2011Relatório de
Sustentabilidade
Home > >
GRI 4.1; 4.2; 4.3; 4.4; 4.8; 4.13; 4.14; 4.15; 4.16

A Algar Agro conduz seus negócios de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, inclusive aquelas atualmente requeridas de empresas que negociam suas ações no mercado. Tais práticas seguem os mesmos princípios que foram herdados de seu fundador, o comendador Alexandrino Garcia, e que atualmente são defendidos por todas as empresas do Grupo Algar. O compromisso de transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa sustenta o conjunto de práticas voltado a criar valor de maneira perene para todos os stakeholders. Atualmente, a Algar Agro não possui processo formal estruturado de engajamento ou de definição de stakeholder, mas procura compreender as suas necessidades por meio de constantes diálogos. Também não há canal formal para que o mais alto órgão da Administração receba contribuições dos associados, ainda que a cultura e o modelo de Empresa-Rede motive tal prática.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Algar Agro tem a missão de zelar pela sustentabilidade da Companhia, decidindo sobre os direcionamentos do negócio e preservando suas crenças e valores.

Em dezembro de 2011, a Algar Agro contava com dez conselheiros efetivos, sendo seis membros externos - que não ocupam cargos executivos na Companhia ou na empresa controladora e não fazem parte do grupo de controle – eleitos por Assembleia Geral para mandato de um ano, com possibilidade de reeleição por igual período. O Conselho se reúne ordinariamente seis vezes por ano, de acordo com uma agenda pré-estabelecida, e extraordinariamente, sempre que necessário. Além de aprovar o orçamento anual e os planos estratégicos da Algar Agro, faz parte das atividades do colegiado orientar e avaliar a Diretoria Executiva na gestão dos negócios com o propósito de maximizar o retorno sustentável dos investimentos e respeitando os interesses das partes interessadas.

Com o objetivo de assessorar, instruir e balizar a tomada de decisões sobre temas específicos, o Conselho de Administração da Algar Agro conta desde 2008 com o auxílio de três comitês especializados não deliberativos. Seus integrantes são membros do Conselho de Administração e especialistas externos, nomeados anualmente pelo próprio Conselho de Administração, ao qual se reportam.

Auditoria e Gestão de Riscos: tem como missão assegurar a qualidade, a integridade, a transparência e a credibilidade das demonstrações financeiras da Companhia, bem como a efetividade dos processos das auditorias interna e independente, dos controles internos e do cumprimento da legislação aplicável. Também cumpre o papel de zelar pela gestão adequada dos riscos do negócio. É formado por cinco membros, sendo três especialistas, que se reúnem a cada três meses.

Talentos Humanos: monitora e orienta as práticas e políticas de remuneração, atração, retenção e desenvolvimento de talentos. Este comitê tem como objetivo assegurar o exercício de uma política de valorização e desenvolvimento de Talentos Humanos, dentro das melhores práticas de gestão de pessoas. É composto de quatro membros, dos quais um conselheiro e um especialista externo. Dentre os temas avaliados pelo Comitê destacam-se o acompanhamento do programa de desenvolvimento de potenciais sucessores, a formação de lideranças, o clima organizacional e o cenário trabalhista brasileiro.

Governança Corporativa: analisa, mensura, monitora e propõe o aperfeiçoamento e a efetividade das práticas de governança corporativa. Baseia-se nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Compõem o grupo cinco membros, sendo dois conselheiros externos.

Composição do Conselho de Administração em 31/12/2011
Luiz Alberto Garcia Presidente
Luiz Alexandre Garcia Vice-presidente
Alexandrino Garcia Neto Membro
Eliane Garcia Melgaço Membro
Mário Grossi** Membro
Hélio Marcos Machado Graciosa* Membro
Geraldo Sardinha* Membro
Walter Fontana Filho* Membro
Ozires Silva* Membro
Darc Antonio da Luz Costa* Membro
Eduardo Moreira da Costa* Membro
* Membro externo
** Membro externo, falecido em Setembro de 2011

Luiz Alberto Garcia (presidente) – Engenheiro eletrônico formado pela Escola Federal de Itajubá/MG, possui especialização em (i) Global Business Leadership pela Georgetown University,em Washington, DC (EUA); (ii) Leading the Family Business pelo IMD, em Lausanne (Suíça); e (iii) Owner/President Management Program pela Harvard University (EUA). Foi presidente da Associação Nacional dos Prestadores de Serviço Móvel Celular (Acel), do Conselho da Anatel, da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), da Telebrasil e do SindiTelebrasil. Foi também conselheiro da Fundação Orsa. É Conselheiro da Fundação CPqD, membro do Conselho da Fiemg, membro do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) e da Fundação de Pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia (Fundap).

Luiz Alexandre Garcia (vice-presidente) – Economista formado pela Universidade Gama Filho/RJ, possui especialização em (i) Marketing, pela American University of Paris (França); (ii) MBA pela Catholic University of America, em Washington DC (EUA); e (iii) Leading the Family Business e (iv) Program for Executive Development, ambos pelo IMD, em Lausanne (Suíça). Atuou no IFC/Banco Mundial, em Washington DC (EUA), na Ericsson, em Dallas (EUA) e São Paulo e no Groupe Bull (França). Foi Presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), por dois mandatos, e Presidente da Associação Nacional das Operadoras de Celular (Acel). É membro da 3ª geração da família controladora do Grupo Algar e, desde 2006, presidente executivo do Grupo Algar.

Alexandrino Garcia Neto (membro) – É empresário no ramo de agronegócios e membro do grupo de controle do Grupo Algar.

Eliane Garcia Melgaço (membro) – Administradora de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), possui (i) MBA pela Catholic University, em Washington DC (EUA); (ii) Leading the Family Business pelo IMD (Suíça); e (iii) PGA pelo INSEAD, em Fontenebleau (França). Atuou no Banco Nacional, Cartão Unibanco e ATL nas áreas de marketing de relacionamento e comercial. É membro do grupo de controle do Grupo Algar e exerce atualmente a função de vice-presidente corporativa de Marketing e Sustentabilidade do Grupo Algar.

Mario Grossi (membro externo) – Engenheiro formado pela Universidade de Livorno e Pisa (Itália), possui cursos em Administração de Empresas pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália) e especialização pelo INSEAD, em Fontenebleau (França). Foi Diretor Geral da Honeywell Bull para América Latina, África, Ásia e Europa do Sul (Espanha, Portugal, Grécia) e Diretor Geral da Bull S.A., em Paris (França) para a linha de produtos bancários. Foi Vice-Presidente Executivo (CEO) do Grupo Algar de 1989 a 1997. Faleceu em setembro de 2011.

Hélio Marcos Machado Graciosa (membro externo) – Engenheiro de Telecomunicações e Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ*). Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento das Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebras, presidente da Sociedade de Telecomunicações (SBrT) e presidente do Conselho de Administração da Telesc e Telebahia. Atualmente é o presidente do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, em Campinas/SP, e do CPqD Technologies & Systems Inc., em Fort Lauderdale, Flórida (USA) e diretor de Relações Institucionais da Cleartech. É também presidente do Conselho Consultivo e membro do Conselho de Administração da Telebrasil e de reconhecidas empresas.

Geraldo Sardinha Pinto Filho (membro externo) – Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização em Finanças pela J.L.Kellogg Northwestern University (EUA) e pelo INSEAD – The Business School for the World, (França). É diretor da Sardinha & Sant’Ana Consultoria Empresarial, onde atua como consultor de finanças corporativas para empresas de grande porte com foco na implantação de valor. É professor visitante da Sauder School of Business – University of British Columbia (Canadá) e do INSEAD – The Business School for the World (França), além de Professor Associado da Fundação Dom Cabral (Brasil). É membro do Conselho de Administração da Hermis Pardini, Grupo Seculus, Dori Alimentos e Odonto System.

Walter Fontana Filho (membro externo) – Economista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-graduação em Economia pela mesma universidade e especialização em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Foi diretor presidente e presidente do Conselho de Administração da Sadia. É membro do Conselho do Jornal O Estado de São Paulo e do Instituto de Estudo para o Desenvolvimento Industrial (Ied).

Ozires Silva (membro externo) - Engenheiro da Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) com pós-graduação em Aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (CALTECH) – EUA. Liderou o grupo que promoveu a criação da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica SA, empresa que dirigiu desde sua fundação, em 1970, até 1986 e, posteriormente, entre 1991 e 1995, quando conduziu o processo de privatização da empresa. Foi presidente da Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A., Ministro de Estado da Infraestrutura e presidente da Varig S.A. Atualmente participa de diversas associações de classe e de representação pública e do Conselho de Administração de renomadas empresas.

Darc Antonio da Luz Costa (membro externo) – Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), mestre em Engenharia de Produção pela mesma universidade e doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Foi vice-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É membro do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (Cebres), conselheiro do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra, onde foi Coordenador, Presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul, membro da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas e Sócio-Administrador da DLC – Desenvolvimento, Logística e Cenários Simples Ltda.

Eduardo Moreira da Costa (membro externo) – Engenheiro eletricista e M.Sc. em Ciência da Computação pela UFMG e Ph.D. em Eletrônica pela Universidade de Southampton (Inglaterra). Presidente da 2000ideias.com, empresa internacional de negócios em todos os aspectos da inovação, com bases no Rio e em Florianópolis, Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e Professor do IAG da PUC/RJ. Consultor do BID, Banco Mundial e UNCTAD nas áreas de Inovação, Negócios eletrônicos e Governo eletrônico. Foi diretor de Inovação da Finep (2007-2010), criador dos programas Prime e Juro Zero; diretor do CNPq (1993-1997), criador do programa Softex 2000 de incentivo à exportação brasileira de software; e Pesquisador do CPqD da Telebras, membro da Ordem do Mérito Científico do Governo Brasileiro (2010) e conselheiro de entidades e membro de Conselhos de Administração.

Diretoria Executiva

Responsável por instituir as políticas de gestão, operacionalização e postura corporativa nos negócios, além de executar os planos e atingir as metas estabelecidas pelo Conselho de Administração, a Diretoria Executiva reúne profissionais qualificados, que atuam no dia a dia operacional da Companhia. É composta por cinco membros, sendo um Diretor Superintendente e outros quatro diretores de áreas específicas, conforme segue: Diretor Financeiro, Diretor Industrial, Diretor de Operações no Norte e Nordeste e Diretor de Varejo e Marketing. Nesta composição são estatutários o Diretor Superintendente, o Diretor Financeiro e o Diretor Industrial, nomeados na Assembleia Extraordinária que ocorreu no dia 30/05/2011 para mandato até 30/04/2014.

Composição da Diretoria Executiva em 31/12/2011
Leonardo Freitas Diretor Superintendente
Gustavo Guimarães Diretor Financeiro
Ademir Simão Diretor Industrial
Paulo Henrique Machado Diretor de Operações Norte e Nordeste
Antônio Carlos Freitas Diretor de Varejo e Marketing

Leonardo Freitas (Diretor Superintendente) – Na Algar Agro desde 1996, assumiu a atual função em 2011. Temporariamente acumulou o cargo de diretor de Mercado e Financeiro, sendo responsável pela originação e comercialização de grãos, coordenação das operações de logística, operações no mercado internacional e pela política de gestão de risco da Companhia. Antes de ingressar na Algar Agro, desenvolveu carreira no departamento financeiro de diversas empresas do agronegócio e varejo. É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).

Gustavo Guimarães (Diretor Financeiro) – Na companhia desde 2010. Responsável pelas áreas de Tesouraria e Finanças, Planejamento, Contabilidade, Tecnologia da Informação, Jurídico e Suprimentos, o CFO da Companhia tem mais de 15 anos de experiência em gestão financeira e de auditoria. Como auditor, atuou em empresas locais e multinacionais, incluindo auditorias financeira, contábil e de controles internos, due diligence, E laudos de avaliação contábil. É formado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e tem MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC 2007. Também exerce a função de membro do Conselho Regional de Contabilidade desde 1997 e foi membro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças entre 2004 e 2010.

Ademir Simão (Diretor Industrial) – Na Companhia desde 2007, tem entre suas responsabilidades as questões ambientais e de garantia de qualidade, com o objetivo de manter as certificações internacionais da Algar Agro. Também apoia o planejamento do plano logístico, com foco na expansão e consolidação da participação da Companhia nos mercados em que atua, além do controle operacional da recepção externa e unidades de armazenamento de soja. Antes da Algar Agro, Ademir trabalhou para a Ceval Alimentos, como gerente, e para a Bunge Alimentos, como gerente industrial e superintendente. Possui licenciatura em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau (UFRB), cursou pós-graduação em Engenharia Econômica na Universidade do Vale do Itajaí e MBA em Gestão Internacional pela Amana-Key.

Paulo Henrique Machado (Diretor de Operações Norte e Nordeste) – Iniciou carreira na Algar Agro em 1990 como comprador de soja. Atualmente, responde pelas operações na região Norte e Nordeste, incluindo as negociações para originação de soja na região, orçamento da área comercial e controle de custos. Possui licenciatura em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia com especialização em Fertilidade do Solo (UFLA), e pós-graduação em Administração de Empresas e Marketing pela Universidade de São Paulo, com vasta experiência na área agrícola e na produção de grãos.

Antônio Carlos Freitas (Diretor de Varejo e Marketing) – Formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e Pós Graduado em Administração de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), possui 39 anos de atuação na área comercial, com 28 anos de experiência de gestão em Marketing e Vendas de Produtos e Serviços. Trabalhou em empresas como FBDE (Auditoria da Empresa e Marketing Consultoria e Vendas), EMS Indústria Farmacêutica, Fuscan Comercial de Automóveis e Cervejaria Kaiser. Nos últimos 13 anos foi consultor sênior da ACT Consultoria Empresarial, negócio próprio em que ele dirigiu, no qual coordenou e/ou executou mais de 50 projetos de reestruturação e reposicionamento de negócios em mais de 40 empresas de diversos segmentos, em praticamente todas as regiões do Brasil e viagens ao exterior.

Para sustentar os desafios específicos do Setor Agro, a Companhia possui quatro comissões de apoio à gestão executiva:

  • Comissão Tributária
  • Comissão de Inovação
  • Comissão de Sustentabilidade
  • Comissão de Associados

Auditorias

Com o propósito de aprimorar continuamente as práticas de governança corporativa, desde 1988 a Algar Agro conta com duas auditorias.
A Auditoria Interna tem como missão avaliar de forma independente os processos, visando a máxima eficiência e propondo melhorias para os mecanismos de controle da Companhia. A instância se reporta hierarquicamente ao Conselho de Administração, através do seu Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, e funcionalmente à holding do Grupo, de modo a garantir sua autonomia e independência em relação às operações.

Para avaliar os padrões de informação e de conformidade contábil e tributário seguindo a legislação vigente, a Companhia faz uso de auditorias internas e também uma renomada Auditoria Externa. Desde 2009, a função é desempenhada pela KPMG Auditores Independentes, membro do Big Four, nomenclatura utilizada para se referir ao grupo das quatro maiores empresas especializadas em auditoria e consultoria do mundo.

Código de Conduta

O objetivo do Código de Conduta da Algar Agro é explicitar as regras de orientações de comportamento a serem seguidas por todos os associados, tendo como base os valores e princípios da Companhia. De forma clara e precisa, o documento traduz em práticas cotidianas o compromisso em manter um relacionamento confiável e duradouro, baseado na ética e na integridade, com todos os stakeholders da Companhia: associados, clientes, fornecedores, comunidade e acionistas. O Código de Conduta pode ser acessado por qualquer pessoa interessada em www.algar.com.br/Conteudo/Institucional/File/Codigo-de-conduta-Algar.pdf.

topo