Em razão de suas atividades função de suas atividades, a Multiplus está exposta a alguns riscos financeiros, operacionais e comerciais. Para mitigá-los, a companhia emprega uma série de políticas, sistemas e ações de gestão de riscos.
A Política de Gestão de Riscos Financeiros determina limites de cobertura e instrumentos financeiros permitidos, além de determinar regras de elegibilidade e de concentração por contraparte.
Risco cambial: decorrente de contratos de venda de pontos referenciados em dólar, que representam por volta de 85% do faturamento da Multiplus. Em 2012, a proteção contra esse risco foi realizada por meio de instrumentos de hedge cambial.
Risco de crédito: provém de caixa e equivalentes de caixa, instrumentos financeiros, depósitos em bancos e exposições de crédito a clientes, incluindo contas a receber em aberto. É administrado com base na Política de Aplicações Financeiras, que determina concentrações máximas por contraparte e a classificação de risco de crédito.
Risco de liquidez: a operação da Multiplus tem caráter positivo em geração de caixa, minimizando seu risco de liquidez.
Risco tecnológico: para minimizar a exposição aos riscos causados pela obsolescência tecnológica, a Multiplus adota tecnologias de ponta em seus sistemas e sua infraestrutura de TI, além de investir em renovação e atualização em TI, hardwares, softwares, processos e pessoas.
Risco de fraude: para reduzir o risco de fraudes, a companhia adota uma forte política de responsabilidades e direitos de acesso a funcionários e parceiros, aplicando em seus sistemas e processos de negócios segregação de responsabilidades, trilhas de auditoria e verificação cruzada de informações.
Risco de processos: a Multiplus adota um rigoroso controle de gerenciamento de mudanças, com ambientes de integração tecnológica e homologação de sistemas e produção, segregados e replicados entre si. Além disso, conta com rígidos processos de testes e aceitação de sistemas e documentação.
Taxa de breakage: uma adequada gestão da taxa de pontos vencidos e não resgatados é crucial para os negócios. Se muito alta, prejudica a atratividade da rede, se muito baixa, reduz a rentabilidade do negócio. A Multiplus tem uma área para monitoramento e manutenção da taxa de breakage no intervalo considerado ideal para a sustentabilidade do negócio.
Concorrência: o mercado de redes e programas de fidelização no Brasil ainda está em desenvolvimento e, por isso, os novos entrantes podem constituir ameaças ao mesmo tempo em que têm efeito positivo no mercado ao aumentar o interesse de participantes. O principal instrumento para proteção é a adoção de cláusulas de exclusividade em parcerias estratégicas.