuperação de no mínimo 90% do total de resíduos destinados (não considerando as cinzas), até final de 2014.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Melhorar o desempenho energético e reduzir as emissões atmosféricas. Aumentar em 16% a eficiência energética do Complexo, reduzindo em 16 % as emissões de CO2 até 2017, considerando o ano de 2012 como ano base.  
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda Aprimorar o relacionamento com a comunidade. Atingir, até 2017, um índice inferior a 50%, em relação à percepção de problemas ambientais na região supostamente causados pelo Complexo.  
Unidade de Cogeração Lages Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Canoas. Participar dos comitês de bacias hidrográficas existentes na área de influência.  
Unidade de Cogeração Lages Reduzir a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas e consumo de produtos químicos. Reduzir, até dezembro de 2016, 2% do consumo de produtos químicos utilizados nas regenerações em relação a 2013.  
Unidade de Cogeração Lages Realizar a doação de mudas. Distribuir mil mudas para o plantio na região até o final de 2014.  
Usina Hidrelétrica Cana Brava Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Tocantins. Controlar permanentemente a ocupação ilegal do solo nas ilhas e margens do reservatório.  
Usina Hidrelétrica Cana Brava Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Tocantins. Participar nos comitês de bacias hidrográficas existentes na área de influência.  
Usina Hidrelétrica Cana Brava Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Reutilizar, em 2014, uma quantidade 10% superior à recuperada em 2013.  
Usina Hidrelétrica Cana Brava Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Consumir, em 2014, no máximo a média dos dois últimos anos (2012 e 2013).  
Usina Hidrelétrica Cana Brava Aprimorar o relacionamento com a comunidade. Obter, no período de 2014 a 2016, um aumento anual de 5% do número de pessoas atendidas pelo Programa de Visitas e Educação Ambiental.  
Usina Hidrelétrica Cana Brava Priorizar o uso de combustíveis renováveis nas frotas de veículos próprios e locados. Substituir por etanol 35% da gasolina consumida na frota de veículo próprio e locado até janeiro de 2016.  
Usina Hidrelétrica Cana Brava Atuar de forma efetiva em ações de recuperação e conservação ambiental na região de influência. Apoiar o projeto de recuperação de 45 nascentes no município de Minaçu até dezembro de 2016.  
Usina Hidrelétrica Cana Brava Atuar de forma efetiva em ações de recuperação e conservação ambiental na área de influência. Produção de 30 mil mudas nativas do Cerrado e doação de 16 mil nativas em 2014.  
Usina Hidrelétrica Estreito Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Reduzir, até 2016, 5% da geração média anual de resíduos (formulada com base nos inventários de 2013, 2014 e 2015).  
Usina Hidrelétrica Estreito Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Reduzir para 50% do estabelecido no padrão legal a concentração de óleos e graxas nos efluentes, até janeiro de 2016.  
Usina Hidrelétrica Estreito Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Reduzir, até 2016, 5% do consumo médio anual de água tratada.  
Usina Hirelétrica Itá Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Uruguai. Participar, no mínimo, de 50% das reuniões ordinárias definidas no calendário anual do Comitê Jacutinga.  
Usina Hirelétrica Itá Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Uruguai. Doar, no mínimo, 10 mil mudas até dezembro de 2014.  
Usina Hirelétrica Itá Mitigar e compensar os impactos ambientais causados pela formação do reservatório e operação do empreendimento. Recuperar margem direita e esquerda da jusante do Vertedouro até 1 dezembro de 2014. Não alcançada em decorrência da enchente de junho de 2014.
Usina Hirelétrica Itá Mitigar e compensar os impactos ambientais causados pela formação do reservatório e operação do empreendimento. Implantar o Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares até dezembro de 2014.
Postergada para 2015.
Usina Hirelétrica Itá Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Reduzir, até 2016, 5% da geração média anual de resíduos.  
Usina Hirelétrica Itá Priorizar o uso de combustíveis renováveis nas frotas de veículos próprios e locados. Substituir por etanol, até janeiro de 2016, 35% da gasolina consumida na frota de veículo próprio e locado.  
Usina Hidrelétrica Machadinho Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Uruguai. Participar permanentemente dos comitês de bacias hidrográficas.  
Usina Hidrelétrica Machadinho Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Uruguai. Fiscalizar permanentemente o uso da água e ocupação do solo no reservatório e áreas lindeiras.  
Usina Hidrelétrica Machadinho Mitigar os impactos ambientais causados pela operação. Implantar ações para preservação da ictiofauna até dezembro de 2014.  
Usina Hidrelétrica Passo Fundo Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Uruguai. Controlar permanentemente a ocupação ilegal do solo nas ilhas e nas margens dos reservatórios.  
Usina Hidrelétrica Passo Fundo Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Uruguai. Participar permanentemente nos comitês de bacias hidrográficas pertinentes.  
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Correntes. Controlar permanentemente a ocupação ilegal das margens do reservatório.  
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra Atuar de forma efetiva em ações de conservação da fauna silvestre na Bacia do Rio Correntes. Garantir anualmente a sobrevivência de, no mínimo, 90% dos animais registrados no canal de adução.  
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra Aprimorar o relacionamento com a sociedade. Implantar o Parque Estadual da Serra de Sonora, até dezembro de 2015.  
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Reduzir para 50% do estabelecido no padrão legal a concentração de óleos e graxas nos efluentes, de 10% ao ano, até dezembro de 2015.  
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra Aprimorar a comunicação com a sociedade. Receber 1,5 mil pessoas até dezembro de 2015.  
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Correntes. Estabelecer três parcerias com relação à proteção/recuperação de nascentes e/ou APPs na região de influência, até 2020.  
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra Atuar em ações de mitigação dos impactos relacionados às mudanças climáticas. Alcançar um consumo de 53% de etanol em relação ao total de combustível consumido pela frota de veículos próprios e locados, até dezembro de 2020.  
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Correntes e Pantanal. Doação e/ou plantio de 18 mil mudas nativas até dezembro de 2014.  
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Reduzir em 2,5% a geração média anual de resíduos até 2015.  
Usina Hidrelétrica Salto Osório Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Iguaçu. Participar dos comitês de bacias hidrográficas existentes na área de influência.  
Usina Hidrelétrica Salto Osório Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Iguaçu. Realizar a soltura de, no mínimo, 10 mil alevinos nativos da região no reservatório da usina até dezembro de 2014.  
Usina Hidrelétrica Salto Osório Aprimorar o relacionamento com a sociedade. Receber, no mínimo, 3,5 mil visitantes, envolvendo escolas, universidades, associações e demais partes interessadas, até dezembro de 2014.  
Usina Hidrelétrica Salto Osório Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Recuperação de, no mínimo, 60% do total de resíduos gerados na usina.  
Usina Hidrelétrica Salto Osório Estabelecer um relacionamento harmônico com a comunidade local, tornando-a parceira no uso das águas e margens dos reservatórios, visando à melhoria da qualidade ambiental no entorno. Plantar e doar 18 mil mudas até dezembro de 2014.  
Usina Hidrelétrica Salto Osório Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Iguaçu. Estudar o controle efetivo para evitar impactos sobre a ictiofauna, por meio de realização de estudo específico, até dezembro de 2016.  
Usina Hidrelétrica Salto Osório Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Iguaçu. Implantar o projeto de recuperação do antigo canteiro de obras até dezembro de 2018.  
Usina Hidrelétrica Salto Osório Contribuir para a aplicação da Política sobre  Mudanças Climáticas. Utilizar 100% de etanol como combustível nos veículos da frota até dezembro de 2014.  
Usina Hidrelétrica Salto Osório Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Iguaçu. Implantar controles para proteção de no mínimo 400 nascentes nos município lindeiros,  até dezembro de 2016.  
Usina Hidrelétrica Salto Osório Aprimorar o relacionamento com a sociedade. Atender anualmente um público de 200 pessoas em ações de sensibilização ambiental envolvendo municípios lindeiros, até dezembro de 2014.
171 pessoas.
Usina Hidrelétrica Salto Santiago Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Iguaçu. Participar nos comitês de bacias hidrográficas existentes na área de influência.  
Usina Hidrelétrica Salto Santiago Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Iguaçu. Realizar a soltura de no mínimo 10 mil alevinos nativos da região no reservatório, até dezembro de 2014.  
Usina Hidrelétrica Salto Santiago Aprimorar o relacionamento com a sociedade. Receber no mínimo 3,9 mil visitantes, envolvendo escolas, universidades, associações e demais partes interessadas, até dezembro de 2015.  
Usina Hidrelétrica Salto Santiago Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Recuperação, até dezembro de 2015, de no mínimo 70% do total de resíduos gerados na usina.  
Usina Hidrelétrica Salto Santiago Estabelecer um relacionamento harmônico com a comunidade local, tornando-a parceira no uso das águas e margens dos reservatórios, visando à melhor qualidade ambiental no entorno. Plantar e doar 25 mil mudas até dezembro de 2015.  
Usina Hidrelétrica Salto Santiago Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Iguaçu. Implantar controles para proteção de no mínimo 300 nascentes nos municípios lindeiros, até julho de 2015.  
Usina Hidrelétrica Salto Santiago Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Iguaçu. Estudar o controle efetivo para evitar impactos sobre a ictiofauna, por meio de realização de estudo específico, até dezembro de 2016.  
Usina Hidrelétrica Salto Santiago Contribuir para aplicação da Política sobre Mudanças Climáticas. Utilizar 100% de etanol como combustível nos veículos da frota até dezembro de 2016.  
Usina Hidrelétrica Salto Santiago Aprimorar o relacionamento com a sociedade. Atender anualmente um público de 300 pessoas em ações de sensibilização ambiental, envolvendo municípios lindeiros da usina, até dezembro de 2015.  
Usina Hidrelétrica São Salvador Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Tocantins. Controlar permanentemente a ocupação ilegal do solo nas ilhas e margens do reservatório.  
Usina Hidrelétrica São Salvador Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Rio Tocantins. Participar nos comitês de bacias hidrográficas existentes na área de influência.  
Usina Hidrelétrica São Salvador Aprimorar o relacionamento com a comunidade. Obter, no período de 2014 a 2016, um aumento anual de 5% do número de pessoas atendidas pelo Programa de Visitas e Educação Ambiental.  
Usina Hidrelétrica São Salvador Reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Implementar, até outubro de 2015, mecanismo que possibilite a separação de água, óleos e graxas nos efluentes do Sistema de Drenagem e Separador Água e Óleo dos Transformadores, de forma a obter no máximo 50% do padrão legal, ou seja, 10 mg/l.  
Usina Hidrelétrica São Salvador Priorizar o uso de combustíveis renováveis nas frotas de veículos próprios e locados. Utilizar, no mínimo, 35% de combustível renovável e 50% de combustível menos poluente que o atual, do total de combustível consumido na frota de veículos próprios e locados, até dezembro de 2015.  
Usina Termelétrica Charqueadas Atuar de forma efetiva em ações de conservação da Bacia do Baixo Jacuí. Participar dos comitês de bacias hidrográficas existentes na área de influência.  
Usina Termelétrica Charqueadas Construir caixa separadora de cinza e água. Captar e filtrar a água pluvial do pátio, até janeiro de 2015.  
Usina Termelétrica Charqueadas Aprimorar a comunicação com a comunidade. Realizar pelo menos um evento de educação ambiental em escolas da comunidade, até setembro de 2015.  
Usina Termelétrica William Arjona Biodiversidade/educação ambiental. Doar, em 2014, 300 mudas para a comunidade para fins de educação ambiental, arborização urbana ou recuperação de áreas degradadas na área de abrangência.
200 mudas.
Usina Termelétrica William Arjona Aprimorar o relacionamento com a sociedade. Realizar pelo menos um evento de educação ambiental em escola da comunidade até dezembro de 2014.  
Usina Termelétrica William Arjona Aprimorar o relacionamento com a sociedade. Atender pelo menos 300 visitantes em 2014.