English Version
Relatório Anual de Sustentabilidade 2012

Perfil corporativo

GRI 2.1 | 2.3 | 2.5 | 2.6 | 2.7 | 2.8

Ferramentas específicas de gestão norteiam a atuação da QGEP com relação a aspectos de segurança operacional, impactos socioambientais e bem-estar dos profissionais

A QGEP Participações S.A. é uma empresa do Grupo Queiroz Galvão criada em 2010 a partir da reestruturação da então Queiroz Galvão Óleo e Gás S.A. (QGOG), quando foram separadas as atividades da nova empresa daquelas relacionadas a serviços de perfuração (fornecimento de sondas, afretamento de plataformas e outros serviços). Controladora da Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (QGEP), foi concebida com o objetivo de permitir maior crescimento no segmento de exploração e produção, com foco no perfil de investimento desse negócio. Além dessa missão, a QGEP nasceu com mais um desafio: ser a primeira empresa do Grupo de capital aberto, com ações negociadas no Novo Mercado da BM&FBovespa desde fevereiro de 2011.

Com direito de concessão de nove Blocos Exploratórios nas Bacias de Santos, Campos, Jequitinhonha e Camamu-Almada, a Companhia é, entre as empresas brasileiras independentes, pioneira na obtenção da qualificação como operador A, tendo permissão para operar em todos os ambientes exploratórios no Brasil, de terra a águas ultraprofundas. A Companhia é a maior de controle privado em seu setor, considerando a produção diária anualizada em barris de óleo equivalente, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Possui um ativo em produção, o Campo de Manati, localizado no litoral baiano, na Bacia de Camamu, no qual detém participação majoritária no consórcio de 45%. A operação desse Campo de gás cabe à Petrobras, com quem a QGEP tem um contrato de longo prazo para a venda da produção. Em 2012, o Campo de Manati teve produção média diária de 6,1 milhões de metros cúbicos de gás, tendo sido considerado um dos Campos brasileiros de maior produção no ano.

A receita proveniente do Campo de Manati confere um fluxo de caixa robusto e estável, que permite investimentos na exploração e no desenvolvimento de outros Blocos. Ao longo do último ano, a QGEP manteve seu foco no planejamento das atividades futuras, principalmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento do Campo de Atlanta, cujas contratações para o Sistema de Produção Antecipado tiveram início ainda em 2012. A Companhia conta com um time de 91 profissionais que gerenciam atividades corporativas na sede do Rio de Janeiro (RJ) e no escritório em Salvador (BA).

Ainda em fase exploratória, um de seus prospectos mais promissores é o de Carcará, localizado no Bloco BM-S-8 na zona de exclusão do pré-sal da Bacia de Santos, cuja perfuração concluída em 2012 identificou uma coluna de 471 metros de óleo de excelente qualidade. Essa descoberta transformadora para o negócio deverá entrar em produção no fim desta década.

Desde sua criação, uma das maiores preocupações da QGEP é ter excelência nas questões que envolvem segurança operacional e impactos no meio ambiente e sociedade, além da promoção da saúde e do bem-estar dos profissionais. Para contribuir com o gerenciamento desses aspectos, adota o Sistema de Gestão Integrado (SGI), que segue os princípios das normas da International Standards Organization (ISO), e o Regulamento Técnico do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) da ANP, entre outros.

Vantagens competitivas
  • Portfólio de alta qualidade, balanceado e diversificado
  • Parceria estratégica com a Petrobras
  • Posição financeira privilegiada com significativo fluxo de caixa e sem endividamento
  • Equipe técnica altamente qualificada
  • Experiência, reputação e prestígio de mais de três décadas do Grupo Queiroz Galvão no setor de petróleo e gás natural
Principais indicadores (em R$ milhões, exceto quando indicado) 2012 2011
Receita operacional bruta 586,1 372,0
Receita operacional líquida 462,3 289,0
Lucro operacional 40,0 36,9
Lucro por ação (R$) 0,31 0,36
Patrimônio líquido 2.227,8 2.175,8
Investimentos em proteção ambiental1 1,6 9,5
Volume de reservas (milhões de barris de óleo equivalente) 56,8 70,2
Produção de gás (milhões de m3)2 1.011 675
1. A redução é decorrente do fato de não ter havido operação em 2012.
2. Referente à parcela de 45% da QGEP no Campo de Manati.


Diretrizes organizacionais

GRI 4.8 | PG 1 | PG 6 | PG 10

Visão Crescer consistentemente para até 2020 estar entre as três maiores companhias brasileiras produtoras de óleo e gás e ser reconhecida pela sociedade por sua gestão transparente e responsável.

Missão Atuar com segurança e de forma ética e sustentável na exploração e produção de petróleo e gás, gerando resultados e contribuindo para o desenvolvimento das áreas onde operamos, respeitando as necessidades de todos os nossos públicos de interesse.