2011Relatório de
Sustentabilidade
Home > >
GRI 2.10

Ativos Intangíveis


Ao longo de mais de três décadas, a Algar Agro consolidou diferenciais que a evidenciam no mercado, fortacelem seus negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da Companhia. Porém, alguns destes diferenciais não podem ser mensurados em números e, portanto, não estão explícitos em seus demonstrativos econômicos financeiros. São os chamados ativos intangíveis, dentre os quais se destacam:

Força da marca –
A Algar Agro é uma Companhia orgulhosamente brasileira, de capital 100% nacional, que faz parte de um grupo empresarial empreendedor e sólido, o Grupo Algar, que é reconhecido por valorizar relacionamentos e o potencial humano. Além disso, é detentora de duas marcas fortes. Na área de agronegócios, o farelo de soja RaçaFort é reconhecido como um produto de excelente qualidade nos mercados interno e externo. No setor alimentício, a marca ABC de Minas tem como carro-chefe o óleo de soja mais vendido no Estado de Minas Gerais há mais de cinco anos.

Inovação – Parte da estratégia para o crescimento da Algar Agro, a inovação está no DNA da Companhia desde a sua fundação e é cultivada nos mais diferentes processos. Na área industrial, por exemplo, as embalagens PET utilizadas atualmente têm 17,5 gramas (antes eram 20 gramas por embalagem). A mudança é fruto de um trabalho contínuo de inovação e tecnologia com foco em sustentabilidade. Também neste sentido, a Companhia vem realizando a troca da matriz energética das duas unidades de processamento de soja. Na Unidade Uberlândia/MG o processo já foi concluído e na Unidade Porto Franco/MA o projeto de troca está aprovado e será executado em 2012.

Também como parte desta cultura voltada ao incentivo de novas ideias, em 2011 a Comissão de Inovação da Companhia criou a campanha Safra de Ideias, com o objetivo de incentivar, valorizar e premiar a colaboração de todos os associados na descoberta de soluções inovadoras que mudem para melhor o dia a dia da Companhia. A Campanha recebeu mais de 200 ideias de associados de todas as unidades espalhadas pelo País, das quais 16 foram finalistas e quatro premiadas, com os projetos previstos para implementação em 2012.

Clima de trabalho – A Algar Agro entende que a satisfação dos associados com o ambiente de trabalho tem impacto direto sobre os resultados e a perenidade dos negócios de qualquer empresa. Assim, além de infraestrutura adequada e de uma cultura de gestão de pessoas consistente, aplica anualmente uma pesquisa de clima organizacional, comum a todas as empresas da holding, com o propósito de avaliar e mensurar a percepção dos associados em relação ao ambiente de trabalho. Em 2011, o índice geral de satisfação entre os profissionais da Algar Agro ficou em 62%, três pontos percentuais acima do ano anterior. Os dados da pesquisa oferecem subsídios para que a área de Talentos Humanos busque aprimorar ainda mais o relacionamento com os associados e o bem–estar geral no dia a dia das atividades profissionais de cada um.


Capital humano e intelectual –
A Algar Agro conta com profissionais comprometidos com a qualidade de atendimento e serviços prestados e cujo potencial individual é continuamente maximizado pela área de Talentos Humanos, por meio de treinamentos e ferramentas capazes de promover o compartilhamento contínuo dos conhecimentos. A principal catalisadora do capital intelectual da Companhia é a UniAlgar, universidade corporativa do Grupo Algar. Responsável pela gestão do conhecimento acumulado nas empresas do Grupo, a instituição oferece e coordena diversos cursos de aperfeiçoamento e capacitação em parceria com renomadas instituições. Sempre que necessário, a Companhia encaminha os associados para adquirir qualificação externamente.

Prêmios, Reconhecimentos e Certificações

Em 2011, a Companhia ocupou a 90ª colocação no ranking das 400 maiores empresas do agronegócio, segundo o prêmio Melhores e Maiores do Brasil 2011 da Revista Exame. O ranking considera as informações referentes a vendas, exportação, número de funcionários e controle acionário.

Uma premiação importante foi o prêmio “Gente Nossa”, conferido pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), que seleciona, através de pesquisa junto aos supermercadistas, o melhor fornecedor por categoria ao levar em conta quesitos como qualidade, relacionamento comercial e giro. A Algar Agro conquistou este prêmio nos últimos cinco anos na categoria Óleo de Soja e Azeite.

Outro reconhecimento importante refere-se às diferentes certificações nacionais e internacionais, que atestam a eficiência, qualidade e segurança de suas atividades e produtos, entre as quais se destacam:


• Certificado de Gestão Ambiental ISO 14001
Certifica a existência e a eficiência de processos no Sistema de Gestão Ambiental adotado pela Companhia.

• Certificado de Qualidade ISO 9001:2000
Atesta a eficiência do Sistema de Gestão de Qualidade focado na melhoria de seus processos internos e na conscientização de todos os associados em relação aos mesmos.

• Certificado de Saúde Ocupacional e Segurança OHSAS 18001
Obtido em 2005, atesta o compromisso com a redução dos riscos ambientais e a melhoria contínua de seu desempenho em saúde ocupacional e na segurança dos associados.

• Certificado de Segurança Alimentar PDV: GMP B2
Conferida por um rigoroso instituto holandês, a certificação atesta a qualidade do farelo de soja RaçaFort, favorecendo a sua comercialização no mercado europeu. O produto, que cumpre as exigências do Ministério da Agricultura e de órgãos de inspeção sanitária brasileiros, também já conquistou outras importantes certificações.

topo