Crescimento do consumo doméstico |
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Fonte: Euromonitor |
A Multiplus tem seu crescimento fortemente atrelado ao consumo doméstico, uma vez que os participantes acumulam pontos quando consomem produtos e serviços de empresas parceiras e resgatam seus pontos ao novamente consumir produtos e serviços. O consumo foi fortemente estimulado em 2012 e deve crescer nos próximos anos a taxas superiores a 7%. (Fonte: Euromonitor)
Esse consumo tem como principal público-alvo a classe alta (A e B), que vem crescendo nos últimos anos, conforme mostra o gráfico a seguir.
Os bancos responderam por aproximadamente 80% do faturamento da venda de pontos da Multiplus em 2012. Pontos acumulados nos programas de fidelidade de cartões de crédito podem ser transformados em pontos Multiplus para o resgate de produtos e serviços. O maior acesso a serviços bancários, a mobilidade social, o alto índice de ocupação e o aumento de renda contribuem para o crescimento no uso de cartões de crédito, que deve ser em torno de 46% entre 2012 e 2015. (Fontes ABECS e LCA Consultores)
Aumento do uso dos cartões de crédito |
Crescimento do transporte aéreo PAX embarcados em voos domésticos (mil) |
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Fonte: ABECS e LCA Consultores | Fonte: ANAC e Bain&Company |
Já a compra de passagens aéreas é responsável por 94,6% do resgate de pontos. Nesse setor, duas forças de crescimento atuam conjuntamente. De um lado, a América Latina é a região que mais cresce em número de passageiros por voo. Por outro, a média de viagens per capita no Brasil é de apenas 0,5, quando em países como Estados Unidos e Inglaterra ultrapassa 2,5. Com isso, a expectativa é positiva também para o aquecimento em um setor que gera alta atratividade aos participantes.
Ao comparar o segmento de atuação da Multiplus com o de empresas similares em outros países, percebe-se a oportunidade de aumentar a penetração no Brasil com amadurecimento do mercado de fidelização. Para capturar esse crescimento, a Multiplus conta com uma extensa e crescente rede de parceiros e participantes, além do diferencial de ser pioneira no modelo de coalizão.