English Version
Relatório Anual de Sustentabilidade 2012

Operação

Em 2012, a Companhia fortaleceu seu planejamento voltado ao desenvolvimento de novos projetos, preparando-se para os próximos bids da ANP

A prospecção de óleo e gás é caracterizada pelo alto nível de sofisticação de métodos geológicos e geofísicos e de sondagem, de forma que se gerencie adequadamente o nível de riscos inerente à atividade. Por isso, o setor de E&P investe em pesquisa e desenvolvimento de técnicas avançadas para a identificação de prospectos, perfuração e produção.

Ainda assim não é possível saber com exatidão a quantidade de petróleo existente. As estimativas de volume de petróleo e gás são projeções e podem ser classificadas como reservas ou recursos provados, prováveis e possíveis, com base em dados geológicos e de engenharia de reservatórios de modo que as reservas provadas apresentem um elevado nível de confiança, as reservas prováveis, um nível mediano de confiança e as reservas possíveis, um baixo nível de confiança.

A descoberta de novas jazidas de petróleo e gás em águas ultraprofundas (lâmina d'água acima de 1.500 metros) das bacias de Santos, Campos e Espírito Santo abriu uma nova fronteira para a indústria de petróleo e gás natural. O desenvolvimento da camada pré-sal estabeleceu uma nova condição para o Brasil no mercado internacional de petróleo e gás natural, ampliando suas reservas provadas e duplicando a capacidade de produção do país até 2020, com investimentos da ordem de US$ 400 bilhões.

A Queiroz Galvão Exploração e Produção fortaleceu em 2012 as atividades de planejamento, estruturação de projetos e estudo de novas oportunidades. O único ativo em produção, o Campo de Manati, em que a Companhia detém 45% de participação, é operado pela Petrobras. Nos últimos anos, os investimentos foram voltados ao desenvolvimento dos prospectos e projetos, incluindo aquisição de dados sísmicos para estudar áreas a serem adquiridas via farm-ins e preparar-se para os próximos bids da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


Timeline da história do petróleo


Passe o mouse sobre a imagem para ampliar.




Distribuição de reservas PROVADAS de petróleo



Fonte: BP Statistical Review of World Energy June 2012

Petróleo – De acordo com os últimos dados divulgados no Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Agência Nacional do Petróleo (ANP), até 2012 as reservas mundiais de petróleo provadas eram de 1,6 trilhão de barris. Nos últimos 2 anos, o consumo global cresceu 1,5% ao ano, atingindo a marca de 85 milhões de barris por dia.

De acordo com a ANP, em 2012 cerca de 200 poços exploratórios foram perfurados no Brasil. No país, a produção diária de petróleo manteve-se em 2 milhões de barris de óleo equivalente e as reservas totais em 1,5 bilhão de barris. A exploração no pré-sal respondeu por 217 mil barris de óleo equivalente (boe)/dia desse total.


reservas totais de petróleo no brasil (milhões de barris)

 

volume de petróleo refinado no brasil (milhões de barris equivalentes de petróleo)

   
 
     
Fonte: Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
  Fonte: Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).



Gás – As reservas mundiais de gás natural no mundo somavam 208,4 trilhões de metros cúbicos, de acordo com os últimos dados disponíveis até 2012.

Distribuição de reservas provadas de gás



Fonte: BP Statistical Review of World Energy June 2012.

No Brasil, as reservas de gás natural atingiram 450 bilhões de m3.

No Brasil, a produção de gás natural foi de 25 bilhões de m3 em 2012.


produção de gás natural no brasil (milhões de barris equivalentes de petróleo)

Fonte: Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


Prevenção de acidentes

Ciente dos riscos inerentes a sua atividade, a QGEP trabalha constantemente para reduzi-los ao máximo por meio da prevenção de acidentes. Analisa os riscos de cada atividade que será contratada e identifica as medidas de controle que devem ser inseridas como requisitos contratuais para seus fornecedores. A Companhia busca trabalhar com empresas reconhecidamente preparadas e conceituadas do mercado. Em 2012, como as atividades de perfuração do Bloco BM-J-2 mantiveram-se paralisadas e não houve atividades de perfuração no Campo de Atlanta, também operado pela QGEP, as ações de prevenção de acidentes e promoção da saúde estiveram focadas nas áreas administrativas. A área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) elaborou um manual de procedimentos de SMS que será impresso e distribuído entre seus colaboradores e as empresas contratadas antes das operações. Por enquanto, o arquivo está disponível na intranet.

Entre as metas para 2013 está a implementação de uma nova estrutura de gerenciamento de incidentes, baseada no Incident Command System (ICS), com a capacitação de cerca de 35 profissionais nesse sistema. O ICS é adotado internacionalmente na estruturação de processos de planejamento e gestão de recursos para o gerenciamento de incidentes. GRI EN14 | PG 8



Portfólio de ativos

GRI 2.2 | OG1
Selecione os pontos no mapa para conhecer as áreas de exploração.